28 Nov 2013
12 comentários

Newcastle Upon Tyne: a capital norte da Inglaterra

Dicas de Viagens, Inglaterra, Newcastle, Viagens pelo UK

O Sul e o Norte da Inglaterra tem uma forte rixa entre eles, e pra quem assiste de fora chega a ser engraçado, uma coisa assim meio “Game of Thrones” sabe? “The North” e o “The South”, com suas diferenças e costumes!

20131122-092526.jpg

Como moramos no Sul, acabamos tendo uma percepção “sulista” sobre o Norte, e tão não sabia o que esperar da cidade além de algumas de suas “famas” (como por exemplo, eles são muito festeiros e não dispensam uma balada!).

Então foi uma surpresa agradável quando acordamos no sábado de manha e nos deparamos com um dia lindo e uma cidade super charmosa!

20131122-092147.jpg

A primeira parada foi a área de Quayside (que se pronuncia “keyside”), que é a versão nortista do Queen’s Walk em Londres, ou a orla do Rio de Janeiro.
A região da cidade que beira o rio Tyne (daí o nome completo da cidade: Newcastle upon Tyne), que foi completamente revitalizada, com muitos restaurantes e pubs, centros de entretenimento e espetáculos, e claro, suas pontes, que são o símbolo e orgulho da cidade!

20131122-092448.jpg

Mas Newcastle também tem o centrinho antigo e histórico, com o castelo que um dia já foi seu epicentro (e que deu origem a cidade de “novo castelo”!), e alguns pedaços da muralha medieval original que um dia já cercou e protegeu a cidade.

20131122-092315.jpg

De maneira geral, Newcastle me lembrou demais Edimburgo, na Escócia; uma coisa assim bem “igual, porém diferente”, sem explicação!

20131122-092428.jpg
Principalmente em sua rua principal, a Grey Street, que sobe a colina que forma Newcastle, cercada por edifícios antigos e imponentes, e muito bem cuidados!

20131122-092327.jpg
A rua termina no monumento ao Earl Grey – aquele mesmo do chá tradicional inglês (que criou a mistura de folhas e ervas especialmente para a visita do imperador Japonês a Inglaterra e acabou sendo batizado em sua homenagem e é um dia chás mais bebidos no mundo!).

20131122-092346.jpg
É ali também na Grey Street e Granger Street que ficam as principais lojas da cidade, incluindo a loja de departamentos Fenwick (que é uma rede nacional, mas original de Newcastle) e a Central Árcade (parece uma mini Galeria Vittorio Emanuele de Milão!), além de todas as outras lojas que vemos pela Inglaterra.
E como fomos em Novembro, a cidade estava toda decorada pro Natal e já estava rolando um mercadinho de Natal na praça Eldon Square!

20131122-092402.jpg

Newcastle também tem uma Chinatown bem típica (e toda decorada a caracter!), além do estádio de futebol do Newcastle United (uma paixão nacional tão forte quanto a dos brasileiros!!).

20131122-092603.jpg

Mas o melhor do fim de semana foi confirmar – positivamente! – alguns dos estereótipos do “North” (ou Geordie, como são conhecidos):
Além de muito hospitaleiros, eles são extremamente simpáticos (não diga que você ainda é dessas pessoas que acha que os Ingleses são todos frios e sem graça?!) e animadíssimos!!

20131122-092206.jpg
Os Geordies não dispensam uma farra, e Newcastle é a capital Britânica das baladas e festas (que ao contrario de Londres, não tem hora pra acabar!).

Newcastle na pratica:

– A cidade fica entre 2:30 e 3:30 horas de trem de Londres (depende da cia ferroviária, horário do dia e da semana), então é super perto e acessível a partir de Londres (da pra fazer um bate e volta, mas Newcastle é um lugar que eu definitivamente aconselho no mínimo um fim de semana!!).
Mas a cidade tambem tem ótimas conexões internacionais e nacionais em seu aeroporto (tanto a British Airways quanto a Easyjet voam a ponte aérea Londres-Newcastle).

– Nós ficamos no hotel SleeperZ, super central e bem localizado, modernissimo e econômico!
O hotel é uma construção novinha, com decoração moderna, quartos confortáveis, wifi de graça e bom cafe da manha (e secador de cabelo “de verdade”, que é um dia meus principais critérios de qualidade!!!)

– Em Newcastle, assim como Londres, se come muito bem! O leque de opções agrada todos os paladares e orçamentos.
Nossas opções testadas e aprovadas sao:
– The Forth (pub tradicional Inglês com música rock e ótima comida!)

20131122-092259.jpg
– The Redhouse (outro pub tradicional, na região do Queyside, com lareira acesa pra aquecer o ambiente, móveis antigos e arquitetura Tudor histórica (e no menu, as tradicionais tortas salgadas Inglesas – recomendo!!)

20131122-092245.jpg
– Marco Pierre White (o Celebrity chef que tem vários restaurantes em Londres é nativo de Newcastle – apesar do nome “exótico” dado por sua mãe francesa – e agora finalmente abriu uma filial em sua terra Natal)

Newcastle também é a cidade perfeita pra explorar outras áreas da região do Norte do pais, estando a cerca de 1 hora de York (ao Sul), 1 hora de Edimburgo (na Escócia, ao Norte) e de cidades fofas como Durham e a região dos lagoa Britânica (Lake Region).

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

 

Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. Andrea - 29/11/13 - 16h55

    Adriana, uma curiosidade: eu acho que as botas ficam mais bonitas com calças skiny ou legging tipo a que voce está usando. Mas fico me perguntando como as mulheres fazem neste frio de rachar? Usam alguma coisa por baixo, tipo uma “ceroula” ou calça térmica? Mas acho que não cabe, né? rsrsrs. Ou já estão acostumadas mesmo com o frio. Quando eu viajo para lugar frio, acabo levando uma calça jeans com as pernas mais folgadas, afim de usar alguma meia-calça ou calça térmica por baixo, mas aí, com bota, fica aquela coisa meio empapada. Da pra entender?

    Responder
  2. Andrea - 03/12/13 - 18h58

    Adriana, uma curiosidade: eu acho que as botas ficam mais bonitas com calças skiny ou legging tipo a que voce está usando. Mas fico me perguntando como as mulheres fazem neste frio de rachar? Usam alguma coisa por baixo, tipo uma “ceroula” ou calça térmica? Mas acho que não cabe, né? rsrsrs. Ou já estão acostumadas mesmo com o frio. Quando eu viajo para lugar frio, acabo levando uma calça jeans com as pernas mais folgadas, afim de usar alguma meia-calça ou calça térmica por baixo, mas aí, com bota, fica aquela coisa meio empapada. Da pra entender?

    Responder
    • Adriana Miller - 03/12/13 - 23h19

      Bem, quando esta muito frio mesmo, eu simplesmente não uso botas de cano curto.
      Eu detesto usar meia calça por baixo de calça jeans, que eu já acho que esquenta e protege o suficiente, e uma maia calça por baixo além de não fazer muita diferença, é muuuuuuito desconfortável, então o custo benefício da camada extra X desconforto de usar meia calça por baixo da calça jeans não compensa!
      Quando esta muito frio mesmo, de rchar, eu uso uma bota até o joelho (por baixo ou por cima da calça jeans) e um sobretudo cumprido, que vá até acima do joelho, esó assim a perna realmente fica protegida.

      Responder
  3. Andrea - 05/12/13 - 16h01

    Rsrsrs…Obrigada Adriana. Quando estive aí em janeiro, vi várias moças usando calças coladas e ficava pensando como elas aguentavam somente com calça jeans num frio de rachar. Mas tem sempre um “detalhe” que acaba fazendo a diferença…Bjs e obrigada pelo retorno. Andréa.

    Responder
    • Adriana Miller - 05/12/13 - 16h15

      Alem disso, perna nao eh um lugar que sente muito frio neh?
      Eu sou suuuuuper friorenta, mas nao sinto frio nas pernas (pelo menos nada que a calca jeans nao possa dar jeito!)

      Responder
  4. Nathália - 26/12/13 - 02h04

    Oii Dri! Quanto mais ou menos custa o trem entre Newcastle e Londres?
    Sou uma leitora recente do blog e já adoro tudo por aqui!
    Obrigada! beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 26/12/13 - 02h16

      Varia muuuuuito dependendo da época do ano, dia de semana, antecedência da compra…
      Da uma olhadinha no site thetrainline.co.uk pra ter uma idéia e fazer umas simulações.

      Responder
  5. Elvio - 27/01/15 - 22h46

    Eu gostaria, se alguém puder ajudar agradeço, de saber endereço, pode ser o próprio FACEBOOK, de jornais e canais de televisão desta cidade.

    Responder
  6. […] Newcastle no blog Dri Everywhere […]

    Responder
  7. Lourdes pezzi Ramos - 14/08/16 - 20h34

    Gostaria de uma informação : Se tu conhece um homem chamado Robert Ketaren ele diz morar nesta cidade ,estou me correspondendo com ele através do facebook,ele me pediu em casamento mas não o conheço pessoalmente, fala que vai vir aqui me conhecer ,mas tenho receio não posso confiar totalmente, ele diz trabalhar na UNICEF. Se tu puder me ajudar ficarei muito grata,

    Responder
  8. Yasmin Evelyn Paulo Santos - 03/02/17 - 16h50

    Oi Adriana, tudo bem??? Então, eu gostaria de saber Quais são os bairros que tem em Newcastle ? Tipo, eu gostaria muito de saber aonde é gravado o “Geordie Shore” , eu estou pensando em ir viajar ai, mais eu queria ir próximo a casa do “Geordie Shore” você saberia me dizer aonde é? o “Bairro” a localização? Por favor, obrigado!!

    Responder
  9. DATIVO JOSÉ FRANCISCO - 22/09/17 - 21h19

    Sou brasileiro, do Rio de Janeiro e estou em Newcastle pela quinta vez. Desta vez vou ficar por 80 dias.
    Adoro a cidade, o povo super educado, sempre te cumprimentando com um sorriso.
    Adoro este lugar.
    Amanhã foi dar uma volta por Edimburgo.

    Responder