A quase 1 ano atrás, quando começamos a planejar a viagem a China, tínhamos dois lugares que não podiam faltar na nossa lista: a muralha da China e os Guerreiros de Terracota.
E acho que essa é a mesma listinha de todo mundo que planeja uma viagem a China, e realmente não tem como negar que realmente são dois dos principais atrativos do turismo na China – sim, a China tem muito mais a oferecer, mas eles são icônicos, únicos e milenares!
A grande dificuldade foi conseguir encaixar Xi’An (a cidade “base” dos Guerreiros) no nosso roteiro, pois eu sempre tive a impressão de que Xi’An ficava nos arredores de Pequim e poderíamos facilmente fazer um bate e volta a partir da capital, visitar os Guerreiros e votar pra casa.
Mas não. Xi’An fica completamente fora de mão, bem no centrão norte da China, e a pela menos 14 horas de trem de Xangai e umas 10 horas de trem de Pequim. Então nosso bate e volta foi rapidamente descartado.
Então dá-lhe remarcar datas de hotéis, pesquisar voos e trens, e encaixar um dia por fora do nosso roteiro inicial pra conseguir incluir a atração que foi um dos principais motivos que nos levou a China.
Inicialmente tínhamos planejado pegar um trem noturno de Xangai a Xi’An, e depois de muita pesquisa e paciência consegui desvendar o mistério das viagens de trem pela China: passagens não são vendidas on line, apenas direto na estação e só entram a venda 10 dias antes da viagem, e a preferência sempre será dos Chineses – estrangeiros só podem comprar passagens de primeira classe ou as passagens que “sobrarem”. Então a opção escolhida pela grandíssima maioria dos estrangeiros é comprar passagens de trem via agências, que literalmente manda um ChinIes pra fila por você. O preço sai um pouco mais caro, mas como não teríamos tempo de sobra, e não estaríamos na China com tempo hábil pra esperar na fila 10 dias antes, recorremos a agência “China Trip Advisor” (lidei o tempo todo com o Alex Ren & Yongmei Chen – ótimos, recomendo!).
Eu estava animadíssima de viajar de trem na China (principalmente depois da nossa viagem de trem noturno no Egito, que foi o máximo!), mas não foi dessa vez. Dez dias antes da data que seria nossa viagem entre Xangai e Xi’An (estávamos em Bali a caminho pra Cingapura) o Alex me mandou um e-mail avisando que as pasagens já estavam esgotadas e eles nem chegaram a abrir passagens para estrangeiros…
Fiquei decepcionada, mas rapidinho achei umas passagens baratinhas de ultima hora da China Eastern entre Xangai e Xi’An (já falei sobre as cias aéreas de baixo custo da Asia aqui), adicionamos uma noite de hotel e pronto! Tudo resolvido!
Mas voltando aos Guerreiros de Terracota, organizamos uma guia + motorista diretamente com o nosso hotel (Agencia China CITS, e-mail: China_cits@hotmail.com), na noite que chegamos em Xi’An (depois adiciono os detalhes, nos próximos posts), pois apesar de Xian sera a base, o sitio arqueológico onde os Guerreiros foram encontrados e estão expostos fica a cerca de 1 ou 2 horas de distância do centro de Xian.
Visitar o Exercito de Terracota foi uma das experiências mais emocionantes da vida! Tudo é muito maior e muito ais impressionante do que jamais imaginei!
As estátuas que compõem o Exercito estão atualmente expostas em galpões, que foram construídos literalmente em cima das cavernas onde eles foram encontrados, por acaso em 1974 por um fazendeiro da região.
E a história por trás é fascinante! Segundo a nossa guia, estima-se que existem mais de 300.000 estátuas ainda enterradas, e hoje em dia apenas cerca de 6.000 estátuas desenterradas e expostas – algumas já reconstruidas e restauradas, e outras tantas ainda em cacos pelo chão.
Os arqueólogos e historiadores trabalham nos galpões 7 dias por semana, e cada Guerrilheiro demora cerca de 6 meses para ser restaurado e fica pronto para ser exposto!
O mais impressionante é que os Guerreiros são uma parte pequena do que ainda está por vir!
Eles são apenas uma parte da coleção de peças construídas pela Imperador Qin Shi Huang (que foi o primeiro Imperador da China Unificada, expulsou os bárbaros da Mongólia e deu início as Dinastias Chinesas que dominaram a Ásia pelos 1000 anos seguintes) na construção de seu mausoléu.
Me lembrou demais o esquema das pirâmides e sarcófagos Egípcios, e o Imperador Qin (se fala “Tchin”) queria garantir seu poder, fortuna e segurança durante sua vida eterna.
Então durante várias décadas de sua vida ele ordenou que cada soldado de seu exercito tivesse uma estátua de terracota moldada a sua imagem – e portanto cada um dos (estimaods) 600.000 soldados de terracota são absolutamente únicos e individuais.
As feicões são diferentes, o cabelo é diferente, a altura, o peso (alguns são bem magrinhos, outros mais gordinhos e barrigudos), alguns são bem jovens, outros mais velhos e com rugas. Até a dobra das roupas e os fios de cabelo!!
Alguns estão de pé, outros ajoelhados ou fazendo sua pose de guerra. E todos estão vestindo seu uniforme de acordo com seu escalão no exercito do Imperador Qin, e foram até mesmo organizados dentro das cavernas de acordo com sua hierarquia de combate.
O Exército de Terracota também conta com todo material de apoio, afinal nunca se sabe quando a próxima guerra do além vai começar, então o Imperador também mandou construir armas, carruagens, cavalos, tendas de acampamento, cozinha, enfermaria e tudo que se pode imaginar!
E o Exército (a única parte do Mausoléu já escavada e descoberta) foi enterrado e posicionado ao redor do sarcófago do imperador, que segundo as leis do Feng Shui fica no alto de uma montanha, voltado para a agua, cercando todo o perímetro que protegeria o Imperador durante possíveis distúrbios em seu sono eterno, obedecendo a hierarquia e formações de guerra.
Por enquanto apenas 4 seções do exército foram escavadas, devido a seu estado de deterioração – originalmente as estátuas eram todas coloridas, pintadas com pigmentos naturais, fazendo com que cada guerrilheiro fosse o mais real possível. Mas depois de mais de 2.000 anos protegidos sob a terra, instantes após sua escavação, as cores oxidaram e todos perderam suas características originais.
Portanto o governo Chinês não autorizou que mais nenhuma parte do mausoléu fosse aberta, até que exista uma tecnologia que possa preservar as cores naturais das estátuas.
E o mais legal?! Não só ainda faltam milhares de estátuas a serem descobertas, os arqueólogos ainda nem sequer abriram o sarcófago do Imperador, que hoje em dia eles já sabem exatamente onde fica, e já conseguiram identificar as muitas cavidades subterrâneas e tesouros escondidos lá dentro (além de que o Imperador deixou tudo documentadinho sobre oque ele estava levando na mala pra a vida eterna, então tanto o governo quanto historiadores já sabem que oque esta por vir será revolucionário!).
Mas estima-se que o governo Chinês não vai autorizar a abertura do Sarcófago por muitas outras dácadas, enquanto ainda estão tentando desenvolver algum tipo de tecnologia que permitirá a escavação sem danificar nem deteriorar os tesouros enterrados lá em baixo!
Minha única esperança é que essa tal de tecnologia surja logo, preferívelmente nos próximos 40 a 50 anos (será que ainda consigo viajar com 80 anos…?!) para que posso ver o sarcófago com meus próprios olhos!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Que espectáculo Adriana!!! Confesso que não conhecia… Obrigada pela partilha. Sem palavras mesmo!!
O seu blog é puro serviço público! Obrigada!!
Um beijinho
Obrigada!
Genial! Um dos meus sonhos de viagem, sabia?
Também era o meu!
Acho que de todo mundo, né? :-)
Também acho que ir a Xian é indispensável, mesmo que seja meio complicado. Quando visitei a exposição itinerante dos Guerreiros de Terracota – aí em Londres mesmo -, fiquei curiosíssima em relação ao conteúdo do sarcófago do imperador! Também torço pra que esses avanços tecnológicos cheguem a tempo de a gente ver o que tem lá…
Eu não fui nessa exposição, me recusei! :-)
Sempre sonhei em ir a China e sabia que eles seriam um dos pontos altos da viagem, e não quis “trapacear” e ve-los fora de seu habitat natural… heheheh
E valeu a pena!
O impacto de ver as estatuas pela primeira vez é incrivel!
Ah, eu não tinha – ainda não tenho, é verdade – perspectiva de ir à China. Fiquei foi feliz com a coincidência de estar em Londres durante a exposição, porque tinha ficado morrendo de vontade de vê-la quando passou por São Paulo, mas não deu. Agora, ver tooooodos os guerreiros no seu habitat, não tem comparação!
Demais Dri!!! Eu tbm fui a Xian e adorei, ver os guerreiros é uma das coisas que não tem preço e igual está na muralha da China. Todo mundo tem que ir!!! Eu ainda quero voltar na China, pois existem muitos lugares maravilhos. Parabéns pela viagem.
Minha viagem dos sonhos! Sempre tive o sonho de conhecer a muralha da China, pois sempre me choquei com a sua grandiosidade e queria me sentir parte disso, estando lá! Mas a história dos guerreiros de Terracota não conhecia e fiquei mais fascinada ainda pela China!!!!Adoro o seu blog, principalmente os posts sobre as viagens “exóticas”!!!
Obrigada!
Tem mais “exotismo” vindo por ai! :-)
Lindo demais!!!!!!!!!! Nao tem jeito: viagem p/ China tem que incluir Xian!
Céus! Que lindo! Não imaginei que fosse tão lindo assim! Obrigada por compartilhar! Acabei de sentir uma invejazinha (da boa) de você! Também quer ir lá ver com meus próprios olhos!
Nossa, muito legal!!! Sempre achei que não era permitido tirar fotos, que bom que pode!! Mas adorei tudo, a história e as fotos. Agora só falta programar a viagem.
Pode siM!
So nao pode tocar, nem chegar perto, pois eles ficam la longe da gente, dentro dos galpoes.
Eh importante tem uma camera boa, com um zoom potente, pra conseguir ficar bem pertinho deles e fotografar (e enchergar, ja que sou meio zureta pra longe) os detalhes de cada estatua!
Oi Adriana,
Você reparou que o Google Friend Conect está fora do ar no seu blog? Eu reparei isso no meu blog e procurei saber: li que agora somente os blogs que estão na plataforma blogger tem direito ao uso desse widget. Entrei no seu e de outros amigos que usam a plataforma wordpress e de todos esa assim (um retângulo de borda cinza em branco!). Se souber como faz para voltar eu te aviso.
Bjs,
Viviana.
Eu ja te respondi pelo Twitter, mas obrigada pelo aviso!
É claro que eu já tinha ouvido falar sobre os Guerreiros de Terracota, mas não sabia muita coisa sobre eles. Acho que porque uma viagem à China sempre foi um plano muito vago para mim. Mas agora que vi mais fotos e conheci a história, fiquei fascinada! Imagino a emoção de estar frente a frente com as esculturas! Lindo!
Já está ficando meio humilhante… Já não basta esse monte de lugares bacanas que você viaja, agora vem com fotos cada dia mais incríveis!!! rsrsrs
Adorei.
China ainda em 2012, eu quero!!!
:-)
Como ja diria a boleia do caminhao: Uma imagem vale mais que mil palavras!
Parabéns! Este deve ser o melhor post/reportagem que eu li sobre os Guerreiros de Terracota. As fotos com certeza são as melhores.
Se antes já tinha vontade de conhecer, agora estou contanto os dias.
bjs
Neda
Obrigada Neda!
Nossa Adriana, é o máximo mesmo. Há alguns anos vi essa exposição (eram réplicas em tamanho real) em São Paulo. Incrível, imagine ao vivo! Abraços.
Olá Adriana,
Faz tempo que não vejo as novidades por aqui. Difícil, mas nesse post você se superou! Não só pela viagem (que vou ler em capítulos) como pela “matéria” digna de National Geographic. Fotos como sempre maravilhosas! E essa sensação de ver com os próprios olhos é simplesmente inexplicável.Como diria Cazuza – Só entende quem namora!
Parabéns!
Vendo essas estátuas de guerreiros assim, me lembra muito o filme A Mumia 3.
Quem já viu sabe do que to falando! =)
Após ler esse post já imaginei a Dri c/ seus 80 aninhos e blogando, talvez mude o meio de postagem, mas enfim falando da descoberta do mausoleu do imperador kkkk :D
Já pensou?!?!?!
TOMARA!
Muito impressionante!! desconhecia toda a história por trás dos guerreiros…
Incrível! Já subiu muito muito na lista de sonhos de viagem. Pior que pra aumentar o desejo, meu prof de economia não para de falar na China. Ta dificil viver! hehehe
bjs,
Também como você meus sonhos de China sempre foram Guerreiros de Terracota e Muralha. Agora com passeios pelos blogs de turismo já sei que tenho muitas muitas coisas pra ver.
Post ótimo para conhecer mais e as fotos estão muito boas!
Sabe que quando era criancinha vi um programa sobre os guerreiros de terracota e nunca tirei da cabeça! Teve exposição em Houston mas não estava lá, foi entre duas viagens. Mas enfim guardei na cabeça lugares de sonhos desde criança, dos documentários, programas de TV, revistas e tenho que conhecer todos! Sabe que vou até escrever.
Esse sempre foi um dos meus sonhos, e a vontade só aumentou quando vi uma exposição em Paris sobre eles há alguns anos! Mas tenho amigos que foram à China no ano passado e ficaram um pouco decepcionados pois só puderam avistar de MUITo longe. Vi que vc comentou algo acima que eles ficam longe mesmo…
Para vcs não interferiu em nada na emoção? Outra questão foi que eles tb comentaram que na cidade proibida os visitantes só podem ficar andando ao redor, mas nenhum dos prédios é aberto à visitação. essa informação confirma?
Agradeço desde já
Sim, é longe, mas não fica tão distante assim que vc mal consiga ver… e voce pode andar pelos galpões, então alguns ficam mais perto e outros ficam mais longe. Alem de ter uma area de exposição, onde algumas estatuas ficam expostas bem pertinho, tete-a-tete mesmo, então dá sim pra se emocionar bastante!
E isso da cidade proibida é verdade sim. Voce pode perambular a vontade pelos jardins, e alguns palcios tem janelas abertas, então voce consegue ver o interior, mas não pode entrar em nenhum dos templos e palacios.
Mas sinceramente, os jardins sao tao deslumbrantes, e o exterior dos palacios é muito mais bonito e interessante do que os interiores (pelo menos dos poucos interiorires que vimos), então poder ou não entrar em todos eles não fez a menor diferença.
[…] fazendeiro descobriu a localizacao secreta do mausoleu do Imperador Qin e apresentou para o mundo os Guerreiros de Terracota – e desde entao, ano apos ano Xi’An eh inundada por turistas – que de passagem – veem ver as […]
[…] 206 A.C. pelo Imperador Qin, o mesmo que também construiu seu mausoélo e construiu o exercito de Guerreiros de Terracota! Mas ao longo dos quase 1000 anos seguintes a muralha foi re-construida, reforçada e expandida por […]
[…] Quer saber mais sobre os Guerreiros de Xi’an, desta vez os originais? Tem esse post bem legal no DriEverywhere. […]