10 Apr 2012
25 comentários

Xi’An: a Historia milenar da China do seculo XXI

China, Dicas de Viagens, Xian

Depois de nos encatarmos por Hong Kong, Macau e finalmente cair de amores por Xangai, eu tinha criado uma imagem super romantica da China, onde tudo eh lindo, moderno e funciona super bem. As ruas sao limpas, as pessoas sao sempre simpaticas e educadas, e os menus sempre tem traducao em Ingles!

Ate que… chegamos em Xi’An!

Apesar de sua localizacao geografica la no centrao da China, Xi’An esta longe de ser o fim do mundo: essa “cidade pequena do interior” de apenas 7 milhoes de habitantes entrou no mapa turistico em 1974 quando um fazendeiro descobriu a localizacao secreta do mausoleu do Imperador Qin e apresentou para o mundo os Guerreiros de Terracota – e desde entao, ano apos ano Xi’An eh inundada por turistas – que de passagem – veem ver as estatuas com seus proprios olhos.

O encanto de Xi’An nao acaba por ai, mas nao eh a toa que a grandissima maioria dos turistas que incluem a cidade em seus roteiros o fazem apenas de passagem mesmo, seja em um torturoso bate e volta desde de Pequim, ou usando alguns dos muitos pacotes de viagem que incluem uma visita rapida aos Guerreiros e ocupam o resto do dia visitando restaurantes, lojas de Jade e cha e dancas tipicas pega-turista.

Quando comecei a pesquisar sobre a cidade, sabia que nao teriamos muito oque fazer por la, e a intencao sempre foi realmente fazer uma pit stop estrategico entre Xangai e Pequim. E nao me conformava com as opcoes de passeios para ver os Guerreiros, e o tanto de “tapa buraco” que tais excursoes ofereciam. Depois de desembarcar na cidade, nao tive como conter a sensacao de que a verdadeira intencao provavelmente eh pra “esconder” a cidade de Xi’An!

Mas oque tem de errado com Xi’An? Na verdade nada.

A primeira cosia que nao tem como nao reparar – e se assustar – eh a poluicao.

Mas e nao estou falando da poluicao que vemos em Sao Paulo ou Londres nao – a poluicao eh tao palpavel (e cheiravel!) que quando desembarcamos do aviao nos pensamos que o Aeroporto estava pegando fogo!

Nuvenzinhas de fumaca, um cheiro de queimado esquisito… mas como ninguem parecia assustado, nao ouvimos alermes e nem vimos bombeiros, pegamos nssas bagagens e seguimos em frente.

Na estrada a caminho da cidade a mesma coisa… Nosso taxista nao falava uma unica palavra em Ingles entao nao tinhamos como perguntar de onde vinha aquela fumaca fedida… Mas ficamos debatendo que com certeza a cidade deveria estar passando por alguma fase de incendios ou algo parecido.

Ate que no hotel perguntamos pro recepcionista e ele confirmou: eh a poluicao mesmo! E aparentemente demos sorte de ter pego uns dias de tempo bom!

No dia seguinte, quando fomos visitar os Guerreiros de Terracota pudemos ver o desastre ecologico a luz do dia – a previsao era de ceu claro e ceu azul, mas a cidade estava inteira envolta numa fumaca de poluicao.

A guia que nos acompanhou aos Guerreiros mais uma vez confirmou que Xi’An eh sempre assim, e realmente demos sorte de pegar uns dias de “tempo bom” por la (afinal, dava pra ver o “sol”!!)!

Depois de algumas horas nos acostumamos com o cheiro e a sensacao de “fumaca”, mas nao da pra imaginar oque seria morar numa cidade industrial da China como Xi’An!

Outra coisa que me chamou a atencao em Xian foi o fato de finalmente ver uma China mais… Chinesa – assim mesmo, com todo preconceito que muitas vezes a palavra traz.

Muita, muita gente nas ruas. O tempo TO-DO!

Placas em Ingles praticamente inexistentes, muito engarrafamento (a cena cruzando a rua no meio dos carros no video da China foi la em Xian, depois de mais de 10 minutos plantados na calcada, decidimos arriscar!), ausencia total de organizacao. Sei la, aquela senscao claustrofobica de tudo-ao-mesmo-tempo-agora!

Mas ao mesmo tempo nao queriamos simplesmente nos enfiar num onibus de turismo, dar uma passadinha nos Guerreiros (que ficam bem fora da cidade, a cerca de umas 2 horas) e passar o resto do dia caindo em armadilhas turisticas – queriamos explorar Xian! Por bem ou por mal…

Entao depois de passar a manha toda nos Guerreiros, voltamos pra Xian e resolvemos sair pra desbravar a cidade!

Ficamos hospedados bem no centrao, dentro da muralha, numa localizacao otima! (proximo post falo do hotel com calma)

Nao tivemos problema algum em andar ao Deus dara pelas ruas de Xian, e a verdade eh que numa cidade tao “Chinesa” ficamos foi espantados como ninguem nos dava bola alguma… Depois das experiencias que tivemos em paises como Egito, India, Macau e Bali, achei que logo numa cidade tao desprovida de turistas nos dois seriamos a sensacao de Xian…! Que nada!

Ninguem nem olhava pra gente, passamos a tarde toda completamente invisiveis, sem sermos incomodados, sem nos sentirmos inseguros nem nada! Uma maravilha!

Almocamos, jantamos e pedimos informacoes na base da mimica e sempre aparecia alguem disposto a ajudar com uma ou outra palavra em Ingles. Andamos pra cima e pra baixo com cameras no pescoco sem chamar atencao e achei super facil andar pelas ruas organizadas da cidade.

E conseguimos fazer tudo que queriamos!

Apesar de que hoje em dia Xi’An eh famosa por ser a cidade base para visitar os Guerreiros de Terracota, a cidade na verdade tem uma historia milenar, onde durante muitos seculos foi a cidade base e capital da Dinastia Qin, a primeira Dinastia e Imperador realmente Chines e que dai pra frente moldou a historia da China que conhecemos ate hoje!

E o legado da Dinastia Qin nao esta apenas nas estaturas dos soldados de barro nao!

Foi tambem o Imperador Qin que encomendou a construcao da Muralha da China (cenas dos proximos capitulos!) e transformou Xian numa das principais cidades do Oriente.

Hoje em dia pouca coisa sobrou da epoca Imperial, as oque ainda esta por la, eh realmente impressionante!

A principal atracao da cidade eh sua muralha medieval. Nao, nao eh nenhuma parte da’quela Muralha, mas digamos que foi um bom ensaio!

Xian tem a maior e mais bem conservada muralha medieval da China, cercando todo centro da cidade, com mais de 10 metros de altura e uns 5 metros de expessura!

Na falta de parques, os Xianenses tiram bom proveito de sua muralha – passeios, festas, comemoracoes (quando estivemos la a cidade estava se preprarando para as comemoracoes do Ano Novo Chines) e a atividade principal sao as bicicletas!

A muralha eh tao larga, e sao tantos quilometros de extencao continua, que eh possivel alugar uma bicicleta la em cima e dar uma volta completa na cidade!

(e nas fotos da muralha da pra ver ainda melhor os efeitos da poluicao! Nao parece que eh nevoeiro?! So que supostamente esse dia estava fazendo um lindo dia de Sol…)

Outro atrativo imperdivel sao as duas torres no centro da cidade antiga – a Torre do Sino e a Torre do Tambor.

Hoje em dia elas estao ilhadas no centro de Xi’an, cercadas por poluicao e transito por todos os lados – mas quando foram construidas em 1300 e poucos (construidas durante a dinastica Ming) eram o coracao da cidade, tendo funcoes bem especificas e distintas: A Torre do Sino aunciava o comeco do dia ao nascer do sol, e a Torre do Tambor anunciava o fim do dia, no por do sol.

Ambas estao abertas a visitacao, oque eh uma otima oportunidade de ver os predios e sua arquitetura por dentro, com algumas pecas e moveis historicas em exposicao e toda decoracao minuciosa tipica da China medieval.

Ao longo do dia tambem eh possivel assistir o ensaio do coral de criancas da cidade (apenas em dias e horarios especificos, mas demos sorte de ver um delas!) que eh uma boa amostra da musica e danca Tang tipica da cidade (e que todas as agencias de turismo vao tentar te convencer que vale a pena pagar uma pequena fortuna pra ir num jantar “tipico” e assistir a danca Tang).

Assim como quase todo mundo que passa por Xi’An, nos tambem estivemos de passagem – e realmente seria dificil convencer alguem a ficar mais tempo por la doque o necessario!

Mas achei uma experiencia bem “autentica” ter tido algumas horas a mais pra explorar Xian por conta propria, sem rumo e sem ter que ficar seguindo guias tentando “esconder” a cidade!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
25 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
25 comentários
  1. Lúcia - 10/04/12 - 13h42

    Nas fotografias percebe-se bem a “nebelina” devido à poluição!! Impressionante, deve mesmo ser claustrofóbico!!
    Mas a História da China é mesmo fascinante!
    Bjs

    Responder
  2. Sara - 10/04/12 - 13h54

    Isso é tudo poluição!? Credo…as minhas alergias tinham de ficar em casa mesmo, caso contrário morria na viagem (exageraaaada!).
    Definitivamente não conseguia morar num lugar desses!

    Responder
    • Adriana Miller - 10/04/12 - 16h55

      Por milagre, minhas alergias se comportaram bem… mas por sorte soh passamos 2 dias em Xi’An, se nao ja era! Era crise alergica na certa!

      Responder
  3. Te - 10/04/12 - 15h12

    Nossa Dri, por um lado q coisa + linda por outra fico tao triste, sera q este e o futuro do planeta inteiro? bjs

    Responder
  4. Paula - 10/04/12 - 17h49

    Adriana, uma pergunta nada a ver com o post: Londres em julho fica muito lotada? Eu estava pensando em ir passar uma semana de ferias, so em Londres. Talvez esticar mais uns 3 dias em copenhagen. Ja fui uma vez a Londres, mas agora queria conhecer melhor, ir nos museus com calma, andar pela cidade, essas coisas. Estou um pouco preocupada por causa das olimpiadas (ainda que eu pretenda voltar pro Rio antes do inicio dos jogos e da abertura). Pelo que tem sido noticiado ai, vc acha que vai ficar a nivel italia no verao? Nos outros veroes, sem jogos olimpicos, a quantidade de turistas chega a incomodar nos transportes e museus?
    Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 10/04/12 - 19h05

      Bem, a verdade é que eu acho Londres lotada “nivel Italia” o ano todo… e quando faz sol entao (seja qual for a estação do ano!) as filas triplicam e eu nao entendo oque leva uma pessoa a ficar 3 horas na fila pra subir no LOndon Eye num frio abaixo de zero!
      Mas por outro lado, coisas como metro e onibus ficam mais tranquilos no verão, pois é quando os LOndrinos fogem daqui – e grande parte da lotação de Londres o ano todo são justamnte os moradores da cidade.
      Tente evitar a epoca das Olimpiadas (a nao ser que vc queria assistir as Olimpiadas aqui, claro), mas de resto Julho é uma otima epoca pra visitar Londres!
      No geral, o verao é a melhor epoca pra visitar o norte da Europa, pois as temperaturas ficam mais amenas e os Europeus todos fogem pro pras praias do sul!

      Responder
  5. Fernando Braz - 10/04/12 - 20h57

    Nossa!! Eu também fiquei com impressão de que isto pode ser uma amostra do futuro do nosso planeta :(

    Responder
  6. Celeste - 10/04/12 - 23h55

    Que tristeza! Tanta beleza escondida nessa poluição !

    Responder
  7. Wanessa - 11/04/12 - 00h35

    Impressionada com essa neblina toda! Vou ter de reforçar o estoque de remédio pra asma no dia que resolver ir à China…

    Responder
  8. Camila Navarro - 11/04/12 - 00h47

    Nossa, fiquei até assustada! Como as pessoas conseguem viver em uma cidade assim? Nada de máscaras nas ruas? A poluição parece mesmo ser palpável! É uma pena, né?

    Responder
    • Adriana Miller - 11/04/12 - 04h51

      Sim, todo mundo de mascaras nas ruas!

      Responder
  9. Milena F. - 11/04/12 - 10h42

    Não sabia que era assim em Xi’an, quero dizer, o tempo todo, pois a gente sempre ouve falar de momentos em que a poluição bate seus recordes. Uma pena!

    Responder
    • Adriana Miller - 11/04/12 - 11h55

      Nos disseram que Xangai e Pequim tambem tem seus dias de super poluicao, mas demos sorte de pegar dias limpos todos os dias. Apenas no ultimo dia em Pequim que vimos a verdadeira poluicao da cidade! Acordamos e a paisagem estava transformada!!

      Responder
  10. Luciana R. - 11/04/12 - 16h53

    Quando estive em Shenzhen, ha 5 anos, tb fiquei impressionada com essa poluição. Não era tão braba, mas ver esse “sol filtrado” era uma coisa estranha!

    Responder
  11. Márcia Abrantes - 11/04/12 - 20h38

    Dri fiquei assustada com a paisagem de Xian, sem dúvida foi a cidade mais poluída que visitei na China, mas quando fui não peguei essa poluição toda. Vc conheceu a Pagoda e ao bairro muçulmano? Quando fui passear pelas ruas, a primeira coisa que me veio a cabeça foi: “Cruzes a China é o país mais populoso do mundo mesmo!”, pois Xian é um formigueiro humano chega a ser assustador, a quantidade de pessoas na rua. E realmente ninguém nota a gente ocidental, tmb no meio de uma loucura daquelas não tem como mesmo!! Bjs

    Responder
  12. Patricia - 12/04/12 - 02h40

    E eu que achava que Guangzhou era poluído!! Em 6 meses de China conseguimos “ver o céu” umas 3 vezes…tenso!

    Responder
    • Adriana Miller - 12/04/12 - 14h06

      Nos demos MUITA sorte em Xangai e Pequim pois pegamos tempo bom e sol todos os dias (menos no ultimo dia em Pequim, que estava tipo xian…). Mas era incrivel como todo mundo nos dizia como eramos sortudos por causa do tempo!

      Responder
  13. Ana - 12/04/12 - 22h38

    fico com do das criancas e dos idosos terem que morar num lugar tao poluido assim.
    mas me falaram que estatisticamente todas as cidades medias e grandes da china sao mto poluidos assim como os rios e lagos.

    Responder
  14. […] verdade demos “sorte” com o clima (e depois de passar dois dias em Xian, realmente agradecemos a cada dia de ceu azul… que aparentemente tambem sao rarissimos em […]

    Responder
  15. Patricia A. - 19/08/12 - 16h50

    Dri vcs voaram por qual empresa de Shanghai para Xi’an ?
    :-) obrigada! adorando o post

    Responder
  16. Patricia A. - 19/08/12 - 18h23

    Dri eu “lerdei”…hahahaha
    JA ACHEI AQUI !!! obrigada!

    Responder
  17. Diogo - 24/05/13 - 16h06

    Drieverywhere,

    Primeiramente gostaria de agradecer pelos relatos postados sobre a Asia. Estou no meio de uma viagem de 32 dias pela Asia(Dubai/Tailandia/China/Japao) e grande parte do roteiro teve inputs daqui do blog.
    Estou escrevendo da recepcao do Hotel Citadines em Xian e gostaria de reforcar os elogios feitos a este Hotel. Minha amiga brasileira que mora em Shanghai chegou um dia antes aqui em Xian e teve sua carteira roubada com todos seu dinheiro, cartoes e passaporte. Apos entrar em desespero pois estava sozinha a policia levou-a para imigracao de Xian. A primeira coisa que eles perguntaram foi qual Hotel ela estava hospedada. Quando ligaram aqui para o hotel a Gerente Jessica, que eu ja eu tinha trocados alguns e-mail para reservar o passeio para Terracota e sempre me respondeu muito bem, enviou uma fucionaria do Hotel para companha-la ate que tudo tivesse resolviado. Certamente nao seria qualquer Hotel que daria esta atencao em uma situacao tao delicada.

    Um Abraco, Diogo
    (Quando a pequena deixar va para o Japao, gostamos muito tb)

    Responder
  18. Cristiane - 14/10/18 - 21h55

    Dri, nem acredito que descobri seu blog!!! Pena que foi só agora, pois vi que ele existe desde 2004.
    Vou fazer uma viagem para Japão e China em abril do ano que vem estou devorando suas dicas. Você teria um guia para indicar em Xi’an? Fiquei ainda na dúvida do aeroporto da cidade, a sigla é XIY? Fiquei na dúvida, porque tem aparece nas buscas Xi’an an Xianyang. Muito obrigada e para´parabéns pelo trabalho. Estou encantada com os detalhes e informações de suas viagens.

    Beijos, Cris de BH.

    Responder
  19. vanessa - 25/11/19 - 13h14

    Obrigada mto boa sua escrita !

    Responder