29 Apr 2010
18 comentários

TV Licence – Imposto da TV

Dicas para Morar em Londres, Lar doce lar, Vida na Inglaterra

Aqui na Inglaterra, todas as casas teem que pagar um imposto da TV, ou TV Licence.

Eh uma daquelas cosias que a principio parece muito estranho (como assim pagar imposto pra ter o direito de ter uma TV em casa?!), mas depois vc acostuma e jah faz parte das “contas” normais de aluguel, Council Tax (um “condiminio” pago ao seu bairro, agua, luz e afins). Basta um registro por endereco, e vc pode ter quantas TVs quiser.

Historicamente, a TV Licence foi criada em 1946 e teve como principal objetivo, fundiar a volta da programacao da BBC (TV e radio) apos a segunda guerra mundial. Ao longo dos anos, o imposto mudou um pouco, com suplementos para TV a cores, radio e afins. Aliais, varios paises Europeus cobram o memso tipo de imposto, tambem como consequencia do pos-guerra.

Hoje em dia, a TV Licence ainda representa 75% dos fundos da BBC, que eh a rede de televisao e radio “official” (e publica) da Inglaterra. A BBC, alem de ser sinonimo mundial de jornalismo bem feito e respeitado, e de ter os melhores programas e documentarios investigativos do mundo, ainda eh 100% sem anuncios!

Um filme ou documentario da BBC que tenha programacaod e 1 hora, terah 60 minutos inenterruptos de programacao, em vez de ter comerciar de 5 minutos a cada 15…

Para se registrar, tudo qeu vc precisa fazer eh se cadastrar no site da TV Licence, e confirmar se endereco – Custa cerca de 150 Libras por ano, cerca de 12 Libras por mes, que vc em sente no bolso.

O engracado eh que tem MUITA gente que nao paga. Acha um absurdo, um imposto retrogrado etc, e simplesmente nao paga. Mas o governo eh cheio das tecnologias, fiscais etc e se tem uma coisa que eh dificil de fazer nesse pais eh sonegar e sair ileso.

Ontem uma amiga foi pega sonegando o imposto, que eh considerado um crime serissimo aqui na Inglaterra e teve que pagar no ato, 1000 libras!

Mas vejamos bem… ela mandou um e-mail contando o causo, indignada. Como assim o fiscal veio bater na porta dela, acusando que eles nao pagavam o imposto e exigiu na hora o pagamento de 1000 libras?!?

Ora bolas. Ela nao eh Inglesa, mas o marido eh. E mesmo assim jah mora na Inglaterra ha 7 anos, 3 na mesma casa. Entao, uma coisa que eles NAO tem eh motivo pra indignacao, e muito menos desculpa por passar tanto tempo sem pagar imposto.

Ok, pode nao ser o mais justo ou atual imposto do mundo, mas serve seu proposito, e realmente a BBC eh uma das melhores reder de TV do mundo. E lah em casa temos 2 TVs, que assistimos MUITO (sem medo de assumir), e gosto tanto dos programas da BBC que jah ateh comprei os DVs de algumas series (que representam os outros 25% da renda da BBC – patrocinio de pesquisas e venda de seus programas em DVD ou para canais internacionais).

Custa fazer as coisas certinhas? Nao custa.

Pra mim eu acho um privilegio pagar 12 libras por mes e poder assistir em primeira mao os melhores documentarios do mundo, sem ter que parar a programacao a cada 10 minutos pra assistir mais um comercial de seguro de carro (COMO tem comercial de seguro de carro nesse pais! Odio!).

A TV Licence eh um dos muitos exemplos de como eh facil se acostumar com coisas que dao certo e com regras bem feitas. Coisas tao tipicamente Inglesas como respeitar as regras, esperar sua vez na fila, falar por favor e obrigado, e pagar seus impostos em dia.

Volta e meia ateh que rolam uns escandalos politicos e tal, mas convenhamos que sao situacao incomparaveis com os niveis Brasileiros, Italianos, Poloneses e afins.

Entao se voce mora na Inglaterra e nao paga o TV Licence, coisado porque mais cedo ou mais tarde o TV Man pode bater na sua porta!

Adriana Miller
18 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
18 comentários
  1. Bia - 29/04/10 - 12h35

    Aqui na Suíça tem um negocio desse tb de pagar pela tv e (aqui) pelo rádio. No inicio achei estranho, mas agora… nada mais me surpreende nesse país!

    bjs

    Responder
    • Natalia - 18/09/15 - 14h08

      Fora que na Suica custa quase 500 francos pagos de uma vez so.

      Responder
  2. Anna Carolina - 29/04/10 - 13h15

    Oi Adriana,

    Nos também temos esse imposto aqui na França, so que, os canais de TV “publicos” têm comerciais também, como todos os outros!! Então eu fico indignada mesmo e não entendo o porquê ! Na Suécia eles também pagam, mas não tem comerciais, mesmo. Mas aqui acho um imposto obsoleto! Se pararem de vender espaço (ou melhor, tempo) publicitario, ai tudo bem né.. Isso sem contar que a TV aqui (as publicas, France 2, France 3..) não tem NADA de interessante, são aqueles programas bem nivel “Rede TV” no Brasil. E dai que eu pago Canalsat, 30€ por mês, pra poder ter algo decente pra ver, filmes, documentarios etc.. saco né?

    Mas bem, é verdade que o imposto existe, e não adianta correr.. gostando ou não =/

    Responder
    • Adriana - 29/04/10 - 13h30

      Pois eh, aqui na Inglaterra, ainda que ache estranho pagar um imposto que de dah direito de assistir TV (uma cosia meio socialista… sei lah), depois que passei a entender o porque da coisa, nao acho nada demais, e pago todo mes sem nem perceber.
      Mas realmente tenho aquela sensacao de imposto bem pago, que eh um conceito estranho em muito paises….!
      Pelo menos pra mim, dah gosto ser “patrocinadora” da BBC, que eh um canal e empresa que realmente admiro e mostram que usam bem o dinheiro do contribuinte Britanico. Os shows e documentarios e pesquisas sao fantasticos, e nao tem nem um UNICO comercial! (que as vezes chega a ser estranho, pois vc fica doida pra ir no banheiro, mas nao tem um “intervalo” no meio do ptrograma!)

      Responder
  3. Pedro Puma - 29/04/10 - 13h23

    Adriana, peraí, é isso que eu entendi? Essa taxa é obrigatória para todos os lares? 150 libras por ano é um bom dinheiro para uma família em dificuldades, para um cidadão desempregado, etc. Então como o sujeito faz pra andar na linha? Leva a TV pra casa da sogra e fica um tempo sem tv em casa? rss. Fica só com uns dvd’s pra ver pelo notebook? Pega um celular que capta tv? Eu hein…
    abs!

    Responder
    • Adriana - 29/04/10 - 13h28

      OI Pedro eh isso ai. Obrigatorio para todos os lares no Reino Unido.
      E concordo que 150 libras pode ser bastante dinheiro e o governo tem uma serie de isencoes de acordo com a situacaod e cada um.
      A realidade na Inglaterra eh outra, e aqui ninguem morre de fome.
      Tem muita gente que passa dificuldades, eh verdade, mas morrer de fome ninguem fica.
      Aposentados, beneficiarios de pensao do governo (desemprego, maternidade, doenca e afins) sao isentos (o site tem todos as categorias que se encaixam no perfil), desempregados e afins, pode pedir isencao, e pagam menos, ou nada.
      Mas para uma familia “media” na Inglaterra, o TV Licance eh um importo como outro qualquer, e para padroes INgleses, eh o mais baixo!

      Responder
  4. Carol P - 29/04/10 - 13h58

    Adriana,
    Concordo com vc tem que pagar, afinal eh um imposto, nao tem que pagar o coucil tax para morar, entao. Apesar de absurdo, e assim que funciona e infelizmente nos temos que nos adaptar as regras do pais que decimos morar e nao ao contrario.
    Carol xx
    .-= Carol P´s last blog ..Guia de lojas para crianças e bebês na Argentina – Baby & Toddler clothes stores in Argentine =-.

    Responder
  5. Carol - 29/04/10 - 14h51

    Nossa, por programas de qualidade e sem comerciais tb acho que vale a pena!!! A gente paga tantas taxas/impostos aqui no Brasil INUTILMENTE!! IPVA a gente paga mas tem que pagar pedágio pra andar em estradas boas, INSS a gente paga mas qndo precisa é perigo morrer na fila, e vários outros impostos que pagamos que vão pros bolsos de políticos corruptos ao invés de fazerem alguma coisa que realmente faria diferença pro país!!!

    Responder
  6. karine - 29/04/10 - 15h27

    Acho justo. A programação da BBC é muito boa.
    Aqui no Brasil a TV aberta é grátis, basta ter uma antena, em compensação a programação é uma bomba e, quem pode acaba pagando a tv a cabo.
    .-= karine´s last blog ..Alice in Wonderland =-.

    Responder
  7. Carol - 29/04/10 - 15h29

    Driii, tô morrendo de rir dessa foto!!!!!!! hahahahahaha…já imagino sua cara quando esse cara pendurou no seu pescoço!!!!!!!!!!

    http://www.flickr.com/photos/30459150@N07/4558704968/in/set-72157623820524793/

    Responder
    • Adriana - 29/04/10 - 16h05

      Pois eh!! pra voces verem que meu status de celebridade no Egito nao foi exagero!!
      E meu dignissimo marido, em vez de me defender e me salvar da situacao, caiu na gargalhada e ainda ficou tirando foto!!
      hahahhaha!
      Comecou a juntar uma multidao de marmajos pra tirar foto comigo e o Aaron soh lah “vai.. pode ir… quer que tire com sua camera tambem…?”
      HAHAHHAHAHA
      Demos ALTAS gargalhadas!

      Responder
  8. marcelao - 29/04/10 - 15h35

    por isso q eu amo a SKY HD…..
    gravo tudo digitalmente, minhas series preferidas, tipo 2 half men, desp. housewives e 24 e dps vejo avanzando os comerciais….
    acho a BBC bem chatinha….
    alias, sigo gravando o prog. do Nilo, qdo quiser, so passar aqui….melhorou bastante alias, ela ta passando so por perrengue agora, kkkkkkkkk

    sugestao de pauta: porque brasileiro aqui adora se sentir brasileiro e ser tao estereotipado: quer ver? todos de bone, falando alto no celular dentro do buzao ou metro, bandeira do brasil na camisa ou na mochila, vai pra balada em walkabout, SOCORROOOOOOOOO….
    bicho, tenho panico do meu povo no exterior…pq sao assim?????????

    Responder
  9. Dedeia - 29/04/10 - 15h45

    Migu, uma sugestao pro seu mingau de aveia matinal:
    http://community.livejournal.com/vintage_ads/1902856.html

    Desculpa fugir do tema, mas acabei de ver isso e tinha que te mostrar!

    Responder
  10. Thaís Nascimento - 29/04/10 - 17h52

    Lembro que fiquei assustada quando soube do imposto da tv no curso de ingles, ha uns anos atras.. Mas quando o professor (ingles!) explicou o pq, achei LINDO! Poder ajudar a desenvolver uma empresa do meu pais, que tem otima programacao, e ainda por cima ficar livre de comerciais, eh perfeito!
    Ele disse que na epoca em que ainda morava em Londres, tinha uma van que passava com um radar, rastreando as casas que tinham o sinal da TV mas nao pagavam impostos hahaauh achei hilario xD
    .-= Thaís Nascimento´s last blog ..Aleatoriedades consumistas =-.

    Responder
  11. Quezia - 29/04/10 - 21h50

    Concordo tambem, sou defensora medonha da BBC, melhor rede de TV & radio no mundo, uma das razoes que nao voto conservatives aqui…

    Responder
  12. Fer - 30/04/10 - 08h45

    Aqui, se você não paga o nosso equivalente ao TV License, simplesmente não tem TV.
    Na Bélgica eles ainda têm que ligar fisicamente a sua televisão à rede distribuída na rua (que é um processo muito parecido com quando ligamos luz ou telefone pela primeira vez no Brasil), você tb paga a taxa anualmente e se não pagar eles simplesmente desconectam a conexão da sua casa. Então a inadimplência por um longo período é praticamente inexistente.
    O que acontece muito aqui é que várias pessoas preferem não ter televisão nenhuma do que pagar a taxa de 150 euros por ano.

    Responder
  13. André Luis - 27/12/11 - 13h44

    Comparado com nosso: IPVA,IPTU, PIS/COFINS, IOF é nda.

    Responder
  14. […] TV Licence: Ja ate foi tema de post ha muitos anos atras aqui no blog: todas as casas do Reino Unido pagam um “imposto da […]

    Responder