21 Mar 2013
8 comentários

Navegando na Cote D’Azur: Aluguel de barcos

Cannes, Dicas de Viagens, França, Nice, St Tropez

Que viajar pela Côte D’Azur é uma delícia e sonho turístico de muita gente, isso ninguém duvida. Já planejar uma viagem pela região passa a não ser tão fácil quando começamos a nos dar conta da logística da coisa.

Afinal, olhando no mapa da região, as cidades são todas bem pertinho umas das outras, relativamente pequenas e de visitação rápida. Então a tentação é sempre a mesma: tentar concentrar o maior número de cidadezinhas possíveis num espaço curto de tempo.

Porém, algumas das cidades mais cobiçadas se tornaram o que são, justamente por serem de difícil acesso, mantendo assim um nível de exclusividade e evitando a lotação do turismo de massa.

Um exemplo clássico é Saint Tropez e algumas das ilhas da Côte D’Azur.

Se você não estiver hospedada lá na cidade, chegar e sair de lá significa alugar carro e passar horas no trânsito, ou ter que enfrentar baldeações de trem mais conexões de ônibus entre Nice/Cannes e outras cidades vizinhas e afins – comprometendo boa pate do seu dia.

Outra opção inclui alguns dos ferries disponíveis na região, como por exemplo o serviços regulares (durante o verão apenas) da Trans Côte D’Azur. Aí o problema passa a ser o tempo disponível em cada lugar, já que esses ferries tem mais a função de transporte entre ponto A e B do que tours turisticos.

A solução? Alugue seu próprio barco!

As opções são infinitas, mas o problema é sempre o mesmo: preço!

Afinal a Côte D’Azur não é exatamente conhecida por ser uma pechincha, e a maioria do público alvo que aluga barcos esta a procura de iates com muitas dezenas de pés – o que não era exatamente nosso objetivo!

Então depois de muita pesquisa, e indicação de alguns amigos que conhecem bem a região, achamos a “Locarama“, baseada em Cannes e que também oferecem a opção de aluguel de barcos por períodos curtos ou aluguel diário.

Então escolhemos qual o barco queríamos para o dia, qual roteiro queríamos fazer, se queríamos um “motorista” Skipper ou não (se você tem licença para dirigir barcos, o skipper não é obrigatório), quando queríamos sair e quando voltar.

Nosso Skipper, Bruno, era uma figura e entrou totalmente no clima da despedida de solteira! Sabia exatamente onde parar ao longo do caminho, e os melhores lugares pra tirar fotos!

Todas as conversas foram por e-mail (eles falam Inglês super bem), pagamos o depósito on line, e no dia acertamos as contas e pagamos o resto, direto no escritório deles no porto de Cannes.

Não vou dizer que alugar uma lancha o dia todo foi a parte mais barata da viagem, porque obviamente não foi, mas como estavámos com um grupo grande (7 meninas) e era uma viagem especial (uma despedida de solteira), quando colocamos o custo das outras opções na ponta do lápis, a diferença não ficou tão escandalosa, então decidimos que essa realmente seria nossa melhor opção!

Então o roteiro que fizemos foi saindo de Cannes (como estvámos hospedadas em Nice seria fácil – e mais rápido – chegar ao porto de Cannes pela manhã do que fazer o mesmo trajeto de barco e desperdiçar horas preciosas do nosso dia), e por recomendação do nosso skipper fomos direto pra Saint Tropez, pra aproveitar a maré, e fazendo algumas paradas pelo caminho para ir refrescando!

Foi uma delícia!!

Tínhamos reserva pra almoçar em St Tropez, mas como sabíamos que íamos passar bastante tempo no barco também, aproveitamos as barraquinhas de frutas e as lojinhas de Cannes pra abastecer o barco com frutas, agua, sucos e champagne e vinho (local da Provênce, bien sur!).

E olha, chegar em Saint Tropez de barco é uma experiência indescritível por si só!

Como tínhamos reserva pra almoçar no Nikki Beach, nosso skipper ligou pra lá ainda no barco, e o restaurante mandou um barquinho pra nos buscar na nossa lancha e nos levar direto pra praia – e a mesma cosia na volta!

Mas por outro lado, é engraçado como não importa o quão legal (ou grande, ou caro, ou imponente) seja seu barco, na Côte D’Azur sempre vai ter alguém com um barco maior, mais poderoso, mais cheio de acessórios! Que lugar incrível!

Na volta, paramos nas ilhas “Illes de Lérin” para ver o sol descendo e curtir mais um mergulho – que é outra parte paradisíaca da região pouquíssimo explorada, já que só se chega lá de barco (e se não me engano não é possível se hospedar por lá, a não ser em barcos).

E nem precisa dizer que essa foi a melhor parte da viagem, né? Valeu cada centavo e cada sacolejada que levamos do Mediterrâneo! Com certeza absoluta a melhor maneira de explorar a Côte D’Azur!

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
8 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
8 comentários
  1. Carla - 21/03/13 - 14h33

    Dri, voce nao vai contar pra gente quanto custou o aluguel do barco? Eu estou pensando em ir pra essa regiao com uma amiga nesse verao, e fiquei muito curiosa :)

    Responder
    • Adriana Miller - 21/03/13 - 14h35

      Acho que ficou em torno de 2 mil Euros o dia, incluindo o preço do barco, mais combustível e o motorista.
      Mas os preços variam demaaaaais de barco pra barco.
      No link da presa que alugamos nossa lanha tem todos os preços e taxas de todos os barcos.

      Responder
      • Carla - 22/03/13 - 14h17

        E’, nesse caso fica pesado so pra duas pessoas :(

        Responder
  2. Gabi - 21/03/13 - 18h31

    Esses posts estão me matando!!!!! rsrsrs!
    Tudo perfeito!

    Responder
  3. André Luis - 22/03/13 - 13h35

    Gatinhas, fiu-fiu
    ;-)

    Responder
  4. Fernanda - 12/06/13 - 15h31

    Oi Dri! Estou planejando minha mini-moon pelo sul da Franca (e vale do Loire tb) e o seu post ajudou e MUITO com o problema de logistica na regiao: ir pelo mar e’ a solucao! Como sempre os seus posts sao super completos e dao todas as dicas importantes e que fazem a diferenca pra uma viagem mais tranquila e sem atropelos, mas essas sao dicas que jamais teriamos nos Lonely Planet e outros guias que existem por ai! Parabens e mais parabens por manter essa joia que e’ o seu site! Bjos

    Responder
  5. Fernanda - 22/07/14 - 10h22

    Oi, quanto tempo demora a viagem de Cannes a Saint tropez??? Quantas horas na ida e quantas horas na volta?

    Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 22/07/14 - 10h25

      Eu fiz essa viagem de barco particular, entao demorou cerca de 1 hora e pouco (mas fomos parando em algumas praias pelo caminho).
      De Ferry publico acho que demora cerca de 1 hora, e de carro umas duas horas. De trem ou transporte publico, nao existe conexao direta entre as duas cidades.

      Responder