20 May 2010
32 comentários

Mar Morto

Dicas de Viagens, Israel, Jerusalém, Palestina

O Mar Morto eh o ponto mais baixo da superficie do planeta terra, com suas margens a exatos 418 metros abaixo do nivel do mar. E se nao bastasse, ainda eh o mar mais salgado do mundo!

Antes de ir pra Isreal eu realmente nao sabia muito oque esperar sobre o pais, mas se uma coisa eu tinha certeza, era que queria mergulhar no Mar Morto!

Oque eu nao sabia eh que o mar eh “morto” porque na verdade sua composicao eh tao salgada, tao mineral que chega a ser venenosa, e portanto nenhum organismo sobrevive naquele tipo de ambiente. Mas por outro lado, o mar eh bem “vivo”, geologicamente falando…

Antes da nossa ida a “praia”, fizemos um outro passeio pela cidade de Massada (que vou contar em outro post) e de lah tinhamos a vista privilegiada do Mar Morto, inclusive o lado Jornaniano do “lago”. Lah de cima pudemos ver como a geologia do Mar Morto funciona, com cenas que parecem saidas de filmes de ficcao cientifica… aguas borbulhantes, cores radioativas, e varias coisas nada convidativas para um mergulhozinho….

Na verdade o mergulho no Mar Morto eh super controlado, e mesmo os viajantes independentes nao podem chegar lah num esquema “litoral da Bahia”, onde vc para o carro em qualquer canto e corre pra agua! Se voce fizer isso, eh capaz de nunca mais voltar….

Entao existem “praias” especificas onde turistas sao bem vindos e cuidadosamente supervisionados. Os salva-vidas estao em todos os cantos, e se vc se animar demais, logo logo vem alguem te chamar atencao.

As regrinhas sao bem especificas e devem ser seguidas a risca: nada de mergulhos nem pulos, nao submerger sua cabeca de jeito algum, muito cuidado com cortes, machucados e feridas (alias, raspar as pernas ou fazer a barba nao eh recomendado), e nunca, JAMAIS engolir nem beber a agua – os avisos estao em todos os cantos “se vc engolir a agua, avise IMEDIATAMENTE um salava vidas”.

E isso, porque oque faz do Mar Morto o segundo mar mais salgado do mundo eh sua composicao quimica. Alem de ter cerca de 10 vezes mais sal doque o Mediterraneo por exemplo (algo do tipo, o Mediterraneo tem 3% de sua composicao de sal, enquanto que o Mar Morto tem 35%!!), sua composicao nao eh apenas de cloreto de sodio, aquele sal que voce coloca na salada todos os dias, e sim varios outros bem esquisitos, e diz a lenda que se alguem beber um copo de agua do mar Morto, o desajuste quimico do organismo humano seria tao grande que poderia levar a morte!!

Mas tudo isso a parte,  nossa visita ao Mar Morto foi sem duvida nenhuma um dos highlights da viagem!! Sabe aquele dia divertido?!?!? Aquele dia que voce vai lembrar pra sempre e cada vez que penso naquela tarde fico com um sorriso no rosto…

Primeiro o lado ludico da coisa… Por causa dessa composicao salina esquisita, a densidade da agua eh diferente da agua de mar normal que estamos acostumados, e portanto o corpo humano FLUTUA. Nao eh exatamente boiar… eu fiz anos e anos de natacao e sei boiar muito bem, mas no Mar Morto, vc literalmente flutua!

Eh uma sensacao tao esquisita e engracada que chega a ser dificil! O Aaron coitado nao conseguia se cordenar nem manter o equilibrio um segundo e ficava rolando na agua que um um frango assado de padaria!! Se estivesse de costas, se desiquilibrava e virava de barriga pra baixo! Quando estava de barriga pra baixo, se desiquilibrava e virava de barriga pra cima. E assim sucessivamente… oque gerou incontrolaveis crises de risos, que consequentemente me faziam perder o equilibrio e ficar rodando tambem e assim uma coisa levava a outra! (oque resultou em alguns respingos de agua em minha boca, e acreditem, aquela parada eh FUNKY!!!)

Outra “atividade” muito legal de fazer no mar morto eh o banho de lama! Os Spas e lojas de cosmeticos do mundo todo cobram fortuuuunas por tratamentos de lama “original” do mar morto, quanto que por lah, eh tao simples quanto raspar o fundo do mar (algumas partes sao de areia, e outras partes sao bem pegajosas com a lama) e fazer a festa!

Dizem que eh otimo pra pele, neh? Com aqueles minerais todos e tal…. fizemos a festa!! E como levamos nossa camera a prova d’agua a farofada rolou solta dentro d’agua! Mas depois de uns minutos de lama na pele, mas aquela agua salgada dos diabos, mais o sol na nossa cabeca, a lama comecou a dar uma coceica e uma pinicacao, e acabei com uma leve alergia/reacao…. entao desisti de gastar meus Sheckles na lojinha da praia…

O tempo permitido na “praia” nao eh muito longo, por todos os motivos que falei acima, mas sinceramente eu teria ficado por lah, chorando de tanto rir e tirando fotos o dia todo!

E foi dificil conseguir limpar toda a lama depois, sem deixar cair agua nos olhos nem na boca… oque gerou mais gargalhadas… eu nao conseguia limpar minha testa por nada desse mundo (a lama COLOU) e o Aaron nao acertava o proprio nariz… Ateh porque neh, eu tenho “A” testa Nascimento e o Aaron tem “O” nariz Miller… entao realmente essas partes demandam mais lama, oque dificulta a limpeza (coitado dos nossos filhos…!)… Serio, nao dah pra descrever o tanto que nos divertimos esse dia!

Nos fizemos um day trip ao Mar Morto que incluiu um tour por Massada e um outro tour pela Palestina e Jerico – que depois vou contando com calma… (e foi reservado e organizado por lah mesmo, direto no nosso albergue).

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
32 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
32 comentários
  1. Fê Costta - viaggio mondo - 20/05/10 - 18h19

    Uau, quase a gente se encontra no Mar Morto! Também estava aí na mesma semana, porém do lado jordaniano. Eu também amei o mar morto, achei incrível e fiquei no mínimo uns 40 minutos me esbaldando pela água! Tirei uma foto igualzinha lendo um livro tb! hahah Super típica, né?! Meu guia falou que qualquer curioso que nade além de 300 metros da costa, os soldados fuzilam sem dó! Por isso fica um tanto de salva-vidas apitando para os “desbravadores”.

    Também fui em Jericó neste dia, ver o lugar do batismo de Jesus Cristo e o Monte Nebo. Menina, eu amei a Jordânia!!!

    Bjo!

    Responder
    • Adriana - 21/05/10 - 09h25

      Eu tambem amei a Jordania!!!
      E amei ainda mais Israel!!! Voce vai lah em Setembro neh??

      Responder
      • Fê Costta - viaggio mondo - 22/05/10 - 05h59

        Que legal saber que Israel é bom assim! :) Sim, estamos programando para ir em setembro, se Allah ajudar! Estou aguardando ficar mais próximo para saber se o feriado fará “puente”, aí sim dará para ir. Esquisito isso, mas é porque os países muçulmanos seguem o calendário lunar, logo os feriados não são fixos e dependem da posição da lua, ou seja, o sheik só informa quando será o feriado próximo da data. Ô povo atrasado! kkkk

        Bjos
        .-= Fê Costta – viaggio mondo´s last blog ..Boudhanath Stupa – O Tibete dentro de Katmandu =-.

        Responder
  2. Maria Fernanda - 20/05/10 - 18h42

    Adriana, devo confessar que sou uma leitora assídua do blog, porém fantasma pq nunca deixo comentários (embora eu adore a maioria dos posts, especialmente os de viagem). Mas dessa vez não resisti, me diverti taaanto imaginando como deve ser engraçado ficar tentando se equilibrar (eu não fazia idéia que não era tão simples assim fazer aquela pose sentada btw! haha) na água sem afundar que fiquei com mais vontade ainda de conhecer o mar Morto. Parabéns pela espontaneidade do post, ficou mt divertido! beeeijos

    Responder
    • Adriana - 21/05/10 - 09h24

      Obrigada Maria Fernanda, e bem vinda!!

      Responder
  3. Eliane Pechim - 20/05/10 - 18h50

    Até eu fiquei dando risada aqui. rs. Que lugar maravilhoso! Tô gamadona

    Responder
  4. Flavia Mariano - 20/05/10 - 19h28

    Ih.. dessa parte de ser venenosa eu não sabia!!! Trouxe uma garrafa de água de 500 ml cheia de água do mar morto e sai dando para todo mundo provar por aqui! Ninguém engolia, mesmo porque é quase impossível. Aquele sabor na sua boca, uma gota já é suficiente para rejeitar!

    Mas até para o meu afilhado de 7 anos levou para a escola para a professora provar!!! Que mico!rs

    Já que estava trazendo água do Rio JOrdão por que não traria do Mar Morto? rs

    Ok. ninguém morreu e ainda tenho um pouco de água! Vou tomar mais cuidado!

    Beijos

    Responder
    • Adriana - 21/05/10 - 09h23

      MENTIRA?!?!?!?
      Menina vc nao leu o tanto de placa avisando que a agua era “venenosa”, para era extremamente prejudicial a saude engilar agua do Mar Morto?!?!
      Nossa, nosso guia deu um sermao avisando os “perigos” de ingerir a agua, ou deixar cair nos olhos ou feridas e tal… Sem falar nos salva vidas, placas, e afins…
      Cruzes… :-)

      Mas tai um souvenir “irreverente”… Agua?!?!

      Responder
  5. Francélli - 20/05/10 - 20h41

    Olha, pelas carinhas de criança-que-ganhou-doce de vocês nas fotos, da pra perceber que foi um dia divertido mesmo!
    Adorei a primeira foto!!
    Beijo

    Responder
  6. Vanessa - 20/05/10 - 22h07

    Oi Adriana, adorei sua viagem, as fotos ficaram lindas, e você deu informações sobre o Mar Morto que eu num fazia idéia. Muito legal mesmo.
    Beijokas
    .-= Vanessa´s last blog ..Obrigada meninas….. =-.

    Responder
  7. Marília Lucena - 20/05/10 - 23h57

    hahahahahaha… como algumas pessoas já comentaram, também fiquei com riso no rsoto imaginando as cenas de vocês no mar morto kkkkkkkkkkkkkkkkkk… imaginei o Aaron rolando que nem frango de padaria no mar hauhauhauhauh
    Deve ter sido muuuito leal mesmo esse tempo lá!!

    Beijos

    Responder
  8. Elaine (Nani) - 21/05/10 - 02h20

    Nossa que interessante Dri! Ta aih uma coisa que eu gostaria de fazer, nadar no Mar Morto. Ainda lembro quando ouvi falar dele e de sua “composicao” na epoca de escola. Adorei o post!

    Responder
    • Adriana - 21/05/10 - 09h19

      Eu tb tentava ficar lembrando das explicacoes da aula de quimica e geografia da epoca do colegio…

      Responder
  9. Fe - 21/05/10 - 09h00

    Sempre escutei coisas interessantes sobre o mar morto mas nunca tinha lido um post bem ilustrado sobre como é passar um dia por lá
    Se eu conseguir convencer o Mick, próxima viagem à dois será mais ou menos a cópia do seu roteiro hehehe.
    Bjs e bom findi

    Responder
    • Adriana - 21/05/10 - 09h19

      Vai sim Fe!! Mas leva a a Rafa tambem!
      O tempo todo nos ficavamos falando o quanto que nao teria sido ainda mais divertido se tivessemos filhos naquele dia!

      Responder
  10. Luisa - 21/05/10 - 10h37

    Oi Dri
    Mas explica direitinho um detalhe para uma fresca como eu: como è a infra-estrutura para o pòs mergulho? Tem ducha de agua doce disponivel?
    Bjs
    .-= Luisa´s last blog ..Oberammergau =-.

    Responder
    • Adriana - 21/05/10 - 11h15

      Bem, acho que isso depende de qual “praia” voce for. Como os acessos ao mar sao fechados e privados, imagino que cada praia tenha uma estrutura diferente.
      A praia onde fomos, na Kalia Beach tinha tudo: lojinha de cosmeticos com Spa, e um banheiro/vestiario mais basicao tambem. Entao depois do banho de mar vc pode tomar uma chuveirada e trocar de roupa – se nao eh impossivel aguentar o resto do dia!
      Nos nao levamos sabonete, shampoo nem nada disso, e mesmo a agua doce nao eh exatamente igual ao chuveiro de casa… Entao passei o resto do dia com aquela sensacao de que acabei de voltar da praia, mas que jah eh uma grande melhora depois de sair do mar morto.
      Ah! E levem hidratante, porque a pele fica MUUUUUUITO resseacada depois!
      NO dia seguinte, ateh o Aaron quis passar meu hidratante, porque a pele dele ficou tao seca que estava incomodando…

      Responder
      • Luisa - 21/05/10 - 12h30

        Valeu, Dri!
        Eu jà fico me coçando toda quando vou ao mar numa praia normal… Tava com medo de nao dar conta de entrar no Mar Morto. Meno male que pelo menos uma chuveirada tà garantida! :)
        Bjs
        .-= Luisa´s last blog ..Oberammergau =-.

        Responder
  11. Fernanda - 21/05/10 - 12h02

    Oi Dri!!
    Eu fiquei igualzinha ao Aaron, rolando que nem frango! Nao conseguia parar de rir, e só piorava a situacao!
    Bjo Fe Granado

    Responder
    • Adriana - 21/05/10 - 12h10

      HAhaha!
      Ele tava tao desiquilibrado coitado, que nao conseguiu nem tirar a foto “cliche” lendo um livro…

      Responder
  12. Letícia R. - 21/05/10 - 12h54

    Rolei de rir com esse post! Eu também vou ter problemas pra tirar a lama da testa, viu…

    Mas não caiu nenhuma gotinha nos olhos? Nada, nada?! Ai, que medo me deu só de ler! E não irrita o nariz, não? Devem entrar umas gotinhas com essa rolação e tanta risaiada… e como ficou sua pele, depois do momento pinicação? A fama procede?

    Responder
    • Adriana - 21/05/10 - 13h38

      Entra, claro que entra! NO nariz, na boca, nos olhos…. eh horrivel! Arde, coca, tem um gosto horroroso! mas estavamos nos divertindo tanto que nem liguei…

      Quanto a pele depois da lama a unica cosia que aconteceu foi eu ficar com a pele super ultra ressecada, e cheia de bolinhas vermelhas…. tive alguma reacao alergica a lama ou a agua, ou sei lah oque. nada serio nao, mas sabe quando fica uma cosia meio “urticaria”? mas no dia seguinte jah tinha melhorado.

      Quanto a fama dos produtos de lama do Mar Morto, obviamente todo e qualquer cosmetico que eles produzem passa por varios processos de purificacao e tal, enquanto que na praia nos usamos a materia prima “original” que deve ser cheia de ziqueziras, alem dos sais “venenozos” da agua, entao de fsto nao teve efeito nenhum.
      mas a intencao nem era essa mesmo, e sim fazer uma “guerra de lama” de brincadeira mesmo.

      Responder
  13. Elisa Hoffmann - 21/05/10 - 14h42

    Aii que legal!
    Eu sempre tive curiosidade de saber como é flutuar no mar morto hahahaha.
    Muito legal essa experiência eim!

    Beijao
    .-= Elisa Hoffmann´s last blog ..Casal do UP em carne e osso =-.

    Responder
  14. Carol - 21/05/10 - 15h14

    As fotos estão ótimas e imagino o quanto deve ter sido divertido!!!

    Adoreeeeei!! =)

    Responder
  15. CarlaZ - 25/05/10 - 04h15

    Adorei!
    Deve ter sido um dia bem legal mesmo!!!
    Sempre tive curiosidades como o Mar Morto e agora alem disso deu pra ver que e um programao!!!

    Responder
  16. Dea - 08/06/10 - 21h17

    Nossa que trash todas essas recomendações =///// Tava super afim de ir tomar banho aí, mas do jeito que sou tão retardada, COM CERTEZA iria engolir algo …. Qual o sabor , vc se sentiu mal? hehehe Eu não iria conseguir! heheheeh =))
    .-= Dea´s last blog ..Sabe o que me faz ficar aqui? =-.

    Responder
    • Adriana - 08/06/10 - 22h25

      A agua tem um gosto muito estranho!
      Eu achei que seia gosto de sal, tipo uma coisa muuuuito salgado, mas na verdade nao é. É como se voce tivesse provado detergente! Horrivel!
      Mas nao senti nada nao, mas foi literalmente UM pingo de agua, respingo mesmo. Acho que se deixasse entrar agua totalmente na boca ai sim a coisa ficaria feia.

      Responder
  17. Carol - 02/08/11 - 01h48

    Oi, Dri, estou indo pra Israel e outros lugares em Setembro. Vc se lembra com qual agência fez o tour para o Mar Morto? Sabe se no dia do Shabat, aos sábados, funciona os tours? PS: Comecei a escrever meu blog. Já falei de você nele, minha guru! Abraços e obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 02/08/11 - 07h44

      OI Carol, obrigada!
      Eu fiz o passeio do mar morto com o proprio albergue onde estava hospedada, então nem sei se eles tem um “nome” pra agencia (o albergue se chama “Old Town Hostel”, e acho que tem um link em algum dos posts.)
      Mas não lembro oque abre e oque não abre no Shabat…. Mas é tipo domingo, né? Então tem que ir contando que é um dia morto, e oque estiver aberto é lucro.

      Responder
  18. Gislaine - 16/05/12 - 13h35

    Olá Adriana, boa tarde,
    Adoro o seu blog, e sempre que viajamos uma das pesquisas que fazemos é nele! Você está de parabéns!!!
    Estou planejando uma viagem para Jerusalém, mas não encontro passagens disponíveis partindo nem de Lisboa onde moro ou de Londres, procurei também em agências de viagens e fazem pacotes para Jordânia e Jerusalém, não apenas Jerusalém…
    Qual aeroporto você utilizou quando foi para lá??
    Obrigada e parabéns novamente!

    Responder
    • Adriana Miller - 16/05/12 - 14h24

      Oi Gislaine,
      Jerusalem é uma cidade bem pequenininha, e não tem aeroporto não.
      Voce tem que voar pra Tel Aviv e de lá pegar um onibus (ou carro/taxi) até Jerusalem, que demora cerca de umas 2 horas acho.
      Até fiz post aqui no blog sobre o onibus que conecta o aeroporto de Tel Aviv e Jerusalem – da uma lida nos posts da categoria Israel que ta tudo lá!

      Responder
  19. Yeda Barros - 26/10/12 - 13h19

    Querida Fe (acho q é esse o jeito q devemos te chamar, pois ví de passagem nos posts acima), fui convidada pela página da Dove a conhecer mais sobre o Mar Morto e decidí “chamar” no Google, por imagens, a sua foi a q mais chamou minha atenção. Abrí seu blog e que agradável surpresa! Além de contar sua estada lá de maneira divertida e eficiente, pra quem tem curiosidade em saber como é o local, vc ainda fez fotos ótimas. E quanto aos seus filhos, eles seráo lindos, como vcs e e inteligentes tbm. Parabéns e obr por dividir sua experiência. Beijos

    Responder