04 Apr 2010
11 comentários

Khan Al-Khalili e o Cairo Islamico

Cairo, Dicas de Viagens, Egito

O mercado Khan Al-Khalili definitivamente não é uma das areas mais bonitas do Cairo. Até mesmo como mercado Arabe propriamente dito nao tem a beleza do mercado de Instambul nem é tao autentico quanto o de Marrakesh. Mas perambular pelas ruas do bairro Islamico e se perder pelas ruelas do mercado é uma experiencia sem igual.

Na verdade, muitos turistas partem do principio que esse mercado será mais uma roubada-Egipcia, mas eu me surpreendi (pra melhor!) com a quantidade de locais andando pra cima e pra baixo, fazendo compras de verdade.

Existe uma pequena parte que realmente é mais turistica, onde em vez de tendas e lojas de roupas e especiarias, se encontra imã de geladeira em formato de esfinge ou peso de papel em formato de piramide. mas ainda assim, se voce pretende comprar souvenirs – ou qualquer outra coisa – da sua viagem ao Egito, aqui será provavelmente o melhor lugar para comprar qualquer coisa!

Muitas vezes me senti passeando em pleno Saara (no centro do Rio) numa sexta feira, hora do almoço vespera de Natal! Muita gente, muito caos, muito calor. Só que dessa vez, a gringa tirando foto close das especiarias sou eu!

Rapidamente virávamos atração da area. Apesar da segurança (Cairo tem indices de criminalidade baixissimos), os Egipcios encaram, sem o minimo pudor, como ninguem! Crinças ficam de queixo caido, adolescentes tiram fotos, marmanjos dão cantadas e até as mulheres (de quem em sua maioria só vemos os olhos) te encaram fixamente sem o menor pudor.

Apesar de ser extremanente turistica, Cairo é uma cidade que vemos poucos turistas nas ruas, andando meio sem rumo, entao quando aparecem dois (e suas cameras) perdido num beco no meio do bairro Islamico, pode ter certeza que a rua vai virar um circo!

Definitivamente não é uma situaçao que assuste, mas as vezes intimida, e entao ficamos indo e voltando, tentando evitar nos perdermos demais do caminho “turistico” da area.

Mas essa “raridade” toda acaba sendo uma grande vantagem, pois como não é taaaao turistico assim, os preços sao mais “normais” (para padrao Cairo) e o poder de barganha é bem maior.

No caminho do mercado, o motorista de taxi nos avisou: Quando te derem um preço, nunca pague mais que metade do valor inicial!

A concorrencia é acirrada, e vendedor nenhum vai dar bobeira de deixar um turista ir embora de maos abanando!

Eu acho que na verdade gosto desses mercados muito mais pela “arte de barganhar” doque pelas compras de bugingangas propriamente dita, e mato o Aaron de vergonha!

Compramos alguns presentinhos pra familia, enfeite de natal (pra minha coleção) e mais umas besteirinhas – e acho que no total nao gastamos mais de 20 dolares (incluindo almoço!).

Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Ana - 04/04/10 - 12h03

    Ai Dri, aqueles bules de chá, não deixa de comprar se vc não tiver, eu sonho em ter um, nunca fui pra Afr. do Norte, ia comprar numa loja argelina em Paris bem barato, deixei pra depois e não comprei. A viagem parece estar sendo ótima ! Mercado é tudo de bom e pechinchar é parte da brincadeira e eles gostam. Bjos.

    Responder
  2. Dani - 04/04/10 - 13h37

    Dri,
    To passando para te desejar uma Feliz Pascoa, mto amor e que vc aproveite mto este dia e esta viagem que parece divina..

    Beijo,
    Dani
    Toronto, ON
    .-= Dani´s last blog ..A todos que passam por aqui… =-.

    Responder
  3. Marília Lucena - 10/04/10 - 01h16

    Barganhar é a sua caraaaaaaaa!!
    Só presta assim!!
    Tô lendo agora os posts dessa viagem. Muito massa!
    bjos

    Responder
    • Adriana - 11/04/10 - 16h43

      O Aaron morre de vergonha, mas eu acho a meior diversao!

      Responder
  4. sisi - 11/04/10 - 04h22

    Adriana,

    Estava vendo um pouco das suas viagens e vida em Londres. Muito legal essa disposição para viagens… mas como você faz com trabalho?
    muitas férias? ritmo de trabalho em londres parece moleza (rs)
    E o seu blog, muito legal, admiro muito a forma como você coloca a sua vida, tudo parece sensacional e perfeito. Acho que todas as pessoas deveriam ver a vida da mesma forma.
    abs
    sisi

    Responder
    • Adriana - 11/04/10 - 16h34

      OI Sisi,
      Infelizmente o ritmo de trabalho nao é nem um pouco moleza, mas o esquema de ferias aqui é mais flexivel e posso quebrar meus dias d ferias como quiser e bem entender ao longo do ano. Entao faço questao de planejar tudo muito bem!

      Responder
  5. sisi - 11/04/10 - 17h59

    Adriana,

    Isso realmente é muito bom. E os chefes devem respeitar as datas que as pessoas marcam as férias. Aqui os meus chefes vivem adiando as férias, aparecem mil coisas urgentes de ultima hora. Pra conseguir as vezes cinco dias é quase um sufoco. Infelizmente acho que aqui férias certinhas só em serviço público. Quem sabe um dia as coisas melhoram…
    bjs

    Responder
  6. Jacqueline - 21/04/10 - 10h53

    o que è isso que o Aaron comeu? parece um crepe de nada dentro… rsrs era bom?

    Responder
    • Adriana - 21/04/10 - 11h11

      Isso mesmo! Um crepe com acucar em poh dentro! Uma delicia! :-)

      Responder
  7. Thaís Zundt - 26/08/10 - 20h46

    Mais uma vez seu blog me ajudou! Fui para o Cairo agora em agosto e aproveitei todas as suas dicas. O que acho mais legal é que concordo com tudo que vc escreve.. principalmente ao dizer que o Cairo é um lugar para se ir apenas uma vez na vida… rsrsr. Caos total, mas com suas atrações únicas! Bjs e obrigada de novo.

    Responder
  8. […] um taxi na saida em frente a Esfinge e fomos para o bairro Islamico, onde fica o mercado Arabe Kahn Al-Khalili pra passear na sombra (apesar de que o calor de matar continuava) e […]

    Responder