07 Jun 2004
4 comentários

“Cinco terras entre o céu e o mar”

Cinque Terre, Dicas de Viagens, Viagens pela Italia

Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.
O parque nacional das “Cinco terras” (Cinque terre), localizado na minúscula região da Ligúria, norte da Itália, é obviamente constituído por 5 cidadezinhas muito pequenas, uma do lado da outra, na beira do mar (que não é exatamente praia, mas é lindo assim mesmo) e ligadas por uma trilha (tb na beira do mar) chamada “Via dell’amore”.

Na via do amor, não aconteceu nada de especial p/ ter esse nome, foi construída apenas p/ que se pudesse transportar os materiais necessários p/ a construção da linha ferroviária que liga as 5 cidades, e Gênova ao resto da Itália. Mas como o resultado desse ¿caminho¿ acabou sendo uma trilha maravilhosa na beira do mar, foi batizada por seus moradores como a Via do Amor, por ser muito romântica.

Não sei exatamente quantos quilômetros têm a trilha (procurei no guia, mas não achei), mas se vc quiser fazer a trilha completa entre as “Cinque Terre” é recomendável no mínimo uns 2 dias. É uma caminha leve, mas com muitas subidas, descidas e vc invariavelmente vai parar milhões de vezes p/ tirar fotos da paisagem (pelo menos de for maníaco como eu!), portanto é meio difícil de fazer tudo em um dia só.

Eu só passei um dia lá, mas só vi 4 das 5 cidades (a ultima, Monterosso, fica p/ a próxima), e o trajeto entre a terceira e quarta fizemos de trem, pois seria uma caminhada de umas 2 horas (sem parar p/ nada, nem descansar). Eu queria ter ido a pé, mas quando se está em grupo, vence a maioria…

Essa região é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco, e é com certeza muito romântica e bonita. Um título merecido. É inevitável a enorme quantidade de casais, de todos os países da Europa, fazendo juras de amor eterno em todos os cantos do caminho.
Essa região é muito famosa na Europa, mas acho que não muito no resto do mundo (pelo menos não no Brasil…), pois se vê muitos Italianos e muitos europeus, mas não muitos “estrangeiros” em geral, a não ser algum grupo de mochileiros que estava perdido entre Gênova e Firenze, viu gostou e acabou ficando por lá.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
4 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
4 comentários
  1. Samanta - 19/04/11 - 18h21

    Oi Adriana,
    Em primeiro lugar gostaria de dizer que mooooooooorro de inveja de alguém que pode colocar “EVERYWHERE” no apelido…Estive olhando seu perfil e definitivamente eu queria ser vc!
    Tietagem a parte, escrevo-lhe p/ pedir uma ajuda. Vou com meu namorido à Italia em outubro próximo e temos 19 dias (s/ contar dia de chegada e partida) p/ percorrer a bota de norte a sul. Pretendo montar base em Florença, usar tres dias p/ ela e de lá ir pra outras cidades. Pisa e Lucca pretendo fazer num só dia;Faremos um passeio de bike de um dia por Chianti. Minha dúvida: em apenas um dia consigo fazer Assisi e Siena? Vc incluiria (ou excuiria) alguma cidade ao nosso roteiro Toscano?
    Da Toscana vamos à Roma, de lá à Napoles e Pompeia, depois uns dois dias na Costa Amalfitana. Se tivermos q voltar por Milão ( chegaremos num voo da Alitalia por Milão, mas na volta esse voo passa primeiro por Roma; então tentaremos com cia aerea pegar o voo de volta em Roma), nossa última parada será Verona. Quantos dias precisamos pra “ver” Verona? Já conhecemos Veneza, então acho que dessa vez ela ficará de fora…
    Sobre a trenitalia, tentei entrar no site e cotar os trens Milão-Florença Florença-Roma, Roma-Verona, mas ñ consegui nada! Será que é por conta da data distante (outubro)?
    Bom, é “só” isso. Aguardo ansiosamente sua resposta.
    Parabéns sinceros pelo blog! Além de mega elucidador é uma delícia de ler! Tanto que tenho passado tardes e tardes de meus fins de semana viajando em suas aventuras!
    Mega parabéns pelas fotos! Lindas!
    Um grande abraço,
    Samanta

    Responder
  2. maria - 15/07/12 - 16h59

    Olá Adriana, que matavilha conhecer o seu blo Hoje conversando com uma amiga brasileira-que conheci o ano passado no hotel Fouquets Barrière, e que reside em Paris, ela me falou que vai conhecer as 5 Terras na Itália. Como sou curiosa entrei no Google para pesquisar.

    Dentre outros deparei-me com o seu blog e achei bem elucidativo.

    Responder
  3. Cecinha - 15/07/12 - 17h39

    Oi Adriana, conheci o seu blog hoje, pesquisando as 5 TERRAS/Italia. Conversando com uma amiga também brasileira que conheci no Fouquets Barrière ano passado ela e disse que agora em agosto vai conhecer as 5 terras.
    Daí partir para o GOOGLE e dentre outros blogs achei o seu bem gostoso. Achei aqueles pedacinhos da Itália lindos.
    Claro que não irei conhecê-los pois têm nuitas ladeiras, altos e baixos. Viajo todos os anos para Europa, notadamente Paris, mas já conheço bastantes países
    da Europa, inclusive China, Honululu e Japão.Você é uma vitoriosa! Pois venceu na luta. Eu sou advogada e tambem uma guerreira.

    Responder
  4. ronaldo basttos - 01/02/13 - 20h52

    Amei Cinque Terre. Conheci por indicação de colegas do trabalho de Turim na época em que tive o prazer de trabalhar e fazer minha pós. Só a achei infestada de americanos na época em que fui. Vernazza é a mais bela na minha humilde opinião. O final de tarde é maravilhoso, ainda mais comendo uma pizza ou massa e bebendo um vinho branco da região.

    Responder