28 Jun 2013
8 comentários

Pubs Históricos de Belfast

Belfast, Dicas de Viagens, Irlanda (do Norte)

Ainda estou pra ver uma cidade no mundo que não tenha um Pub Irlandês pra chamar de seu! Então como evita-los quando estamos na Irlanda?!?! (seja a República ou do Norte!)

E realmente não tem como evitar: quando você menos espera a chuva e vento volta com toda força em Belfast, e quando vc sai correndo pra procurar um abrigo, pode ter uma certeza: naquela esquina tem um pub!!

Alguns são melhores ou piores, maiores ou menores, mas são tão integrais na história do país e da cidade quanto seus monumentos e praças.

Então enquanto passeávamos pela cidade, não pensamos duas vezes na hora de trocar um monumento ou atração ou outro só pra dar uma paradinho num pub!

Mas com tantas opções, como escolher os melhores? Fácil! Escolhemos os pubs históricos! Porque Guiness também é cultura!

O principal da cidade, apesar de não ser o mais antigo, é sem dúvida o mais bonito e impressionante: The Crown Liquor Saloon, data de 1880. O bar, que originalmente era o “Public House” da estação de trem de Belfast, tem 3 andares e é tão adornado e minuciosamente decorado, que em 1978 foi comprado pela National Trust Britânica (órgão que regulamenta monumentos nacionais) e hoje em dia é um patrimônio histórico do reino.

Loga na entrada você já se impressiona com o interior – o bar de madeira trabalhada, e cada mesa em seu booth individual!

O único problema? Qualquer outro pub no mundo será muito simples e sem graça depois de entrar no The Crown! (Ah! A comida servida no restaurante do segunda andar é divina!)

The Crown Liquor Saloon

46 Great Victoria St, Belfast, BT2 7BA

Já o mais antigo pub de Belfast é o McHugh’s, que tem quase 300 anos de história no mesmo endereço (bem ali atrás do relógio Albert Memorial), onde foi inaugurado em 1720.

O McHugh’s era o Public House que atendia a antiga região das docas de Belfast, e apesar das muitas reformas pelas quais já passou ao longo dos séculos, sua ultima renovação teve como objetivo restaurar parte de sua estrutura original (para manter o ar de “antigo”).

McHugh’s

29-31 Queen’s Square, Belfast BT1 3FG

Já o The Morning Star faz parte da história da cidade e do país: escondido na viela “Pottinger’s Entry” (que parece saído diretamente de um filme do Harry Potter!), nos arredores da High Street da cidade, era o pub que reunia jornalistas e ativistas políticos quando ainda era vizinho do antigo jornal “The Belfast Newsletter”, e assim como o Crown Saloon, esse pub posteriormente serviu como public house para a estação de ônibus da rota Dublin-Belfast.

The Morning Star

Pottingers Entry

Eu achei o “The Duke of York” (pertinho da Saint Anne’s Cathedral) o mais animado e original!

A decoração já não é a original (historicamente falando), mas suas paredes cobertas de porta copos, rótulos de bebidas, placas e imagens de todos os tipos até ofusca o bar de madeira maciça e os vidrais seculares do ambiente!

The Duke of York

7-11 Commercial Ct, Belfast BT1 2NB

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)

 

Adriana Miller
8 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
8 comentários
  1. Ariana - 28/06/13 - 12h05

    Que saudades que me deu da minha segunda casa! A Irlanda é fascinante.
    Parabéns pela postagem.

    Responder
  2. Nah - Pra Ver em Londres - 28/06/13 - 18h54

    Nossa, quanto pub lindo. Pronto, Dri, já me convenceu a visitar a Irlanda! :)

    Responder
  3. Marta FG - 28/06/13 - 21h53

    Ai Dri…cada vez que leio seus posts mudo o meu próximo destino de férias. Desta vez estou indecisa entre a Irlanda e Malta para Outubro. O que vc acha? Help me…obrigada!

    http://www.viajarso.blogpot.com

    Responder
    • Adriana Miller - 28/06/13 - 22h32

      Aí são opções tão diferentes! Impossível fazer uma comparação justa – depende muito do que vc quer fazer, suas expectativas e tal.
      Mas em Outubro o clima na Irlanda é miserável! Em Malta pelo menos voce ainda pega um solzinho nessa época! :-)

      Responder
      • Marta FG - 29/06/13 - 20h19

        Obrigada. Vou ler agora mais coisas sobre Malta!

        Responder
  4. Mari Campos - 28/06/13 - 22h21

    que legal! e dá pra ver que Bellinha já tá graduada em birinaites! (aliás, “birita também é cultura” foi um dos melhores teasers do twitter dos últimos tempos :D )

    Responder
  5. myiska - 29/06/13 - 14h03

    Que pubs lindos! a Irlanda está na “lista urgente”, mas o q desanima um pouco é o clima.
    Abç

    Responder
    • Adriana Miller - 29/06/13 - 20h16

      Muito né?!
      Nao é atoa que demoramos mais de 8 anos pra se animar pra ir ate lá! :-)
      Mas gostei viu!
      O clima vira apenas um detalhe, e meio que da um charme…

      Responder