23 Dec 2005
0 Comentários

Natal: o aniversario do Papai Noel

Natal, Vida na Inglaterra

Eu nunca fui uma grande fa do natal.

Quando eu era pequena eu adorava¿ Escrevia cartas e mais cartas pro papai Noel. Adorava montar a arvore de natal, e no grande dia juntava a familia do meu pai com a da minha mae, aquele bando de primos e tias, era uma delicia.

  

Depois o tempo foi passando e aos poucos fui deixando de gosatr de Natal. Nao eh que eu nao goste, simplesmente nao faz a menor diferenca.

Pelo contrario, me incomodava ver aquela comida toda que eventualmente iria pro lixo, e no caminho de casa tanta gente passando fome. Me incomodava ver aquele monte de presentes sem proposito, que acabariam no fundo da gaveta enquanto se poderia ajudar tanta gente. O dinheiro que se gasta pra comprar ¿soh uma lembrancinha¿ pra alguem, poderia alimentar uma familia inteira.

  

Me incomoda a atencao exagerada que as pessoas dao aos presentes. Claro que eu adoro ganhar presentes, quem nao gosta. Mas detesto ganahr aqueles presentes inuteis, que te deixam com cara de tacho (¿nossa que lindo! Eh exatamente oque eu queria¿¿ MENTIRA!!) e que vc sabe que a pessoas soh comprou pela obrigacao de comprar. Por outro lado eu adoro dar presentes, desde que eles tenham alguma significancia, que eu saiba que a pessoas que vai recebe-lo vai adorer. Comprar por comprar, soh pre ter o nome do fulano embaixo da arvore, acho um desperdicio de dinheiro.

  

Depois que sai de casa, todo mundo vive morrendo de pena de mim pq vou passer o natal longe da familia. Mal sabem o alivio que isso me da.

Sinto muita falta da convivencia com a familia, nao necessariamente no natal, qualquer almoco de domingo me satisfaria.

  

Aqui em Londres o Natal eh surpreendente.

Como uma boa Catolica-apostolica-Romana-nao-praticante que se preste sempre tive a plena conciencia de que Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, e nao a epoca de celebrar as promocoes do Marks&Spencer (ou qualquer outra marca de lojas¿). Vc pode ate nao ligar a minima pra Igreja, mas sabe que els esta lah.

Pelo mesmo raciocinio logico eu nao celebro o Ramadon, nem o Hannuka, nem o ano novo Chines, etc, etc¿ certo?!

  

Londres eh uma das cidades mais multi culturais do planeta. Achoq ue em nenhum outro lugar do mundo vc pod ever tantas culturar diferentes convivendo pacificamente respirando o mesmo ar.

Entao, a ideia que eu tinha do Natal aqui, era de uma celebracao mais Ecumenica, mais dichavada.

  

Muito pelo contrario.

Natal?! Aniversario do Papai Noel? E quem eh esse velho barrigudo?! Ah! Eh o cara da propaganda da Coco-cola.

Natal aqui eh motivo de fazer festa e beber ate cair (coisa que os ingleses jah fazem normalemente).

E Principalmente, oque mais me chocou: TODO MUNDO CELEBRA O NATAL!

A religiao deixou de ser coadgiovante na historia e foi totalmente apagada!

Os Judeus montam arvore de Natal, os muculmanos jantam peru, os Hindus trocam presentes, etc¿

  

Tipo¿ Como assim?! Nada contra, acho maior clima de uniao essa coisa de paz-e-amor na-terra e somos-todos-iguais. Mas nao posso deixar de assumir que levei um susto quando minha amiga muculmana comprou uma fantasia de papai noel pro sobrinho, quando a menina do Siri Lanka (Hindu) deixou na minha mesa um cartao desejando feliz Natal com o desenho estlizado no menino Jesus na capa, e quando vi o filho de um funcionario usando aquele chapeuzinho judeu (que eu nao sei o nome¿ O ignorancia!) no almoco da natal da empresa.

  

Mas e o meu Natal?

Ano passado passei na Espanha, me recuperando de uma amgdalite brabissima, e tive um jantarzinho muito simpatico com dois amigos, comida chinesa e cerveja Belga.

Esse ano tenho a presenca de um menbro familiar (minha super irmazinha fofa, de bochechas amassaveis!!!) e vamos participar de um jantar coletivo na casa da Marit (uma amiga nossa que mora aqui em Londres ha anos).

Mas meu presente de Natal eh que vai ser bom mesmo!!! Uma semaninha de ferias na Escocia!!! Uhuuuuu!!!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!