22 Jun 2010
21 comentários

Shakespeare’s Globe

Dicas de Londres, Inglaterra, Londres com Criancas, Teatro / Musicais

O Shakerspear’s Globe eh um teatro a ceu aberto no sul de Londres, na beira do Rio Tamisa e bem ao lado do museu Tate Modern.

O Teatro original era o Globe Theatre que era o compania de teatro e literatura a qual William Shakerspeare fazia parte no seculo 16, e onde ele compos a grande maioria de sua obra teatral e literaria.

O Globe Theatre original foi construido pela primeira vez em 1599, no mesmo lugar onde esta ateh hoje, pois a area de Southwark, no lado sul do rio Tamisa era considerada a parte underground da cidade – Teatro nao era bem visto na sociedade da epoca, e portanto as apresentacoes e performances eram clandestinas e escondidas, e o lado sul do rio era considerado uma outra cidade.

No entanto a estrutura foi destruida por um incendio em 1613, durante um dos atos da Peca “Henry VIII” e ficou fechado por nada menos que 384 anos, quando o Shakerspeare Globe atual foi re-inaugurado em 1997!

A reconstrucao segue exatamente o modelo original: O teatro eh uma estrutura circular, sem teto, com o palco no centro. A plateia se divide em tres andares e no chao, e as pecas sao assistidas de peh ou na “arquibancada”, que nao passa de banquinhos de madeira – conforto autentico do seculo 16!

Foi esse teatro que popularizou a literatura e o entretenimento como conhecemos hoje em dia. O movimento de Shakerspeare comecou como uma compania underground que acabou conquistando a populacao e a realeza, e foi um dos responsaveis pela revitalizacao da area que acabou integrando o lado sul do rio ao resto de Londres.

E ese teatro tambem popularizou alguns termos da lingua inglesa que sao usados ateh hoje no mundo do teatro e cinema, como por exemplo “Box Office” – assistir uma peca no seculo 16 custava 1 centavo, que era recolhido numa caixa (box). No fim da apresentacao, os funcionarios recolhiam as caixas com o dinheiro e levavam para os escritorios atras do palco (“backstage”). A sala onde o dinheiro ficava armazenado era o “box office”!

Alem de nao ter teto, o teatro tambem nao tem autofalantes, microfones, luz artificial, nem nada que nao existisse na epoca de Shakerspeare.

Por causa disso, a temporada de teatro no Globe soh funciona nos meses de verao, de Maio a Setembro, quando o tempo esta mais agradavel e a luz do dia dura ateh depois das 10 da noite!

Consequentemente os ingressos sao super concorridos e esgotam com meses de antecedencia! Principalmente os ingressos que ficam embaixo da cobertura, que sao ainda mais limitados podem ser bem caros e esgotam na velocidade da luz! Afinal, estamos em Londres, e quando voce comprar um ingresso de teatro com 2 meses de antecedencia, nao dah pra adivinhar se no dia da sua peca vai chover ou nao!

E assim como nos tempos de Shakerspeare, the show goes on, chuva ou faca sol!

A grande maioria dos espectadores sao chamdos de “groundlings”, pois sao as pessoas que ficam no “chao” (ground), que sao os ingressos mais baratos e muitas vezes tem que fazer parte da producao tambem!

Outra coisa muito interessante eh que o tetro soh encena pecas de Shakerspeare (logico) e a producao em si eh levada a cabo exatamente como teria sido ha 400 anos atras: por exemplo, as obras iniciais de Shakerspeare sao encenadas por apenas 3 atores, que se intercalam, fazendo varios personagens ao memso tempo. Algumas outras pecas nao permitem atrizes fazendo o papel das personagens mulheres (na epoca emque o teatro era ainda muito sub-mundo e nao era lugar de mulher de respeito), e as pecas que foram escritas mais tarde em sua carreira (quando ela jah era famoso e rico) sao altas producoes, com muitos atores, cenografia e guarda roupa digno da Realeza.

E foi numa dessas pecas “avancadas” que ao usar um canhao (de verdade) durante a encenacao de Henry VIII o teatro pegou fogo e foi destruido!

Eh muito comum tambem que eles recrutem atores Britanicos famosos para fazerem o papel de algum personagem ilustre: por exemplo, na temporada do verao passado o Jude Law fez Hamlet!

Esse ano nos fomos assistir a super producao “Henry VIII”, que conta a historia da vida do famoso tirano Britanico, e a saga de amor que desencadeou a formacao da Igreja Anglicana, para que ele pudesse se divorciar da Rainha Catarina de Aragao e casar com a Anne Boleyn, em sua busca interminavel por um herdeiro homem.

Uma pena que nao eh permitido tirar fotos durante a performance, porque a peca foi linda! Uma verdaddeira viagem no tempo!

Apesar de ser bem dificil de acompanhar oque exatamente esta acontecendo (principalmente por causa do sotaque e Ingles rebuscado da realeza do seculo 16), a peca eh um show a parte! Dificil de imaginar que uma meia duzia de atores consegue dar aquele show sem nenhum uso de tecnologia, sem microfone, sem luz nem nada!

Sem falar nas roupas e na caracterizacao dos atores, que eh impressionamente mente bem feita! Cada um deles pareciam saidos diretamente das pinturas do National Portrait Gallery!

Pra quem vier a Londres fora da temporada de verao, ou se nao conseguir ingresso, o Shakerspeare Globe tem um museu que conta um pouco mais sobre a vida do escritor e sobre suas obras, alem de dar uma tour no teatro e contar como tudo funciona – ha 400 anos!

(Voce pode comprar ingress antecipado para entrar no museu e fazer um tour do teatro aqui)

http://www.shakespeares-globe.org/

Bankside
21 New Globe Walk, London SE1 9DT
020 7902 1400

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Izabela - 22/06/10 - 21h01

    Que maravilha que deve ter sido!
    Pena que só estarei aí no outono…

    Responder
    • Adriana - 23/06/10 - 09h01

      Mas no outono voce pode fazer o tour do teatro e do museu tambem! Eh bem interessante!

      Responder
  2. dani - 22/06/10 - 23h34

    nossa lindoooo demaisssss
    pena q esgotam rapido… vou estar ai no verão!
    com quantos meses começa vender?
    bjs

    Responder
    • Adriana - 23/06/10 - 09h00

      Eu comprei mais ingressos no final de Abril e as pecas mais “famosas” jah estavam esgotadas, e os ingressos nas areas cobertas jah estavam lotadas em todos os shows que queria ver.
      mas eu estava buscnado ingressos apenas para Junho/Julho. De repente voce ainda consegue alguma coisa para o final do verao, ou apresentacoes de tarde durante a semana (em vez de apresentacoes noturnas ou nos fins de semana, que sao as mais procuradas).

      Responder
  3. CarlaZ - 23/06/10 - 00h12

    Adorei! To morrendo de vontade de ir!

    Responder
    • Adriana - 23/06/10 - 08h57

      Foi lindo!

      Responder
  4. Daniella - 23/06/10 - 00h38

    Dri, finalmente estou aqui em sua terra adotiva ( London ) e seguindo seus posts… mas surgiram algumas duvidas. Pretendo ir ao Coccon q vi em um post mais antigo, mas meu marido esta na dúvida se vai de Blazer e jeans ou se eh necessario uma roupa mais formal. E quanto as gorgetas ?? Qdo dar e quanto ??
    Me apresentei a vc em um post antigo ( ou mandei um email- nao lembro ), mas nao tive resposta.
    Obrigado, Daniella

    Responder
    • Adriana - 23/06/10 - 08h57

      Acho que calca jeans, com uma camisa arrumada ou um bazer eh mais que suficiente…
      As gorjetas aqui em Londres funcionam mais ou menos como no Brasil: a taxa de servico (geralmente 12%) vem adicionada na conta, mas eh opcional. Geralmente todo mundo paga esses 12% a mais, mas eh bem raro ver gente dando gorjeta extra como acontece nos EUA por exemplo.

      Responder
  5. Gabriela - 23/06/10 - 02h52

    Deve ter sido lindo! Amo essas coisas de épocas passadas.
    Bjinhos.
    .-= Gabriela´s last blog ..Zara =-.

    Responder
    • Adriana - 23/06/10 - 08h49

      Eu tambem!!
      Fico vendo as roupas, as situacoes e tal e me dah muita vontade de ter uma maquina do tempo! hahaha

      Responder
  6. Juliana - 23/06/10 - 15h33

    Olá Adriana! Adoro seu blog, venho acompanhando sempre que dá. Amei sua jaquetaaaaaaa!! De onde é?

    Beijinhos.

    Responder
    • Adriana - 23/06/10 - 15h47

      Eh da Zara, das antigas!!!

      Responder
  7. Gisella - 25/06/10 - 02h20

    Amei o post e fiquei muito feliz em saber deste Teatro, porque vou para Londres dia 08 e não iria visitá-lo e agora vou! Ainda mais porque faço teatro!!
    Parabéns pelo blog!!
    Bjs
    Gi (meufusquinharosa.blogspot.com)

    Responder
  8. Carol P - 26/06/10 - 17h23

    Adriana,
    Otima dica ! Assisti uma peca ano passado e amei, mas tambem achei bem complicado seguir todos os dialogos, e por alguma razao tinha um helicoptero sobrevoando o teatro na hora do espetaculo, vc acredtita.
    Gente nunca fiz um comentario em um blog aonde a coisa virasse discusaao, estou falando sobre seu post bacana da copa, que virou discussao socio politica economica.Sera que nao eh possivel ter opinioes diferentes heheeh
    bjs
    .-= Carol P´s last blog ..DIY- Presilhas – Hairclips =-.

    Responder
  9. Alessandra - 28/06/10 - 21h38

    adorei o interior do teatro, viajei no tempo agora!! se algum dia eu for à londres na època do verao, vou tentar assistir uma peça là!

    Responder
  10. Renata - 13/08/10 - 21h49

    Fui duas vezes e as duas nos groundlings. Na epoca custou £5 (2006) e comprei o ingresso no mesmo dia da peça. No fim dá uma cansada de ficar em pé, mas dá pra ver tudo de pertinho! No intervalo, aquela sentada basica pra encarar o “segundo tempo”.

    Responder
    • Adriana - 13/08/10 - 21h50

      E ainda custa 5 libras!

      Responder
  11. Flavia - 13/02/12 - 17h25

    Oi Dri, td bem?

    Vc sabe informar se no site last minute é possível escolher o assento? Estou querendo comprar ingresso para o musical wicked para abril e não estou conseguindo escolher os assentos.

    Obrigada!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 13/02/12 - 17h30

      Que eu me lembre sim. Voce não pode comprar ingresso pra teatro sem marcar assento.
      O problema dos ingressos super baratos do Lastminute.com é que são os “restos”, então se vc quiser marcar 2 assentos, mas na mesma fileira estiverem 3 sobrando num canto, o sistema só vai te deixar marcar se voce comprar os 3 ingressos juntos – pois eles não deixam que sobrem assentos “sozinhos”. Oque é um saco.
      Se continuar dando erro, tenta direto no site do teatro ou então no Ticketmaster.co.uk que é o melhor site pra comprar ingressos na INglaterra, alem de ser muito mais facil de usar e enteder que o lastminute e não ter tantas regrinhas chatas que acabam te enganando… (afinal comprar 3 ingressos quando vc só precisa de 2, vai acabar saindo mais caro doque comprar 2 ingressos sem o desconto do lastminute.

      Responder
  12. […] vez, com o principal propósito de exibir pecas baseadas nas obras de Shakespeare, já que o “Shakespeare Globe” na época ainda não tinha sido reformado e retomado seus espetáculos (na verdade isso so […]

    Responder