13 May 2009
28 comentários

Quem nao chora, nao mama

Recursos Humanos, Trabalho

O mundo corporativo eh feito de dois tipos de chefe: os chefes bons, e os chefes maus. (bem, todo tipo de mundo eh assim, nao soh o “corporativo”).

E nao estou falando de simpatia, de chefe que bate papo do lado da maquina de cafe etc. Estou falando do tipo de gerente que defende e luta por seu time. Por outro lado tem os gerentes que podem ateh ser super gente boa, mas sao pessimos gerentes. Tudo fica por isso mesmo, e nao pensam no futuro; no desenvolvimento; no alem do horarios de 9 as 5.

Quando eu comecei aqui na empresa, quase 2 anos atras, eu tinha uma chefe otima. Minha gerente era a chefona vice presidente do departamento. Uma pessoa que desde o inicio acreditou muito em mim, me mandou pra varios trainamentos, e me deu total responsabilidade sobre meu trabalho. Pra mim, esse eh o melhor tipo de chefe. Afinal, se nao achasse que eu era boa, ela nao teria me contratado, certo?

Um ano e pouco depois, o time de RH passou por uma pequena reestruturacao, e a vice presidenta achou que estava sem tempo para se dedicar ao time, e alguns de sues direct reports foram transferidos a uma outra gerente. Eu incluida.

A principio isso nao mudou nada, afinal eu e a outra gerente trabalhavamos lado a lado e nos davamos relativamente bem.

A diferenca veio com o tempo, pois por ser bem menos experiente, e na pratica ter o mesmo nivel de experiencia que eu (diria ateh que um pouco menos….), ela se transformou numa chefazilla!

Sem grandes exageros, e nem de longe tao pentelha quanto minha chefa na outra empresa. Mas talvez por inexperiencia de como gerenciar um time, ela virou super micro-manager querendo estar presente em cada reuniao, copiada em cada e-mail, e dando palpite em cada coisinha. Porem, ano passado eu me envolvi em varios projetos internacionais, que nao eram parte do departamento dela, e comecamos a ter alguns atritos.

Naaada demais, mas sabe quando teu santo nao bate com o da outra?

Entao um dia, eu vesti minha mascada de pau e resolvi mandar um e-mail pra chefona. Afinal entendia os motivos dela de nao querer mais ter responsabilidade gerencial sobre mim, mas me sentia injusticada porque agora estava me reportando a uma pessoa que nao tinha muito pra contribuir ao meu desenvolvimento, e que nao tinha poder suficiente para influenciar minha carreira. A solucao? Me promova, por favor!

Mandei um relatorio imeeeenso, provando por A + B o porque eu deveria ser promovida, o quanto meu cargo jah tinha mudado gracas a mim, etc, etc.

Cagaco, puro cagaco. Mas neses anos de RH uma coisa que eu aprendi, eh que a nao ser que vc tenha um otimo gerente (no sentido gerencial, nao no sentido gente boa da coisa), vc tem que tomar as redeas de sua carreira, se nao jah era. E eu nao estava a fim de passar anos estagnada fazendo a mesma cosia de sempre.

Passaran-se semanas e nao recebi nenhuma resposta! MORRI de medo de ter sido cara de pau demais!

Depois ela me respondeu, meio que desconversando, numa de “vamos conversar melhor depis do projeto tal, da reuniao nao sei oque” e assim foi ficando.

Os meses passaram e chegou a epoca das revisoes de performance. Mais uma vez meti a boca no trambone (eu to cheia de frase feita hoje, heim?) e usei os mesmos argumentos de antes pra provar que deveria ser promovida, mais meus mestrado, meu CIPD, o feedback otimo que recebi dos projetos em que estava trabalhando etc,etc. Nada. Mas mantive a feh!

Um tempo depois a chefinha me chamou numa sala, e falou que quem sabe, pode ser que, talvez role uma promocao. Mas sabe como eh neh, com essa historia da crise, a empresa cortando cabecas, salarios congelados etc, nao sei se vai ser aprovado.

Oquei, jah estava satisfeita. Soh queria que elas me ouvissem e se dessem conta de que eu sei do que sou capaz, e se ninguem mais se preocupa com minha carreira, eu me preocupo! Mas realmente, nesse momento, estou feliz de ter um emprego.

O tempo passou novamente, a crise virou desculpa pra tudo e mais um pouco, o trabalho anda uma chatice que soh (culpa da crise!), e jah estava preparada pra ser cara de pau de novo daqui a uns meses, quando a poeira baixasse na economia.

Entao ela me chama numa salinha, no fim do dia, eu crente que ia levar esporro (porque foi uma daqueles dias que acordei com a macaca e nao estava afim de fazer nada o dia todo), e entao ela me avisa que o time dos EUA aprovou minha promocao, e que agora serei Generalista Senior!!!!

Ebaaaaaa!!! Meu queixo caiu no chao de surpresa!!! Ela me deu uma cartinha oficial assinada pela Vice Presidente, e hoje de manha saiu o e-mail global com o anuncio!

Esta sendo uma delicia receber e-mails de todos os meus times no mundo todo me parabenizando, jah encomendei um novo lote de business card com o novo titulo e na hora do almoco fui almocar com o Aaron pra comemorar! Brindamos com Guarana Antartica da pastelaria do Portuga de Tower Bridge!!!

A verdade eh que eu nunca tive um chefe que tenha sido um “bom gerente”, a ponto de se preocupar com meu futuro e me ajudar a desenvolver na minha carreira.

Mas comecei a prestar atencao que esse tipo de chefes sao rarissimos, e a maioria das pessoas que “se dao bem” prifissionalmente (no sentido de serem bem sucedidos, e nao de “espertinhos”) sao os que nao soh sao super competentes no que fazem, mas tambem nao ficam sentados esperando que ninguem faca nada por eles. Sao pessoas que falam oque pensam, que pedem pra fazer treinamentos, que se interessam em novos projetos, e acima de tudo exigem que sejam reconhecidos.

E eh com eles que quero aprender!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
28 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
28 comentários
  1. Anathalia - 13/05/09 - 14h11

    Que legal, Dri! Parabéns pela promoção! É realmente motivo pra comemorar! Um beijo!

    Responder
  2. Francelli - 13/05/09 - 14h37

    Nossa, que máximo!
    Parabéns pela promoção!!
    Essa semana eu também chamei meu chefe na conversa e sinalizei que nao estou mais gostando do que to fazendo (a mesma coisa ha 3 anos!) e que quero novos projetos e novos desafios. Se a gente nao confiar no nosso taco, quem vai, neh?
    Sucesso!

    Responder
  3. Dedeia - 13/05/09 - 14h53

    Aeeee miguuuuuuu!
    Voce merece depois de um ano de ralacao London-Madrid!!!
    E eu adoro minhas amigas se dando bem, que assim eu posso continuar a ser pobre que sempre vou ter um teto pra cair e um prato de baked beans! hahahahaha
    Aproveita a promocao e vem me visitar pra comemorar, vai?
    Beijoooooooooo!

    Responder
  4. Claudia Acourt - 13/05/09 - 15h53

    Parabéns Adriana. Faço parte do mesmo time que vc: na minha vida profissional quem define sou eu e a minha capacidade.
    Fico feliz em ver os seus sucesso. Continua me inspirando .. sempre!

    Bacio

    Responder
  5. Raquel - 13/05/09 - 16h54

    Que bom! Muitos parabéns pela promoção, estou tão feliz por ti, sério.

    Adoro ver gente inteligente, competente, que se esforça a se dar bem e a ser recompensada, mereces.

    Bj
    Raquel

    Responder
  6. Angela - 13/05/09 - 19h31

    Iupiiii!!! Parabéns, e é isso aí: na vida, nada vem de graca, tem que meter a cara mesmo! :o)
    Beijos, e mucho sucesso!!! :o)
    Angie

    Responder
  7. Flavia - 13/05/09 - 19h41

    Eba!!! Parabens!!!! Concordo em genero, numero e grau e principalmente que na sua carreira soh vc eh quem tem que tomar as redeas e crescer. Eu estou mais ou menos na mesma situacao, abri a minha boca para a minha chefona (detalhe, nao a suporto e ela nao estah preocupada com a minha carreira, mas soh com a dela), mas foi cara-a-cara e nao tive resposta nenhuma… nem preciso dizer que congelei neh? Mas vamos ver se da tudo certo com meus planos.

    bjs

    Responder
  8. Renata B. - 13/05/09 - 20h32

    dRIIII!!
    Parabéns!!Nossa coisa boa!!Com certeza merecido, e me deu uma luz esse post hj, to com uns problemas semelhantes na faculdade em relação a uma bolsa e acho que tenho que usar minha cara de pau e me valorizar haha amanha mesmo tomando o post como inspiraçâo vou resolver esse problema!!
    Comemorar com guaraná é o que há!!!
    Parabéns de novo!!!
    Beijoo Re

    Responder
  9. helo - 13/05/09 - 21h24

    parabeeeeeens!!! muito legal mesmo!!!!
    agora, me fala exatamente onde fica essa pastelaria??? ahahahaha, por favoooooorrrrrrr

    Responder
  10. Simone Takayama - 14/05/09 - 01h15

    Dri,
    Parabens pela promocao! Noticia muito legal mesmo e merece ser bem comemorada!
    Lendo seu post, me lembrei que meu ultimo chefe no Brasil foi OTIMO !!! Tanto eh que continuamos amigos pessoais ateh hoje (5 anos depois de sair da empresa). Ele eh uma dessas pessoas que te ajudam a crescer, ensinam, guiam, enfim, lutam por voce! Soh tenho a agradecer a ele! E, inclusive, meu desligamento foi bem lento, justamente porque precisei entrevistar, contratar e treinar um substituto, nao soh pelo meu comprometimento com a empresa (que tambem acreditou em mim) mas tb pelo meu comprometimento pessoal com ele. Eu nao podia nem queria deixa-lo na mao! Enfim, soh quero dizer que esse tipo de chefe marca mesmo a vida da gente, sao inesqueciveis, enquanto que os outros … Coisas ruins a gente tem que tratar de esquecer logo!
    Beijos e boa sorte!
    Si

    Responder
  11. Flavia Julião - 14/05/09 - 01h26

    Parabéns Adriana !
    Vc, melhor do que ninguém, sabe o quanto é merecedora dessa promoção e outras que virão, pode ter certeza ! Sucesso !

    Responder
  12. Erika - 14/05/09 - 02h12

    Ultra parabeeeeeens! Vc merece! Ta ralando, alias, vem ralando por isso ha tempos ne?

    Agora, duvida: Vc falou q nao verdade eh subordinada atualmente a uma gerente q, na verdade,nao sabe gerenciar bem e he meio chatinha… mas mesmo sendo senior vc nao continua se reportando a uma gerente?? Entao pq a gerente chata nao vai ser mais sua chefe? Ela so tem reportando pra ela os generalistas abaixo d senior entao????

    Isso eh so pra eu entender por completo, mas de qq forma, se vc conseguiu voltar pra “gerente gente boa”, q maravilha! ninguem te segura mais! rs

    beijossssssssssss

    Responder
  13. MArília - 14/05/09 - 02h28

    PARABéns Driii!! Você merece isso e muito mais!!!!
    Fiquei muito feliz por vc!!

    Beijooooo

    Responder
  14. lucia - 14/05/09 - 03h06

    Dri, parabens pela promocao!! Mas e’ isso mesmo, se nao agimos e corremos atras do que queremos, muitas vezes acabamos ficando pra tras. Ja consegui muita coisa legal sendo “forward” assim. Meu lema e’: The worst it can happen is hearing a “no”. Entao pq nao tentar, certo? Nossa, super congratulations, voce merece!!! bjos, Lu

    Responder
  15. Gisele - 14/05/09 - 06h08

    parabéns, dri!!!

    estou aprendendo a lógica do “quem não chora, não mama”. ando impressionada com os resultados!

    Responder
  16. Debora - 14/05/09 - 11h23

    Parabens Adriana. Desejo muito sucesso para você. Seu post me inspirou a reclamar uma promoção também. Já trabalho há vários anos na mesma empresa e fui promovida uma vez. Agora, na prática sou vice gerente há algum tempo, mas na carteira de trabalho e no salário sou pouco mais que um “peão”. Vivo recebendo elogios do chefe e do patrão, mas aumento de salário que é bom nada… Já ensaiei pedir aumento e promoção várias vezes, mas apesar de ter um bom relacionamento com meu chefe ainda não tive coragem (vai ser trouxa assim lá longe…) Meu trabalho é extressante, só resolvo problemas,reclamações de clientes, meu telefone toca as 9 horas do dia, cobro agentes, estou cansada… Meus colegas de trabalho (homens) que também são vice gerentes ganham mais que o dobro do meu salário. Pode? Abraços.

    Responder
  17. Virgínia - 14/05/09 - 12h27

    Parabéns pelo reconhecimento!!! E assim a “chefinha” vai ficar para trás??
    Manda a chefona aqui para o Brasil, de preferência para a empresa do meu marido. Coitado tá sofrendo com chefinho que se acha muito… e eu é que aguento o tranco em casa! ;)

    Responder
  18. Adriana - 14/05/09 - 12h44

    Erika, Virginia,

    Nao, na verdade continuo reportando para a mesma gerente, porem agora a diferenca entre nos duas eh bem menor. Temos o memso cargo, soh que no papel, ela eh responsavel por gerenciar um time e eu nao. Na verdade eu tambem tenho um time, mas como elas estao na Espanha, entao eh uma dinamica diferente, por ser um gerenciamento remoto.
    O problema com minha chefa era justamente isso, por ainda ser inexperiente, e sem muito poder “real” eu sabia ela nao teria muita “visao” de me desenvolver, treinar e promover, e por isso recorri a chefona, que eh quem toma as decisoes mesmo.
    Continuo reportando a mesma pessoa, mas com essa promocao, alem de reconhecerem meu gargo gerencial com o time de Madrid, ainda terei mais autonomia e poder de decicao no escritorio de Londres, que antes dependia demais dela.

    Responder
  19. Flavia - 14/05/09 - 13h22

    Ai qeu chic!!!! Que delícia! Depois de tanto tempo tentando, do nada receber uma boa notícia é sempre revigorantre. Dáaté mais gás para trabalhar. Ter o trabalho reconhecido é 10!

    Beijocas e parabéns!!! Adorei a comemoração com guaraná! rs

    Beijocas e bom trabalho!

    Responder
  20. Lia - 14/05/09 - 13h53

    Parabens!

    É por sua historia de sucesso que as pessoas te admiram e acompanham sua vida.

    Responder
  21. Letícia - 14/05/09 - 14h02

    Parabéns!!!

    A história é inspiradora!

    Responder
  22. Daniela Pedrinha - 14/05/09 - 14h07

    Parabéns Adriana!! Vc está certíssima em correr atrás do que deseja, em mostrar seu potencial. Chefe assim como vc descreveu (a nova chefe) é um saco mesmo.. mas que bom que deu tudo certo e a sua outra chefe prestou atenção na sua solicitação. Bjs

    Responder
  23. Lia - 14/05/09 - 15h53

    Hey, parabéns, menina! Pelo que eu acompanho do seu blog (já há algum tempinho), dá pra ver que vc merece mesmo!
    Parabéns pela sua iniciativa de tomar alguma atitude, também. Muitas vezes ficamos mesmo só no choramingo e crises auto-piedade ao invés de batalharmos pelo nosso sucesso.
    Um abraço.

    Responder
  24. Pedro - 14/05/09 - 16h57

    Adriana, excelente texto. Muito importante saber que é preciso tomar as rédeas e não se acomodar. Me fez lembrar de questões difícil de lidar, por exemplo, de como manter um contato com o chefe do chefe sem configurar um bypass ou quebra de hierarquia. Obviamente no sentido de tratar propostas e soluções para os trabalhos, ou apenas lembrar de pequenos detalhes importantes, e não para fazer fofoca.

    Responder
  25. Alessandra - 14/05/09 - 23h48

    Parabéns pela promoção, Adriana!!! No final, o “trabalho duro” sempre dá bons frutos..e concordo plenamente q ficar sentada esperando a oportunidade bater na porta é pura ilusão.. de vez em quando, ser cara de pau faz bem, sim.. indo atrás dos nossos ideais, porque quando menos se espera, eis q as coisas se ajeitam como queriamos! Sucesso!!

    Responder
  26. Fernanda - 15/05/09 - 09h28

    Parabéns!!!!!
    Vc está certíssima … se não tiver alguém do lado que se preocupe com a sua carreira e o futuro do time, tem que tomar a sua própria carreira nas suas mãos e decidir seu futuro.
    beijos e até amanhã

    Responder
  27. Edna - 18/05/09 - 14h17

    Adriana, sucesso sempre.
    Vc merece !!!!!

    Beijos

    Responder
  28. leticia - 19/05/09 - 23h00

    sabe o que eu senti quando li esse post?
    orgulho
    engraçado, né? nem te conheço, mas só de saber que vc é brasileira, mulher, e batalhadora já basta pra eu torcer por vc! Da-lhe, Adriana! :)
    parabéns!!!!!!!

    Responder