16 Jan 2014
11 comentários

Waddesdon Manor

Castelos e Palacios, Day Trip, Dicas de Viagens, Inglaterra, Waddesdon Manor

Nos ultimos anos meu fascinio por palacios Ingleses tem crescido bastante. Talvez seja influencia dos livros de Ken Follett, talvez seja culpa de Downton Abbey… o que importa eh que Londres eh um prato cheio e geralmente em menos de 1 hora se chega em alguns dos mais bonitos palacios e castelos da Europa!

E foi num desses acasos que descobri a Waddesdon Manor, um dos antigos palacios aristocratas mais impressionantes da Inglaterra, que pertenceu durante seculos a familia Rothschild.

Os Rothschild sao mundialmente reconhecidos como a mais bem sucedida familia banqueira do mundo, com ramificacoes de filhos, tios, primos e afins se estendendo por toda Europa.

A Waddesdon Manor era a “sede” da familia no Reino Unido, que pertenceu ao Barao Ferdinand Rothschild, nobre Frances de familia Austriaca radicado em Londres e colecionador de arte e filantropista.

Entao junto com sua esposa (que – nao por acaso – era sua prima de segundo grau) eles construiram a Waddesdon Manor nos arredores de Londres, em estilo Neo-Renascentista imitanto os castelos do Vale do Loire, na Franca, sua regiao preferida.

A familia ocupou o palacio por muitas geracoes, ate que na decada de 70 foi doada ao “National Trust” (orgao do governo Britanico que gerencia propriedades historicas), e hoje em dia eh possivel visitar todo o palacio e o “museu” que conta um pouco da historia da familia.

Uma das epocas mais marcantes foi a participacao da familia Rothschild (originalmente e com muitas ramificacoes da familia que sao judeus) no apoio ao governo Britanico durante o movimento anti-fascista da Segunda Guerra mundial, nao so em financiamentos e creditos a guerra, mas tambem por ter construido hospitais em Londres, e por terem cedido grande parte da casa para servir de abrigo a criancas afetadas pelos bombardeios em Londres no ano 1940 (o Imperial War Museum conta bem essa historia triste, de como todas as cirancas da cidade foram evacuadas para o interior – enquanto seus pais foram pra guerra e suas maes trabalhavam nas fabricas – e a familia Rothschild teve um papel fundamental na politica do “Keep calm and carry on”, garantindo que as criancas estariam seguras e bem cuidadas, enquanto seus pais defendiam o pais).

Eh interessante tambem entender um pouco melhor sobre a politica Britanica, e toda essa coisa de “Lords” e “comuns”, e como no fundo no fundo estao todos relacionados, e nem todos os “comuns” sao tao gente-como-a-gente assim! (Como eh o caso do Winston Churchil, polemico Primeiro Ministro Ingles que apesar de “comum”, e muitas vezes considerado um homem “do povo”, eh na verdade sobrinho-neto do Duque de Marlborough e cresceu no Palacio Blenheim em Oxford. E para nossa surpresa, o atual Primeiro Ministro, David Cameron tambem eh descendente do Rothchilds por parte de mae – apesar de nao ter direito a um titulo, e portanto ser considerado um “comum”).

E se nao bastasse ser um palacio lindo e com uma historia bem legal, os jardins sao especialmente impressionantes.

Assim como a arquitetura do palacio foi inspirada na Vale do Loire, os jardins foram inspirados em Versailles (em escala beeem menor, vale ressaltar!), e demos sorte de ter passado o dia em Waddesdon num sabado maravilhoso de verao, com o jardin e canteiros super coloridos e as flores dando um espetaculo a parte!

Uma outra grande atracao dos jardins eh o aviario, com decoracao vitoriana e com uma colecao de passaros “exoticos” e locais.

Waddesdon Manor fica na cidadezinha de Waddesdon, no condado de Buckinghamshire a cerca de 40 minutos de Londres. Basta pegar um trem na estacao de Marylebone ate Aylesbury (que eh a estacao mais proxima), e de la mais uns 15 minutinhos de taxi ate o palacio.

20131102-092837.jpg

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Leticia - 16/01/14 - 18h50

    Lugar Lindo!
    Uma curiosidade: como é que vocês fazem qdo pegam táxi com a Bella no Rio? Ela anda sem a cadeirinha? Pergunto pq nos táxis ingleses tem lugar para o carrinho né? Bj

    Responder
    • Adriana Miller - 16/01/14 - 19h03

      Depdned o trajeto, mas geralmente levo o bebe conforto (sempre levo em viagens) e assim ela viaja segura (nao confio nos taxistas no Rio e nem no transito louco daquela cidade! Hehehehhe)

      Responder
  2. Tania Barreira - 16/01/14 - 21h59

    UAUUU!
    Que lindo esse Palácio! Fico fascinada com belos palácios e os seus maravilhosos jardins! e com tanto sol nas fotos, desculpe Dri, mas nem parece imagens de Londres :)

    Responder
    • Adriana Miller - 17/01/14 - 09h33

      Verdade! Hehehehe
      Mas gracas a deus dias lindos de sol como esse nao sao assim tao raros quanto as pessoas pensam… :-)

      Responder
  3. Vina - 17/01/14 - 09h28

    Que sítio maravilhoso. Deve-se respirar história em todos os recantos desse palácio!Sítios assim também me fascinam mas, infelizmente, nunca visitei nenhum. Beijos.

    Responder
  4. Marta FG - 17/01/14 - 11h02

    Ai os palácios do Loire, quantas saudades! Apesar de achar que esse realmente não fica nada atrás. Mais um para colocar na lista quando voltar a Inglaterra (que está a ficar longa por sinal…)!

    Responder
  5. Leticia - 17/01/14 - 12h01

    E os taxista ficam de boa aguardando vocês colocarem e tirarem a cadeirinha? :-)

    Responder
    • Adriana Miller - 17/01/14 - 13h11

      Claro! Eles teriam outra opcao? :-)
      Mas sempre tomamos cuidado pra pedir radio taxi, ou entao pegar taxi em ruas mais tranquilas, com um espaco legal pro taxi parar num boa sem atrapalhar demais o transito. (acho que isso faz diferenca no nivel de paciencia ne?).

      Responder
  6. Lilix40 - 18/01/14 - 23h51

    Que lugar bonito! Também tenho uma queda por palácios, hahaha!!

    Uma curiosidade: os Rotschild foram grandes credores do Brasil, principalmente durante a República Oligárquica. Eles têm – de certa forma – um “dedo” na construção do nosso país (embora os empréstimos tenham sido mais relacionados à consolidação da dívida externa, e, se não em engano, não propriamente a investimentos produtivos, mas enfim)!

    Responder
  7. Pedro (Viaje com Pedro) - 22/01/14 - 01h26

    Lindo lugar! É impressionante, mesmo, como tem tantos palácios e manors nas redondezas de Londres, muitos pouquíssimo conhecidos. Ah, e viva Downton Abbey!

    Responder
  8. […] tambem tambem os Palacios e Castelos nos arredores da cidade, como o Waddesdon Manor e o Leeds Castle que se decoram e organizam festas e eventos especialissimos de Outono e Natal nos […]

    Responder