07 Apr 2009
19 comentários

S.A.L. – Livros

S.A.L.

Vc poderia dar umas dicas de livros bacanas, pelo que li no seu blog vc gosta muito de ler, que tal umas sugestões de livros que vc leu e gostou?

Esse post comeca com uma confissao. A verdade eh que desde que comecei meu mestrado, ha quase 2 anos atras nao li nenhum livro “recreacional”. A carga de leituras e pesquisas foi intensa, e alem de me sentir culpada por ler outras coisas (afinal se estava com tempo pra ler deveria estar lendo meus livros didaticos!), a verdade eh que em meus momentos “off” eu queria que meu cerebro ficasse o mais desocupado possivel – programas de reality TV, revistas de moda, blogs de beleza, olhando pro teto, etc.

Agora que o mestrado esta quase acabando, estou me animando pra voltar a ler as dezenas de livros legais que foram se acumulando na minha estante (eu parei de ler, mas nao parei de comprar livros!).

Entao na verdade esse post deveria ser muito mais pra PEDIR dicas, doque pra dar dicas…

Mas no geral, eu gosto de livros historicos. Nao precisa ser nada necessariamente super profundo ou intelectual, mas gosto de livros que envolvam outras culturas, outras epocas.

Nao necessariamente livros de viagem, ou de fatos historicos, mas livros que entre tramas e fatos historicos vao dando detalhes de outras culturas, outras epocas e afins.

Ha um tempao atras eu escrevi um outro post sobre isso, e hoje ao rele-lo me dei conta de que nada mudou, meus livros favoritos ainda sao os mesmos, e meus autores favoritos ainda sao os mesmos.

Mas principalmente, o motivo que me leva a ler continua o mesmo: viajar.

Ler eh a melhor opcao pra aprender sobre um lugar ou sobre uma cultura – depois de eh claro, poder viajar para esses lugares.

Entao, retirado do post de Agosto de 2005, meu livros preferidos:

Mas o meu ponto era: oque eu leio?

Já deixei publico aqui no blog, mais de uma vez o meu gosto por, por exemplo, Dan Brown. Ele é um autor muito polemico e muito criticado pelos intelectuais de plantao, pelos temas que aborda e por seu estilo literario. Além dele, tb gosto muito do Ken Follett, um Ingles que tb escreve romances hostoricos e que é o autor do melhor livro que já li na vida (”The pillars of the Earth”). Igual mais diferente.  [Ken Follet lancou um novo livro historico ano passado, o “World Without End”, que eu jah comprei, mas esta estacionado na estante da sala…]      

 
 

 

Alem deles, tenho lido tb Tom Wolffe, Nicoló Ammanitti, Carlos Luiz Zafón, Margaret Mazzantini, Matilde Asensi, Valerio Massimo Manfredi, Jorge Amado etc…

Todos eles tem uma coisa em comum. Nenhum tem seu nome entre os deuses da literatura. Tem uma escrita facil, que te absorve e entretem por horas e horas.

 

 

 

 

 

 

 

Eles retratam com perfeiçao o perfil e o estilo de vida de um determinado lugar ou uma determidada sociedade (ninguem melhor que Tom Wolffe para retratar a sociedade americana, e Nicoló Ammanitti para retratar a vida no sul da Italia, e Jorge Amado para retratar a Bahia, por exemplo), e literalmente te fazem viajar por lugares incriveis.    
 

 

 
 

 

Pra mim, viajar com esses livros, é quase tao bom quanto conhecer os lugares que eles relatam.

Ser perseguida pelas ruas de Paris em “Codigo Da Vinci”, por Roma em “Anjos e Demonios”, ou Sevilla em “Digital Fortress”, ou Washington em “Deception Point” (Dan Brown). Ser uma criança no sul da Italia com Nicolo Amanitti en “Io no Ho Paura” ou um pai atormentado em Milao com Margaret Mazzantini em “Non Ti Muovere”. Sentir odio dos magnatas de Nova Iorque com Tom Wolffe em “Bonfire of Vanities”, descobrir misterios de deuses Gregos com Massimo Manfredi; como era dura a vida dos Ingleses na idade media em “Pillars of the Earth”; as dunas do Agreste em “Tieta”, as ruas de Barcelona con “La Sombra del Viento”…

Entao cheguei a seguinte conclusao: PRECISO voltar a ler, e poder criar uma nova lista de livros e autores preferidos!

Sugestoes? Quais sao seus 3 livros preferidos? E porque?
 

 Porém todos me proporcionam mais ou menos o mesmo: Viagem.  

 

 

 

 

 

 

 

 
Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
19 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
19 comentários
  1. Raquel - 07/04/09 - 17h23

    Oi Di,

    Eu também adoro ler, mas leio só quando me apetece e não adianta ficar insistindo comigo!
    Porém comprar é outra coisa…, as vezes fico um tempo sem ler mas estou sempre comprar novos livros. Para mim entrar na Fnac ou outra livraria qualquer é tal e qual entrar numa Sephora quando fico a ler todos os rótulos, se me deixarem eu fico horas literalmente e nem dou conta.

    Normalmente tudo o que está na berra no momento eu não compro e acabo lendo as vezes anos depois… por exemplo só agora estou a ler “Crónica de uma morte anunciada” de Gabriel Garcia Marquez.

    Eu também adoro viajar e conhecer novas culturas por conta dos livros. Ahhh, o que eu viajei com “Código Da Vinci”…

    Um autor muito bom, não sei se já ouviste falar é o Miguel de Sousa Tavares, todas as suas obras têm uma imensa pesquisa e apesar de serem romances são todas muito bem retratadas, em espaço e tempo, levando-nos para outras épocas, outros países… eu adoro.

    Bjs

    Responder
  2. Juliana - 07/04/09 - 17h30

    Oi Dri

    Sou viciada em livros , dai te pedi dicas , adoro quando as blogueiras dão dicas de livros, peguei algumas do seu post antigo , tipo da Matilda Asensi – li o Origem perdida – amei de paixão. Vou falar alguns que li e amei.

    Os catadores de conhas – Rosemunde Pilcher : Lindo, profundo , pelo menos para mim foi aquele livro que vc acaba e olha para sua vida de maneira diferente.

    Isabel Allende – Li Casa dos espiritos e Filha da Fortuna. Os dois são ótimos com pitadas de historia e personagens marcantes.

    Cem Anos de solidão também maravilhoso.

    Bjs JU

    Responder
  3. Li - 07/04/09 - 18h16

    Uma dica: A Catedral do Mar, de Ildefonso Falcones. Já leu? Adorei seu blog.

    Responder
  4. Barbara - 07/04/09 - 18h55

    Oi Adriana…tudo bem?
    entao..sobre livros…concordo com voce no que diz respeito a capacidade dos livros em nos fazer ¨viajar¨…amo muito ler..sou capaz de passar magrugadas inteiras viajando pelas estórias contadas nos livros e acho que sem dúvida esta é um verdadeiro presente que os livros nos dao.

    sou incapaz de dizer 3 livros..é quase impossível para quem gosta muito de ler como eu e tem alguns autores favoritos se decidir por 3..mas tentarei nao passar tanto ..

    CEM ANOS DE SOLIDAO/ O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA..Gabriel Garcia Marquez

    SHOGUM..James Clavell..( voce já leu? para quem adora saber sobre cultura de vários paises é perfeito)

    CRIME E CASTIGO ..Dostoiévski

    A SOMBRA DO VENTO..Carlos Luis Zafón..vi que vc adora este livro tb..eu me surpreendi muito com este livro e ele acabou entrando para a minha lista de favoritos..que por sinal é enorme..mas aqui coloquei apenas alguns deles..

    Bjos e boa semana

    Responder
  5. Angela - 07/04/09 - 19h34

    Pela descricao dos livros que voce leu e curtiu, acho que voce vai gostar de Catedral do Mar também! É muito bom, retratando a vida na Catalunha (mais precisamente Barcelona) no século 14. Nao tem como parar de ler :o)
    http://www.amazon.co.uk/Cathedral-Sea-Ildefonso-Falcones/dp/0385611854
    Beijos,
    Angie

    Responder
  6. Debora - 07/04/09 - 20h05

    Oi Adriana,

    Eu também sou viciada por livros. Confesso que a velocidade com que os compro é maior do que os leio. Mas… espero um dia conseguir ler todos. Enfim, como você disse que gosta de livros históricos e que envolvam outras culturas, acho que você vai adorar “O Caçador de Pipas” e “cidade do Sol”, ambos do Khaled Hosseini. Eles retratam o Afeganistão. O primeiro fala sobre a amizade, simplesmtente maravilhoso. Ele consegue mexer com tods os seus sentimentos e emoções. Existe um filme baseado no livro, muito bom, mas o livro é sem comparação. E “Cidade do Sol” conta a história de duas mulheres e suas vidas no Afeganistão. Também excelente. E na tematica histórico, outro livro que comprei mas ainda não li é o “1808” do Laurentino Gomes. O livro fala sobre a vinda da família real portuguesa ao Brasil em 1808. Aqui no Brasil ficou vários meses na lista dos mais lidos. Espero que goste.

    Responder
  7. mi - 07/04/09 - 21h14

    Bom, agora q tuas aulas acabaram, te aconselho a fazer parte de um book club. Para mim tem sido ótimo! Cada livro q eu nunquinha ia ter escolhido para ler e acaba sendo show…. Fora as figuras q tu acaba conhecendo!

    Algumas sugestões q acho q vc ia gostar:

    Memórias de uma Geisha – retrata a sociedade nipônica, mistura história e um romance super envolvente (100000 vezes melhor q o filme, óbvio!)

    Water for Elephants – USA, Depression, um circo. Amei!

    O Perfume – 18th century France, história ótima

    Em relação a viagens, e mais contemporâneo, tem o memoir Eat, Prey , Love, q um monte de gente AMA, mas sinceramente eu comecei e achei um saco… Talvez eu dê mais uma chance pra esse livro antes do filme com a Julia Roberts…

    Enjoy!

    Responder
  8. Ana.Leitora - 07/04/09 - 21h42

    EAT,PRAY,LOVE (by Elizabeth Gilbert), na lista dos mais vendidos do NY Times por mais de um ano, mais de 4 milhoes de exemplares vendidos.
    Já foi traduzido em 36 idiomas.
    Leitoras desde Julia Roberts, Elle Macpherson a Hillary Clinton.
    :-)
    AMEI!!!

    Responder
  9. Raquel Alves - 07/04/09 - 21h49

    Recomendo “Travessuras da Menina Má” do Mario Vargas Llosa.
    Adoro seu blog, é a primeira vez q eu comento. bjos

    Responder
  10. Fatima - 07/04/09 - 22h43

    Oi Adri,

    Amo ler! Mas cadê o tempo? Bom, quando morava na casa dos meus pais, era solteira e tinha um vidão eu li Shogum, que amei de paixão. Vi que a Bárbara citou esse livro, e realmente achei ótimo, pois trata da cultura do Japão. Então, concordo com a Bárbara, Shogum é boa opção de leitura.
    Um beijo,

    Fatima

    Responder
  11. ELLEN - 08/04/09 - 00h35

    Olá Adriana

    Também adoro ler, e vi algumas dicas muito bacanas nos comentários… então, também quero participar.
    Meus livros favoritos são: O Apanhador no Campo de Centeio (J D Sallinger), A Idade da Razão (Sartre), A Menina que roubava livros (Marcos Suzac), Quando Niesche Chorou (não me lembro o autor, que heresia!).
    Acabei de ler Sobre o Amor e outros demônios, do Gabriel Garcia Marquez. Retrata bem a época colonial… e tem uma visão bastante peculiar das coisas… é realmente uma viagem (rsrsrs)
    Se vc gosta de livros que retratem épocas e lugares, vai adorar Sartre… ele retrata uma Paris única, cheia de sons, e cheiros… impressionante.
    Desde que li, estou desesperada para conhecer Paris…
    HEHEHE
    Beijinhos.
    Ellen

    Responder
  12. Cassia Perlingeiro - 08/04/09 - 00h36

    Oi Dri!
    Antes de qualquer coisa, parabéns pelo seu bolg. Eu adoro e sou sua fã!
    Bem quanto aos livros, eu recomendaria “Os Reis Malditos” de Maurice Druon. Na verdade é uma série de 7 livros que começa com o reinado de Felipe, o Belo e vai até a Guerra dos 100 anos. Eu tenho paixão pela França, e muitos dos lugares citados nos livros eu tive a chance de conhecer, o que me deixou mais fascinada. Meu marido, assim como você, leu e amou Os Pilares da Terra ha muitos anos. Ele então me deu de presente para eu ler depois de “Os Reis Malditos”, pois o estilo é semelhante. Bem, o primeiro livro da série é “O Rei de Ferro” e começa com a madição dos templarios quando foram perseguidos e “exterminados” por decisão de Felipe, o Belo. A historia é fascinante e aconteceu de verdade. Se você vier a lê-lo, me diz o que achou, tá?
    Um beijão prá você!

    Responder
  13. Raq - 08/04/09 - 13h04

    Qualquer livro da Jane Austen, se vc ainda não leu. Recomendo muito Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Mansfield Park, apesar de menos badalado, também é excelente.

    Responder
  14. Flavia Julião - 08/04/09 - 13h33

    Adriana,
    Acabei hoje de ler Anna Kariênina( de Liev Tolstoi), que além da história de amos, também retrata a sociedade russa por um período do séc. XIX. Tmabém gostei de Travessuras da Menina Má ( Alfredo Bryce Echenique) que tb trata de uma história de amor, entrecortada por fatos políticos sociais ocorridos desde a década de 60 até os dias atuais, na Améria Latina e Europa. e por útlimo, gostei bastante do Segredo das mulheres Francesas ( Mireille Guiliano) pelas ótimas dicas de bem viver e deliciosas e curiosas receitas com alimentos, que aqui no brasil, não damos muita importância, mas podem criar pratos interessantes.
    Bjos

    Responder
  15. Flavia Julião - 08/04/09 - 13h40

    Já ia me esquecendo, uma pergunta: os livros especificamente no Reino Unido são mais baratos que no Brasil ? Pq em Portugal, tive a oportunidade de comprar alguns e foram baratos. Aqui no Brasi, os grandes lançamentos tem um preço absurdo,muitas vezes proibitivos para a grande maioria da população. Salvo livros que quero muito ler, prefiro aguardar alguns saldões que são feitos pela Cultura, Submarino e Saraiva e pagar bem barato. No último, comprei 23 livros, alguns a R$ 9,90 !!!!. Agora, estão se desenvolvendo por aqui a cultura dos pockets books, mas algumas vezes são ruins e a tradução péssima. Mas, como são baratos, já em um começo.

    Responder
  16. Gizelli - 08/04/09 - 21h28

    Olá!

    Sugiro 01 livro, que agora virou filme aqui no Brasil e entrará em cartaz semana que vêm.

    É o Divã – Martha Medeiros;

    Talvez você já o tenha lindo, eu mesma já li várias vezes, mas é um livro irresistível, cada vez que releio parece que tinha ficado algo pra traz.
    Muito Bom!

    Boa Leitura!

    Responder
  17. leticia - 14/04/09 - 01h24

    vixe, nosso gosto é diferente pra caramba! hehehehe
    gosto de fantasia e ficção e o ultimo livro que li e gostei muuuuito foi The Host da Stephenie Meyer. :D

    Responder
  18. Kassi - 18/08/10 - 18h53

    Adriana como sei que vc adorou o livro The pillars of the Earth ai ta o link p vc ver o primeiro episodio da serie que ta passando nos Eua:

    http://www.56.com/u13/v_NTQwMTEzMjI.html

    se vc quiser ver eu posso te mandar os outros links.

    bjs

    Responder
  19. […] Seja por um desejo de infancia (como visitar o cenario de um filme favorito de infancia), seja por ter se apaixonado por uma imagem, ou depois de ter lido um livro. […]

    Responder