12 Sep 2004
0 Comentários

Cultura alimenta e faz crescer!

Madrid, Viagens pela Espanha

Fim de semana sem viagens e sem companheiros…

Além da árdua tarefa de encontrar um novo apartamento aproveitei que seria um fim de semana tranqüilo p/ fazer vários passeios culturais/turísticos que eu estava adiando desde que cheguei aqui…

Pra começar não achei apartamento nenhum! Fui ver cada um que dava vontade de chorar!! Um deles, na hora que ocara abriu a porta, eu falei: Vc ta de sacanagem, né?!?! Mas enfim… tenho até o fim do mês p/ achar um novo cafofo…

 
Porém não permiti que isso atrapalhasse meu fim de semana, provavelmente um dos últimos do verão…

 
Meus passeios:

 
Museu Centro de Arte Reina Sofia:

Um dos mais interessantes museus da Espanha exibe uma vasta coleção de arte moderna espanhol, principalmente do séc 20, além de varias exposições temporárias.

Os artistas mais famosos exibidos aqui são: Pablo Picasso, Joan Miro e Salvador Dali.

 
Todos, além de famosérrimos e consagradíssimos tem um estilo muito peculiar de fazer arte.

Geralmente quando eu vou num museu de arte moderna e vejo aquele monte de rabisco numa tela, sempre penso: Ah! Isso até eu sei fazer… Mas com esses caras é diferente. A quantidade de elementos, símbolos, cores e formas exibidas é impressionante. As vezes vc fica horas tentando entender what the hell é aquela pintura, aí vc lê o titulo : “Mulher chorando”. Simples né? Aí vc olha de novo p/ o quadro e tudo faz sentido! Aí sim vc consegue ver toda a dor e sofrimento retratado na obra.

Esse é o caso, por exemplo, da impressionante “Guernica” de Picasso que foi uma manifestação sobre a bomba e o ataque germânico na cidade Basca que de mesmo nome. É um quadro enorme, meio preto, branco e cinza, com tudo muito contorcido e olhares de horror; quando vc entende oque se passou em Guernica durante a guerra, tudo faz sentido.

Já Miro tem um estilo um pouco mais, digamos assim, divertido… A ala dedicada à ele me lembrou um jardim de infância… Umas formas meio sem sentido, mas muuuuito alegres e coloridas.

E Salvador Dali que é o rei do surrealismo. Seus quadros têm umas coisas que saem de dentro de outras coisas, tudo literalmente surreal; Passei horas observando os quadros, tentando entender onde começa e onde acaba, e pensando oque ele deve ter tomado para conseguir imaginar coisas assim… Todos os seus quadros te fazem sentir preso num filme estranho, um sonho onde vc flutua com pessoas e objetos esquisitos tentando se livrar de alguma coisa…. Surreal!
 
Domingo, Mercado El Rastro:
É o grande mercado de pulgas de Madrid. Se estende por vários bairros e ruas, e lá vc pode encontrar de tudo e mais um pouco.

Artesanato hiponga, artigos de couro, coisas típicas da Espanha, muuuuutia coisa falsificada, etc…

Porém, como toda feirinha-pechincha-que-virou-moda o lugar pode ser perigoso (atenção à bolsa!) e já foi o tempo em que ainda valia a pena realmente comprar alguma coisa ali.

A experiência é muito mais antropológica do que qualquer outra coisa. People Watching, meu novo esporte preferido. Observar as pessoas que freqüentam o El Rastro, os estilos, as roupas, as origens… Isso sim é que é cultura!!!

 
Mas agora com licença que eu vou p/ a piscina aproveitar esse domingo de SOL e CALOR na capital espanhola!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!