27 Aug 2008
21 comentários

Fjordes

Dicas de Viagens, Fjordes, Noruega

Esse passeio da “Norway in a Nutshell” pode ser feito em um unico dia, pra quem estiver com pressa (imagino que fica bem corrido), mas como era fim de semana prolongado, preferimos passar a noite em alguma cidadezinha perdida e seguir a viagem no dia seguinte.

Entao no domingo, antes de pegar o barco no inicio da tarde, tinhamos a manha toda pra explorar a regiao, e resolvemos fazer umas trilhas. O tempo estava otimo, a paisagem deslumbrante, e o ar puro estava tao puro, que tava ateh dando uma onda…

 

 

 

 

 

Seguimos a estradinha que vai beirando o mar e liga Aurland a Volda. A trilha completa, ida e volta duraria umas 2 horas, as resolvemos fazer com bastante calma, tirando muitas fotos, etc, alem de que nao estavamos preparados pra fazer trilha (sabiamos que essa era parte da programacao, mas por algum motivo cosmico nenhum dos dois lembrou de levar nada… sapatos, roupas, etc. Nada!).

 

 

 

Entao lah fomos nos, com jah algumas dezenas de fotos na maquina. A medida que iamos nos afastando de Aurland, tinhamos uma visao diferente do Fjorde, que ia dando forma a “rachadura”. Uma outra coisa muito caracteristica dessa regiao sao as cachoeiras. Alem de varios rios e nascentes, tem tambem as cachoeiras que sao causadas pelo desgelo dos galciares e da neve no periodo de primavera e verao. E entao sao ‘riachos’ que vao secando a medida que o verao vai avancando, ateh que a neve derrete toda, o rio seca, e soh renasce outra vez na primavera seguinte.

Entao nossa ‘dica’ da trilha era isso, achar a cachoeira de Volda, que talvez ainda estivesse lah. Mas talvez nao. Achamos um riachinho beeeem fraquinho, jah nas ultimas do verao e subimos a floresta. Um cheiro de pinheiro delicioso no ar! E as frutas?! Eu tinha lido no guia que essa regiao tem um solo especialmente propicio para frutas e ‘berries’, mas nao imaginava que era tanto! me segurei pra nao sair catando umas macas, peras e morangos ‘organicos’ pelo caminho… mas sei lah se aquilo ali era de alguem, certo? E vimos tambem muitos cogumelos, daqueles enooooormes que eu achava que soh existiam em desenho animado de fadas! Vermelhos com bolinhas amarelas, que voce podia jurar que um Smurf ou um duende iam sair dali a qualquer momento!

E de repente a trilha acaba! Num portao! E uma familia inteira almocando no jardim… Uma senhora veio abria o portao pra gente, e nos deixou passar por dentro de sua casa, nos indicando o caminho certo pra voltar pra Aurland.

 

 

 

Almocamos no unico restaurante aberto da cidade e comemos o hamburger mais caro do planeta terra, e ateh que enfim o barco chegou!

Demos mole de ter deixado pra pegar o barco em Aurland, e nao Flam, pois quando entramos, jah estava lotado! mas demos sorte de comecar a conversar com dois casais de Ingleses que nos ‘encaixaram’ na frente do barco, com vista privilegiada!

O passeio de barco em si durou apenas 2 horas, mas foi simplesmente fenomenal. Tanto eu quanto o Aaron somos nerds assumidos e adoramos assistir aqueles programas sobre o ‘planeta terra’ no National Geographic ou na BBC e ficamos viajando imaginando o Dr Iain Stewart narrando e explicando o ‘fenomeno’ da crosta terrestre rachando e formando os Fjordes! The Power of the Earth!!! Com um mega sotaque escoces…

 

 

Pelo caminho, cada curva era um cenario completamente diferente. Por um lado, vc jura que esta navegando um rio (me lembrou muito o passeio no Rio Rhine na Alemanha), mas nao rola aquela ‘erosao’ tipica de leitos de rio, e sim uns precipicios mega dramaticos, uma agua cristalina, e uma profundidade assustadora! Cada vez que chegavamos perto do ‘leito’ dava pra ver o quanto aquilo lah eh fundo!

 

 

 

E muitas, muitas cachoeiras pelo caminho. E as cidades perdida no meio do nada? Sem estradas, sem conexao com o mundo. Ficamos pensando: como aquelas pessoas foram parar lah? Algumas delas existem desde 1200 e pouco, e literalmente algum viking estava remando pelo Fjorde, viu um pedaco de terra dando mole e se assentou por lah. E ali sua familia permanece ha 800 anos. Em algumas dessas ‘cidades’ contamos 5 casas, 3 casas, 6 casas… Completamente isolados do mundo!

 

O passeio terminou em Gudvangen, onde um onibus nos esperava para nos levar de volta a Voss. A estradinha que liga essas duas cidades tem apenas 20 Km, mas eh TAO ingreme e tem TANTAS curvas que demorou mais de 1 hora! E alem disso, so esta aberta durente os meses de verao, pois eh muito perigosa durante o inverno.

Em Voss, pegamos o trem de volta para Bergen!

Ah! As fotos estao AQUI

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Patrícia - 27/08/08 - 14h10

    Que fotos lindas! Voces deviam ser fotografos nas horas vagas, rs, rs, rs, rs!

    Responder
  2. gisah - 27/08/08 - 14h13

    adorei conhecer mais deste pedacinho da Terra com vcs.
    pode me explicar que bonecos e estátua bem feinha que aparecem nas fotos?
    vc disse que as estradas fecham no inverno… já é assustador ficar nestes vilarejos com pouca cominicacao imagina na neve, com frio e a estrada fechada…. será que estas casinhas nao sao só de férias?
    será que pode mergulhar de tanque por lah? ou as águas sao muito geladas e perigosas? desculpe tantas perguntas…
    tem uns lagos (com vilarejo ao redor)dentro do cume de vulcoes extintos (será mesmo???)na Alemanaha que é terminantemente proibido de mergulhar … todo mundo desaparece… muito sinistro neh?!
    bjs

    Responder
  3. Adriana - 27/08/08 - 14h59

    Oi Gisah?
    Bem, quase todos os bonecos na Noruega sao ‘feios” porqu eo Troll eh o simbolo nacional deles! mas nao sei se vc esta falando da foto do Troll ou dos vikings, que tambem soa beeeem assustadores… heheheeh

    Eu nao vi ninguem mergulhando por lah, mas vi muita gente de kaiaque, entao imagino que super perigoso nao eh… mas eu nao me meto naquela agua! Eh de uma profundidade sem fim e MUITO gelada o ano todo!

    Mas as casinhas nao sao soh de ferias nao, sao de verdade! Isso foi uma das cosias que eu perguntei tambem, e segundo minha amiga, tem um canal na TV Norueguesa que faz ateh uns reality shows com essas pessoas, retratando as familias que ainda vivem como se fosse o seculo 13… sinistro!
    Cruz credo morar naquele fim do mundo no inverno! HAHAHAHAAHHA

    Responder
  4. Adriana - 27/08/08 - 15h00

    Oi Gisah?
    Bem, quase todos os bonecos na Noruega sao ‘feios” porqu eo Troll eh o simbolo nacional deles! mas nao sei se vc esta falando da foto do Troll ou dos vikings, que tambem soa beeeem assustadores… heheheeh

    Eu nao vi ninguem mergulhando por lah, mas vi muita gente de kaiaque, entao imagino que super perigoso nao eh… mas eu nao me meto naquela agua! Eh de uma profundidade sem fim e MUITO gelada o ano todo!

    Mas as casinhas nao sao soh de ferias nao, sao de verdade! Isso foi uma das cosias que eu perguntei tambem, e segundo minha amiga, tem um canal na TV Norueguesa que faz ateh uns reality shows com essas pessoas, retratando as familias que ainda vivem como se fosse o seculo 13… sinistro!
    Cruz credo morar naquele fim do mundo no inverno! HAHAHAHAAHHA

    Responder
  5. Dani - 27/08/08 - 23h23

    Oi Adri
    Sou leitora assídua do seu blog há muito tempo, mas não sou de comentar.
    Hoje, como estou com mais tempo, vou comentar.
    LINDAS fotos da viagem.
    Abs
    Dani

    Responder
  6. Nossa, Dri!
    Caramba!!!!!!! Que lugar inacreditável de lindo! Existe mesmo? (Tô brincando…)
    Europa tem isso de bom, né? Dá pra visitar lugares super diferentes que são relativamente próximos.
    Sabe que eu nunca tinha pensado em visitar a Noruega? Taí um novo destino na minha lista! :) Ah, e já li o e-mail. Obrigada pela resposta e pela dica assim mesmo. Espero que tenham curtido o fim-de-semana! Bjs. ;)

    Responder
  7. Lucia - 29/08/08 - 04h08

    Dri, esqueci de perguntar: voces retocaram algumas dessas fotos pras cores ficarem tao vibrantes assim, ou foi a camera mesmo? E se foi a camera, me diz o make/model, pois e’ maravilhosa! bjos

    Responder
  8. Adriana - 29/08/08 - 06h56

    Oi Lucia,
    Nao retoco nada. Eu ainda nao tive paciencia de aprender a mexer no PhotoShop… Oque eu faco de diferente eh ajustar a camera para o ‘mode’ RICH COLOR, que faz com que as cores se sobresaiam.
    A Fabricia me deu a dica de que ela faz a mesma coisa!
    Cada fabricante chama de uma coisa diferente, mas acho que todos tem.
    O unico problema eh que as vezes algumas cores ficar distorcidas… as vezes as cores de cabelo saem muito bizarras em algumas fotos… meio alaranjado… hehehehe

    Responder
  9. Débora - 01/09/08 - 17h06

    Nossa adorei as fotos e tb o fato de que tem pessoas que vive lá, sem contato com o mundo…

    Nunca tinha pensado em conhecer a Noruega, mas agora estou achando bem interessante…

    Beijinhos.

    Responder
  10. Juliana P. Galvao - 21/10/11 - 12h39

    Estou començando a planejar a viagem do ano que vem e queria a sua ajuda. Eu e meu namorado pretendemos ir a Escandinavia e queremos conhecer as seguintes cidades: Copenhague, Oslo, Bergen, Região dos Fiordes (Geiranger, principalmente), Estolcomo e Helsinque.

    Como somos marinheiros de primeira viagem neste cantos da Europa, queriamos a sua ajuda, pois ja vi que esteve por la:

    1. Tem mais alguma cidade importante que devemos acrescentar, que estamos esquecendo?

    2. Quanto tempo vc acha que devemos dedicar as cada uma dessas cidades (so temos no total uns 17 dias de férias)?

    3. Vamos em Julho, que é verao e eu acho que é alta temporada. Chove menos? Faz menos frio? Eu sou frienta… Por ser alta temporada, como ficam essas cidades (lotadas?)?

    4. Tem indicação de hotel/hostel para essas cidades?

    5. Tem indicaçao de empresa que faça passeios pelos Fiordes?

    6. Qual a melhor forma de cruzar essas cidades (trem, aviao, onibus, etc.)?

    Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 21/10/11 - 13h58

      A escandianvia eh uma delicia!

      Vamos la:
      1) vcs estao cobrindo todas as capitais e principais cidades da regiao. Nao removeria nem adicionaria nada, se nao vai ficar corrido demais.
      2) No minimo 2 dias para cada cidade. Todas sao relativamente pequenas e com poucas coisas turisticas pra “bater ponto” (se compararmos com Londres e Paris por exemplo). Entao dois dias da pra fazer o principalzao. Considere tambem pelo menos 1 dia inteiro de deslocamento entre as cidades, pois eh uma regiao montanhosa e com infraestrutura limitada. Vcs terao que pegar trens, onibus e barcos que vao demorar horas e mais horas de um lugar a outro.
      3) Sim, eh altissima temporada, mas a Escandinavia nao eh um lugar super turistico, entao por mais “cheia” que esteja nao se comprar nem de longe com as multidoes de LOndres, Paris, Roma e afins. As cidades ficam mais “vivas” e menos “fantasmas” (no inverno ficam abandonadas praticamente), mas nao chegam a lotar nao.
      Chove menos e faz menos frio, mas por serem cidades muito ao norte, sempre havera chances de pegar chuva e/ou frio. Voce pode dar sorte de pegar dias com 30 graus (como eu peguei em Estocolmo esse ano) ou dias de 12 graus (como eu peguei em Helsinki ha uns anos atras, e todas as viagens foram no verao).
      4) Nao tenho inidicacao de albergue em Estocolmo pois fiquei no Hilton (que saia o mesmo preco que uma pensao. As cidades sao muito caras). Em Compenhagem nao lembro o nome do hotel que ficamos e os hoteis de Helsinki, Bergen e Fjordes estao nos respectivos posts.
      5) A empresa que fizemos o passeio nos Fjordes tambem esta linkada no post sobre os Fjordes.
      6) Pergunta dificil pois nao existe uma maneira ideal/igual pra todas. Eu comecaria o roteiro por Compenhagem, de la iria de barco pra Oslo (mas demora bastante) ou aviao (caro), de Oslo vc pode ir de trem (demora), de onibus (demora mais ainda) ou de aviao (caro) pra bergem, e de la pros Fjordes, so de trem mesmo (mas faz parte do passeio). De bergem pra Estocolmo, acho que a unica meneira seria voar… E de Estocolmo pra Helsinki eu iria de barco (uma noite ou um dia inteiro).

      Eh uma roteiro otimo, mas nao eh uma regiao facil (e muito menos barata) se ser feita de uma tacada so, pois os trajetos nao sao muito praticos…
      Nao sei oque vc achou dos precos em Londres ou Paris, mas considere seu budget pelo menos o dobro doque vc gastou por aqui pra planejar a Escandinavia. Eu fico escandalizada com os precos cada vez que vou la, mesmo morando em Londres!

      Responder
  11. Caroline Guelber - 27/11/11 - 19h39

    Dri, adorei seu post sobre os Fjordes. Estou pensando ir pra Escandinavia em Abril. Tenho 15 dias apenas e ainda quero ir à Holanda, Londres e Edinburgo. Londres já conheço, mas quero muito voltar por uns 2 dias. Penso em fazer Copenhagen, Estocolmo e Bergen com Fjordes. Vc acha loucura ir nisso tudo de uma vez? Vc acha bom ficar 3 noites em Stocolmo, 3 em Bergen (por causa dos Fjordes) e 2 em Copenhagen? E Edinburgo, 2 noites estão ok? Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 28/11/11 - 10h54

      OI Caroline.
      Em 15 dias esse roteiro vai ficar super corrido sim, ate porque são cidades que não tem necessariamente boas conexoes de transporte entre si, entao vc tem que considerar no minimo um dia inteiro para se locomover entre elas.
      Se vc remover Holanda e Edimburgo do seu roteiro, a viagem ficara mais facil.

      Responder
  12. Carol Guelber - 17/12/11 - 20h18

    Dri, obrigada pela resposta. Vou ver como organizaro! Uma pergunta: qual guia que tenha fotos você recomenda para eu comprar para esta região. Também aceito dicas de livro de fotografias, já vc e o Aron são craques nesta arte! Bjs e obrigada!

    Responder
  13. Juliana P. Galvao - 17/01/12 - 21h14

    Bem vinda Dri! Estou ansiosa pelos post da Asia…

    Perguntinha básica: dá para gastar uma media de 50,00 euros, por refeição, o casal, sem luxo, na escandinavia?

    Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 18/01/12 - 06h21

      Se sem luxo, vc se refere a fast food, kebabs ou sanduiches e saladas sim.
      Para refeições sentadas, em restaurantes, ou como eles chamam de “hot meal”, provavelmente não.

      Estive pensando em alguns valores, pra te dar uma ideia:
      Cafe da manha no Starbucks ou cafes de redes afins (se vcs forem nos cafes ou “Fikas” locais sera bem mais caro): 15 a 20 Euros p duas pessoas (cafe + muffin)
      Lanche McDonalds pra 2 pessoas (2 Big Mac meal, por exemplo) = 20 Euros
      Almoco ou jantar (estilo PF ou menu do dia em um restaurante bem simples = de 50 a 60 Euros

      Isso tudo sem incluir nenhuma bebida alcoolica.
      alcool eh carissimo na Escandinavia, e se vc incluir algumas cervejas ou tacas de vinho, os valores dobram.

      E nas cidades principais, onde existem opcoes mais baratas como as cadeias de fast food ou de cafes. Em regioes mais no interior (tipo na regiao dos Fjordes) essa oferta nao existe, entao a media de gastos por dia para um casal seria entre 100 e 150 Euros.

      Responder
  14. Carol Guelber - 23/02/12 - 22h01

    Dri, meu vôo de Bergen pra Edimburgo foi alterado e terei 1 dia a mais em Bergen do que o previsto. Pergunto: vale mesmo a pena dormir 1 noite em Aurland para dividir o passeio ou você recomenda algum outro lugar perto de Bergen pra conhecer em um dia, já que pelo que li, Bergen não tem tanta coisa pra se ver em 2 dias. PS: Estou indo pra lá por causa do seu belo post! Parabéns, mais uma vez! Sou sua fã!

    Responder
    • Adriana Miller - 24/02/12 - 11h44

      Eu achei que vale!
      Aurland and Flam sao dessas cidades super fofas no meio do nada e dao uma otima quebrada no passeio. S enao, o “Norway in a nutshell” fica TAO corrido que mal parece que vc viu nada.
      E realmente Bergen eh bem fofa, mas nao tem muito mais coisa que nao posso ser feita em uma tarde de passeios..

      Responder
  15. Euziane - 28/07/13 - 20h10

    Parabéns pelas suas dicas super úteis. Poderia informar qual o procedimento para guardar a mala durante o Norway in a Nutshell .

    Responder
    • Adriana Miller - 31/07/13 - 12h06

      Que eu sabia não existe nenhum “procedimento” e você será responsável por suas malas. Talvez seja possivel deixar sua bagagem na estação de trem em Bergen, mas isso deverá ser confirmado direto com a estação.

      Responder
  16. Alice - 07/12/13 - 20h19

    Lá vou eu comentar de novo em post antigo… mas fiquei preocupada rsrs Eu vou no auge do inverno e já fiz as reservas do cruzeiro e de trem. Só não reservei o ônibus de Voss pra Gudvangen, porque não é possível reservar online (eu vou fazer o caminho inverso, de trem de Bergen para Voss, de ônibus de Voss para Gudvangen, de barco de Gudvangen para Flam), me informei e o ônibus sai diariamente e inclusive é conexão com o barco, o barco não sai de Gudvangen antes que o ônibus chegue. Mas você menciona que a estrada fecha no verão, acho que não fecha mais, mas deve ser perigosa no inverno hein… Beijos ps Você guardou as instruções do Norway in a Nutshell?

    Responder