PostHeaderIcon Porto

Não é a primeira vez que digo que uma viagem a Portugal deveria ser obrigatória a todos os Brasileiros. Não ha melhor maneira de conhecer nossa propria historia, entender nossa cultura, as qualidades, problemas e defeitos, doque viajando por Portugal.

O pais do fado, do pastel de Belem, do Manuel e do Joaquim; nossa senhora de Fatima, as historias de navegação e conquistas pelo mundo e da historia do Brasil. Sendo um dos paises mais antigos e tradicionais da Europa, apesar da distancia do resto do continente (mas em compensação tão pertinho do Brasil). A historia em particular é fascinante, sejam as historias centenarias do que já foi um dos imperios mais poderosos do mundo, ou do passado recente de pobreza do facismo e pós guerra.

O porto é a segunda maior cidade do pais, mesmo tendo apenas pouco mais de 300 mil habitantes, e ainda preserva seus ares de cidade provinciana de muitos seculos passados. Eu sempre recomendo o Porto pros meus amigos como sendo a “porta de entrada” pra Europa, e uma das poucas cidades no continente que ainda tem a sensacão de autenticidade, de velho mundo de verdade. E varios dos meus amigos gingos que seguiram meus conselhos, concordam que o Porto é um das cidades mais fascinantes da Europa.

Pra mim foi muito bom voltar o Porto tantos anos depois, depois de ter viajado por tantas outras cidades.

Conhecer cidades e paises novos é sempre legal, mas as vezes só quando vc volta a algum destino (principalmente quando é um lugar com muito significado pessoal) é que consegue realmente apreciar a beleza e o charme real. Quando morei em Portugal, 15 anos atras com minha familia, moravamos numa cidade minuscula pertinho do Porto. Entao qualquer programação mais “cosmopolita” significava passar a tarde, o dia, o fim de semana no Porto. Nunca fui “local”, mas conhecia a cidade muito bem. E como dizem por ai, “intimidade é uma merda”, porque em situações assim começamos a enxergar mais os defeitos que as qualidades, e os detalhes muitas vezes nos escapam.

Entao, na minha memoria o Porto era uma cidade bonita, porem confusa, velha, suja, mal cuidada. NO caminho fui tentando preparar o Aaron, e que talvez ele não fosse achar o Porto aquele charme todo que tanta gente falou.

Nunca foi tao bom estar errada! Pra começar o aeroporto, novissimo com leitores eletronicos de passaporte, reduzindo as filas em um zilhao% na imigracao. O metro limpo, espaçoso e moderno que nos levou diretamente ao centro da cidade, e assim que saimos da estacao de metro de São Bento foi aquela surpresa…!!! Como se eu estivesse na verdade, chegando numa cidade completamente diferente daquela que me lembrava.

Continua tudo confuso (afinal eh uma cidade centenaria), o velho virou antigo e o mal cuidado era apenas autentico! Uma cidade realmente antiga que nao esta tentando “too hard” pra se modernizar a todo custo.

O Aaron nao parava de repetir o quanto estava “overwhelmed” e apaixonado por tudo, e nao parava de tirar fotos um segundo enquanto eu tentava achar o caminho certo pra chegar no hotel.

Nao vou descrever demais oque fizemos nem os lugares que fomos pois o post abaixo já está super completo, mas só pra dar um pouco de estrutura, assim foi nosso fim de semana:

Passamos apenas um fim de semana, saindo de Londres no primeiro voo da RyanAir, as 6 da manha, e chegamos no Porto umas 8 e pouco. Estavamos e-xaus-tos (pra pegar o voo das 6 significa sair de casa as 2:30 da manha! Pura guerra!), e decidimos adiar o inicio do dia, até porque o tempo esta bem ruizinho…

Na parte da tarde, fomos direto ao Majestic, na rua de Santa Catarina tomar um digno café, passear nas lojas e começar nosso roteiro.

Estação de São Bento e seus azuleijos maravilhosos

Rua de SAnta Catarina e o Café Majestic (onde o Aaron afirma que provou a melhor meia de leite e comeu a melhor torrada do mundo!)

Igreja das Almas e seus azulejos sensacionais

Aveninda dos Aliados e o predio da Camara (fiquei decepcionada que destruiram os jardins…)

Lello & Irmão

A Torre dos Clérigos com uma pausa para uma Francesinha com Frissumo de Ananas no caminho pra Ribeira

As ruelas da Ribeira, que definitivamente pararam no tempo…

São detalhes e detalhes que nao acabam mais… um emaranhado de ruas que sobem e descem, onde nos perdemos por hoooooras…

Até ficar cara a cara com ele, o Douro!

Tentando capturar todos os detalhes…

O antigo, o novo, o tradicional e o moderno.

E por fim nos rendemos ao que realmente vale a pena: uma boa taça (ou garrafa!) de vinho verde, azeitonas, queijo da Serra da Estrela, broa de milho e pra completar a noite, uma partida entre o Porto e o Bracarense cheio de torcedores fervorosos a nossa volta!

Enquanto o sol ia baixando na Foz e pintando a Ribeira de dourado…

Related Posts with Thumbnails

24 Responses to “Porto”

  • Tanylle says:

    Oi Dri,

    Quando estive em Portugal nao conheci o Porto, fiquei apenas nos arredores de Lisboa e Fátima. Super fiquei com vontade de voltar e conhecer o Porto e arredores, ainda mais porque o namorado nao conhece nada de Portugal.
    As fotos estão lindissimas e muito convidativas!

    Bjos

  • Barbara Silva says:

    Que emocionada que eu fiquei com teu relato. Lindo!
    Doida pra voltar pra minha casa, aproveitar a minha cidade linda e matar as saudades da francesinha, do melhor vinho do mundo, do bacalhau e do choriço, aproveitar o pôr-do-sol mais lindo de Portugal na Ribeira do Porto e mais e mais e mais . um beijo grande

  • mi says:

    muito lindas as fotos! tbém tive essa sensação de familiaridade em portugal. bjos!

  • leticia says:

    delicia de viagem!

  • Mamma mia, Adriana. Eu apenas fico com mais vontade de conhecer Portugal. Estou contigo quando fala que Portugal deveria ser roteiro obrigatorio para o brasileiro.
    Penso que quando eu for, este ano ainda, vou engordar muuuuuuuito pois lembro de tudo o que ja li da culinaria e fico doida.
    Bem, em breve farei o meu relato tbem.

    Baci

  • Bruna says:

    Uau!

    Nunca imaginei que Portugal fosse tao bonito!

  • Adriana says:

    Bruna, vc nao sabe oque esta perdendo!
    Portugal eh LINDO! :-)

  • Adriana says:

    oi Adri,

    desculpa a ignorancia…mas o tal vinho-do-porto que todo mundo fala…e eu conheço mais como uma “expressao” mesmo… é o vinho produzido na cidade Porto em Portugal? ou nao tem nada a ver? ddaaaaarrrr :D

  • Adriana says:

    ok…pesquisei na Wikipedia…hahahaha
    Nunca tinha parado pra pensar nisso!! me sinto como: “uhuuu descobri o Brasil” hahahahah
    obvio…o vinho do Porto…vem do Porto….sò nao sabia que o Porto era em Portugal…. :D

  • Adriana says:

    Oi Adri,
    O vinho do Porto eh um vinho de verdade, um tipo de bebida bem especifico, tipo um licor.
    Pode deixar que estou preparando um post especial contando um pouco mais sobre o vinho do Porto.

  • Karine says:

    Eu já tinha ido a Portugal muitas vezes (e concordo que “uma viagem a Portugal deveria ser obrigatória a todos os Brasileiros.”)mas não conhecia o Porto. Bem, já tinha ido na estação de trem (que é linda), mas a cidade mesmo só fui conhecer esse ano e gostei muito. :)
    Um amigo português local de lá fez um roteiro que seguimos quase todo a risca (só não fomos na livraria Lello, infelizmente).

    Essa fotos estão ótimas!

  • Oi Dri,

    Adorei, é claro!

    Sabes que eu também não era local mesmo do Porto quer dizer, morei lá até aos seis anos e depois estava lá pelo menos todas as semanas, tenho tantas recordações, lembro-me de uma ribeira totalmente diferente, se bem que felizmente não a descaracterizaram como aconteceu no Cais de Gaia. Lembrei-me de tanta coisas nestes dias, até do nome do senhor da mercearia (que nunca mais tinha conseguido lembrar)
    O João gosta do Porto, mas tem muito ainda a ideia de que tudo é sujo e degradado, não deixa de ser um pouco verdade, existem coisas que mereciam toda uma manutenção (não destruição), mas acho que faz parte do charme da cidade…, sei lá, eu amo e pronto!
    Bom, enfim … tinha conversa para o dia todo!

    Fico feliz pela cidade vos ter proporcionado um belo fim de semana.

    Bj

  • Fernanda says:

    Dri,

    Nao imaginava que o Porto fosse tao charmoso…e as fotos maravilhosas, como sempre!!

  • Adriana…

    Sou sua seguidora fiel há muito muito tempo mesmo e inspirada em vc criei um blog, que a cada dia que passa esta crescendo mais e mais. Aqui no Rio temos ate um grupo de blogueiras que se reunem sempre. Enfim, hoje resolvi fazer uma homenagem a vc, com um post bem grande, links para os seus dois blogs e imagens. Gostaria muito que vc visse a homenagem que fiz e me dessa a honra de receber um comentario seu por la…

    Fico no aguardo.
    Atenciosamente, Andreza Mattos

  • marcelao says:

    AMO PORTUGAL..
    o porto eh lindo sim, sujo, velho, mas encantador, ate mesmo com as roupinhas penduradas na janela na zona da ribeira…
    ribeirinha eh linda…vendo as fotos deu saudade….

    vc devia ir a coimbra um dia. outra cidade linda….

    ah, o time eh BRAGA (bracarenses, ok?), kkkk
    bjao garota dificil…..
    fala pro aaron q as fotos sao otimas…gostei do copo com a ribeira ao fundo.

  • Adriana says:

    OI Marcelo!
    POis eh, eu conheco Coimbra e Braga tambem, na verdade conheco o pais quase todo, de Lisboa pra cima – soh nao conheco o Algarve ainda!

    Ah! E quanto as fotos, sao minhas! hahahahah!
    Mas aceito o elogio assim memso! :-)

  • Alessandra says:

    to meio atrasada por aqui, mas tenho q comentar.. da vez q eu fui pra Portugal, foi beem rapidinho, conheci mt pouco do paìs e adoraria voltar.. tantas coisas me lembrava o Brasil, um livro de boa parte da nossa historia e cultura a cèu aberto, lindo!
    Que vontade fiquei de conhecer o Porto!! =)
    Ameeei os azuleijos.. e que vontade de comer este queijo da Serra da Estrela, me lembro atè de jà ter visto uma reportagem sobre a fabricaçao deles, hmm
    Portugal.. lindo, lindo, lindo!!

  • Beth Q. says:

    Oi, Dri!
    Fantásticas as tuas fotos de Portugal!
    Que luz maravilhosa é essa que encontraram na Ribeira e outros locais!
    Tô pertinho de realizar este sonho. Aguarde-me.
    beijos cariocas

  • Graça says:

    Olá Brasil !
    Sou Portuguesa sigo com muita atenção o Brasil que adoro e tento ” Apanhar ” o que o pessoal do Brasil pensa do pessoal de Portugal é muito interessante e muitas vezes super cómico ,ao ler sobre o Porto que é a cidade Portuguesa mais genuina em minha opinião gostei de ler e observar o que vocês pensam e sentem em relação a Portugal
    Beijinhos!!!!

  • Sergio Lima says:

    Oi Dri,
    Cheguei ao seu blog pelo Ricardo Freire.
    Estamos planejando uma viagem ao Douro e Norte de Portugal em abril.
    V. tem alguma dica de hotel legal e por um preço acessível no Porto? E em Peso da Regua?
    Aguardo noticias.
    Obs.
    Sergio Lima

    • Adriana says:

      Oi Sergio, seja bem vindo!
      Nao tenho nenhum hotel especifico pra recomendar (geralmente me hospedo no mais barato que conseguir achar on line), mas recomendo o site Booking.com como uma otima base de pesquisa (sempre reservo meus hoteis atravez deles).

  • Mariana says:

    Ola Dri tudo bom?

    Adorei mesmo seu blog…fiquei aqui babando nas fotos!
    Estou de mochilao marcado p/ 12/03 com meu namorado vamos a portugal/espanha/franca e Londres…
    Voce acha q poderia nos dar alguns toques bacanas?
    Vc tem meu email ai vc pode me mandar um pra eu te mandar algumas coisinhas(duvidas rsrs)por email?
    Brigadao e bjus desde ja,

  • fatima says:

    Olá Dri, parabéns pelo blog. Muito bom!

    Estarei em Portugal em Março. Serão dezessete dias, então , pensei se você poderia indicar um hotel em Lisboa, bem localizado,confortável e com bom preço, pois pretendo ficar em Lisboa por uns 03 ou quatro dias e depois alugar um carro e percorrer Portugal.Com sua experiência talvez pudesse me indicar onde é melhor ficar. Se puder ajudar agradeço. bjo Fátima

    • Adriana says:

      OI Fatima,
      Nao vou a Lisboa ha muitos anos, e da ultima vez que fui (Dezembro de 2005) fiquei numa pensao no Bairro Alto chamada “Pensao Globo” (se nao me engano…). Fui com um grupo de amigos Lisboetas e eles que conheciam bem a cidade e marcaram/reservaram tudo…
      A localizacao era otima e preco bem bom, mas a pensao bem simples mesmo, sem luxo algum! Mas bem no centrao do Bairro alto, limpinho, confortabel e tal. Se vc nao tiver muitas frescuras com hotel, pode ser uma boa opcao.

      nao sei se o hotel tem site ou se dah pra fazer reserva on line (como disse, um amigo Portugues que planejou tudo), mas imagino que sim; ou entao procure outras pensoes na regiao do Bairro Alto de Lisboa.

Leave a Reply

CommentLuv Enabled
Categorias
Twitter – @DriMiller
    follow me on Twitter
    Calendario
    September 2009
    M T W T F S S
    « Aug   Oct »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
    Google Friend Connect