19 Sep 2008
24 comentários

Moving on…

Dicas para Morar em Londres, Lar doce lar, Vida na Inglaterra

Chegou o dia que mais tememos nos ultimos 6 meses…

Hoje acabou nosso contrato de aluguel e temos duas opcoes: renovar, ou partir pra outra.

Jah tinhamos decidido em partir pra outro em marco, quando deu a louca no senhorio e ele resolveu aumentar o aluguel. Foi aquele choque, mas na epoca, ele teve tolerancaia zero para qualquer negociacao, mas tudo aconteceu na pior fase possivel: provas e trabalhos no mestrado, viagem pro Brasil, casamento, etc.

Concordamos em assinar um novo contrato de 6 meses, para dar tempo da poeira baixar, e irmos nos preparando psicologicamente pra mudanca.

Nao sei voces, mas eu ODEIO mudar. Acho que jah mudei tantas vezes na minha vida, que criei total aversao a ideia de empacotar coisas. Serio, cada vez que conversamos sobre isso me bate um desespero inexplicavel.

Mas o que nao tem remedio, remediado esta. Entao tento ver pelo lado positivo da coisa… ser “obrigada” a fazer aquela faxina nas tralhas acumuladas ao longo do tempo, jogar muita quinquilharia fora, etc. E isso porque soh moramos nesse apartamento ha um ano e meio! Imagina as pessoas que moram sua vida inteira na mesma casa?! Como vcs conseguem nao se soterar em tralhas inuteis?

Mas enfim, foi uma decisao muito pensada e ponderada, e eh o melhor pra nos. O apartamento em que moramos atualmente foi um impulso, sob muita pressao do Aaron que estava com certa dificuldade em aceitar a vida na europa “como ela eh” (ou seja, carpete no banheiro, banheiras encardidas, quartos sem closet, cozinha pequenas, etc), oque eh bem diferente do conceito de “moradia” que ele tinha como Americano (casa grandes e amplas) e depois de 2 anos morando como expatrido (mamata da empresa). Entao, sob pressao dele, acabamos alugando um apartamento que nao era pro nosso bico. Ao longo desses 18 meses, cada transferencia bancaria de aluguel que faziamos era aquela dor, de estar jogando dinheiro pela privada.

Alem disso, fomos enganados descaradamente pela agencia. Como eh um predio novo, tudo eh eletrico. A agua soh aquece em certas horas do dia, as lampadas de spot vivem queimando, o forno eh eletrico e tem um cheiro de plastico queimado horrivel, etc. O Council tax eh mais caro doque nos disseram que seria, etc, etc. Tudo acumulando ao aluguel jah mais caro doque deveria.

A verdade eh que queremos juntar dinheiro e um dia comprar um casa, e aluguel caro, nao eh o investimento mais inteligente desse mundo!

Nosso objetivo agora eh achar um flat beeeeeem Londrino (leia-se lixao)! Encaro ateh banheiro com carpete e morar em council flat (mais uma vez).

O unico problema eh a localizacao, pois onde moramos agora eh super central, coisa que adoro, e posso ir pro tranalho andando, vir em casa pra almocar com o Aaron etc… alem de economizar uma puta grana de transporte e comida!

Mas acho que vai ser dificl encontrar outro flat por essas bandas, na faixa de preco que queremos pagar. Mas ha outras possibilidades, e dessa vez manteremos mente aberta no quesito “qualidade”. Afinal sujeira se limpa, parede se pinta, e os moveis serao os nossos mesmo.

Nossas armas pra achar um novo teto em Lodres sao:

www.gumtree.com – site com vaaaarios anuncios de quartos, casa, flats pra alugar ( a versao Inglesa do Craig’s List)

www.rightmove.co.uk

www.findaproperty.com/

e agentes imobiliarios da regiao….

www.black-katz.com

www.cityanddocklands.com/

www.foxtons.co.uk

Temos dois meses de aviso previo pra achar outro apartamento, se nao acharmos nada que nos agrade, rua!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
24 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
24 comentários
  1. Liza - 19/09/08 - 14h59

    Dri, to morando no meu apto desde junho, mas como estava no Brasil quem escolheu foi o Alberto e uma amiga africana. Tudo do jeito dos dois: localizacao, moveis, decoracao. Gosto daqui, mas a cozinha eh pequena, a sala eh enorme, o aquecimento eh ruim, nao tem agua aquecida na cozinha e só tem um quarto que mal cabe nossa cama e o bercinho do Miguel. Moramos bem no centro da cidade e por isso pagamos um pouco mais. Existem outras opcoes mais distantes do centro e mais baratas. Tambem estamos pensando na possibilidade de mudar, achar um outro apartamento mais barato e com a grana economizada comprar um carro. Mas confesso que, as vezes, tenho tentado boicotar a ideia. Tenho preguica só de pensar em empacotar as coisas por que sim, em apenas 4 meses consegui juntar uma infinitade de quinquinharias. Mudei a minha vida toda… me lembro de ter morado em 13 casas e tenho trauma de mudanca. Mas de tanto mudar acabei tentando olhar os lados positivos da coisa. Tente se apegar a isso também. Eh sempre bom uma casinha nova e tenho certeza que vc vai acabar encontrando um lugar legal e que vc poderá deixar com sua cara e a cara do Aaron.
    Beijos,

    Liza

    Responder
  2. Lucia - 19/09/08 - 15h00

    Oi Dri,

    ja tb me mudei bastante desde que me casei, mas confesso que ainda gosto de empacotar e arrumar tudo direitinho no lugar novo. Talvez seja isso… o entusiasmo de um lugar novo.

    Concordo que alugar e’ jogar dinheiro fora e um pessimo investimento, tanto que finalmente estamos “shopping” for a house. Ja colocamos uma oferta em uma casa, mas ate agora nao ouvimos nada. E a procura continua. E’ um pc estressante, mas nao vejo a hora de ter meu proprio “ninho”.

    Tanto que, mesmo nao sabendo quando vamos nos mudar (espero desesperadamente que seje antes do invernao daqui), ja comecamos a empacotar nossas coisas. E como voce, ja jogamos MUITA tralha fora – nao sei como acumulamos tanta porcaria. Tudo quanto decoracao e coisas de verao e que nao estamos usando ja foi pra caixas. E tem caixa pra tudo quanto e’ lado…

    Boa sorte a voces e aproveitem bem esses 6 meses pra dar uma boa procurada pro lugar ideal. Voces tem planos de um dia voltarem pro USA? ‘

    bjos

    Responder
  3. thais - 19/09/08 - 15h20

    Oi,
    esse eh meu primeiro post aqui. Mas esse assunto sempre me chama a atencao, entao decidi postar!!! Leio sempre seu blog, by the way! Nossa, ja mudei tanto que ja perdi a conta. No RJ, ja morei em 4 casas diferentes. Depois fomos (eu e meu noivo Leo) morar em Curitiba (num espaco de 6 meses moramos em 2 casas) e depois Coventry/Sheffield (ja que estudamos em universidades diferentes tem que manter 2 casas). Em Sheffield o Leo ja mudou 3 vezes, em Coventry ja mudei 2 vezes… Haja disposicao pra mudar viu. Agora pra ser sincera nao vejo a hora de voltar pro Brasil (so tem que acabar o doutorado primeiro neh) e arranjar um lugar soh nosso e nao mudar nunca mais. Como falta 1 ano (talvez um pouco mais), esse fim de ano qdo eu for ao Brasil vou levar ja umas malas com coisas que ja nao usamos tanto aqui pra encaixotar e deixar por la. Ou seja, quase que ja vou comecar minha mudanca, hahahaha. mas isso ja eh ansiedade mesmo, nao vejo a hora.
    Boa sorte ai, sua tarefa nao eh nada facil!
    Beijos

    Responder
  4. Paula - 19/09/08 - 15h27

    Pessoal o que é um council flat?
    Como é isso? Tem algo parecido no Brasil?
    Nao entendi…

    Ps. carpete no banheiro, meu Deus, se vc nao falesse sempre isso aqui no blog, eu nao iria acreditar! Nao consigo imaginar um negocio desse!

    Boa sorte!

    Responder
  5. Adriana - 19/09/08 - 15h38

    Council flat sao uns “condominios” tipo conjunto habitacional que a Margareth Tatcher construiu por Londres inteira nos anos 80, para “distribuir a terra” nos centros urbanos.
    Porem hoje em dia esses predios jah nao sao mais controlados nem conservados pelo governo, e TODOS tem a mesma cara, mesma arquitetura, etc…
    E no geral sao muito mal cuidados. Mas por outro lado, os apartamento tendem a serem maiores que as casa de arquitetura “Vitoriana” e MUITO mais baratos, mesmo aqueles que estao em bons bairros da cidade.
    Mas a verdade eh que ninguem gosta de morar lah!
    Eu jah morei em ‘Council flat’ duas vezes, e sao muito velhos e mal cuidados de verdade, e tem cada vizinho esquisito que soh vendo!

    Responder
  6. Dani - 19/09/08 - 15h58

    Dri,
    Boa sorte na busca. Sei que procurar casa é um perrengue só. Acho que me mudei umas seis vezes só em Nova York!!!! Fiquei traumatizada também.
    A minha irmã, quando morou aí deu a maior sorte de ter uma amiga de uma amiga cujo pai tinha um apê para alugar. Não era nenhuma Brastemp, mas a cozinha e o banheiro eram novos, o prédio tinha elevador, em compensação o carpete da sala tinha um cheiro meio estranho. Uma galera yuppiezinha que conheci em Londres estava contemplando mudança para Ealing. Eu achei o bairro bonitinho. Longe do centro, mais tipo suburb, então boa alternativa para quem quer casa.
    Por falar em suburb, eu acabei me rendendo ao “American Way of Life” e encontrei a casa dos meus sonhos num condomínio bacana entre Washington e Baltimore! Eu, urbana e criada em apê com dois irmãos, nunca me imaginei morando em casa e nos suburbs…
    Neste ponto concordo com você, Dri, nestas horas o melhor a fazer é “compromise”.
    Beijos e boa sorte!

    Responder
  7. Ro Costa - 19/09/08 - 16h35

    Adriana… aqui no Brasil as leis amparam bastante o inquilino, mas aí pelo que pude perceber fica ao bel prazer do locador… dose!
    Essa coisa de pagar aluguél é mesmo difícil, mas para quem ainda não conseguiu comprar um piso ou até mesmo financiar fazer o que neh? Minha irmã alugou um ap na Espanha e teve que, além daquela faxina trocar várias peças: como pia da cozinha e peças do banheiro porque era tenebroso hehe… mas ficou ótimo com o toque dela e da minha cunhada nem parece o mesmo piso. Então excelente a idéia economizar para a sempre tão sonhada casa própria… no pain, no gain.
    Boa sorte.
    Forte abraço sempre.

    Responder
  8. Juci - 19/09/08 - 16h56

    Nem me fale em mudanca que tambem tenho arrepios. Nossa casa na Noruega foi colocada a venda, e nao chegamos a morar la nem 1 ano. Eu desempacotei as “traias” com dor no coracao, pois sabia que em pouco tempo nos mudariamos de novo, pq na realidade essa casa foi comprada pra investimento, e nao pra ser nossa home sweet home.
    Boa sorte pra vcs

    Responder
  9. gisah - 19/09/08 - 17h39

    http://www.gumtree.com/london/16/28689416.html
    adorei este lugar… tb bem que nao vi muito mais e nem sei que lugar e este!
    este negocio de mudanca me deixa meio louca so de pensar… realmente sou a rainha das tralhas!
    boa sorte na procura e pense no lado positivo… arrumar uma casinha nova tb é muito legal.
    beijos

    Responder
  10. Paula - 19/09/08 - 17h43

    Ah sim, Adriana, entendi o que é council flat. Já tinha lido a respeito, mas li um texto em português sobre esse programa habitacional da época Tatcher e não sabia o nome em inglês. Vou ver se eu acho para dizer como seria uma traduçao para o portugues.

    Obrigada pela resposta. Boa sorte na procura. É interessante ler sobre essas diferenças no tipo de moradia. Aqui no Brasil, é basicamente, casa ou apartamento. Casa em condomínio fechado ou não. Apartamento mais populares tipo aqueles da Cohab ou aqueles de classe media e alta. Não tem muita diferença e nem tantos fatores assim para levar em consideração, pelo mesmo aqui onde eu moro. Legal saber disso.

    Responder
  11. gisah - 19/09/08 - 17h43

    caramba … agora que eu vi… o preco é por semana!
    hummmmmmmmmmm =(

    Responder
  12. Virgínia - 19/09/08 - 18h49

    Mudança? Desde que nascei já foram 11! Eu sou a rainha de juntar talhas. Absolutamente nada (ou quase nada) eu jogo fora. Minha mãe disse que meus armários parecem a tumba do Tutancamon… mas tudo está organizado. Vai ficar para a posteridade. Quando eu morrer, meus bisnetinhos vão saber do que eu gostava, onde eu viajei…
    O duro é aguentar a tralha do maridão. Que também adora juntar as coisas, mas nunca arruma nada!
    Boa sorte!! Tenho fé que vocês vão conseguir um lugar legal
    PS: Na casa da minha tia na califórnia também tinha carpete no banheiro. Aliás tinha na casa toda, menos na cozinha, e era BRANCO! Ou seja, nenhum entrava calçado na casa dela…

    Responder
  13. Andreia - 19/09/08 - 19h19

    Imagino que aí em Londres os aluguéis devem ser bem altos, mas os salários tb sao, entao acaba sendo compatível.
    Aqui em Cornwall, tem casas e flats para todos os budgets. Nós agora nos mudamos para uma casa beeem maior e pagamos o mesmo preco que págavamos no flat. Até mes passado, morávamos num flat de 1 quarto, mas a cozinha e a sala eram grandes e como era ground flat, tínhamos a área atrás do flat praticamente toda para nós, pois os outros vizinhos, incluíndo o casal polones que morava em cima de nós quase nao usava essa communal area. Agora nos mudamos para uma casa de 2 quartos, sala grandinha, banheiro novo, garagem, jardim na parte da frente e atrás que tem laguinho com peixe e tudo! Toda a tralha extra está no segundo quarto que nao usamos. Tacamos lá e fechamos a porta. Eh como eles dizem “out of sight, out of mind”, mas aos poucos a gente vai arrumando. As charity shops é q devem fazer a festa sempre que a gente se muda! O que eu mais gosto nessa nova casa sao a lareira e o conservatório, onde tem umas poltronas de palha e é super quentinho, ótimo pra tomar café da manha, ouvir a chuva ou até assistir filme no laptop. Outro dia estava uns 35C lá pois o teto é de PVC.Um dia coloco fotos lá no blog. Se fechasse os olhos e fizesse muuuita forca, dava até pra imaginar que estávamos sob o solzao-praia-da-Barra :)
    Boa sorte na sua procura!
    Bjs,
    Andreia

    Responder
  14. amanda - 19/09/08 - 22h43

    espero que vc ache algo bacana, dri!!! muita sorte!!!

    Responder
  15. Flavia - 19/09/08 - 22h45

    Nem me fale em mudanca, tbem odeio!!!

    Boa sorte na procura de um novo ape. Daqui a pouco vcs acham.

    bjs

    Responder
  16. LUCIANA COSTA - 19/09/08 - 23h51

    Nem te conto!!! a casa q os militares tem direito aqui no Brasil chamam-se PNR e depois de esperar uns 4 anos a nossa vez saiu e estamos esperando desde janeiro para q a obra ficasse pronta. Era como a casa dos 3 porquinhos…rsrs…se o lobo chegasse perto ela logo caia…rsrs…então estou esperando…esperando…e o cara da obra me prometeu pela vida da santa mãe dele q a casa será entregue no final do mês. Então…no final do mês (se a mãe do pedreiro não morrer…pq se ela morrer eu não me mudo…rsrs) estou me mudando e desde q casei…9 anos atrás…me mudei 13 vezes…rsrs…e o mais engraçado é q só passamos mais tempo nesse apt q estamos (1 ano e 8 meses) porque compramos…rsrs…e eu detesto ter q arrumar tudo aqui e depois lá.
    Boa Sorte na sua busca e fique longe dos banheiros com carpete…ninguém merece!!!
    BJS!

    Responder
  17. Lucia - 20/09/08 - 14h25

    Queria so fazer uma perguntinha sobre maquiagem: voce conhece a marca “Lorac”?

    By the way, comprei o primer do Smashbox ontem e nao vejo a hora de usa-lo (ja tinha ouvido recomendacao em tudo quanto e’ revista e quando vi que uma “live person” recomendou tb… comprei).

    Mas tb achei as cores dos produtos da Lorac lindos. Experimentei ontem e amei! Acho que vou voltar e comprar uns, mas queria saber sua opiniao se ja usou. Obrigado! Lucia

    Responder
  18. Angela - 20/09/08 - 17h28

    Boa sorte na busca!!! Tenho certeza que algo legal vai pintar (e estou torcendo muito, muito, muito para que NAO seja com carpete no banheiro :o))) ).
    Bjs,
    Angela

    Responder
  19. Carla Adriana - 20/09/08 - 18h10

    Adriana!
    Leio seu blog desde 2004, já fiz alguns comentários aqui. Mas sei lá, as vezes seria uma boa vcs darem entrada em um apto ou casa, sei que vc ama viajar, mas dar uma freada nas viagens e poupar o dinheiro para um canto só de vcs,montar o verdadeiro lar da sua familia,o canto de vcs, sem se preocuparem em serem despejados no dia de amanha, acho uma boa opçao,já que vcs estao com rediencia fixa em Londres, acho um desperdicio de dinheiro pagar aluguel, melhor é investir em um cantinho só de vcs, por mais pequeno que seja, mas terem paz de espirito, mesmo que seja mais afastado do seu lugar de trabalho, pois amanha vc poderá estar em outra empresa e sua moradia nao será mais perto do seu local de trabalho…É apenas uma sugestao. beijokas

    Responder
  20. Carla Adriana - 20/09/08 - 18h11

    Adriana!
    Leio seu blog desde 2004, já fiz alguns comentários aqui. Mas sei lá, as vezes seria uma boa vcs darem entrada em um apto ou casa, sei que vc ama viajar, mas dar uma freada nas viagens e poupar o dinheiro para um canto só de vcs,montar o verdadeiro lar da sua familia,o canto de vcs, sem se preocuparem em serem despejados no dia de amanha, acho uma boa opçao,já que vcs estao com rediencia fixa em Londres, acho um desperdicio de dinheiro pagar aluguel, melhor é investir em um cantinho só de vcs, por mais pequeno que seja, mas terem paz de espirito, mesmo que seja mais afastado do seu lugar de trabalho, pois amanha vc poderá estar em outra empresa e sua moradia nao será mais perto do seu local de trabalho…É apenas uma sugestao. beijokas

    Responder
  21. Carla Adriana - 20/09/08 - 18h11

    Adriana!
    Leio seu blog desde 2004, já fiz alguns comentários aqui. Mas sei lá, as vezes seria uma boa vcs darem entrada em um apto ou casa, sei que vc ama viajar, mas dar uma freada nas viagens e poupar o dinheiro para um canto só de vcs,montar o verdadeiro lar da sua familia,o canto de vcs, sem se preocuparem em serem despejados no dia de amanha, acho uma boa opçao,já que vcs estao com rediencia fixa em Londres, acho um desperdicio de dinheiro pagar aluguel, melhor é investir em um cantinho só de vcs, por mais pequeno que seja, mas terem paz de espirito, mesmo que seja mais afastado do seu lugar de trabalho, pois amanha vc poderá estar em outra empresa e sua moradia nao será mais perto do seu local de trabalho…É apenas uma sugestao. beijokas

    Responder
  22. Lu Francesa - 20/09/08 - 18h47

    Quanto custa em média o aluguel de um apt com sala,cozinha e 1 quarto por ai?

    Responder
  23. Adriana - 21/09/08 - 14h02

    Gisah!
    Voce viu o preco desse flat?! Desmelivreguarde!!!!! Eu tambem adoraria morar lah… hehehehehehe

    Andreia,
    Voce deu sorte mesmo… Uma casa desse tipo em Londres ia custar os olhos da cara! Ohos, nariz, orelha, lingua e tudo mais que tiver disponivel… Seria meu SONHO!! Mas por aqui me contento com um 2 quartos que seja perto do metro ou do ponto de onibus… AInda nao cheguei no nivel de sonhar com jardim nem conservatoria! Aff! Que inveja! Posta umas fotos pra eu babar um pouco?!

    Carla Adriana (semi-xara),
    Pois eh, esse eh nosso objetivo, comprar uma casa, e estamos juntando pra isso. O preoblema aqui nao eh apenas ter o dinheiro disponivel, e sim as linhas de credito para hipotecas… Como nos dois somos estrangeiros, tudo eh muito dificultado, entao memso se jah tivessemos o dinheiro todo para dar uma entrada, provavelmente nao conseguiriamos financiamento… Uma pena.
    Alem disso ainda estamos na fase de nao saber exatamente oque queremos fazer da vida, onde queremos “criar raizes”, e se Londres sera de fato nossa casa pra sempre… Quando isso estiver mais claro em nossas cabecas, acho que tudo vai ficar mais simples!

    Responder
  24. Nem fale a palavra “mudança” perto de mim… Eu odeio. Já mudei tantas vezes que perdi as contas. O que vale é que aqui nas Arábias, mudança é super barato e quando você contrata o serviço, já é door-to-door. Quando mudei de casa, não embrulhei nem os copos. Eles encheram a casa de gente e empacotaram tudo.
    No Brasil eu que empacotava tudo pra economizar… Uma chatice! Bjs.

    Responder