08 May 2009
9 comentários

Homens tambem sofrem

Beauty Everywhere, Vida na Inglaterra

Ontem de noite assistimos um documentario muito legal na TV. Quando vimos a propaganda fiquei meio descredula, mas o Aaron me convenceu a assistir mesmo assim.

Uma coisa que eu tiro o chapeu pros Ingleses sao os documentarios. Apesar da baixissima qualidade da TV Inglesa (que sofre do mesmo mal que muitos outros paises: reality tv, celebrity mania, etc), toda semana tem algum documentario, ou uma seria de documentarios muito legais.

Ateh pouco tempo atras a BBC era a referencia mundial de documentarios, e realmente todos sao sensacionais, mas de uns tempos pra cah o Chanel 4 tambem tem se superado.

Pois bem, o documentario de ontem, o “Extreme Male Beauty” (Beleza masculina Extrema) eh uma serie 4 de documentarios que cobre a vida de um reporter por 8 semanas, investigando os misterios da “beleza” masculina.

O proposito do documentario (dah apra assistir o show completo no link acima – em Ingles) eh justamente mostrar que ainda que seja menos descarada, os homens sentem na pele as mesmas pressoes que as mulheres. Ateh pouco tempo atras as pressoes eram para serem bem sucedidos e bons provedores pra sua familia; infaliveis na cama; e homens nao podem ser sensiveis. De acordo com a pesquisa do Chanel 4, nos ultimos 5 anos o consumo de produtos de beleza destinados a homens cresceu mais de 30%, e o numero de pecas publicitarias (com fotos, posters, videos, etc) que vendem a imagem do “homem perfeito” tambem esta se multiplicando exponencialmente.

O documentario usa um reporter bem “Ingles padrao”: alto magrelo, porem barrigudinho de cerveja. Branco, ruivo e sardento. Com tendencias calvas. Uma vida profissional media, mas longe de ser uma super potencia. Ou seja, um home comum. Entao o proposito do programa eh: Como transforma-lo, um homem comum nem tao bonito ou bem sucedido assim, no deus grego vendido na publicidade.

O mais interessante foi assistir o programa do lado de um homem, e me dar conta que eles tambem sentem todas as angustias que nos mulheres sentimos em realacao ao corpo, cabelo, pele, carreira, familias, etc. Entao porque nao se fala mais nisso?

Nao que eu ache que esta certo, nem pra um lado, nem pro outro. Acho tao errado usar a bunda de uma mulher na propaganda de cerveja, quanto eh errado usar um Adonis “moreno, alto, bonito e sensual” (e de bom nivel social, de acordo com a musica) como a solucao de todos os seus problemas.

Por coincidencia ontem memso tinha lido um post super interessante da Barbara sobre essa questao da influencia negativa da Publicidade tanto em homens quanto em mulheres (geralmente sao as feministas que reclamam e botam a boca no trambone – e depois sao xingadas de mal amadas) e que os homens tambem deveriam comecar a fazer alguma coisa, antes que a cosia fique feia pro lado de voces.

E pra completar a serie, um amigo comentou sobre um video muito engracado que, por coincidencia, tambem aborda essa questao da “fragilidade” masculina. Esse comediante eh super engracado (o mesmo da musica em espanhol que jah postei pra voces) e eh um “Rap Honesto“, onde o rapper confessa que por mais que ele prometa “fazer amor a noite inteira” na verdade ele soh consegue no maximo uns 7 minutos, porque depois disso, ele fica cansado, desconfortavel e afinal, amanha eh dia de trabalho! HI-LARIO!

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=Vc8tPTVBRSc]

Eu sei que a maioria esmagadora dos leitores do blog sao na verdade mulheres (Alou Marcelao e Fabiano!), mas achei o assunto e o documentario realmente muito interessante, e afinal de contas o preconceito e o idal da baleza perfeita afeta a todos nos!

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
9 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
9 comentários
  1. Baxt - 08/05/09 - 11h27

    hahaha! Fiquei rindo aqui no trabalho da parte “ninguem faz sexo a noite toda, e seria desconfortavel para voce.” Muito sensato!

    Sobre as pressoes sobre os homens, eu admito que me sinto um pouco vingada, sabe? Porque eu estou sempre em crise tentando ser a mulher maravilha, e meu marido nao se estressa tanto, e eu tenho uma certa inveja disso…

    Responder
  2. Adriana - 08/05/09 - 11h31

    Eu tambem me senti totalmente vingada ontem assistindo o documentario! Os homens estao passando por isso agora, mas e as mulheres que jah que nascem com esse fantasma da perfeicao?

    Esse video do YouTube eh muito engracado!! Voce deveria assistir esse documentario do Chanel 4, eh muito bom!

    Responder
  3. mi - 08/05/09 - 12h50

    tudo bem que os homens também sentem pressão da sociedade, mas não passa nem de perto das pressões sentidas pelas mulheres, né??? Basta ver em vários sitcoms q mostram homens comuns (calvos, barrigudinhos, totalmente average) com esposas totalmente esbeltas, lindas e maravilhosas… Na boa, não tenho nem um pouco de “pena” deles, hehehehehe De qquer maneira, fiquei curiosa pra ver esse documentário. bjos!

    Responder
  4. Adriana - 08/05/09 - 13h26

    Nem se comprara mesmo!! Por isso adorei o documentario “minha vinganca sera maligna!!!”

    Nao acho justo nem com uma sexo nem com o outro. Afinal da mesma maneira que odeio a pressao de ser super mulher o tempo todo, tambem nao quero que ele fique com paranoias de que nao sera amado se nao virar a cara do David Beckham (que por sinal acho maior mala) e ultra bem sucedido CEO da empresa.

    Entoa tah na hora dos homens entenderem o “lado de cah” e a sociedade se dar conta de que ninguem eh perfeito o tempo todo (ou na verdade ninguem eh perfeito NUNCA!)

    Responder
  5. Djonatan - 08/05/09 - 17h16

    Bah gurias acho que vocês tão muito vingativas… isso que os homens tao sentido é inquientação e medo de ficar sozinho, quase toda mulher hoje tem 2 mil exemplares de “macho” pra comparar o cara do momento… a pressão fica grande pro garoto se sentir aceito e o mais importante de todos.
    Alem do que ta dificil ser homem de raiz hoje em dia, só resta mesmo praticar esportes e comer uma carne pingando sangue pra deixar o xucrismo correr nas veias…

    No mas, aqui deu isso na hora de ver o filme “The video you are trying to watch cannot be viewed from your current location or country”

    Responder
  6. Marcelao - 08/05/09 - 18h03

    Caramba Dri, to moorendo de rir com o video. Qdo ele fala q dura 7 minutos, mas se ela mexer muito pode ser q dure apenas 4 eu morri de RIR!!!!!!!! Comico!

    Valeu as dicas…..ah, quer dizer entao q eu sou Padre Nosso num bando de Ave-Marias??????
    Q gostoso! hahahahhahhahahaha

    bjao

    Responder
  7. Anonima - 08/05/09 - 19h12

    Sei nao Dri… eu ainda acho que os homens nao sofre nem a metade que sofremos… eheheeh

    Responder
  8. Ana - 08/05/09 - 21h25

    Oi Dri!
    Eu tb assisti o documentario com dois amigos e foi bem interessante ver a reacao deles.
    XXX

    Responder
  9. leticia - 12/05/09 - 02h10

    que lindo esse clipe!!! morri de rir!

    Responder