15 Aug 2011
7 comentários

Viajando pelo Báltico: ônibus

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Estonia, Letônia, Lituânia

A maneira mais facil, econômica e rápida de viajar entre os países do Báltico é de ônibus.

As distâncias são relativamente curtas e as estradas boas. Se você preferir alugar um carro também pode ser uma boa (não esqueça de alugar um GPS!).

Algumas rotas são possiveis em trem (que tem uma qualidade ok, e preços baixissimos), mas de maneira geral a malha ferroviaria dos Balticos foi totalmente destruída durantes as guerras, e nunca mais reconstruídas pelos Russos, que acabaram usando o pouco que sobrou pra outras coisas e roteiros.

Então no nosso caso, depois de fazer alumas pesquisas, realmente decidimos que era muito mais pratico e confortavel viajar de ônibus, usando as rotas da Eurolines que combrem a região do Báltico através da empresa Lux Express.

Os onibus são super confortáveis, as linhas bem compreensivas, muitas opções de horarios todos os dias, o ano todo (até mesmo durante o inverno rigoroso da região) e preços muitos bons.

Nossa viagem entre Vilnius e Riga, que durou cerca de 4,5 horas custou apenas 13 Euros.

Você pode deixar pra comprar sua passagem na hora, direto na estação de ônibus de qualquer uma das cidades cobertas pela Lux (veja a lista completa aqui), ou então comprar on line, se quiser já garantir seu lugar e não correr o risco de não conseguir passagem (mas nós viajamos no auge da alta temporada, numa sexta feira e ainda assim nosso ônibus tava vaziiiiio…).

Para comprar on line, basta clicar AQUI, selecionar o ponto de saída e de chegada, a data que você quer viajar e o numero de passageiros (não tem opção em portugues, mas você pode fazer sua reserva em Inglês, caso não saiba ler Letão, nem Lituano, nem Russo nem Polonês!)

Você verá os horários de saída e de chegada e o preço correspondente por pessoa. O preço final pode ser pago com cartão de credito ou débito, e você recebe instantanemanete no seu e-mail uma confirmação com o seu ticket, que vcê tem que imprimir e levar com você na viagem – essa será sua passagem, portanto se esquecer já era!

E se você quiser esticar sua viagem do Baltico até a Finlandia, a melhor opção é cruzar o golfo entre Tallin e Helsinki de barco – mais dicas aqui.

 

Adriana Miller
7 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

7 comentários
  1. Sara - 15/08/11 - 12h58

    Adoro estas dicas tão práticas :)

    Responder
  2. Juliana - 30/08/11 - 18h55

    Vocês são um casalzinho muito fofo. Um graça. Quem me dera ter tempo (ah, essas crianças!) para poder viajar um monte assim. Beijão

    Responder
  3. Marcus - 28/07/12 - 03h39

    Pretendo começar minha viagem por Estocolmo, indo de barco a Helsinque e depois São Petesburgo e, fazer Tallinn, Riga e Vilnius de ônibus. Tenho 15 dias. É viável? Quais sua opinião? Quantos dias deveria dedicar às capitais Bálticas?Obrigado.

    Responder
    • Adriana Miller - 28/07/12 - 09h58

      6 paises em 15 dias?!
      Não é viavel não, a não ser que você só passe na porta de cada uma… Mas se voce se focar apenas nos paises balticos, a viagem já fica mais viavel.

      Responder
      • Marcus - 28/07/12 - 15h40

        Obrigado pela resposta Adriana. É que ficou receoso em não ter o que fazer em 15 dias na Lituânia, Estônia e Letônia. Vi que você não gastou mais de 5 dias para esses países ou estou errado?

        Responder
        • Adriana Miller - 30/07/12 - 12h13

          Entendo sua preocupacao, mas voce precisa de pelo menos uns 2 ou 3 dias pra cada uma desses paises, e considere mais 1 dia perdido de translado entre um e outro, e recomendo no minimo uns 4 ou 5 dias pra ver bem Estocolmo. Soh nisso ja lotou seus dias de ferias, e nao esqueca que cada vez que voce chega a um lugar voce sempre acaba descobrindo novas coisas e tal e eh bom ter um pouco de flexibilidade.

          Russia e St Petersburg merecem uma viagem a parte. A viagem eh longa, a fronteira eh burocratica (mesmo sem visa) e nao eh uma viagem “facil” que da pra fazer correndo em um par de dias. Voce corre o risco d enao aproveitar e curtir nenhum deles, entao nessas horas eh melhor fazer uma selecao inteligente entre oque vc quer fazer e oque da pra fazer realisticamente.

          Responder
  4. Joana - 23/08/16 - 12h29

    Usei esta dica quando viagem entre a Letonia e a Lituania e foi fantastico. Os autocarros tinham ecra (tipo aviao) onde podiamos escolher filmes e internet gratuita. Muito bom!

    Obrigada pelo blog fantastico

    Responder