03 Dec 2008
12 comentários

Sudoeste Asiatico – Vistos e requerimentos

Camboja, Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Lua de mel, Malasia, Tailandia, Vietnam

Agora que os aeroportos estao funcionando de novo (obrigada pro pessoal que me mandou links de jornais do mundo todo comemorando e torcendo pela nossa viagem!), e a saga de meus passaportes jah estao (semi) resolvidos (nem vou contar o pesadelo que foi o consulado de Portugal pq vcs nao merecem tamanha enchecao de saco!), podemos voltar a focar na viagem (21 dias!).

Como temos trauma de perrengues de viagem, e esse ano tivemos alguns sustos serios e aprendemos a licao: antes de viajar tem que conferir, reconferir, checar seguro, vacinas, vistos, papeladas etc. Se for pra um lugar “exotico” entao tudo se potencializa, pois se alguma coisa dar errado, vc esta ferrado! (em “exotico” quis dizer um lugar que vc nunca foi e tenha uma lingua e cultura diferente da sua. Uma coisa eh passar perrengue na Argentina, ou na Europa/EUA, outra coisa eh passar perrengue num barco no Vietnam! Pelo menos no meu conceito!).

Entao comecei a pesquisar sobre vistos para a regiao ha um tempinho, e vou contar aqui oque descobri e oque eh preciso pra viajar. Minha pesquisa foi tripla: passaporte Europeu, Brasileiro (pois nao sabia qual passaporte iria usar pra viajar) e Americano (pois geralmente os EUA sempre tem requerimentos especiais mesmo, e o Aaron tem que preencher uns 37 formularios a mais!).

Vamos por partes:

TAILANDIA:

 

A Tailandia eh um pais que sobrevive quase que unica e exclusivamente de turismo, entao nao eh muito interessante pra eles embarreirar ninguem. No site do consulado/embaixada exista uma lista com os 47 paises tem que tem isencao de visto de turista para permancencia de ate 30 dias. Entre eles estao quase todos os paises Europeus, EUA e Brasil (um dos ultimos paises a serem adicionados na lista).

Se vc quiser ficar por lah por mais tempo, pode pedir um visto de turista por ateh 2 meses, e as instrucoes doque fazer estao todas no site. Cada pais vai ter um site proprio para sua Embaixada/Consulado mas esse link aqui, eh do Consulado de Londres: http://www.thaiembassyuk.org.uk/

MALASIA:

 

A Malasia tambem nao exige visto para muitas nacionalidades, incluindo os paises Europeus, Brasil e EUA para entrada como turistas por ate 3 meses.

Mas leia bem a listinha no site do consulado. Lah no finalzinho de tudo tem uma observacao e cidadoes Portugueses so podem pernanecer no pais por ateh 14 dias – se vc eh Portuga e queiser ficar mais tempo, tem que pedir um visto.

Se vc jah estiver lah e resolver ficar mais tempo, ai tem que pedir um visto, e ha varias categorias, dependendo de sua situacao, nacionalidade, ocupacao etc.

E para o visto de turista deles (Visit/Social Pass) eh dado na entrada do pais (aeroporto, porto, fronteira de estrada e trem, etc) entao caso vc vah entrar na Malasia por algum meio de transporte exdruxulo, numa regiao remota, eh bom se certificar que aquela fronteira especificamente tem permissao de emitir os “Social Pass”, e caso contrario vc precisa pedir um visto.

http://www.imi.gov.my/eng/perkhidmatan/im_PasLawatan1.asp

http://www.tourism.gov.my/en/about/essentials.asp

CAMBOJA:

 

O melhor de tudo no Camboja, eh que apesar de pedir visto para quase todas as nacionalidades (excluindo apenas seus visinhos: Laos, Malaysia, Philippines,
Singapore), tudo pode ser feito on line! Vc preenche a ficha de inscricao com seus dados pessoais e os dados da sua viagem, escaneia uma foto, paga a taxa com cartao de credito e pronto! 4 dias depois a confirmacao do visto chega no seu e-mail, que deve ser impressa e apresentada na fronteira/aeroporto.

Porem, nem todos os pontos de fronteira jah entraram nesse esquema, entao leia bem a listinha que tem no site, e veja os requerimentos do seu ponto de entrada especifico. Se vc vai chegar por lah de aviao, pode ficar tranquilo.

http://www.cambodianembassy.org.uk/index.php?menu=5#visa

http://www.mfaic.gov.kh/e-visa/index.aspx

VIETNAM:

 

De todos os paises onde vamos passar, o Vietnam eh o unico mais complicadinho, ainda mais considerando que temos um Americano em nosso “grupo”!

Na verdade nao ha grandes dificuldades, porem o visto eh esquema tradicional, de preencher ficha, pagar taxa no correio e ir pessoalmente na embaixada. (um saco!)

TODOS os extrangeiros precisam de visto pra entrar no pais, e eles nao concedem visto de “entrada”: ou vc jah chega lah com seu visto, ou pode dar meia volta e voltar pra casa. E os vistos sao validos por apenas 30 dias, porem podem ser extendidos.

http://www.vietnamembassy.org.uk/consular.html#instruction

*************

Bem, antes disso tudo, nao precisa dizer que precisa ter um passaporte valido, neh? E com validade de ateh 6 meses depois do seu retorno.

Para Brasileiros (viajando com passaporte Brasileiro) eh aconselhavel que voce leve seu comprovante de vacina da Febre Amarela internacional. As informacoes sao meio confusas, e alguns sites dizem que nao precisa, outros site dizem que precisa… entao pra nao dar confusao, seja vacinado antes de sair do pais e peca a carteirinha internacional da Anvisa (eh amarelinha, escrita em Ingles e Portugues – e as vezes frances). Minha mae jah mandou a minha!

Outra dica que aprendi com meu pai, eh sempre ter copias de tudo. Escaneie todo so seus documentos (passaporte, vistos, indentidade, etc) e mande para seu proprio e-mail. Assim se acontecer alguma coisa com seus documentos, voce tera facil acesso as copias, e podera pedir azilo/ajuda etc sem problemas.

Eu estou usando o Trip It freneticamente, mas como o seguro morreu de velho, tambem tenho minha super pastinha com todas copias, impressoes, confirmacoes, horarios, enderecos, etc.

Seguro de viagem tambem eh uma boa ideia. Sempre que viajo pra fora da Europa, pra algum lugar que nao esteja “em casa” (Rio ou EUA) eu faco seguro de viagem. Geralmente eles cobrem nao soh a parte medica (bate na madeira!), mas tambem a parte da “viagem” em si.

Entao se perderem sua mala, cencelarem seu voo, hotel, trem, etc se QUALQUER coisa acontecer com seus planos 9que nao seja culpa sua) e seus pertences, o seguro te cobre.

Um otimo exemplo foi essa confusao toda que aconteceu na Tailandia semana passada, com milhares de turistas dormindo no aeroporto. Quem tinha seguro de viagem, recebia uma “mesada” por dia, hospedagem e reembolso em toda e qualquer taxa para troca de voo, etc. Se eu tivesse por lah, nao tinha passado perrengue. E caso a confusao nao tivesse sido resolvida, e nos tivessemos que mudar nossos planos, o seguro tambem cobriria o prejuizo!

*******

Ah! Jah falei que nao vejo a hora?!?!?

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. Ro Costa - 03/12/08 - 18h57

    Adriana como diz um ditado ‘Um espinho de experiência vale uma floresta de avisos’… menina tudo organizadinho dessa vez? hehehehhe.
    Que a viagem seja mais que ótima.
    Forte abraço.

    Responder
  2. Edna - 03/12/08 - 20h21

    E eu também não vejo a hora de ver as fotos,hahahahahaha.
    Com certeza dará tudo certo.

    Beijos

    Responder
  3. lustevenson - 04/12/08 - 13h14

    Dri, meu pai eh como voce. Desde jovem, viajou e ainda viaja pra tudo qto eh lugar do mundo e ja aprendi mt com ele.

    Estou adorando aprender e pegar dicas com vc tb, pois em breve sera minha vez de conhecer o mundo afora! E o primeiro lugar na minha lista vai ser a Africa do Sul – eh meu sonho fazer um safari la. Bjinhos

    Responder
  4. Raquel - 04/12/08 - 19h58

    Oi,

    Eu vi as noticias e pensei logo em ti e na vossa viagem. Tudo vai correr bem e terás a lua-de-mel perfeita e virás cheia de fotos e dicas maravilhosas de todos esses países.

    Sabes que até já pensei nessa dica do teu pai, mas até hoje nunca fiz e olha que me já me teria dado jeito ter todos meus documentos no meu e-mail. Mas acho que é desta que vou adoptar essa medida.

    Beijos

    Responder
  5. camila - 05/12/08 - 22h38

    oi, adoro seu blog, mas nunca me manifestei, mas agora queria uma dica de bons albergues em madri, barcelona e lisboa, se vc souber, e claro.
    pretendo viajar p esses locais sozinha em maio e acho q albergue me ajudaria a fazer amigos, mas se vc nao conhecer algum decente (limpo) vc saberia algum hotel com preco justo nestas cidades>
    obrigada
    camila

    Responder
  6. Fabricia Soares - 08/12/08 - 01h13

    Estou doida pra vc ir e voltar logo com fotos marailhosas!
    Beijos!

    Responder
  7. Wanessa - 08/12/08 - 14h21

    Adriana, provavelmente vc já conhece o blog da Adriana Setti, que tem vários posts sobre a Tailândia. Vi esse que saiu hoje e achei que poderia ser útil pra vc!

    http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/135263_comentarios.shtml?3522171

    Boa viagem!!

    Wanessa

    Responder
  8. Silvana - 10/02/14 - 15h36

    Oi Adriana!! Tenho devorado seu blog ultimamente, já que estou organizando minha viagem para o Sudeste Asiático! Qual seguro de viagem você costuma usar? Essa é uma questão que me preocupa já que como você mesma disse… tudo é um tanto diferente por lá (costumes etc.) e ainda por cima andam rolando umas manifestações em Bangkok… então acho que o seguro da viagem é algum interessante a se pensar…

    Responder
    • Adriana Miller - 10/02/14 - 15h50

      Eu uso sempre o seguro de viagem oferecido pelo meu cartao de credito (American Express) que acho o mais completo e “respeitavel” – e assim sempre estou com um seguro valido, independente da viagem, e nao eh uma coisa que me preocupe a cada viagem (renovo automaticamente todos os anos).

      Responder
  9. Vanessa - 11/10/14 - 13h14

    Oi Adriana! Primeiramente Parabéns pelo blog! Acompanho vcs há algum tempo.. Moro na Inglaterra tb e sempre q organizo uma viagem venho aqui pra ver suas dicas!! :)
    Final do ano vamos fazer a tao sonhada viagem para o sudeste asiático q inclui Cambodia, Tailândia, Malásia, Cingapura e Indonésia e estou com dúvidas com relação as vacinas.
    Vc sabe quais são as obrigatórias para entrada nesses países?
    Muito obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 12/10/14 - 17h01

      Que eu saiba, voce não precisa de vacina nenhuma, mas pode confirmar se as regras mudaram direto com seu GP e verificar se eles recomendam alguma vacina pra essa região.

      Responder
  10. Claudia - 27/01/17 - 22h02

    Grande ajuda! obrigado Adri

    Responder