26 Aug 2008
10 comentários

Bergen – Flam

Bergen, Dicas de Viagens, Fjordes, Noruega

Chegamos em Bergen sexta a noite e fomos direto pro albergue que a Johanna recomendou. Nao soh nosso quarto era bem legalzinho (muito melhor que alguns 3 estrelas que jah ficamos) ainda tinha um bar bombando no terreo! Largamos a mala no quarto e fomos direto pro bar planejar o resto do finde. Mas acabamos indo dormir cedo, no embalo do suto de ter pago 12 libras por uma cerveja e uma cidra (que em Londres custaria no maximo umas 6 libras – R$20).

Sabado de manha o dia estava VERAO! Um ceu azul que nao dava pra acreditar! Como nosso trem era relativamente tarde, aproveitamos a manha pra explorar um pouco o centro de Bergen.

 

 

 

Andamos pelo mercado de peixe e babamos nas lagostas e carangueijos gigantes e no salmao e bacalhau fresquinhos! Sentamos pra tomar cafe no sol (temos que aproveitar qualquer aportunidade de fazer a fotossintese!) e depois andamos ateh Bryggen pra tirar umas fotos com o ceu azul (depois voltamos pra Bergen na segunda feira, mas a previsao era de chuva).

 

 

 

 

Ateh que finalmente chegou a hora esperada! Fomos pra estacao de trem pegar nosso trem rumo aos Fjordes! Esse pacote do Norway in a Nutshell eh super bem planejado, e apesar de nao ser propriamente dito um passeio guiado vc nao fica a Deus dara pq eles te dao TODAS as informacoes que vc precisa pra saber exatamente oque fazer, onde fazer, etc.

 

 

 

A primeira parte da viagem foi de trem entre Bergen e Myrdal, que leva mais ou menos 1 hora e vai parando em vaaarias cidadezinhas perdidas pelo meio do caminho. Ficamos impressionados com a quantidade de tuneis!! 20 no total, numa viagem de 1 hora, e segundo nosso guia, todos foram escavados a mao, no final do seculo 19.

Apesar da quantidade de tuneis, conseguimos ver umas paisagens sensacionais, e eu pirei nas fotos… A-DO-RO viajar de trem, e acho que eh a melhor maneira de se conhecer bem um pais. Eu ficava trocando de cadeiras, indo de um lado pro outro no trem, tentando tirar fotos das paisagens (a maioria ficou uma porcaria por causa do vidro…).

 

 

Ateh que chegamos em Myrdal, uma estacao de trem literalmente no meio do nada. Eu contei exatas 3 casa na “cidade”. De lah, pegamos o Flamsbana, que he um trecho de ferrovia construida especialmente pra ligar a regiao dos Fjordes com o resto do mundo. Tambem foi toda escavada a mao, e na mior parte do tempo tem uma inclinacao de 55%.

A paisagem foi ficando mais dramatica; muitos vales e cachoeiras, cada precipicio inacreditavel. O ponto alto da viagem foi uma cachoeira enorme, com uma plataforma e o trem parou. Todos decemos pra tirar fotos e veio aquele esguicho de agua! Estava me sentindo dentro da cachoeira! Infelizmente eles estragaram a esperiencia quando uma mulher “fantasiada” de vicking/fada comecou a cantar e dancar em cima da montanha, encenando alguma cosia que nao dava pra entender bem… De um lado vc via aquela avalanche de turistas japoneses tirando fotos freneticamente, e por outro lado, nos entreolhamos e admitimos que aquilo ali era uma armadilha pra turistas! HAHAHAAAHHA! Soh faltou a gift shop…

 

 

 

 

Seguimos viagem ateh Flam, que era onde passariamos a noite. Flam eh uma cidade de 400 habitantes, mas que virou polo turistico pois eh o “final” no Fjord e muitos cruzeiros param por ali. Andamos, andamos e nada de char nosso hotel. Pedimos informacao e ninguem sabia nos dizer onde ficava. Entao resolvi ligar direto pra lah e pedir informacoes.

Bem, vou resumi as historia porque jah gastei muitos neuronios morrendo de raiva no sabado a noite.

Basicamente reservei o hotel como parte do pacote, direto pelo site do “norway in  Nutshell”, no hotel que eles recomendaram como sendo o melhor em Flam. Porem o hotel nao ficava em Flam, e sim em Aurland. Realmente, se vc olhar no mapa, as cidades ficam bem uma do lado da outra, mas NAO sao a mesma cidade! Soh passam onibus a cada 2 horas e um taxi custava 450 Krones (+- 160 Reais!!) para percorrer os 8 kilometros… E a recepcionista do hotel ficava repetindo que nem um robot “Ya, ya. Aurland eh Flam, mas estao separadas”. AAAARRRRGH!

 

 

 

Pegamos a porcaria do onibus 1 hora e meia depois e fomos pra Aurland, que acabou sendo muito melhor, porque tinham mais coisas interessantes pra fazer no dia seguinte, apesar de nao ter nenhuma estrutura turistica. O hotel que ficamos ateh que era bom (apesar de nao estar na cidade certa, e o “quarto com vista do fjorde” ter uma vista pro muro do vizinho), e era tambem o unico hotel, unico bar e unico restaurante de Aurland.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
10 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
10 comentários
  1. Juci - 26/08/08 - 10h19

    Que bom que vcs fizeram uma boa viagem! Doi o bolso por la ne?!…rs Pq isso que faco a festa por aqui…rs E quando eu falei que essas paradas ficam no meio do nada eu nao estava fazendo drama nao…hehe Mas vale a pena pela beleza natural!
    Quanto a confusao do hotel, sem comentarios!
    Dri, qdo ficamos em Londres comemorando o niver do meu love vc acredita que ele nao pisou no metro, nem pra conhecer. Era soh taxi pra tudo quanto eh lado! Deu pra entender pq ne? E Londres taxi eh barato!….hehehe
    Bjs

    Responder
  2. Andreia - 26/08/08 - 10h41

    Oi,Adriana!
    Tudo bem?
    Acabei de ver as fotos da sua viagem. Muito legal :)

    Semana passada te remandei um email pedindo sua opiniao sobre um curso de RH que estou pensando em fazer, mas nao sei se meus emails acabam caindo na sua caixa de spam.

    E queria agora pedir um outro “conselho” seu, mas sobre viagem mesmo hehe :)

    Estamos pensando em ir para Paris ano que vem, depois que sair minha cidadania. Temos o roteiro em mente, mas queria mesmo saber se vc conhece algum hotelzinho barato em Paris, que nao fique muito longe das atracoes turísticas para que possamos fazer muitas coisas a pé. Só queremos mesmo um lugar simples pra dormir, nada muito “posh”, vc conhece algum?

    Vc acha q fica mais barato planejar uma viagem por vc mesma ou pegar um desses “packages” em agencias de viagens?

    Desculpa o interrogatório eheh:)

    Beijos e boa semana!

    Andreia

    http://fatcsandphotos.blogspot.com/

    Responder
  3. Adriana - 26/08/08 - 11h57

    Oi Andreia,

    Vi seu e-mail sim, vou responder aidna essa semana! To com varios e-mails pendentes… :-)

    Quanto a Paris eu nao lembro o nome do hotel que ficamos, mas foi bem perto da Praca da Bastilha, que nao eh exatamente no centrao (logo mais barato) mas deu pra fazer tudo a pe o tempo todo. Acho tranquilao ir sozinha, Paris eh muito facil de “navegar”, uma cidade que esta toda montada pra atender ao turista.
    Da ultima vez que fui, comprei um pacote do lastminute.com porque saia mais barato que comprar o passe de trem avulso. mas se vc tem tempo de planejar, sai mais em conta fazer o passeio por conta propria.

    Responder
  4. Andreia - 26/08/08 - 12h06

    Obrigada pela dica! Vou dar uma olhada nesse site.
    Nao tem pressa com o email nao :)
    Bjs!

    Responder
  5. Fabricia Soares - 26/08/08 - 12h56

    Sempre vejo o Aaron andando com uma câmera grande no pescoço. É tranquilão andar assim por aí?
    Ontem fui na agência encomendar minha viagem. Pedi para incluir a Grécia e estou aqui lendo suas dicas todas!!!
    Mudando de assunto, vou subir suas fotos pro site daqui a pouco!!!!
    Beijossssss
    Fabricia

    Responder
  6. Edna - 26/08/08 - 16h06

    Que lugar encantador!!!!!!
    Belíssimas fotos, um sonho de lugar.

    Beijos

    Responder
  7. Flavia - 26/08/08 - 17h23

    A penúltima foto é a minha predileta! Aquela paisagem atrás de vocês parece montagem de tão lindo!

    Agora a cerveja cara da primeira noite foi mesmo uma ótima desculpa para dormir cedo e deixar a balada de lado rsrsrs.

    Beijocasss

    Responder
  8. Carol Haany - 26/08/08 - 19h14

    Oi Adriana,

    Vendo suas fotos me lembrei da viagem que fiz para Suécia em 2006. Na verdade saimos do sul da Alemanha (Bavária) de carro (alugar carro quando vc tem tempo de sobra para curtir, vale mais a pena do que avião)dormimos em Munique para aproveitar a Oktoberfest, depois ficamos 3 dias em Berlim, passamos por Hamburgo depois cruzamos para a Dinamarca e seguimos de ferry-boat para a Estocolmo, onde ficamos 4 dias. O melhor da viagem na Suécia foi ver o sol sempre à nossa frente, pois por sua localização geográfica o sol nunca está acima das nossas cabeças, sempre percorre uma curva quase próxima ao horizonte. Temos a falsa impressão que a manhã não termina, pq inscoscientemente nos guiamos pela posição do sol.
    Pena que o tempo não permitiu ir na Noruega ver essas lindas paisagens montanhosas.
    As suas fotos estão lindas.

    Bjs

    Responder
  9. Elaine - 27/08/08 - 00h39

    Oi Dri, nossaaa, que lugar lindo. Eu conheco uma brasileira q conheceu o marido na internet, ele eh da Noruega, eles casaram e hoje ela mora com ele em Oslo, ela adora. Eu nunca fui, mas tenho vontade de ir, atraves de suas fotos e suas descricoes da viagem eu viajo por esse mundo a fora. Obrigada por compartilhar conosco suas experiencias. Adoro!!!

    Responder
  10. Marta - 27/08/08 - 13h30

    Bom Dia Adriana
    Prazer em conhece-la
    Sou a Professora de Geografia do blog da Patricia Amorim…
    Amei seu blog tb. E o post da viagem a Noruega, é um convite a uma boa aula de geografia. rsrsrs!!!!
    Maravilhosas as fotos!!!!!!!!
    Como disse a Elaine ..atraves de suas fotos e suas descricoes da viagem nós viajamos por esse mundo a fora com vcs.
    Vou recomendar o blog aos meus alunos.
    Um grande abraço

    Responder