11 Dec 2012
5 comentários

Moda e Fotografia em Londres: Exposicoes de inverno

Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Eventos, Inglaterra, Museus

Essa temporada de inverno em Londres vai ser animada para os amantes da fotografia e moda – varias exposicoes imperdives estao abrindo suas portas em edicoes especiais no melhores museus e galerias da cidade.

Entao vale a pena se planejar e comprar seu ingresso antecipado pra quem estiver de passagem marcada pra cidade entre Dezembro e Marco.

A que mais tem causado aue eh a exposicao dos vestidos de Gala do Valentino, expostas na Somerset House.

A Somerset House nao eh necessariamente um museu, mas suas galerias sempre servem de pano de fundo para exposicoes especiais ao longo do ano, e sendo uma das locacoes mais importantes da semana de moda Londrina (London Fashion Week) eles sempre acabam trazendo muita coisa legal relacionada a moda.

Eu fui na exposicao do Valentino semana passada e realmente vale a pena!

A exposicao conta um pouco da historia do Valentino e mostra algumas de suas tecnicas de costura e criacao que o fizeram tao famoso.

Mas a atracao principal eh mesmo a “passarela”: os vestidos de alta costura estao distribuidos em fomrato de passarela de moda, mas em vez de estarem na passarela, os vestidos estao na plateia (com assentos nominais, fila A, B etc, como se fosse memso um desfile) e nos, o publico, eh que desfilamos na passarela central, cercado de vestidos por todos os lados.

As pecas cobrem toda sua historia, desde a decada de 50 ate hoje em dia, mostrando a evolucao de suas tecnicas, estilos e clientela, e com muitas pecas super historicas e iconicas, como o vestido usado por Julia Roberts no Oscar de 2001, ou o vestido de casamento de Jackeline Onasis.

Mas pra quem nao eh fan de moda, ainda la na Somerset House, outra exposicao eh igualmente imperdivel para os amantes de fotografia: “Cartier-Bresson: A Question of Colour“.

A exposicao reune varias fotos ineditas do fotografo Frances, considerado por muitos, o pai do fotojornalismo, e o criador do street-photo.

A curadoria mostra como Cartier-Bresson e varios outros fotografos Europeus e Americanos conseguiram criar um novo estilo de fotografia, captando movimentos espontaneos, que contam a historia do momento que retraram, se diferenciando das fotos posadas que o equipamento da epoca permitia.

E ainda no topico fotografia, tambem ja esta aberta (e disponivel ate Marco 2013) a exposicao anual do Wildlife Photographer of the Year, que o National History Museum de Londres expoe e patrocina todos os anos.

Esse ja foi o quarto ano que vamos a exposicao, e a cada ano a competicao e a qualidade das fotos fica melhor ainda.

O unico problema eh que as fotos sempre me lembram o tanto do mundo eu ainda tenho pra conhecer, e como eh preciso se esforcar pra conseguir boas imagens! Sem duvidas, ainda mais interessante que as fotos em si, eh a descricao de como os fotografos (quase todos amadores) conseguiram captar aquelas imagens (e sempre sao historias muito loucas!).

20121211-211024.jpg

E bem ali do lado do National History Museum, outra otima exposicao de moda eh o “Hollywood Costumes“, em exposicao na Victoria & Albert Museum.

Aliais, assim como a Somerset House, o Victoria & Albert Museum sempre tem otimas exposicoes relacionadas tanto a moda quanto a artes em geral (ha um tempo atras fui na exposicao de vestidos da Grace Kelly, e ha muitos anos atras fui no exposicao semelhante com roupas iconicas de clipes de musica).

Essa exposicao em especial, vai ser um prato cheio pra quem gosta de moda e cinema, pois tras figurinos iconicos de filmes de Hollywood ao longo das decadas, e como eles retrataram uma determinada geracao ou periodo de tempo.

No geral, os museus em Londres sempre tem entrada franca, mas suas exposicoes especiais sao cobradas a parte, e quase sempre requerem que voce compre seu ingresso antecipadamente (principalmente para visitas nos fins de semana ou a noite).

Os ingressos odem ser comprados diretamente nos sites (que estao no links acima) e sempre vale a pena tentar encaixar uma exposicao rara como essas entre suas andancas pela cidade, ja que todos os museus sao super bem localizados e centrais na cidade.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
5 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
5 comentários
  1. Sara - 11/12/12 - 18h10

    Ai o que eu dava para ver a exposição do Valentino. Bom, e as outras também, já que são duas coisas que eu adoro e que poderia perfeitamente conjugar na minha vida: moda e fotografia.
    Já nem vou falar de cinema porque isso já faz parte de mim. Eu “engulo” filme e séries que é uma coisa…

    Responder
  2. Wilma - 12/12/12 - 14h04

    Imperdível caso estivesse por aí, Valentino é dos meus preferidos, lembra-me o Denner, toda áquela época que você nem era nascida, e o Valentino nem sei como fez parte de minha fantasia lá nos confins do mundo desse Brasil.
    E…está chegando… que Deus lhe dê uma Boa Hora!! será mesmo Capricorniana como eu??

    Responder
  3. Amanda - 12/12/12 - 18h43

    Oi Dri,
    nunca comentei nada dos teus posts, mas acompanho já faz alguns meses teu blog, eu ADORO!! Tanto é que estou pensando seriamente em fazer um para mim (não será concorrência, por favor!) terá um toque “arq-turismo”.
    Muito obrigada por compartilhar a vida de vcs conosco.
    Te desejo de coração uma “boa hora” com a baby :)
    um beijo grande,
    Amanda.

    Responder
  4. Luana - 13/12/12 - 02h00

    legal!! ja teve essa exposicao aqui onde eu moro. fiquei me coçando com vontade de tirar foto “clandestina” dentro de um museu..mas me controlei!! cada vestido de cair o queixo!!!!

    Responder
  5. Bóia Paulistaa - 13/12/12 - 12h05

    Oi, Dri. tudo bem? ;)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    Responder