06 Jul 2011
12 comentários

O sol da meia noite….

Dicas de Viagens, Islandia, Vatnajokull

Na sequencia do nosso rolé pelo Circulo Dourado (que fica na direção nordeste da Reykjavik) dirigimos na direção sul e depois seguimos na “ring road” 1 até nosso destino final: o Parque nacional onde fica a maior geleira da Islândia, o Vatnajokull, que também é a maior geleira da Europa e a maior geleira do mundo fora das regiões articas.

Aviagem foi longa, e nós sabíamos que seria cansativo. Mas as estradas são boas, não tem transito nem escuridão pra nos preocupar, então fomos seguindo, seguindo….

Por causa da caravana, sabiamos que se batesse o cansaço, era só parar e passar a noite onde quiséssemos.

Oque a gente não sabia é que íamos passar por uma das paisagens mais loucas do mundo!

Logo depois que ultrapassamos a “cidade” Vik (entre parenteses, porque a metropole tem apenas 300 habitantes… mas é a maior da região sul na ilha!) a paisagem se transformou!

Chegamos então na região do Eldhraun, que fica entre Vik e Kirkjubaejarklaustur, que nada mais é do que um enorme campo de lava que esfriou em movimento!

Muito surreal! E nesses de anos a erosão ainda não mudou a paisagem, e a unica coisa que cresce durante os meses de verão é lodo… a região é relativamente nova, e só foi criada em 1783 depois da uma das erupções mais catastróficas da historia recente.

Então dá pra ver direitinho o relevo da lava, e dá pra ver nitidamente as “bolhas” de lava que secaram o ar! Fascinante!

Você se sente andando (dirigindo no caso…) no meio de uma erupção… então fizemos varias paradas no meio da estrada pra tirar fotos (e videos!), oque atrasou bastante nossa viagem…

O objetivo final do nosso dia era conseguir passar a noite no camping de Skaftel, bem na entradinha do Parque Vatnajokulpjodgardur, e a verdade é que apesar do cansaço e das horas que iam avançando, não dava pra parar o carro e dormir no meio de Eldhraun…. e quando passamos por Kirkjubaejarklaustur não vimos nenhum camping nessa cidadezinha de 160 habitantes…. então seguimos viagem.

Mas valeu a pena!

Quando estacionamos nossa caravana em Skaftel as 11:30 da noite, assistimos a esse por do sol aqui ó!

O ceu mais cor de rosa do mundo!

Apesar do cansaço, a cena foi hipnotizante demais…

E logo depois da meia noite, o sol comeou a subir no horizonte de novo!

Entao em cerca de meia hora vimos um por do sol incrivel, que instantaneamente se transformou em nascer do sol!

 

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. Sara - 06/07/11 - 21h46

    Realmente, há coisas que uma pessoa às vezes nem imagina que podem acontecer.

    Uma perguntinha à parte: uma vez que mora em Londres há uns bons anos e sabe bem como funciona o mercado de trabalho aí…o que é que sabe sobre os estágios ou trabalho para recém-licenciados? Em Portugal, apesar da crise, ainda é possível ter um estágio remunerado, através do IEFP ou da propria empresa. Como funciona em Inglaterra?
    Eu licenciei-me recentemente e gostava muito de me mudar para Inglaterra, mas se não tiver qualquer fonte de rendimento, fica complicado!!

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h21

      Aqui em LOndres existem estagios, mas geralmente sao programas curtos, de apenas algumas semanas durante o verao, e quase sempre sao nao-remunerados.
      Como vc eh recen-licenciada, a melhor opcao seria tentar entrar num programa de “Graduate” de alguma empresa/banco, pois sao os unicos tipos de estagio e programas de trainee que sao remunerados por aqui.

      Responder
      • Sara - 07/07/11 - 14h18

        A sério!? E como é que isso funciona? Onde é que eu posso encontrar isso? Eu calculo que banco não seja área para mim, visto que me licenciei em Design.
        Neste momento Portugal não tem NADA a oferecer e quero sair daqui. E Londres é sem dúvida uma cidade onde eu adorava morar e trabalhar.

        Responder
        • Adriana - 07/07/11 - 14h32

          Hum… nao conheco nenhum site especifico, mas tenta Googlar “Graduate program” ou entao “graduate jobs” pra ver se vc acha alguma coisa.
          Nas empresas que eu trabalhei aqui que tinham programas de Graduate, geralmente em um departamento especifico pra Graduate Recruitment e fazm acoes de recrutamento diretamente nas universidades… (mas sempre bancos, entao nao sei oque seria o equivalente na sua industria)

          Responder
  2. aline - 07/07/11 - 00h49

    Dri, show demais! Os posts da Islândia estã tão bons qto eu imaginava!
    Agora, uma pergunta: como foi dormir no carro com essa claridade?
    Esse post me fez lembrar um filme do Al Pacino que era um policial investigando um crime em uma cidade no extremo norte e o maior empecilho era o sono, ele não conseguia dormir por causa da claridade, o corpo não descansava.

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h20

      Nos falamos desse filme o tempo todo!
      Mas dormir foi mais facil doque imaginava… Na verdade a caravana tinha cortinas nas janelas, que vedava um pouco a sensacao de “sol na cara”, e nos dois compramos aquelas mascaras de domir antes de viajar. Entao a claridade nao nos afetou em nada.
      O dificil era entrar no clima “Ok, hora de dormir” pq seu corpo cansa, mas sua cabeca fica a mil achando que sao 3 da tarde quando sao na verdade 10 da noite! Mas assim que vc deita pra dormir, a gente desmaiava imediatamente!

      Responder
  3. Ana - 07/07/11 - 05h51

    Simplesmente demais, as fotos estão lindas..as do Aaron tb..!!!!Parabéns!!!Nossa , acho que muitas pessoas não faziam idéia do quanto a Islândia é linda, mesmo com toda essa adversidade de clima, lugar…acho que foi uma das viagens mais surpreendentes que vcs já fizeram. Estou louca para ver os vídeos …

    Responder
  4. isabel Moura - 07/07/11 - 08h26

    Paisagens inacreditáveis…
    E o pôr e nascer do sol então….uauuu…ceú lindo demais.
    Dormir ali, com esse espectáculo…romântico demais!;)

    Responder
  5. Flavia Mariano - 07/07/11 - 15h25

    Dri,

    esse não é o meu tipo de viagem, mas quando vi esse céu rosa meus olhos ficaram molhados. Emocionante ver cmomo a natureza pode produzir efeito tão maravilhosos. Não sou fã de aventuras assim, mas adoro acompanhar as suas.

    Beijos

    Responder
  6. Denise linde - 29/05/12 - 14h59

    Parabens sou fa das aventuras,sempre pesquiso qdo vou viajar….estou indo a Islandia dia 11 de junho por 7 dias….qual seria o mais legal de rodar…e sera facil conseguir alojamentos.emuito frio que tipo de roupa se usa no dia dia pois depois vou para moscou,…..6 dias….antes na chegada fizemos 5 dias de cornwall,aceito sugestoes…..muito obrigada duvida e facil locomocao do aeroporto de moscou ao centro…podes sugerir alguma zona ou hotel em moscou e st petesburg….valeu

    Responder
    • Adriana Miller - 29/05/12 - 15h37

      Oi Denise,
      Todos esses posts já existe aqui no blog.
      Por favor dê uma olhadinha nas categorias de Moscou e Russia e Islandia, e também já fiz varios posts especificos sobre como se vestir no inverno e no frio.

      Responder
  7. Marta FG - 28/11/12 - 16h50

    Vou tb ler seu post sobre como se vestir no Inverno…

    Responder