06 Aug 2009
20 comentários

Guias de Viagem

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens

Eu sempre falo nos meus posts sobre viagem sobre as dicas que li nos guias, sobre a historia de tal cidade/pais que li no guia etc, e volta e meia recebo comentarios e e-mails pedindo sugestao de guias.

Pra comecar que eu raramente viajao sem um guia! Acho imprescindivel!

Blogs sao otimos, sites especializados dao uma grande ajuda; mas guias sao super detalhados e te dao dicas de barbadas e furadas que ninguem tem paciencia de te contar!

Alem disso, acho importantissimo, ao planejar uma viagem, saber bem oque vc gostaria e pretende fazer. Ainda que nao seja uma super progamacao e cronograma Adriana-Style (ou seja, obsessivo compulsivo), mesmo assim nao tem nada pior que fazer aquele tipo de viagem “deixa a vida me levar”, fazer oque der na telha e voltar de viagem e perceber que nao viu ou deixou de fazer coisas super legais! Sabe aquela coisa assim do tipo “Ah! Vc foi pra Bangkok? Gostou de Kao San Road?” e vc ficar com cara de tacho sem nem saber oque essa pessoa esta falando…

E os guias sao mais importantes ainda quando vc esta planejando sua primeira viagem, ou se esta indo pra algum lugar “inedito” e super diferente, daquelas que vc nem sabe por onde comecar… E mesmo que seja um destino manjado, ainda assim eu gosto de comprar guias de bolso, que te dao o B-A-BA doque vc pode fazer num period X de tempo.

Ai em baixo, vou falar um pouco sobre alguns dos guias que tenho e jah usei, e as impressoes que tenho osbre eles, quais situacoes/perfil de vijantes eles se encanixam etc.

O Viajante Independente: Foi meu primeiro guia quando me mudei pra Europa. Eh bem basicao, as opcoes de destinos sao super limitadas (se me lembro bem, soh cobria as capitais dos paises Europeus mais manjados e olhe lah), mas oque eu mais gostei desse guia foi a linguagem! Eles de tao todas as dicas na perspectiva de um turista Brasileiro, tudo bem mastigadinho, assumindo que vc nunca saiu do seu sofa e resolveu desbravar o mundo. Se esse eh seu caso, vc vai gostar desse livro! Alem disso, por ser bem sucinto e direto ao ponto (ou seja, poucas opcoes) eh a opcao ideal pra quem quer planejar uma viagem para Europa (acho que eles tambem tem uma versao America Latina) e nao sabe nem por onde comecar, quantos dias sao necessarios em ca dda lugar, como ir de um pais pro outro, onde se hospedar e quanto dinheiro gastar. Alem de ter otimas tiradas sobre os lugares sob o ponto de vista Brasileiro, e eh super engracado! E no final de cada capitulo (pais) tem um secao que fala sobre “nos lah fora” e descreve como os Brasiliros(as) sao visto naquela cultura/pais. Hilarios!

DK Eyewitness: (se nao me engano, a versao Brasileira eh o “Guia visual” da PubliFolha) eh outro que considero bem basicao, mas uma mao na roda pra quem for viajar com tudo organizadinho por uma agencia, por exemplo. Nessa caso, vc nao precisa de preocupar com detalhes – jah tem seu hotel, seu translado, um passeio aqui ou ali, etc – e esse guia eh perfeito porque eh beeeeem visual, bem colorido, com muitas fotos e mapinhas interativos. Ele eh otimo tambem pra quem quer organizar uma viagem independente e esta perdido com as opcoes, que foi o nosso caso com a viagem pela Tailandia. Sabiamos mais ou menos oque queriamos fazer, mas principalmente sabiamos que nao ia dar tempo de fazer tudo. Entao ter um guia super colorido e visual, ajudou a dar nome aos bois e a nos dar uma ideia mais real de nossas prioridades e oque realmente nao podiamos deixar de ver/fazer.

Essa serie de guias tambem tem outos variedades, como guias de linguas e guias “Top 10” que sao super uteis para viagens rapidinhas, e para lugares que voce nao esta nem ai para detalhes e lugares “off the beaten track” e tudo que quer eh passar pelos principais highlights e pronto! Compramos esse guia antes de ir pra Buenos Aires e foi perfeito! Nao teriamos muito tempo pra ficar desbravando os pampas e oque queriamos mesmo era saber oque TEM que ser feito numa viagem de 4 dias a BsAs. E esse guia foi exatamente oque precisavamos!

Rick Steve’s: Ok, tenho muuuuuita implicancia com esse guia, mas tenho admitir sua utilidade. Tenho implicancia porque ele eh Americanoide demais da conta (sente a pinta do Rick na fotinho do site dele!), e a impressao que dah eh que o livro inteiro foi escrito tendo em mente aqueles grupos de Americanos de meia idade que acham que a Europa eh um pais soh (que geralmente sao os mesmos que acham que a capital do Brasil eh Buenos Aires) e precisam de tudo minuciosamente explicado (coisa que me irrita profundamdamente…). Porem, as vezes esse guia pode ser bem legal. Nos herdamos os nossos do meu sogro, que veio viajar com sua esposa  pela Europa (e sao totalmente o publico alvo: brancos, classe media, meia idade e nunca sairam do pais) e deixaram lah em casa. Bastou ler 3 paginas pra detestar o guia, mas uma vez em Paris o Aaron o trouxe mesmo assim e nao eh que o guia foi super util! Nao tras nada inedito ou imperdivel, mas por exemplo, numa viagem rapida ele te diz exatamente oque fazer, tem varios “tours” explicadinhos de acordo com “temas” de interesse (ex. Paris medieval, Paris romantico, Arquitetura barroca, etc) e descrevendo direitinho que rua pegar, qual esquina virar, oque esperar dos lugares etc. Entao na verdade achei super recomendavel pra viajantes inexperientes, que vao viajar sozinhos e estao com receio de se perder, nao saber oque fazer e afins.

Lonely Planet: Agora sim estou no meu elemento! Porem o Lonely Planet eh o tipo de guia que voce ou AMA ou ODEIA, porque ele tem um perfil tambem bem especifico. Os motivos pelo qual eu adoro o Lonely Planet eh que seus guias foram feitos tendo em mente o viajante independente, nao apenas mochileiros, mas atendendo a todos os gostos (eles tambem recomendam hoteis 5 estrela,s restaurantes Michelin, etc), porem nao partem do principio que somos umas antas indefesas. Eles te dao todos os minimo detalhes possiveis, porem naquele esquema do “vai lah e te vira”, que eu adoro! O Lonely Planet jah me salvou de grandes roubadas justamente por ter muitos detalhes e informacoes de muitas cosias praticas (ele nao focam tanto em historia e politica dos destinos por exemplo, ou no turismo propriamente dito) como precos, horarios, etc. Se nao fosse o Lonely Planet da Tailandia que comprei de ultima hora (afinal jah tinahamos o DK Eyewitness) nao sei oque teriamos feito pra descobrir como sair de Koh Samui quando perdemos nosso voo pra Phuket! Com o LP na mao, eles trazem todos os detalhes de como organizar por conta propria uma viagem que cruze a penisula da Tailandia, quais precos esperar, que agencias usar, etc. Excelente! Nunca fiquei na mao!

Rough Guide: A proposta do Rough guide eh bem parecida com o Lonely Planet, porem tem um foque mais “mochileiro” para um publico mais jovem. O mojo deles eh de sempre falar sobre destinos mais “exoticos” (no sentido “menos explorados e turisticos” da coisa), dar dicas de lugares que ninguem conhece, e tudo isso gastando quase nada. Enquanto o Lonely Planet atende a todos os gostos, fazendo recomendacoes que cabem em qualquer bolso, o Rough Guides foca mais no mercado Mochileiro e Rough propriamente dito. Pessoalmente nao gostei desse guia, mas acho que foi por culpa minha. Durante nossa viagem pela Asia, como jah tinhamos 2 livros sobre a Tailandia e passariamos pouco tempo em cada cidade/pais achei que era totalmente desnecessario comprar outros guias para cada lugar, entao comprei um Rough Guide SouthEast Asia, e me dei mal. Nao sei se todos sao assim, mas como esse guia em especial cobria uma area muito grande, cada cidade/atracao nao acupava mais de 2 paginas, com pouquissimos detalhes, talvez indicando 1 ou 2 albergues e soh. Pouca coisa sobre historia, cultura local, politica, etc e praticamente informacao nenhuma sobre horarios de abertuda, como e onde fazer certas coisas. Entao nos deixou na mao. mas pode ter sido puro azar; talvez se tivesse comprado RG de Vietnam ou Angkor, talvez os livros tivessem mais detalhes…

Berlitz Pocket Guides: Outro guia que eh otimos pra viagens curta de ultima hora. O livro eh bem pequenininho, nao ocupa espaco na bolsa, vem com um bom mapa e dah uma boa introducao a historia e cultura do lugar. Nao tras muitos detalhes em relacao a hoteis, albergues e restaurantes (entao nao eh muito util pra uma viagem mochileira sem rumo), porem assim como o DK Top 10 tras todas as informacoes essenciais e todos os lugares must na sua viagem rapida. Comprei esse livro jah no aeroporto, a caminho de Praga e me salvou! Nao tive tempo de planejar muito a viagem, nao saibia direito oque esperar nem oque queria ver/fazer e durante as 2 horas de voo li tudo, e cheguei lah prontinha pra desbracar Praga! Provavelmente comprarei outas, para outras viagens de fim de semana!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
20 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
20 comentários
  1. mi - 06/08/09 - 13h12

    Oieee!! Buenas eu concordo total contigo (sempre pesquiso tri bem antes de viajar) e o meu preferido é o Lonely Planet. As vezes gosto daqueles com fotos (DK) como apoio. Bjos!

    Responder
  2. Monica - 06/08/09 - 13h26

    Adorei as dicas, tem uns guias que não conhecia. Estou nesse momento planejando minha viagem (pode deixar que assim que der coloco mais informações no meu blog!) e resolvi fazer um “guia personalizado”. Estou fazendo um livro com o máximo de informações possiveis, sem precisar levar um guia de cada lugar que vamos passar. Tá dando uma trabalheira, mas acho que vai ficar legal.

    Beijos!

    Responder
  3. Adriana - 06/08/09 - 13h35

    Oi MOnica,
    Sabe que eu tambem faco isso! E eu aqui pensando que era a unica obcessiva compulsiva… hahahahaha
    Sempre faco uma pesquisa geral em sites e blogs e afins antes de sequer comecar a planejar nada, soh pra ter uma ideia doque fazer, onde ir, etc, mas na hora de viajar de verdade um guia “profissional” sempre eh uma boa ideia!
    Compra o Loneley Planet Western Europe (ou Europa completa casa vcs tambem vao viajar pela Europa do Leste) que eh super detalhado (eu tenho!), meio grandinho, ma spelo penos vc tem todos os paises juntos num soh livro! Uma mao na roda!
    Bjs
    Dri

    Responder
  4. Carol Wieser - 06/08/09 - 20h05

    Oi Dri.

    Muito bom seu blog viu???!!!
    Realmente, como você mesma falou temos muitos destinos em comum e também temos blog (obaaaaa).
    Minha viagem a Los Roques foi muito boa, adorei o lugar. Ainda não tive tempo de colocar todas as infos lá (é que quando voltei minha mesa no escritório estava cheia de coisas pra fazer). No momento estou na fase “Work Forever, Travel Whenever”!!! Hehehehe. Inverteu!

    Sobre os guias. Não consigo viajar sem, e AMO o Lonely Planet. Acho fantástico e prático. Tenho uma coleção deles em casa. Pra cada viajem 1. Você sabia que eles lançaram uma revista de viagem aqui no Brasil? Está na segunda edição. Eu gostei bastante! Vale a pena conferir.

    Abraços

    Responder
  5. Adriana - 06/08/09 - 20h24

    Oi Carol!
    Pois eh, tamebm tenho um estante chei a de livros de viagem e guias… nao me canso nunca.

    Ah! Essa revista do Lonely Planet tambem tem aqui ha um tempinho, eh otima! mas ainda sou mais os livros! :-)

    Responder
  6. Camila - 06/08/09 - 20h33

    Eu gosto de fazer as duas coisas: pesquisar e tambem ter uns momentos “deixa a vida me levar”. Uma das coisas que nos amamos fazer e perguntar dicas nao turisticas pros locais, onde eles gostam de comer, o que eles gostam de fazer nos finais de semana, por exemplo. Acho que e porque nao somos muito fas de programas extremamente turisticos.

    Responder
  7. mc - 07/08/09 - 03h35

    Lonely Planet é minha Bíblia! Tenho vários e não compro nenhum outro. Outro dia mesmo vi uma promoção Lonely Planet em uma livraria e quase enlouqueci.

    Estou planejando uma viagem para Vietnam e Camboja e achei seu blog por acaso. Ótimas dicas!

    Responder
  8. Deiatatu - 07/08/09 - 06h09

    Oi Dri

    Eu particularmente gosto muito do Eye Witness q vc mencionou, mas SEMPRE acompanhado de um outro guia, pois ás vezes o acho “visual” demais e peca no quesito insider tips.
    É sempre bom fazer o dever de casa qdo se vai conhecer um lugar novo, mas tbém adoro voltar a um lugar q já conheco e nao fazer absolutamente NADA, só curtir o lugar em si sem precisa ticar a listinha de atracoes.
    bjs

    Responder
  9. Fer - 07/08/09 - 12h49

    Eu raramente me programo para saber o que vamos fazer.
    Geralmente espero chegar no lugar, compro um mapa e no hotel traçamos nosso itinerário. É errado e acabamos não vendo algumas coisas por causa de alguma falha na programação, mas eu sou preguiçosa demais!!
    Mas agora tenho que aprender a me programar pq os dias off que eu ainda tenho estão contadinhos :o/

    Responder
  10. CarlaZ - 07/08/09 - 15h10

    Eu sou viciada em guias de viagem compro até pra lugares que nem estou programando ir.
    Eu amo Lonely planet e odeio esses guias visuais DK…acho enorme e meio de velho hehehe
    Mas os top 10 eu gosto sim…
    Esse Viajante Independente eu comprei o da Argentina quando fui pra Patagônia e acho muito bom sim…
    Levo sempre umas paginas do Frommer’s impressas…ele descreve os bairros e acho ótimo!!!
    Nunca comprei Rough Guides…taí acho que hoje mesmo compro um hehehe
    Também sou meio compulsiva com viagens…procuro estudar o máximo que posso antes´pra chegar lá sabendo sair das situações ver o que posso fazer por perto e tal…acabo pesquisando muito em blogs e levo mil papéis além de um monte de coisas anotados no meu caderninho…
    Também acho os guias bons para escolher restaurantes…a chance de entramos numa furada ao escolher aleatoriamente é grande…
    Mas hotéis sempre tento indicação de quem foi…
    E você está me lembrando que ainda tenho muito que preparar!!!
    Beijos

    Responder
  11. CarlaZ - 07/08/09 - 17h21

    Ah…Esqueci de contar um segredinho…eu tenho o Lonely Planet Europe on a Shoestring e aquele 1000 lugares para conhecer antes de morrer no banheiro…para o planejamento de novas viagens…

    Responder
  12. lucia - 07/08/09 - 17h57

    Awesome, Dri, ja anotei tudinho, pois tb sempre tenho que planejar a viajem em detalhes pra nao perder nada! Sou detalhista e adoro fazer listas!

    E seguindo o conselho da minha amiga laid back ao visitar o Brasil depois de 11 anos fora, me arrependi amargamente de ter go with the flow com ela!! Nunca mais faco isso, it was so against my nature, that I’m kicking myself up to this day for not doing a lot of things I wanted!! Humpf! Rs

    Bjos, Lu

    Responder
  13. Joana - 09/08/09 - 16h37

    Oi Adriana,
    vi você na comunidade “Casar é fácil” e como também moro fora do Brasil (Alemanha) e vou casar no Brasil, planejando tudo a distância, vim aqui fuxicar e ver como você fez.
    Aí me deparei com esse post sobre os guias.
    Eu sou muitíssimo fã do Lonely Planet. E gosto de comprar bem antes de viajar e começar a imaginar o lugar e planejar as coisas (eu sou meio neura com viagem: tudo é bem planejadinho).
    O meu namorado (agora noivo) tem o Europe in a Shoestring, que a gente usa meio que como catálago pra escolher o próximo destino, e a gente então compra o guia específico.
    Adoro deixar meus guias na estante aqui da sala. É um registro interessante dos lugares que visitei.
    E pra terminar: estive em Londres em fevereiro e vou voltar em outubro. Me amarrei na cidade e tem vôos muitíssimo baratos saindo aqui de Munique.
    Bom, escrevi demais!
    Beijos
    Joana

    Responder
  14. kassi - 16/08/09 - 23h19

    Adorei as dicas dos guias!! Vou dar uma olhada nos que vc citou e eu nao conheco!! tenho o da DK Eyewitness mas acho muito basico!
    valeu
    bjs

    Responder
  15. J. de Vargas - 23/08/09 - 13h13

    Oi Adriana,
    Achei bem legal tuas “análises” sobre os guias. Confesso que tenho usado sempre o Lonely Planet, apesar das partes que eu odeio, como tu mesmo bem mencionaste. Ainda assim acho que não dá para ficar 100% dependente do guia. Um pouco de “emoção” (deixando a vida levar) te traz algumas surpresas boas. Dicas locais também são sempre bem-vindas. E as redes sociais ajudam muito com dicas atualizadas.
    Abs,
    Jonathas

    Responder
  16. […] de toda selecao de guias de viagem organizados por pais, continente e cidades mil, a loja tambem tem varias secoes dedicadas a […]

    Responder
  17. cristina - 17/11/10 - 17h22

    um que eu amo e tenho de varios paises eh o “culture shock”. nao eh um livro de viagem propriamente dito mas sobre o povo , costumes , historia , culinaria do pai, etc ; dos que eu li so nao gostei mto do da Italia pq so tinha informacoes muito basicas e superficiais.

    Responder
  18. […] para planejar a viagem [Chega de Bagunça] – Férias planejadas dão menos problemas [O Globo] – Guias de Viagem [Dri Everywhere] – Miniguia para megaeventos: passagem, hospedagem e outras dicas [Viaje na Viagem] […]

    Responder
  19. Ana Beatriz - 11/11/16 - 17h26

    Oi Dri!
    Entre esses guias que você citou, qual tem mais conteúdo histórico/político/cultural?
    Vou para o Sudeste Asiático e queria ter um bom embasamento antes, mas não sei se compensa buscar isso nos guias ou se o melhor é pesquisar por fora mesmo (internet, filmes, etc.).
    Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 11/11/16 - 19h39

      Acho que o Lonely Planet é o mais completo nesse sentido.
      Apesar de terem um perfil mais “mochileiro”, acho que a escrita dos guias é excelente, e são sempre muito conscientes da história e cultura local.

      Responder