24 Aug 2005
1 Comentário

Brasileiro: profissao em tempo integral

Dia a dia, Vida no Exterior

Quando vc mora no exterior ser brasileiro (geralmente) é motivo de orgulho e demosntraçoes de patriotismo.

 
Vc pode conhecer gente de qualquer canto do mundo, e com certeza todos sabem “oque” é o Brasil; mesmo aqueles que nao sabem exatamente em que continente fica, que lingua se fala, etc ligam imediatamente a palavra BRASIL a imagens boas (um pouco estereotipadas, mas boas) de alegria, festa, beleza das pessoas e da natureza, a terra do futebol, do samba e das top models bonitas.

99,9% das vezes que vc diz “sou brasileiro” a resposta é um grande sorriso, as vezes acompanhado por olhares de admiraçao (“de verdade?!!”), no estilo eles-existem-mesmo e nao-é-um-truque-de-midia, que te bombardeiam com perguntas, duvidas, sonhos etc.

 
No geral, a maioria dos extrangeiros desconhecem a realidade Brasileira (nada mais natural; oque vc sabe sobre a cultura Húngara? Ou de Camarões?!) e podem ser enquadrados em grupos de 8 ou 80. Tem aqueles que acham que o Brasil é um paraiso de sol, praia e festa onde todos sao felizes e alegres. E tem os outros que acham que o Brasil é apenas mais um pais Sul Americano, que fala espanhol (ou “Brasileiro”, essa lingua estranha cantada em belas musicas, mas que ninguem entende nada), dança Salsa e é povoado por uma gente miseravel e pobre (mas que sempre arruma um tempinho pra futebol e carnaval).

 
Porém ser Brasileiro no exterior é uma tarefa ardua. Se vc é brasileiro, vc tem que SER brasileiro, e apresentar todos os aspectos “naturais” de um ser humano nascido nessas terras de palmeiras onde canta o Sabiá (ou como eles acreditam que se deve ser).

 
Trocando por miudos, alguns estereotipos (bons e ruins) que sao o calvario dos Brasileiros…

 
ALEGRIA:

O brasileiro é um povo alegre. Ponto. Até aí morreu Neves. Nao concordo nem discordo. Todos os paises tem pessoas felizes e infelizes, mas tudo bem, admito que o brasileiro tem mais capacidade de ver a luz no fim do tunel que outras pessoas.

Logo isso significa que se vc nasceu em Berço Esplendido vc tem o dever se estar feliz e de bom humor 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E olha que eu nao sou nada mau humorada, muito pelo contrario, mas sou humana e tb tenho meus momentos de saco cheio ou de tpm. Nesse dias (nao tao frequentes assim) o que eu mais ouço é: “Nossa, que mau humor! Nem parece brasileira!”.

 
FESTA:

Mais uma vez, concordo que o brasileiro tem uma capacidade incrivel pra fazer festa. Tudo é motivo pra festa. Crise no congresso? Um chop pra comemorar. O Brasil perdeu a Copa? Festa no Clipper pq já esta tudo arrumado mesmo. Carnaval? Energia e disposiçao sem limite. E mais uma lista infinita de festas nacionais, locais, fins de semana e etc.

Eu pessoalmente gosto de festa, e muito, e nao escondo de ninguem. Mas nao posso viver disso. Tenho que estudar, trabalhar, cuidar da minha casa. Entao nem sempre a disposiçao pra festejar esta no 100%.

Porém, se vc nasceu com o privilegio de ser brasileiro, tem que fazer festa, SEMPRE. Tem que dançar até o pé pedir arrego, mesmo que nao goste da musica, tem que contar mil historias interessantes pra entreter todo mundo (afinal os outros simples mortais nao tiveram a sua sorte de nascer num pais tao interessante) e tem que beber até chegar no ponto de sambar em cima da mesa.

Se isso nao acontece (a parte sobre sambar na mesa NUNCA aconteceu, hehehe), mais uma vez vc será repreendido: “Nossa, que disânimo! Nem parece brasileira!”.

 
 
FUTEBOL:

Uma vez mais, um ponto que nao é de todo mentira. Brasileiro adora correr atras de uma pelota, mas nao acho que gostamos mais desse esporte doque Espanhois, Portugueses, Ingleses e Italianos, por exemplo.

Sóque mais uma vez, se vc nasceu sob Raios Fulgidos, tem que A-DOO-RAR futebol, saber de cor a escalaçao de algum time (qualquer um!), estar a par de todas as negociaçoes dos jogadores brasileiros na europa e conhecer como a palma da sua mao a historia das copas do mundo. Se nao, a reaçao que vc recebe é: “Que brasileira é essa que nao gosta de futebol?!”.

 
Mulheres e sexo em geral:

Se vc, além de brasileiro, é do sexo feminino, esse provavelmente sera o tema mais delicado e mais tocado.

O imaginario geral do povo extra-brasilis é que a mulher brasileira é a mais bonita, a mais gostosa e mais liberada do mundo. Afinal vc nasceu e cresceu num pais onde roupas sao apenas uma formalidade do mundo moderno, onde moçoilas se sacolejam durante o carnaval usando nada mais que sua propria pele, e all year long as praias estao lotadas de meninas trajando sumarios biquines.

É mentira? Bem, sem hipocrisias… Realmente a mistura de raças fez com que a populaçao brasileira seja muito mais “interessante” fisicamente doque algumas outras naçoes (tem pra todos os gostos). Realmente em grande parte do pais faz um calor dos diabos e as pessoas usam pouca roupa (ou roupas pequenas?!) numa tentativa de aliviar o sofrimento. E realmente o carnaval é um festival de bundas e peitos sem ter fim, e o tamanho dos biquines nem se compara com os gringos.

Entao, oque as pessoas interpretam desses fatos é que se vc é brasileiro (brasileirA, no caso) vc tem que ser linda maravilhosa, estar sempre vestindo trajes diminutos (mesmo se vc estiver morando num pais de clima gélido!), e ser sempre, and I really mean SEMPRE muito “dada”… As pessoas acham um absurdo vc nao ter namorado, ou pelo menos nao viver com uns rabichos por ai (“nossa! Logo vc, A brasileira!”). Na praia as pessoas esperam que seu biquine seja apenas o minimo indispensavel pra manter a sua dignidade, e na parte de cima Top less. Uma brasileira que nao faz top less?! Como assim?!?! E quando eu tento explicar que no Brasil nao se faz top less e que inclusive isso pode ser cadeia, as celulas cerebrais nao conseguem absorver a informaçao…

 
Isso sem falar nas situaçoes embaraçosas do tipo “ah, vc é brasileira?!” acompanhada de um olhar nada inocente; ou como a situaçao que eu presenciei no outro dia…

(abre parentesis)

Aqui na IBM, como já comentei antes, tem gente do mundo todo trabalhando, e tem dois caras, um é Sueco e o outro é Mexicano, que sao casados com brasileiras. O Mexicano é novo na empresa, e sebe-se lá por que conjunçao cosmica eu acabei sentada na mesma mesa do restaurante que os dois (e mais outras pessoas, de diferentes nacionalidades). Num desses momentos sem graças onde vc nao tem oque conversar com pessoas que nao tem intimidade, eu resolvi usar como gancho de conversa a nacionalidade das respectivas esposas. Fulano-Sueco, vc sabia que a mulher do Fulano-Mexicano tb é Brasileira? Essa constataçao imediatamente gerou a ira da mulherada, e uma espanhola deu um cutucao numa finlandesa e num comentario sarcastico me olhou de rabo de olho e disse em bom tom: nao sei oque essas brasileiras fazem, mas elas estao roubando nossos potenciais maridos. Os dois fulanos trocaram um olhar maliciosos do estilo “vc me entende, né?”, e de repente as atençoes da mesa se viraram todas pra mim, a unica presente nascida em terra Gigante pela propria natureza, “entao brasileña, qual é o segredo?” Minha salada parou no meio do caminho, meu rosto ficou vermelho e quis me esconder em baixo da mesa. Ha ha ha, risadinhas como pano de fundo… “esses brasileiros…”

(fecha parentesis)

 
Eu poderia ficar horas e horas listando os “deveres” dos brasileiros, entre eles:

A cor. Brasileiro tem que ser bronzeado 365 dias por ano, ou naturalmente extremamente moreno. Eu nao sou das mais branquelas, mas o inverno é implacavel, e o fato de apresentar uma pele branca já seria um motivo forte suficiente pra confiscar sua camiseta da seleçao! UM Brasileiro loiro de olhos azuis é uma coisa inadmissivel, a nao ser que a Gisele, pq todo mundo já acostumou com a cara dela.

Samba e carnaval. Brasileiro tem que ter samba no pé. Se nao tiver (ou disser que nao tem, para fugir de vexames publicos) receberá em troca comentarios indignados! Pra que serve um brasileiro se ele nao puder nos alegrar dançando um pouquinho?!

Capoeira. É a ultima moda por aqui. Todo mundo que é in faz aula da capoeira, compra a calça de capoeira (mais de 100 euros por aqui) e arrisca uns passos. Vc nao sabe?!?! Que desnaturada! Nao merece ter nascido sob um ceu risonho e límpido!

E ainda tem o café, o feijao, a Amazonia, os macacos, etc…

 
Eu sei que tem muita gente que le meu blog e que nao mora no Brasil. Onde vcs moram? Aí acontece o mesmo tipo de coisa? Como as pessoas veem os Brasileiros por aí?

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
1 Comentário
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
1 Comentário
  1. Carina - 17/09/11 - 00h34

    Adorei esse post, pura verdade. Eu e minha prima conversamos com uns gringos na internet e também na vida real (ela viaja muito e eu as vezes acompanho) e todos fazem a mesma coisa. Não joga futebol? Impossível! Samba mal? Como assim? É o peso de nascer nessa pátria amada, idolatrada, salve, salve!

    Responder