29 Jun 2011
27 comentários

Top 10 coisas a fazer em Estocolmo

Dicas de Viagens, Estocolmo, Suecia

Em uma cidade como Estocolomo, nao espere um super icone ou monumento reconhecivel que precisa-tirar-uma-foto-em-frente-de-qualquer-maneira, mas a cidade eh sem duvida alguma, uma das cidades mais bonitas da Europa.

E por sua vez, Estocolmo nao eh exatamente super facil de navegar nao, pois sua geografia de arquipelago significa que muitas vezes voce pode acabar ficar andando em circulos sem saber exatamente como sair de uma ilha pra chegar na outra, e as cosias ficam bem espalhadas entre os bairros e ilhas da cidade.

E nao se esqueca que Estocolmo eh uma daquelas cidades pra ser vivida, passando horas tomando uma Fika (cafe), comendo um sanduiche aberto de picles com salmao e vendo a vida passar.

Mas ao mesmo tempo, apesar de nao tao conhecidos e reconheciveis, a cidade tem alguns pontos turisticos importantes e que valem a pena serem incluidos em qualquer roteiro, seja la oque voce pretende fazer pela cidade – ate porque querendo ou nao, eles estarao logo ali no seu caminho…

Voce pode decidir fazer um intensivao e ver isso ai tudo em apenas um dia/algumas horas, ou ir espalhando ao longo de seus dias pela cidade.

Entao eu fiquei pensando quais sao os lugares que mais gostei de ver e rever em Estocolmo e quais seriam meus Top 10 da cidade. Minhas sugestoes sao essas aqui:

1 – Gamla Stan

Gamla Stan significa nada mais nada menos que “cidade antiga” e é exatamente isso que essa ilha (na verdade o nome da ilha é Stadsholmen) é – o antigo centro da cidade de Estocolmo, estabelecida no seculo 13 pelos Vikings.

E é lá que vc vai se sentir na Escandinavia mesmo! As ruas estreitas, as casinhas coloridas, as ruas de paralelepipido e as pontes que conectam a ilha a outras ilhas da Estocolmo.

A parte mais iconica da cidade é justamente sua “vista” (Slussen tem a melhor vista de Gamla Stan) e os predios da faixada da ilha, mas é aqui tambem que ficam escondidos varios outros icones da cidade (a seguir).

Entre as ruelas não perca a praça Stortorget, que pra mim é sinonimo de Suecia!

2 – Stadshuset (Prefeitura)

Uma das “heranças” mais marcantes que os Suecos deram ao mundo é o Premio Nobel que premia inovações e destaques na area da ciencia, politica, ciencia, social, etc.

E tudo isso aocntece justamente em Stadshuset, que é a prefeitura de Estocolmo.

Além de poder visitar a area e o predio da prefeitura, também é possivel conhecer o salão onde anualmente acontece o jantar de premiação do premio Nobel e o museu anexo ao predio.

3 – Kungliga Slottet (Palacio Real)

A Suecia não tem das familias reais mais conhecidas do mundo não, mas os 3 principes e princesas volta e meia povoam os tabloides com escandalos e seu lifestyle real.

Carl Philip e Madeleine encabeçam a lista dos solteiros mais cobiçados da Europa, enquanto que a herdeira da coroa, Princesa Victoria causou polemica recentemente por casar com seu namorado plebeu professor de educação fisica.

E tam tambem a Rainha Silvia, filha de pai Alemão e mãe Brasileira (e descendente da familia real Portuguesa) volta e meia aparece na midia como “a rainha Brasileira”…

Esse Palacio também fica na mesma ilha de Gamla Stan.

4 – Passear pelas Ilhas da cidade (Skärgården)

Estocolmo é um arquipelago, então cada bairro é uma ilha, e todas elas são conectadas por pontes. E é justamente isso que faz dessa cidade unica!

Ok, ok, oque não falta pela Europa são cidades com canais, ilhas e afins (Veneza, Amsterdam, Brugge e afins), mas nenhuma dessas se compara com Estocolmo!

Acho que justamente por serem ilhas e não canais, a cidade é mais “espaçosa” e aerada, as pontes mais longas e a paisagem mais apreciavel.

E por isso mesmo é justamente uma das partes mais legais de qualquer viagem a Estocolmo! Vagar sem rumo pelas ilhas e pontes…

5 – Elevador de Slussen

Eu não sei se isso entraria na lista de guias mais convencionais da cidade, mas nós descobrimos esse “elevador” por acaso na nossa primeira viagem, e a vista lá de cima é incrivel!!

Dá pra ver a cidade inteira, as ilhas, as torres, Gamla Stan, etc. Vale a pena o desvio só pela vista!

E como na nossa primeira viagem ficamos hospedados em Slussen, bem ali em frente do elevador, foi ali que comemoramos a virada do ano, de olho na contagem regressiva do relogio no topo do elevador, com uma super queima de fogos logo depois!

6 – Vasamuseet (Vasa museum)

O museu Vasa é um museu em homenagem a cultura viking Sueca e que tem uma principal atração: o navio Vasa.

O Vasa era um navio que zarpou de Estocolmo em 1628 e naufragou logo depois e ficou desaparecido por varios seculos, até que foi redescoberto semi-intacto na decada de 50, passou decadas sendo restaurandos e agora esta em exposição – sendo o museu mais visitado da Escandinavia!

7 – Design Sueco

Ok, isso não é necessariamente um ponto turistico a ser visitado, mas não dá pra ir pra Suecia e prestar atençnão no design de vanguarda deles.

E voce nem precisa ser grande entendedor de design e arte não! O design Sueco/Escandinavo faz mais parte do nosso dia a dia doque a maioria das pessoas imagina!

Pensa só em duas das marcas mais conhecidas, populares e copiadas do mundo: H&M e Ikea. Ambas Suecas e ambas mudaram como o mundo ve o design moderno.

Eu pessoalmente sou super fan das peças Kosta Boda, que fazem peças de decoração em cristal super diferentes e originais! Tenho umas 3 peças aqui em casa que fui colecionando em viagens pela Escandinavia.

8 – Storkyrkan (Catedral de Estocolmo)


A Igreja de São Nicolas, também fica em Gamla Stan no centro de Estocolmo, bem do lado do Palacio Real e é a construção (e Igreja) mais antiga de Estocolmo – considerada um exemplo autentico de construção Sueca-Gotica.

A Igreja fica meio apartadinha, mas impossivel não ver sua torre no alto de todas as vielas da cidade.

9 – Moderna Museet (museu de arte moderna e arte a ceu aberto)


O museu de arte moderna de Estocolmo fica na ilha Skeppsholmen (onde fizemos nossa sauna-barco!) e apesar de nunca ter entrado no museu, uma das melhores partes esta justamente por fora, no “Jardim Paraiso” que são esculturas coloridissimas abstratas espalhadas pelo jardim em frente ao museu!

10 – Fika Fix (a vida em estilo Sueco)

Mais um item que não é nada a ser visto nem visitado e sim experenciado…

Os Suecos são fans do “dolce fa niente” e tem capaciade de passar hooooooras com um cafe na mao, batendo papo e vendo a vida passar.

Minha amiga Sueca é a pessoa que mais bebe café que conheço e não é cha-fé como os INgleses, e nem cafezinho como os Brasileiros não… são caneconas de café forte e concentrado!

No verão o ritual Fika nos cafés estilosos da cidade é trocado por mesinhas nas calçadas ou picnic nos parques e brunch no jardim, mas o principio é sempre o mesmo!

Obviamente a cidade tem muito mais a oferencer doque essas 10 opcoes, mas pra mim essas sao as principais e mais bonitas da cidade, juntando coisas pra ver e fazer, que fazem de Estocolmo unica, na Suecia e no mundo.

 

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
27 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
27 comentários
  1. Tina - 29/06/11 - 23h37

    Oi Adriana!

    Fiquei encantada com seu blog e seu jeito gostoso e claro de escrever: Parabéns!

    Gostei muito das dicas sobre outros países/cidades e principalmente do modo como você descreve os hábitos dos lugares que visita – brilliant !

    Estou sempre em Londres pois a parte “mais importante da minha família” mora aí e me sinto em casa lendo suas super dicas.

    Mais uma vez parabéns pelo blog, pelas fotos maravilhosas e de muito bom gosto, bem como pela pessoa gentil e linda (literalmente!)que você é.

    Ganhou mais uma seguidora com certeza.

    beijo grande & take care.

    Responder
    • Adriana - 30/06/11 - 06h51

      Obrigada!

      Responder
  2. Sara - 30/06/11 - 01h17

    Cada vez me delicio mais com Estocolmo…e ja que tocou no assunto “design”, eu tinha de entrar sendo que acabei agora a minha licenciatura em Design. É a mais pura das verdades que o Design Escandinavo é uma enorme referência para nós e para o mundo mas nao é IKEA nem H&M não (embora que eu prefiro esses dois do que toda a teoria que me ensinaram xD) mas uma serie de outros nomes que sinceramente nao ficam no ouvido, mas alguns produtos enchem bem os nossos olhos.
    Desconhecia Kosta Boda e fui a correr saber quem é e o que fazem e tem toda a razão…é lindissimo, apaixonei-me pela linha com a espécie de lacre.

    Obrigada pela dica!

    Responder
    • Adriana - 30/06/11 - 06h51

      Mas mencionei H&M e IKEA não pelo design super arrojado nem nada, mas sim pelo impacto que tem no mundo e sua acessibilidade.
      Mesmo sem ter a menor ideia doque seja o design Escandinavo, todo mundo já ouviu falar ou tem alguma peça dessas duas gigantes.
      Pelo menos aqui na Europa é impossivel ver uma casa que não tenha pelo menos um movel Ikea (que outra loja de moveis tem esse alcançe?!) e não dá pra negar o impacto que a H&M tenha no mundo da moda, com sua “fast fashion” e parcerias com designers e marcas renomadas, fazendo com que design e mode de qualidade sejam ‘acessiveis”.
      E só por isso, merecem “menção de honra” no hall de designers Suecos :-)

      Responder
  3. wilma - 30/06/11 - 13h24

    Esplendorosa mesmo essa cidade e amei vê-la pelos seus olhos!! Obrigada pela carona na viagem. É tanto assim essa parte de design que eu tive uma estante q um dia um amigo me falou que era pura Suécia, ela era muito criativa e surpreendente. Como disse Dri fui procurar meu livro da Carmen Fischer para reler e não o encontrei ainda, são vários livros queridos que penso q separei na mudança e não sei onde ficaram, aí googuei e achei na Saraiva sobre a autora e ela viveu em Lund na Suécia, eu tinha dois exemplares do “Travessia” um eu dei para Denise Arcoverde do “Síndrome de Estocolmo”. Vou colocar esse país como segundo/terceiro na minha lista porque vai fazer todo sentido!! Amei tudinho que você blogou!! ah essa comemoração num barco sauna, achei o máximo!! tanto no verão ou inverno, kkkk, muito boa idéia!!! Obrigadaaaaaaa por tudo!!!!

    Responder
    • Adriana - 30/06/11 - 13h58

      Imagina! Obrigada eu!! :-)

      Responder
  4. Martha - 02/07/11 - 10h32

    Adriana! Parabéns pelo post sobre Estocolmo e pelo seu blog inteirinho, que é simplesmente uma delicia de se ler!!!! Vou citar vc e esse post maravilhoso no meu blog!! Merece!!!!! Um beijao!!!

    Responder
    • Adriana - 04/07/11 - 09h20

      Obrigada! E obrigada pelo link e pela indicacao!

      Responder
  5. […] O blog da Adri é para ser lido sempre!!! E se você planeja vir a Estocolmo, nao pode deixar de ler o post que ela escreveu sobre top 10 coisas a fazer em Estocolmo. […]

    Responder
  6. Isabela - 08/11/11 - 12h24

    Olá Adriana, parabéns pelo blog! Realmente são poucos os blogs que falam tão bem de Estocolmo em português! Eu moro aqui há dois anos e trabalho numa empresa que aluga apartamentos para turistas, então queria aproveitar para perguntar se você teria contatos em Londres de pessoas que estivessem interessadas em listar seus aptos em nosso site já que deu tudo tão certo por aqui, agora estamos expandindo! :-)
    http://www.citylivingapt.com
    Abraços

    Responder
  7. Juliana P. Galvao - 06/06/12 - 17h28

    Oi Dri,

    Vc já usou o Arlanda Express?

    Estou querendo comprar o bilhete pela internet, mas estou com uma duvida…

    Preenchendo os dados no site, até o ponto em que cheguei, ele só pede para indicar o DIA da viagem. Isto quer dizer que posso pegar estre trem em qualquer HORARIO?

    Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 11/06/12 - 08h56

      Não, nunca usei.
      Todas as vezes que fui a Estocolmo, voei Ryanair então cheguei num aeroporto diferente.
      Mas olha, esse é o tipo de coisa que eu não me preocuparia e deixria pra comprar na hora. Os trens nunca lotam e são frequentes – melhor doque ficar restringida a um certo horario e seu voo atrasar, ou vcs demorarem demais pra passar pela imigração, etc.
      Sei lá.
      Nesse ponto do planejamento, pode relaxar um pouco. :-)

      Responder
  8. livia - 09/08/12 - 23h43

    oi!
    gostaria de saber quanto um mochileiro precisa para passar dois dias em estocolmo?e qual a melhor localização para ficar hospedado e se vc conhece algum hostel q seja facil a locomoção na cidade
    obrigada
    Lívia

    Responder
  9. FRANCIMEIRE - 17/10/12 - 14h43

    Estou programando as minhas férias para junho de 2013 e uma das cidades escolhidas é estocolmo. Me programei para passar 04 dias lá. qual o melhor local pra ficar? tem dica de hotel mais em conta?

    Responder
  10. Luciana Misura - 06/08/13 - 21h20

    Dri, não estou conseguindo achar a localização desse elevador em Slussen, você sabe o endereço ou o nome em sueco pra eu tentar localizar?

    Responder
    • Adriana Miller - 06/08/13 - 22h57

      Oi Lu,
      Perguntei pra minha amiga Sueca :-)
      Se chama Katarina Elevator (em Sueco é Katarinahissen) A vista da cidade antiga (Gamla Stan) lá de cima é linda!

      Responder
  11. Luciana Misura - 07/08/13 - 18h22

    Valeu, achei com esse nome e coloquei no meu mapinha agora :-)

    Responder
  12. Augusto Souza - 19/02/14 - 23h21

    Oi, passarei pela Suécia durante uma viagem e gostaria de saber se você acha que existe outra cidade que realmente eu precise conhecer, ou só Estocolmo já seria suficiente?

    Responder
    • Adriana Miller - 20/02/14 - 10h35

      Eu pessoalmente so conheco Estocolmo, entao nao sei dizer com certza se outras cidades sao tao imperdiveis quanto…

      Responder
  13. Marivane - 17/04/14 - 02h00

    Estou saindo de viagem no próximo dia 05 de maio 2014, e adorei as tuas dicas, esta tudo anotadinho e se eu tiver alguma duvida procuro aqui..valeu.abrço

    Responder
  14. Regina Abreu - 30/06/14 - 08h09

    Adorei suas sugestões! Foram muito úteis! Obrigada!

    Responder
  15. Regina Abreu - 30/06/14 - 08h09

    Adorei!!! Suas sugestões foram super úteis! Obrigada!

    Responder
  16. Bruno Sgromo - 06/12/14 - 13h44

    Oi Adriana tudo bem? Adorei seus posts, me ajudou bastante a esclarecer algumas dúvidas. Assim como você, amo viajar por este mundo afora. Tem bastante lugar que pretendo visitar e que vc já conhece e é claro que vou olhar em seu blog as dicas. Parabens!!! Se vc tiver instagram com fotos da viagem me add la brunosgromo.
    Valeu

    Responder
  17. Deise Carvalho - 22/03/15 - 20h07

    Oi, Adriana, gostei de seus comentários sobre Estocolmo. Quantos dias é necessário para poder conhecer, não tão a fundo o local? Estarei vindo da Finlândia e não terei muito tempo. Em 03 dias seria razoável? Obrigada pela atenção

    Responder
    • Adriana Miller - 23/03/15 - 09h29

      Sim, 3 dias na cidade seriam ‘otimos!
      Claro que isso tambem depende da epoca do ano… no verao os dias sao eternos e da tempo de fazer muuuuuita coisa por dia. Ja no inverno, o “dia” se resume a 4 ou 5 horas de luz por dia, entao seriam precisos mais dias por la pra conseguir ver bastante coisa.

      Responder
  18. Gisele Almeida - 08/07/16 - 10h21

    Olá Adriana,
    amei as dicas. Moro em Estocolmo desde 2012 e continuo me surpreendendo com essa cidade, que além de linda tem atrações incríveis.
    Espero que você volte em breve!
    Abraços
    Gisele

    Responder
  19. […] blogueiros pensam de Estocolmo, e a Adriana Miller, do blog Dri Everywhere, tem uma lista com top 10 coisas para fazer em Estocolmo. E eu concordo com as […]

    Responder