28 Nov 2008
1 Comentário

Acao de Gracas 2008

Irlanda (Republica), Vida no Exterior

Ontem foi o dia de Acao de Gracas nos EUA. Eh um feriado que nao se comemora na Inglaterra, e pra falar a verdade eu ateh tinha esquecido durante o dia.

Como foi um feriado mega prolongado nos ixteites, a sogrinha e cunhadinha resolveram vir pra europa. Porem, como as passagens para Londres estavam pela hora da morte, resolveram ir pra Irlanda, logo ali, e vamos todos nos encabecar na casa de um amigo da Chris.

A viagem vai ser curtinha, vamos hoje a noite para Shannon (costa oeste da Republica da Irlanda) e voltamos domingo, mas o voo dura menos de 1 hora.

Acho Thanksgiving um feriado bem legal, apesar de conhecer muito pouco. Mas acho que representa coisas legais… dar gracas pelas coisas boas da vida, um momento de reflexao e de puro patriotismo, que eh uma coisa que infelizmente falta muito, tantos em Brasileiros quanto Portugueses. Essa coisa de ser patriota e lutar por seus direito e pelo futuro do pais.

Ontem de noite, fiz um jantar especial (mas o menu foi curry indiano… nada tradicional) e demos gracas pelo ano maravilhoso – porem corrido e atribulado – que tivemos!

A Lu Misura escreveu um post ha uns anos atras explicando tudinho sobre o feriado, e acho que vale a pena reproduzir aqui:

Segue a história e origens do Thanksgiving, ou em bom português, dia de Ação de Graças. Traduzi este texto da Encarta, se quiser leia aqui em inglês.

O dia de Ação de Graças é um feriado comemorado anualmente nos EUA na quarta quinta-feira de novembro. No Canadá. Thanksgiving é comemorado na segunda segunda-feira de outubro (a colheita acontece mais cedo por causa da diferença de temperatura). A maioria das pessoas celebra o dia de Ação de Graças se reunindo com a família e os amigos para um banquete tradicional. O primeiro Thanksgiving foi comemorado pelos colonos e índios americanos da colônia Nova Inglaterra no início do século 17, com a intenção de agradecer a Deus pela ótima colheita. Sua verdadeira origem, entretanto, remonta aos festivais de colheita tradicionais em muitas partes do mundo desde tempos antigos. Hoje em dia o dia de Ação de Graças é uma comemoração da vida doméstica, centrado na casa e na família.

Celebrações públicas do dia de Ação de Graças normalmente mostram a ligação do feriado com os colonos. As representações e desfiles normalmente contam com crianças vestidas como naquela época, com chapéus e roupas escuras, e sapatos com grandes fivelas prateadas.

Muitas das imagens associadas ao dia de Ação de Graças tem origem em tradições antigas de celebrações da colheita de outono. Por exemplo a Cornucópia (um chifre onde são colocadas muitas flores e frutas) é um típico símbolo do Thanksgiving, representando a abundância, que data de festivais de colheitas medievais. Em muitas comunidades as igrejas são também decoradas com frutas, flores e plantas, tais quais as decorações que comunidades européias fazem por séculos durante a colheita no outono.

De acordo com o significado de celebrar uma ótima colheita, preparar e comer uma grande refeição é a parte central da maioria das celebrações de Ações de Graça. Os pratos incluem Peru recheado, molho de cranberry, squash, purê de batatas, batata-doce e torta de abóbora. São pratos simples que preservam a memória do modo de vida rústico e virtuoso dos colonos. Adicionalmente, muitas destas comidas são nativas da América do Norte, enfatizando a generosidade da natureza que recebeu os primeiros colonos em sua nova terra. Grupos mais recentes de imigrantes acrescentaram seus pratos típicos ao menu de Ação de Graças, como os italianos, que incluíram massas e vinhos ao banquete.

Muitos americanos fazem a digestão do banquete assistindo a jogos de futebol na televisão. Tradicionalmente dois times da NFL, os Lions de Detroit e os Cowboys, de Dallas, jogam no dia de Ação de Graças. A grande audiência desses jogos no feriado tornaram o futebol mais uma tradição do Thanksgiving.

A data do feriado mudou várias vezes e só foi nacionalmente instituída após a guerra civil, e demorou a ser comemorado no sul, pois a população desconfiava que o feriado fosse mais uma imposição cultural do norte. Somente a partir do final do século 19 o apelo familiar do feriado passou a ser mais forte do que as rivalidades, e o feriado começou a ser largamente celebrado. É considerado o mais americano dos feriados, pelos milhões de imigrantes que chegam aos EUA todos os anos.

No século 20, muitas famílias passaram a morar nas cidades, e o comércio passou a oferecer descontos e promoções especiais no dia seguinte ao feriado, que agora é conhecido como o primeiro dia das compras de Natal. Muitas lojas organizam desfiles, entre elas a Macy’s, de Nova Iorque, que atrai milhões de pessoas.”

As fotos sao do nosso jantar de Thanksgiving do ano passado.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
1 Comentário
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
1 Comentário
  1. Flavia - 29/11/08 - 21h11

    Ai Dri que delícia poder agradecer por tantas coisas boas. Agora é cruzar os dedos para que tudo se resolva e a viagem seja mais uma benção para agradecer no Dia de Ação de Graças do ano que vem!

    Beijocasssssss

    Responder