06 Sep 2009
25 comentários

Viajar de Barco pela Europa

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens

Quando se fala em viagem pela Europa, log a primeira coisa que vem a cabeça é viajar de trem. É o tradicional, é o legal, é o diferente doque temos no Brasil.

De uns tempos pra cá começou a se falar muito nas empresas de voo low cost. Rápido, barato, eficiente. Se viajar pela Europa já era fácil, agora então ficou mais fácil ainda!

Então ha uns tempos atrás falei sobre as viagens de onibus, que servem um malha rodoviária quase tão abrangente quanto os trens, porem infinitamente mais barato e acessível.

Mas e os barcos?

Definitivamente viajar pela Europa de barco não eh a maneira mais facil, nem a mais rápida, e muito menos a mais barata. E justamente por isso, por estar completamente fora do circuito de “massa”, essa modalidade de transporte pode proporcionar uma viagem muito mais original!

E muito se engana quem acha que uma viagem assim seria muito limitada, uma vez que uma grande parte dos paises Europeus nao estao banhados por nenhum mar… Basta olhar um mapa do continente pra ver a infinidade de rios subindo e descendo, e todas as grandes cidades estao a beira de algum rio, pois quando elas foram formadas (centenas, ou milhares de anos atras) esse era o principal meio de cominicação com o mundo e os outros paises.


Alem disso, em algumas regioes da Europa viajar de barco eh a maneira mais facil e eficiente de se chegar deo ponto A ao ponto B, devido as características geograficas de algumas regioes ou paises. Bons exemplos sao a Grecia e a Escandinavia.

Apesar dos muitos voos entre as ilhas Gregas, para ir de uma ilha a outra provavelmente vc terá que voltar a Atenas, fazer conexoes chatas e longas, perder tempo e dinheiro. Ou entao, basta subir num barco e pronto. Em algumas horas vc vai de Santorini a Mikonos sem problemas!

Mesma situacao na Escandinavia e Baltico. Os voos internos, que fogem ao padroa low cost sao carissimos, as estradas, ainda que muito boas, estao cobertas de deve voa parte do ano, e os trechos demoram hoooras devido a geografica montanhosa, cheia de ilhas, lago e Fjordes da regiao.

Esses ao apenas alguns exemplos, onde usar um barco/ferry/navio como meio de transporte acaba sendo bem mais eficiente do que qualquer outro. Mas tambem existem inumeros outras opcoes, onde estar a bordo de um barco apenas torna tudo muito mais interessante!

Na Pratica:

Viajar de barco pela Europa é muito mais facil do que parece. Logicamente seu roteiro de viagem não será dos mais convencionais, mas as vezes é aí que está o charme!

Um bom ponto de partida eh o site AFerry, com paginas em varias lingua europeias (menos Portugues…) e que cobre a malha “aquatica” de quase todo continente!

Basta clicar no mapa e eles te mostram todas as rotas possiveis (apenas por mar). Como por exemplo, que tal ir do sul da Inglaterra diretamente pro norte da Espanha? Ou da Escocia diretamente pro norte da Noruega? Ou da Dinamarca pra Islandia? Da Italia pra Croacia?


Eu já fiz os techo entre Italia e Grecia (Ancona – Corfu) e foi uma experiencia maravilhosa. Um super barco, ultra confortavel (mas na epoca viajei na opção mais barata, na poltrona), com varias comodidades (bares, restaurantes, discotecas, cinema) e após uma noite, lah estavamos nos, depois de ter cruzado o mar Adriatico. Alem de ter sido super divertido, ainda saiu bem mais barato! (na epoca o que paguei pelo ferry era 1/3 do preço de uma passagem de avião).

Ou que tal fazer um tour pela Costa Amalfitana usando os serviços do Metro-Mare? Evitando as horas de trem entre uma cidadezinha e outra, ou dirigir por estradas estreitas na beira de penhascos?

Ou até mesmo emendar uma viagem a Barcelona com Ibiza e/ou Formentera?
A viagem organizada pela Norway in a Nutshell navegando pelos Fjordes Noruegueses também é imperdivel. E mais recentemente fiz o trecho entre Tallinn e Helsinki, num barco igualmente maravilhoso, para uma viagem de apenas 2 horas e meia.


As opcoes sao (quase) infinitas e vao muito alem do corriqueiro Nice – Corsica, Valencia – Mallorca, e ilhas Gregas.

Mas mesmo nos destinos mais tradicionais, como por exemplo cruzeiros pelo Mediterraneo, uma nova modalidade de viagem que surgiu nos ultimos anos são os cruzeiros low cost! Então além da opção de fazer seu propria roteiro usando trechos em ferries independentes (como os citados acima), agora vc tambem pode optar por inumeras opcoes de cruzeiros no-frills, que sao identicos aos cruzeiros tradicionais, porem com menos luxos – sem cassinos, jantares de gala e frivolidades. O lider desse segmento eh o EasyCruise. Qualquer semelhança não é mera coincidencia! O EasyCruise eh mais uma facção da mega empresa Inglesa EasyJet, que foi uma das pioneiras nos voos low cost na Europa e que agora tambem esta se aventurando por mares nunca antes navegados! (no pun intended!)
Cruzerios de Rio:
Além disso, existem os centenas de rios que cortam o continente, conectando varias cidades e paises, e quase todos com muitas opcoes de passeios longos ou curtos, que podem ser moldados de acordo com seu tempo ($$) e disposição ($$).

Que tal por exemplo uma viagem de barco pelo rio Reno, fazendo toda rota romantica da Alemanha? O Rio Reno Cruza a Alemanha, comecando na Suica e terminando na Holanda, e existem varias empresas que fazem viagens de cruzeiro, cruzando 1, 2 ou os 3 paises, com pernoite e etc, ou entao vc pode fazer sua propria viagem independente, usando servicos de ferries e ir parando onde quiser e complementando a viagem com tre, carro ou onibus.

Nós fizemos a opção independente, dentro da Alemanha, saindo de trem de Frankfurt ateh Bingen (uma cidade minuscula na beira do Reno), e nem fizemos reserva nem nada (eh uma coisa meio Balsa Rio-Niteroi de luxo) jah que o servico eh bem regular (mas fomos bem fora de temporada. No auge da alta temporada eu recomendo fazer reserva).
Andamos ateh o porto e compramos a passagem (apenas de ida – o day pass) com a empresa Köln-Düsseldorfer (K-D) Line.


Só tem que ficar de olho nas datas pois os barcos nao cruzam o Reno durante o inverno, entao acho que soh ficam abertos entre Abril e Outubro (acho). No fim do dia, jantamos em Koblenz e pegamos o trem de volta pra Frankfurt. Foi uma viagem sensacional, completamente fora do roteiro convencional e um prato cheio pra quem gosta de paisagem + historia + cultura + boa comida! E isso sem gastar muito, pois acho que na epoca o passe de barco custou cerca de 10 Euros!

Um outro roteiro muito legal (que ainda nao fiz) eh pelo Rio Danubio, que cruza Austria, Eslovaquia, Hungria e Romania. Empresas como Viking Cruises (que nao eh a mesma Viking Line que viaja pelo Baltico/Escandinavia) ou a DDSG que tem servicos de cruizeiros de varios dias passando por Viena, Bratislava, Budapeste e Bucareste, com varias opcoes diferentes de roteiro. Ou entao voce pode fazer seu proprio roteiro, de forma independente usando empresas como a propria DDSG, que cobre varios trechos curtos entre Vienna e Bratislava com preços super acessiveis, ou a Twin City Liner, que tambem opera entre as duas cidades. Se voce quiser ir um pouco mais alem no Danubio, uma outra boa opção é a Legenda, baseada em Budapeste, ou a Sirona em Belgrado e a Nave Rapide na Romania.

A França é outro destino cheio de opções “aquaticas” a serem viajadas. Alem do tradicional passeio de barco pelo Vale do rio Loire ateh opoes mais “remotas” como Provenca e Normandia.

Quem tiver feito outras viagem de barco/ferry/cruzeiros pela Europa, e quiser deixar suas sugestoes, fiquem a vontade!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
25 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
25 comentários
  1. Daniela - 06/09/09 - 13h11

    Olá!! ;)
    Sou de Portugal, descobri o seu site há pouco tempo mas já encontrei uma data de dicas muito muito boas!!! Obrigada!! ;)

    Eu queria perguntar uma coisa, relativamente a viagens na Europa… Eu e umas amigas estamos a pensar uma viagem por vários paises da Europa no próximo Verão e pretendemos planeá-la durante este ano… Toda a gente fala de interrail mas não nos agrada essa ideia, uma vez que acaba por nos prender de algumas formas… Assim, queria pedir a sua opinião relativamente a encontrar as tarifas de avião low cost mais baratas, já que temos muito tempo de antecedência… Sites onde ir, promoções…
    Peço desculpa pelo comentário tão grande e obrigada por toda e qualquer ajuda ;)))

    bjssss

    Responder
  2. Karine - 06/09/09 - 19h04

    Eu fiz da Croácia para Itália (Split – Ancona) pela Jadrolinjia. A costa da Croácia tem ilhas como Hvar com ferrys de diversos pontos indo para lá e de Split para Dubrovnik.

    Responder
  3. Monica - 06/09/09 - 19h43

    Que post maravilhoso! Dá uma vontade louca de viajar!

    Muito bom!

    bjs

    Responder
  4. Dedeia - 07/09/09 - 02h58

    NO geral, o publico dos barcos nao eh muito jovem..hehehe. Excecao sao os ferrys, que sao muitas vezes a solucao mais barata. ;)
    beijooooooo!

    Responder
  5. Adriana - 07/09/09 - 08h41

    Que nada Deia, vc que se engana!
    O barco que peguei entre Italia e Grecia foi pura festa! E o navio que faz o trecho Estocolmo e Helsinki e conhecido como o “party boat”, e ateh o ferry rapidinho entre Finlandia e Estonia estava a maior bagunca, pois os Finlandeses saem de casa sexta/sabado a noite, vao encher a cara na Estonia e voltam pra Helsinki, ainda no espirito de festa no sabado/domingo.
    Tava a maior animacao!

    Responder
  6. Flavia - 07/09/09 - 20h36

    Viajei muito de barco e trem na Suica por causa dos lagos, tbem qdo fomos para a Irlanda ano passado dirigimos ateh o Pais de Gales e de lah pegamos o ferry para Dublin. Lotado, todo mundo faz isso.

    bjs

    Responder
  7. Larissa - 08/09/09 - 16h03

    Oi Adriana!

    Uma viagem de barco, ou melhor, de navio, muito legal é entre Oslo e Copenhague.
    Eu fiz com a DFDS Seaways, ano passado, 126 euros uma cabine dupla (estava com meu marido).
    Saímos de Oslo as 5 da tarde e chegamos em Copenhague perto das 10 da manhã seguinte. Uma delicia de viagem, piscina interna quentinha, hidromassagem, um restaurante maravilhoso… Viagem super romântica…
    E mais barato que uma noite de hotel em uma das duas cidades!
    Fica aí a dica…
    Bjão
    Larissa

    Responder
  8. Ticiana Romão - 10/09/09 - 05h56

    Esse blog é fora de série… nunca tive costume de acompanhar nenhum, mas simplesmente não consigo tirar os olhos da tela… vc já eh praticamente um “Jorge Amado”, porque eu viajo qdo leio seus posts!!! O único problema é ter que voltar pra realidade… hahahahahahaha

    Como disse outra pessoa/fã sua… “simplesmente não consigo parar de ler o seu blog. Pena que eu o tenha encontrado tão tarde! Queria ter acompanhado desde o início.” Se bem que já li muito de várias épocas e assuntos, é incrível!!!

    Nossa… a vontade de viajar fica cada vez maior, pra mim, não vislumbro luxo, mas apenas esses tipos de experiências que vc tem vivido, conhecendo pessoas e lugares os mais diversos possíveis!!!

    Parabéns pela escrita e pela pessoa que vc é (do jeito como escreve e pelas idéias que possui, impossível vc não ser bacana)… espero um dia poder passar um tempo na Europa, e quem sabe te fazer uma visita!! Já me sinto íntima =P

    Responder
  9. Adriana - 10/09/09 - 13h31

    Oi Tici!
    Que bacana seu comentairo! Adorei!
    Bem, espero poder corresponder com as espectativas!!
    Hahahaha
    Bjs
    Dri

    Responder
  10. Altamente de utilidade pública seu post. Acho que não há nada na internet tão detalhadinho! Eu não sou fã de viagens de barco porque enjoo muuuito! Mas fazendo os posts da Grécia pro meu blog ficou claro: por lá é mais fácil pegar um ferry do que subir num táxi! :-) Bjs!

    Responder
  11. CarlaZ - 24/09/09 - 22h57

    Dri,
    muito bom esse post! Muito mesmo!
    Eu não pensava nessa alternativa…sei lá não é comum pra mim e nem sabia que tinha tantas rotas.
    Desde que li o seu post do Reno entrou na minha listinha mas lá tinha pouca informação…até que vc cometou no Matraqueando e eu favoritei.
    Na próxima viagem a Europa quero ir a Alemanha…
    Ah aproveito para deixar meus agradecimentos pelas dicas que usei nas últimas férias!!!
    Beijos

    Responder
  12. Mariangela - 11/02/10 - 19h39

    Tem algum navio que faça o percurso italia-portugal?
    Obrigada.

    Responder
  13. […] já escrevi posta sobre como viajar de trem, de onibus e de barco pela Inglaterra e Europa, e sempre considerei alugar carro por aqui uma das piores opções de […]

    Responder
  14. […] opcoes mais obvias sao sempre os avioes ou ir de trem, pelo Eurostar (a pesar de que a viagem de barco tambem eh uma otima opcao, apensa de menos pratica para […]

    Responder
  15. nara elena soares batista - 31/07/12 - 21h59

    Adriana, tu sabes se existem crizeiros marírimos pela inglaterra, escócia e irlanda? Eu gostaria muito de viajar por esses países com a minha mãe, mas ela é pessoa de idade, assim de navio seria melhor.
    Grata, Nara.

    Responder
  16. Malu - 27/10/12 - 01h42

    Ola Dry, conheci seu site e fiquei encantada! Parabens ! Vou aproveitar e abusar mesmo sabendo do seu corre corre por causa do nenem (parabens tbem)
    1-Qual o site da companhia de trem inglesa que viaja para Belgica e Amsterdã.
    2-Qual o site da companhia de barco que faz o mesmo trajeto !
    3- O oyster card serve para todos os meios de transportes (metro, onibus ..barco do tamisa e trens dentro de londres ?
    Muito obrigada
    Malu

    Responder
    • Adriana Miller - 27/10/12 - 09h07

      Oi Malu,
      Todas as respostas estao em posts especificos na categoria “Transportes” em “Inglaterra” e “Conhecendo Londres”

      Responder
  17. Nublia - 19/02/14 - 01h53

    Oi Dri, adorei o seu blog. Uma duvida, estou indo a Santorini no próximo mês. Como faço para ir de Santorini a algum porto seguindo para Itália. Como vc fez? Obrigada e abraço.

    Responder
    • Adriana Miller - 19/02/14 - 09h14

      OI NUblia,
      Nunca fiz esse trajeto – apenas de Ancona na Italia pra Korfu na Grecia (so vou pra Santorini pela primeira vez esse ano em JUnho).
      Se voce quer seguir viagem de Santorini para outras localidades, tera que pegar barcos/ferries para outras ilhas na Grecia e assim ir de pingo em pingo, ou voltar pra Atenas (de barco ou aviao) e de la partir pra outros paises.
      Porem durente os meses de alta temporada no verao, o aeroporto de Thira (Santorini) tem varios voos internacionais (inclusive voos diretos pra Londres, Milao, paris, etc).

      Responder
  18. Nublia - 19/02/14 - 23h08

    Oi Dri, tudo bem, estou amando o seu blog… Obrigada pelas dicas. Estou para a Grecia (Atenas e Santorini) no mês que vem e depois de Santorini irei para Italia. Você fez esse trajeto? Não há portos em Santorini que vão para Italia, como vc fez para ir de corfo a outro lugar na Grecia? Estou tendo dificuldades em fazer esse percurso. Obrigada e beijos.

    Responder
  19. Nublia - 19/02/14 - 23h10

    Obrigada Dri, pela a sua resposta, só vi agora…. rs
    Sim encontrei um voo direto de Santori para Roma no valor de EUR 140,00 (quase R$ 500,00) achei meio salgadinho…estou mega em dúvida… vou pesquisar melhor se o ferry vale mais a pena. Obrigada pela atenção.

    Responder
    • Adriana Miller - 20/02/14 - 10h38

      Pra essa epoca do ano (alta temporada de primavera/verao) na verdade essa passagem esta ate barata viu… Viajar nessa regiao durante o verao Europeu eh carissimo mesmo.
      Os ferries com certeza serao mais baratos, mas voce tera que pegar mais que um (tipo um ferry de Santorini pra Atenas, outro de Atenas pra Corfu e outro de Corfu ate Ancona, e depois um trem de Ancona a Roma), que pode acabar sainda mais caro, e demorando uns 2 ou 3 dias pra chegar ate Roma… (tem que avaliar bem o custo beneficio, por que essa eh a tipica situaca onde o barato sai caro…)

      Responder
  20. Lau - 26/06/14 - 20h15

    Vou para Atenas e queria conhecer a Italia,vou ficar 4 dia sem Atenas ,vc acha que dá tempo?quanto tempo de viajem?
    Abçs

    Responder
    • Adriana Miller - 30/06/14 - 10h50

      So se voce achar uma voo direto entre Atenas e alguma cidade Italiana.
      Como esse comentario foi deixado no post sobre viagem de barco, imagino que voce esta planejando viajar de barco.
      Eu ja fiz essa viagem uma vez (da Italia para Grecia de barco) e se me lembro bem, so a aviagem de barco demorou cerca de 15 horas (uma noite inteira) entre Ancona (Italia) e a ilha Corfu (Grecia). Eu cheguei a cogitar ir a ATenas nessa viagem, mas na epoca a viagem de trem ou de barco demoraria mais 12 horas, entao seria muito desperdicio de tempo.
      Entao se vc so tem 4 dias em Atenas, eu dedicaria pelo menos uns 2 dias inteirios a Atenas, e se vc quiser muito, mesmo, ir ate a Italia, procure um voo direto.

      Responder
  21. Vanessa - 30/05/16 - 01h20

    Ola, gostei muito de suas dicas e gostaria de saber se há alguma empresa de ferry de Lisboa para Ilha da Madeira??

    Responder