11 Jun 2004
0 Comentários

Barbie Japão

Florenca, Toscana, Viagens pela Italia

Acho que já comentei que na minha turma aqui em Firenze eu sou a única ocidental, todas as outras meninas são da Korea (3) e Japão (1).

Então, além de estar conhecendo a cultura Italiana, de quebra ainda estou conhecendo alguns aspectos interessantes da cultura oriental.

Pra começar, elas não se misturam. Oriental só anda com oriental.

Perto delas eu me sinto uma monstrenga, porque todas elas são minúsculas, delicadas, tímidas e falam baixinho, baixinho…. Eu em compensação sou grande, falo alto, nada delicada e muito estabanada. Apesar de que todas elas já estão em Firenze há muito tempo e, portanto estão acostumadas com a cultura ocidental, ainda assim elas me acham muito ¿diferente¿ só pelo fato de ser brasileira.

Mas enfim, não era sobre isso que eu queria falar.

Elas são sem duvida muito diferentes de mim e de todos nós, mas entre elas (Korea x Japão) a diferença também é gritante.

A menina japonesa, Haruna, é a perfeita Barbie Japonesa. Sabe aqueles especiais do Fantástico (ou Globo Repórter se vc preferir) que falam sobre a cultura oriental e como ela esta mudando pouco a pouco e se tornando mais ocidental? Pois é, no Japão pelos vistos é verdade.

Ela tem silicone no peito, permanente no cabelo, unhas postiças e muuuuita maquiagem.

A cada dia que passa ela nos surpreende mais (principalmente às Koreanas!). Quando alguém pergunta porque ela veio para a Itália, e porque quis estudar Italiano, ela responde simplesmente que “queria ter uma vida como nos filmes, e me divertir muito”. No outro dia estávamos estudando verbos no futuro e, portanto deveríamos falar sobre nossas aspirações futuras e como nos víamos daqui a 40/50 anos. Ela se descreveu igualzinha à vovozinha da Chapeuzinho Vermelho, e quando a professora perguntou se as velhinhas Japonesas eram assim, ela respondeu um enorme NÃO, e disse que quer ser uma vovozinha ocidental, fazendo roupinhas de tricô para os netinhos e deixando a torta de maçã esfriar na janela.

Realmente nos surpreendeu, mas deixou as meninas Koreanas de boca aberta!!! Elas acharam um absurdo essa explícita negação da cultura oriental que a Haruna tem.

As Koreanas estão em Firenze para aprender Italiano e depois estudar moda em Milão; mas todas sonham em um dia voltar para a Korea, casar com um homem Koreano, ter filhinhos Koreanos e viver feliz para sempre em Seul. Se vestem como Koreanas e comem comida Koreana. Apesar de estudar moda na Itália, querem fazer moda Koreana.

Já a japonesa sonha em casar com um ocidental, ter filhos loiros de olhos azuis, só come comida ocidental e diz detestar Sushi e sashimi!

Hoje, na aula, cada uma de nós deveria levar uma musica na sua língua, e típica do seu país, com a respectiva tradução; A Haruna levou uma musica de uma menina Japonesa que nasceu e mora nos EUA, que canta meio Japonês e meio inglês, e ela só cantava as partes em Inglês…

Uma decepção para todas nós, mas é engraçado ver como as Koreanas se sentem envergonhadas com a ocidentalização da sua conterrânea, e fazem questão de deixar claro que o Japão é uma exceção na Ásia.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!