22 Sep 2009
35 comentários

Porto

Dicas de Viagens, Porto, Portugal

Não é a primeira vez que digo que uma viagem a Portugal deveria ser obrigatória a todos os Brasileiros. Não ha melhor maneira de conhecer nossa propria historia, entender nossa cultura, as qualidades, problemas e defeitos, doque viajando por Portugal.

O pais do fado, do pastel de Belem, do Manuel e do Joaquim; nossa senhora de Fatima, as historias de navegação e conquistas pelo mundo e da historia do Brasil. Sendo um dos paises mais antigos e tradicionais da Europa, apesar da distancia do resto do continente (mas em compensação tão pertinho do Brasil). A historia em particular é fascinante, sejam as historias centenarias do que já foi um dos imperios mais poderosos do mundo, ou do passado recente de pobreza do facismo e pós guerra.

O porto é a segunda maior cidade do pais, mesmo tendo apenas pouco mais de 300 mil habitantes, e ainda preserva seus ares de cidade provinciana de muitos seculos passados. Eu sempre recomendo o Porto pros meus amigos como sendo a “porta de entrada” pra Europa, e uma das poucas cidades no continente que ainda tem a sensacão de autenticidade, de velho mundo de verdade. E varios dos meus amigos gingos que seguiram meus conselhos, concordam que o Porto é um das cidades mais fascinantes da Europa.

Pra mim foi muito bom voltar o Porto tantos anos depois, depois de ter viajado por tantas outras cidades.

Conhecer cidades e paises novos é sempre legal, mas as vezes só quando vc volta a algum destino (principalmente quando é um lugar com muito significado pessoal) é que consegue realmente apreciar a beleza e o charme real. Quando morei em Portugal, 15 anos atras com minha familia, moravamos numa cidade minuscula pertinho do Porto. Entao qualquer programação mais “cosmopolita” significava passar a tarde, o dia, o fim de semana no Porto. Nunca fui “local”, mas conhecia a cidade muito bem. E como dizem por ai, “intimidade é uma merda”, porque em situações assim começamos a enxergar mais os defeitos que as qualidades, e os detalhes muitas vezes nos escapam.

Entao, na minha memoria o Porto era uma cidade bonita, porem confusa, velha, suja, mal cuidada. NO caminho fui tentando preparar o Aaron, e que talvez ele não fosse achar o Porto aquele charme todo que tanta gente falou.

Nunca foi tao bom estar errada! Pra começar o aeroporto, novissimo com leitores eletronicos de passaporte, reduzindo as filas em um zilhao% na imigracao. O metro limpo, espaçoso e moderno que nos levou diretamente ao centro da cidade, e assim que saimos da estacao de metro de São Bento foi aquela surpresa…!!! Como se eu estivesse na verdade, chegando numa cidade completamente diferente daquela que me lembrava.

Continua tudo confuso (afinal eh uma cidade centenaria), o velho virou antigo e o mal cuidado era apenas autentico! Uma cidade realmente antiga que nao esta tentando “too hard” pra se modernizar a todo custo.

O Aaron nao parava de repetir o quanto estava “overwhelmed” e apaixonado por tudo, e nao parava de tirar fotos um segundo enquanto eu tentava achar o caminho certo pra chegar no hotel.

Nao vou descrever demais oque fizemos nem os lugares que fomos pois o post abaixo já está super completo, mas só pra dar um pouco de estrutura, assim foi nosso fim de semana:

Passamos apenas um fim de semana, saindo de Londres no primeiro voo da RyanAir, as 6 da manha, e chegamos no Porto umas 8 e pouco. Estavamos e-xaus-tos (pra pegar o voo das 6 significa sair de casa as 2:30 da manha! Pura guerra!), e decidimos adiar o inicio do dia, até porque o tempo esta bem ruizinho…

Na parte da tarde, fomos direto ao Majestic, na rua de Santa Catarina tomar um digno café, passear nas lojas e começar nosso roteiro.

Estação de São Bento e seus azuleijos maravilhosos

Rua de SAnta Catarina e o Café Majestic (onde o Aaron afirma que provou a melhor meia de leite e comeu a melhor torrada do mundo!)

Igreja das Almas e seus azulejos sensacionais

Aveninda dos Aliados e o predio da Camara (fiquei decepcionada que destruiram os jardins…)

Lello & Irmão

A Torre dos Clérigos com uma pausa para uma Francesinha com Frissumo de Ananas no caminho pra Ribeira

As ruelas da Ribeira, que definitivamente pararam no tempo…

São detalhes e detalhes que nao acabam mais… um emaranhado de ruas que sobem e descem, onde nos perdemos por hoooooras…

Até ficar cara a cara com ele, o Douro!

Tentando capturar todos os detalhes…

O antigo, o novo, o tradicional e o moderno.

E por fim nos rendemos ao que realmente vale a pena: uma boa taça (ou garrafa!) de vinho verde, azeitonas, queijo da Serra da Estrela, broa de milho e pra completar a noite, uma partida entre o Porto e o Bracarense cheio de torcedores fervorosos a nossa volta!

Enquanto o sol ia baixando na Foz e pintando a Ribeira de dourado…

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
35 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
35 comentários
  1. Tanylle - 22/09/09 - 22h16

    Oi Dri,

    Quando estive em Portugal nao conheci o Porto, fiquei apenas nos arredores de Lisboa e Fátima. Super fiquei com vontade de voltar e conhecer o Porto e arredores, ainda mais porque o namorado nao conhece nada de Portugal.
    As fotos estão lindissimas e muito convidativas!

    Bjos

    Responder
  2. Barbara Silva - 23/09/09 - 01h36

    Que emocionada que eu fiquei com teu relato. Lindo!
    Doida pra voltar pra minha casa, aproveitar a minha cidade linda e matar as saudades da francesinha, do melhor vinho do mundo, do bacalhau e do choriço, aproveitar o pôr-do-sol mais lindo de Portugal na Ribeira do Porto e mais e mais e mais . um beijo grande

    Responder
  3. mi - 23/09/09 - 02h40

    muito lindas as fotos! tbém tive essa sensação de familiaridade em portugal. bjos!

    Responder
  4. leticia - 23/09/09 - 06h03

    delicia de viagem!

    Responder
  5. Claudia Acourt - 23/09/09 - 08h50

    Mamma mia, Adriana. Eu apenas fico com mais vontade de conhecer Portugal. Estou contigo quando fala que Portugal deveria ser roteiro obrigatorio para o brasileiro.
    Penso que quando eu for, este ano ainda, vou engordar muuuuuuuito pois lembro de tudo o que ja li da culinaria e fico doida.
    Bem, em breve farei o meu relato tbem.

    Baci

    Responder
  6. Bruna - 23/09/09 - 10h00

    Uau!

    Nunca imaginei que Portugal fosse tao bonito!

    Responder
  7. Adriana - 23/09/09 - 10h28

    Bruna, vc nao sabe oque esta perdendo!
    Portugal eh LINDO! :-)

    Responder
  8. Adriana - 23/09/09 - 11h39

    oi Adri,

    desculpa a ignorancia…mas o tal vinho-do-porto que todo mundo fala…e eu conheço mais como uma “expressao” mesmo… é o vinho produzido na cidade Porto em Portugal? ou nao tem nada a ver? ddaaaaarrrr :D

    Responder
  9. Adriana - 23/09/09 - 11h43

    ok…pesquisei na Wikipedia…hahahaha
    Nunca tinha parado pra pensar nisso!! me sinto como: “uhuuu descobri o Brasil” hahahahah
    obvio…o vinho do Porto…vem do Porto….sò nao sabia que o Porto era em Portugal…. :D

    Responder
  10. Adriana - 23/09/09 - 11h44

    Oi Adri,
    O vinho do Porto eh um vinho de verdade, um tipo de bebida bem especifico, tipo um licor.
    Pode deixar que estou preparando um post especial contando um pouco mais sobre o vinho do Porto.

    Responder
  11. Karine - 23/09/09 - 12h56

    Eu já tinha ido a Portugal muitas vezes (e concordo que “uma viagem a Portugal deveria ser obrigatória a todos os Brasileiros.”)mas não conhecia o Porto. Bem, já tinha ido na estação de trem (que é linda), mas a cidade mesmo só fui conhecer esse ano e gostei muito. :)
    Um amigo português local de lá fez um roteiro que seguimos quase todo a risca (só não fomos na livraria Lello, infelizmente).

    Essa fotos estão ótimas!

    Responder
  12. Perdida pelo mundo - 23/09/09 - 15h12

    Oi Dri,

    Adorei, é claro!

    Sabes que eu também não era local mesmo do Porto quer dizer, morei lá até aos seis anos e depois estava lá pelo menos todas as semanas, tenho tantas recordações, lembro-me de uma ribeira totalmente diferente, se bem que felizmente não a descaracterizaram como aconteceu no Cais de Gaia. Lembrei-me de tanta coisas nestes dias, até do nome do senhor da mercearia (que nunca mais tinha conseguido lembrar)
    O João gosta do Porto, mas tem muito ainda a ideia de que tudo é sujo e degradado, não deixa de ser um pouco verdade, existem coisas que mereciam toda uma manutenção (não destruição), mas acho que faz parte do charme da cidade…, sei lá, eu amo e pronto!
    Bom, enfim … tinha conversa para o dia todo!

    Fico feliz pela cidade vos ter proporcionado um belo fim de semana.

    Bj

    Responder
  13. Fernanda - 23/09/09 - 17h11

    Dri,

    Nao imaginava que o Porto fosse tao charmoso…e as fotos maravilhosas, como sempre!!

    Responder
  14. andreza mattos - 24/09/09 - 12h25

    Adriana…

    Sou sua seguidora fiel há muito muito tempo mesmo e inspirada em vc criei um blog, que a cada dia que passa esta crescendo mais e mais. Aqui no Rio temos ate um grupo de blogueiras que se reunem sempre. Enfim, hoje resolvi fazer uma homenagem a vc, com um post bem grande, links para os seus dois blogs e imagens. Gostaria muito que vc visse a homenagem que fiz e me dessa a honra de receber um comentario seu por la…

    Fico no aguardo.
    Atenciosamente, Andreza Mattos

    Responder
  15. marcelao - 25/09/09 - 16h10

    AMO PORTUGAL..
    o porto eh lindo sim, sujo, velho, mas encantador, ate mesmo com as roupinhas penduradas na janela na zona da ribeira…
    ribeirinha eh linda…vendo as fotos deu saudade….

    vc devia ir a coimbra um dia. outra cidade linda….

    ah, o time eh BRAGA (bracarenses, ok?), kkkk
    bjao garota dificil…..
    fala pro aaron q as fotos sao otimas…gostei do copo com a ribeira ao fundo.

    Responder
  16. Adriana - 25/09/09 - 17h12

    OI Marcelo!
    POis eh, eu conheco Coimbra e Braga tambem, na verdade conheco o pais quase todo, de Lisboa pra cima – soh nao conheco o Algarve ainda!

    Ah! E quanto as fotos, sao minhas! hahahahah!
    Mas aceito o elogio assim memso! :-)

    Responder
  17. Alessandra - 28/09/09 - 16h17

    to meio atrasada por aqui, mas tenho q comentar.. da vez q eu fui pra Portugal, foi beem rapidinho, conheci mt pouco do paìs e adoraria voltar.. tantas coisas me lembrava o Brasil, um livro de boa parte da nossa historia e cultura a cèu aberto, lindo!
    Que vontade fiquei de conhecer o Porto!! =)
    Ameeei os azuleijos.. e que vontade de comer este queijo da Serra da Estrela, me lembro atè de jà ter visto uma reportagem sobre a fabricaçao deles, hmm
    Portugal.. lindo, lindo, lindo!!

    Responder
  18. Beth Q. - 29/09/09 - 17h54

    Oi, Dri!
    Fantásticas as tuas fotos de Portugal!
    Que luz maravilhosa é essa que encontraram na Ribeira e outros locais!
    Tô pertinho de realizar este sonho. Aguarde-me.
    beijos cariocas

    Responder
  19. Graça - 13/01/10 - 19h05

    Olá Brasil !
    Sou Portuguesa sigo com muita atenção o Brasil que adoro e tento ” Apanhar ” o que o pessoal do Brasil pensa do pessoal de Portugal é muito interessante e muitas vezes super cómico ,ao ler sobre o Porto que é a cidade Portuguesa mais genuina em minha opinião gostei de ler e observar o que vocês pensam e sentem em relação a Portugal
    Beijinhos!!!!

    Responder
  20. Sergio Lima - 18/01/10 - 10h22

    Oi Dri,
    Cheguei ao seu blog pelo Ricardo Freire.
    Estamos planejando uma viagem ao Douro e Norte de Portugal em abril.
    V. tem alguma dica de hotel legal e por um preço acessível no Porto? E em Peso da Regua?
    Aguardo noticias.
    Obs.
    Sergio Lima

    Responder
    • Adriana - 18/01/10 - 10h26

      Oi Sergio, seja bem vindo!
      Nao tenho nenhum hotel especifico pra recomendar (geralmente me hospedo no mais barato que conseguir achar on line), mas recomendo o site Booking.com como uma otima base de pesquisa (sempre reservo meus hoteis atravez deles).

      Responder
  21. Mariana - 01/02/10 - 21h17

    Ola Dri tudo bom?

    Adorei mesmo seu blog…fiquei aqui babando nas fotos!
    Estou de mochilao marcado p/ 12/03 com meu namorado vamos a portugal/espanha/franca e Londres…
    Voce acha q poderia nos dar alguns toques bacanas?
    Vc tem meu email ai vc pode me mandar um pra eu te mandar algumas coisinhas(duvidas rsrs)por email?
    Brigadao e bjus desde ja,

    Responder
  22. fatima - 17/02/10 - 12h03

    Olá Dri, parabéns pelo blog. Muito bom!

    Estarei em Portugal em Março. Serão dezessete dias, então , pensei se você poderia indicar um hotel em Lisboa, bem localizado,confortável e com bom preço, pois pretendo ficar em Lisboa por uns 03 ou quatro dias e depois alugar um carro e percorrer Portugal.Com sua experiência talvez pudesse me indicar onde é melhor ficar. Se puder ajudar agradeço. bjo Fátima

    Responder
    • Adriana - 17/02/10 - 12h58

      OI Fatima,
      Nao vou a Lisboa ha muitos anos, e da ultima vez que fui (Dezembro de 2005) fiquei numa pensao no Bairro Alto chamada “Pensao Globo” (se nao me engano…). Fui com um grupo de amigos Lisboetas e eles que conheciam bem a cidade e marcaram/reservaram tudo…
      A localizacao era otima e preco bem bom, mas a pensao bem simples mesmo, sem luxo algum! Mas bem no centrao do Bairro alto, limpinho, confortabel e tal. Se vc nao tiver muitas frescuras com hotel, pode ser uma boa opcao.

      nao sei se o hotel tem site ou se dah pra fazer reserva on line (como disse, um amigo Portugues que planejou tudo), mas imagino que sim; ou entao procure outras pensoes na regiao do Bairro Alto de Lisboa.

      Responder
  23. Caroline - 11/02/11 - 02h08

    Oi Adriana,
    mais uma vez estou eu aqui te pedindo ajuda!!!!
    Podes me indicar um hotel no Porto? Já vi inumeros no Booking, mas ainda estou um pouco perdida, e como sei que vc é extremamente expert no assunt, resolvi pedir socorro!
    Um beijão e obrigada!

    Responder
  24. Thais - 13/12/11 - 11h47

    Olá Dri,
    Você poderia me informar qual o bar / restaurante onde você comeu o queijo da serra da estrela com o vinho verde que aparecem na antepenúltima foto? Estou indo para o Porto e seus posts estão contribuindo muito.
    A vista desse restaurante parece ser linda e quero muito experimentar esse queijo.
    Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 13/12/11 - 11h52

      Nao lembro o nome exatamente, mas foi o bar dentro da Cave do vinho do Porto “Sandeman” (no lado do rio de Gaia).
      Um barzinho super tradicional e fofo, e com uma carta de vinhos otima e vista linda do Porto e da Ribeira no por do soL!

      Responder
  25. Thais - 13/12/11 - 16h04

    Muito Obrigada!
    Vc é demais, super atenciosa!
    Bjs e bom Natal!

    Responder
  26. Lara de Oliveira - 03/01/14 - 04h06

    Nossa, Adriana!! Fiquei encantada com as fotos!
    Estou organizando minha lua de mel…queremos ir a Portugal!! vc teria um roteiro bacana? Estou pensando em ir ao Porto, Lisboa, Sagres e Algarve! Obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 06/01/14 - 13h46

      OI Lara,
      Esta rolando um topico otimo com varias ideias de roteiros de viagem para Portugal l no forum do blog!! (tem o link na barra superior da pagina, ou no icone aqui do lado!)

      Responder
  27. Helga Calheiros Amador - 11/03/14 - 02h55

    Olá Dri, como vai?
    Não sei se a pergunta é oportuna, mas não consegui ver seu roteiro, ele esta detalhado? Para mim após a frase “Na parte da tarde, fomos direto ao Majestic, na rua de Santa Catarina tomar um digno café, passear nas lojas e começar nosso roteiro.”
    Aparecem somente fotos. Fiquei na dúvida por que estou planejando uma viagem para Portugal para este ano, e queria ter uma noção de roteiro, pois não sei quantos dias eu deixo reservado para o Porto.
    Obrigada, Helga

    Responder
    • Adriana Miller - 11/03/14 - 10h39

      OI Helga,
      Da uma olhadinha em todos os posts na categoria Porto que tem bastante informacao por la, e outras dicas de passeios, roteiros e ate um post com sugestoes de coisas a fazer no Porto dada pelos leitores Portugueses (le os comentario tambem, que tem bastante informacao boa!)

      Responder
  28. Polliana - 12/06/14 - 23h33

    Oi, Adriana. Tudo bem? Estou planejando minha lua de mel e fico em Portugal do dia 18 ao dia 23 de novembro. Leio seu blog desde 2007 e sei que tem um ritmo de viagens mais intenso, parecido com o meu, aproveitando bem o tempo em cada lugar. Por isso fiz questão de perguntar a você se acha viável fazer Lisboa e Portugal nesse período (18 a 23 – 2 dias inteiros em cada cidade, sendo que o trajeto entre uma e outra seria feito de carro alugado) ou é melhor ficar só em Lisboa e curtir melhor a cidade?

    Responder
    • Adriana Miller - 16/06/14 - 11h46

      OI Polliana,
      Se voce nao conhece nenhuma das duas cidades (e arredores) eu ficaria em apenas 1 delas, em vez de tentar fazer as duas.
      Apesar de amar o Porto, turisticamente falando, acho que Lisboa tem mais a oferecer, e 4 dias por la seria otimo (ainda assim corrido, se eh a primeira vez na cidade/pais, mas ja da pra fazer bastante coisa).

      Responder
  29. tiago soares - 10/08/14 - 19h49

    ola adriana fico feliz por ter visitado a minha cidade sem duvida moro nela todos os dias e todos os dias me maravilho com sua beleza e cada vex mais turistas nos visitam ate foi nomeada como cidade de eleição pr se viajar este ano na europa fico felix por ter conhecido nossas origens nossa francesinha nosso vinho do porto as famosas tripas e todo os aspectos de uma cidade que parece antiga mas muito linda esse é seu verdadeiro encanto.

    Responder