15 Apr 2009
17 comentários

Guia de Veneza – Na Pratica

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Italia, Veneza, Viagens pela Italia

Oquei, jah falei de Veneza, que adorei a viagem, nos divertimos horrores, foi tudo lindo e belo, etc. Mas Veneza eh um lugar dificil de viajar!

Como tinha falado ha uns posts atras, nos deixamos pra reservar tudo de ultima hora, e como era feriado prolongado de pascoa (na Europa toda) tudo estava lotado (e realmente a cidade estava um inferno de tao cheia)!

Sobraram poucas opcoes de hoteis, e nao estavamos dispostos a pagar nenhum preco absurdo por um quarto caindo aos pedacos.

Entao nossa melhor opcao foi se hospedar em Mestre, que eh a cidadezinha que fica logo depois da ponte que separa Veneza do continente. Porem, cometemos um grande erro, e ao escolher o hotel, queriamos um que oferecesse o melhor custo/beneficio e focamos na distancia, em kilometros, do hotel e Veneza. Sem saber da roubada que estavamos prestes a nos enfiar, acabamos reservando um hotel em “Malcontenta” (devia ter desconfiado do nome…), que teoricamente eh em Mestre, mas nao eh (aliais, jah cometemos o mesmo erro tantas vezes, e ainda nao aprendemos!). Ou seja, apesar de fazer parte de Mestre, nao fica no centrinho de Mestre, fica um pouco depois, oque significou poucas opcoes de transporte e varias facadas em taxis nao planejados e caminhadas apavoradas no meio do nada no meio da noite.

Ainda defendo a ideia de que se hospedar em Veneza pode vir a ser tao roubada quanto. Cada vez que nos metiamos num beco sem saida e davamos de cara com um hotel escondido num predio caindo aos pedacos, riamos de nos mesmos pensando “viu, podia ser pior. Nosso hotel poderia ter sido esse ai!”.

Veneza eh um labirinto, e acho praticamente impossivel, um turistas recem chegado na cidade conseguir se virar e achar tranquilamente seu hotel. Lembrando que a cidade nao tem taxi, onibus, etc, etc e de noite, as ruas nao tem iluminacao e nenhuma viva alma pra te dar informacoes.

Se vc fizer muita questao meeeesmo de ficar em Veneza, meu conselho seria ficar bem pertinho da estacao de trem, ou bem nos arredores da San Marco ou do Rialto.

“Onibus” aquatico – Vaporetto – cruzando o Grande Canal

O “ponto” do Rialto, e dentro do Vaporetto

Como essas sao os pontos principais da cidade e ficam nas margens do Grande Canal, existem os onibus e taxis aquaticos, com servico 24 horas, bares e restaurantes, e sempre tem algum ambulante pra te dar informacao.

Porem obviamente, como eles nao sao bobos nem nada, sao justamente esses hoteis que sao os mais caros tambem.

Na minha humilde opiniao, Mestre eh de fato a melhor opcao pra hospedagem em Veneza. Otimas conexoes de trem e onibus com os dois aeroportos de Veneza (Marco Polo eh o principal, e o de Treviso eh o tipico “aeroporto enganacao” da RyanAir), fica a 10 minutos da estacao de Veneza com infintas opcoes de onibus e trens a cada 2 minutos. Alem disso, por estarem fora do centro historico, os hoteis sao bem mais baratos e em muito melhor estado, mais limpos e modernos.

A multidao no feriado, e o engarrafamento de Gondolas pra passar em baixo da ponte dos Suspiros – programa de indio na certa!

Essa questao dos aeroportos eh complicada. Teoricamente Veneza tem dois: o Marco Polo e o Treviso. Porem o Treviso nao eh em Veneza, eh em Treviso! A diferenca eh que Treviso fica a 1 hora de Mestre, vive quase que exclusivamente dos voos da RyanAir e por isso as passagens custam em media1/3 do preco de uma passagem pra Marco Polo. Jah a EasyJet voa pro Marco Polo, e como era de se esperar as passagens (pelo menos pra essa feriado) custavam literalmente 5 vezes mais.

Mas apesar da distancia achei bem tranquilo voar por Treviso. Existe um servico de onibus, barato e confortavel que te leva diretamente ao centro de Mestre ou a estacao central de Veneza. Mas demorar 1 hora, e eh uma dor de cabeca a mais. Se vc voar por Marco Polo ele jah esta em Mestre e tem ateh servico de barco diretamente pra praca San Marco.

Comer na Italia eh uma maravilha, com a excessao de Veneza! Ateh nos deram varias dicas otimas, mas todas impossiveis de achar no labirinto de Veneza. De fato acredito que seja possivel comer muito bem por lah, mas isso exige paciencia e perseveranca, que nao foi nosso caso. Na primeira noite, caimos numa roubada, comi uma as piores lasanhas da minha vida, um vinho que imediatemente me deu dor de cabeca, e praticamente fomos expulsos do restaurante pois precisavam desocupar a mesa para os proximos clientes.

Sentar no sol num cafe bebendo um capuccino nao tem preco! (mas em Veneza custa em media de 3 a 5 euros!)

Gelatto di Nocciolla – a minute on your lips, forever on your hips!

Na noite seguinte, quando a fome bateu, voltamos pra Metsre e entramos no primeiro restaurantezinho que encontramos, e comi a melhor pizza 4 queijos do universo. E o resultado ainda foi uma conta 1/3 mais barata qua a noite anterior em Veneza.

Ateh mesmo o sorvete servido em Veneza eh inflacionado e as bolinhas reduzidas! Nao deixa de ser delicioso, mas nao se compara com os cones gigatescos servidos em Florenca, por exemplo…

Bem, eh isso. Quem tiver mais dicas de restaurantes, hoteis e experiencias (boas ou ruins) em Veneza, contribuam!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
17 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
17 comentários
  1. Angie - 15/04/09 - 11h51

    Oi Dri!
    Eu visitei Veneza há três anos atrás, e fiquei no Alloggi Agli Artisti. O hotel é bem limpo, os quartos sao relativamente modernos, o banheiro era muito bom, fica numa rua ok, é perto de tudo. Nada de luxo, nada de excepcional, mas mais do que bom para Veneza!
    http://www.agli-artisti-venezia.it/home.php?lingua=EN
    O único inconveniente é que o hotel tem 4 andares sem elevador. Entao, se alguém for com mala pesada, tem que suar a camiseta :o)))
    Beijos, e lindas as fotos!
    Angie

    Responder
  2. Carla - 15/04/09 - 19h04

    Oi Adriana, que bom que deu tudo certo na sua viagem, nada de perrengues dessa vez!
    As fotos estao lindas, e vou copiar a sua ideia e comprar um tripe para a minha camera, estou cheia de fotos com o braço esticado, sabe?

    Bom, vou deixar aqui as duas indicaçoes dos hoteis que eu fiquei em Veneza.

    O mais legalzinho é o Slendid Venice – www. starhotels.com Ele fica entre a ponte de Rialto e a Praça de San Marco. Super limpinho, bem moderno chega ate a ser meio luxuoso, Bom ficar de olho pq as vezes aparece uma promocao tipo 100 euros/casal.

    O outro é o Hotel Eden – http://www.htleden.com Bem mais simples, mas limpo, quarto e banheiro OK. Paguei uns 50 euros/casal. Fica no Cannaregio, saindo da estaçao de trem, a esquerda, depois de 2 pontes.

    Espero te ajudado

    beijos

    Carla

    Responder
  3. Flavia - 15/04/09 - 21h05

    Adri, tenho uma pergunta. Qual a distancia do Marco Polo para Veneza? Nao sei se vc escreveu no post, nao achei. Eh que eu sei que tem um Marriott lah, mas para falar a verdade, nem sei qto fica a diaria, nunca procurei.

    bjs

    Responder
  4. rocosta - 15/04/09 - 21h19

    Adoro sua sinceridade heheheh… legal voce falar sobre as roubadas heheheh
    De todo modo é linda essa cidade não e´?
    Beijão.

    Responder
  5. Beta - 15/04/09 - 21h53

    Oi Adriana, já comentei algumas vezes aqui no seu blog, mas “te leio” sempre!
    Mas sobre Veneza precisava comentar!
    Fui ano passado em junho (lua de mel) para lá. Ficamos em um hotel 3*, e sinceramente, como era lua de mel deveríamos ter investido mais. Pq o hotel é mais ou menos. http://www.laforcolahotel.com/pt/
    E para complicar a situação, estava muito quente na cidade, e a recepcionista queria nos colocar em um quarto SEM AR pq somos Brasileiros, vê se pode! Tivemos que “bater boca” com a Italiana malandrinha…
    Agora uma coisa ele realmente tem de bom, é muito fácil de chegar! É bem perto de onde descemos do vaporetto.
    No trip advisor ele está “bem cotado”… Talvez se não fosse nossa lua de mel, esse probleminha na chegada, teria uma melhor impressão do Hotel. Mas eu AMEI Veneza!
    Bjs!

    Responder
  6. Lorena - 15/04/09 - 23h05

    Oi Adriana, essa pergunta vai pro ASL! Eu leio seu blog religiosamente e confesso que eu mato um pouquinho a saudade da Inglaterra através dele haha
    Então, eu gostaria de saber como você decidiu ir morar na Espanha sozinha, e se sua familia te deu força, e depois como você resolveu ir para a Inglaterra. Como você conheceu seu marido (eu li em um post que foi no trem ou metrô) mas eu gostaria de saber detalhes tipo como foi.. essas coisas que toda mulher adora saber :) hehe Parabéns pelo blog, desejo tudo de bom pra você e seu marido. E que venham muitas viagens! Um grande beijo

    Responder
  7. Raquel - 16/04/09 - 00h14

    Agora ao ver as fotos com mais atenção estou-me roendo de raiva de não ter comprado um colar igual a esse, ou pelo menos muito parecido que vi na Parfois, talvez há uns 2 anos (acho eu), ele é lindo.

    Quero perguntar que bolsa é essa azul que dá para ver no teu albúm de fotos, acho que a mesma que aparece em algumas fotos da vossa lua de mel.

    Bjs

    Responder
  8. Marília - 16/04/09 - 01h31

    Essa lasanha devia estra muito ruim mesmooooooooooo. Lasanha ruim logo na Itália!! Devia tá ruim paca!!

    Bjo driiii!

    Responder
  9. leticia - 16/04/09 - 05h46

    otimo post, não tinha ideia que Veneza era esse labirinto todo. fiquei surpresa com as fotos!

    Responder
  10. Adriana - 16/04/09 - 09h18

    Oi Flavia,
    Nao sei a distancia exata nao (voei por Treviso), mas pelo mapa, parece ser perto, tipo uma meia hora, 40 mins.
    Sei que tem onibus e barco direto pra Veneza.
    Nao seria minha opcao pra hospedagem, pois parece ser meio contra mao, mas se vc tiver uma oportunidade de ir pagando barato pelo trabalho, entao vale a pena!

    OI Lorena,
    Essas resposta ah estao laaaaa tras no Blog. Dah uma lida na categoria “Pessoal”, tem varios posts sobre isso.

    Raquel,
    Vc acredita que esse colar tambem eh da Primark? Custou 1,50! Muito bom, neh?
    A bolsa eh Marc Jacobs, mas nao eh a mesma da lua de mel nao.

    Responder
  11. Flavia Julião - 16/04/09 - 14h10

    Adoro seus posts …hehehehe.. Vc conta tb os perrengues, isso é bom, deixa a gente um pouco mais ligadas nas bocadas que podemos cair !!!! Não que deseje isso a vc, para quem viaja muito, isso sempre acaba acontecendo. Atéas fotos das bocadas estão lindas !
    BJos

    Responder
  12. Claudia Acourt - 18/04/09 - 12h37

    Adriana, estava super curiosa para ler o post sobre Venezia. Estou sem net e estava me dando gastura de curiosidade.
    Estou morrendo de rir do fato de vc ter comido mal, desculpa, ..rs … mas parece praga da cidade.
    Conseguiu ir em alguns daqueles lugares que te falei? Ontem li uma materia sobre o Harry’s Bar.
    Ah, pode parecer estranho, mas qdo vc estava em Venezia eu fui conhecer Lago di Garda. Detalhe: dia perfeito. E ai, pensei em vc e o Aron, se vcs tinham encontrado um dia belo em Venezia como eu encontrei em Lago di Garda.

    Beijos

    Responder
  13. Arvore de Natal 2009 - 03/12/09 - 23h19

    […] de Foles da Escocia, Mao de Fatima de Marrocos, Olho Turco de Istanbul, Marcara de Carnaval de Veneza, Boomerang da Australia, bola com a bandeira da […]

    Responder
  14. Carolina - 12/07/13 - 21h05

    Olá Adriana,
    Será que pode me ajudar? Vou para Veneza em setembro e também ficarei em Mestre. Gostaria de saber se existe alguma atração lá e como é a disponibilidade de restaurantes e supermercados.

    Responder
  15. Ricardo Dellai - 23/04/14 - 06h46

    Muito legal as suas dicas. Vou agora em maio e tb vou ficar em mestre. Estamos contrariando vários profissas que se julgam os conhecedores, que dizem que o certo é ficar em veneza. Mas, pagar um preço extorsivo, para ficar num hotel caindo os pedaços, sentir odores e ainda conviver com ratos que acho furada. Agora a pouco recebi a dica de quem mora em veneto pertinho de veneza e mandou ficar em mestre. Alegam muito que é perigoso caminhar em mestre a noite. Duvido muito vi que tem trem até depois da meia noite dá para deitar e rolar em veneza que sei que é bem mal iluminada a noite, então não tem muita vida tb.

    Acredito que fiz uma boa escolha peguei um hotel em mestre de 4 para 5 estrelas com diária por menos de 80 euros quase em frente a estação de trem.

    Abcs.

    Responder
  16. claudia - 25/11/14 - 13h51

    OI Adriana , adoro seu blog, e vc já me orientou outras vezes , vou á Italia em dezmbro dia 21/12 a 03/01 , o que levo de roupa???
    se eu deixar pra comprar passagem de trem de Roma pra Florença na hora consigo comprar ???? e em Veneza o hotel ficaria perto da estação Santa Lucia , para não andar tanto com a mala . pensei alugar carro de Veneza para Roma , onde ficaremos 6 dias , o que acha?? qual empresa locar???? espero sua dicas preciosas.
    com carinho
    Claudia Fontenele – São Paulo

    Responder