12 Nov 2009
24 comentários

Candidato robotico

Recursos Humanos, Trabalho

Um tipo de candidato muito comum que eu tenho visto ultimamente sao os candidatos-robot.

Sao varios motivos que podem levar alguem a se comportar assim, mas que pode ser tao prejudicial a performace numa entrevista, como qualquer outra gafe mais “classica” como chegar atrasado, amarrotado, descabelado, e afins.

Oque eh um candidato robotico? O discurso cliche ensaiado, as respostas na ponta da lingua e a sensacao de linha de producao, de comportamento padrao.

Eh aquele candidato que geralmente esta desempregado, desesperado pra arrumar um emprego e aplica pra qualquer coisa que pareca nos sites de emprego.

Nao existe problema nenhum em fazer isso. Eu jah fiz, voce jah fez, e TODO mundo faz. O resultado final eh conseguir um emprego e um salario no fim do mes, entao vale tudo. Porem, ninguem precisa saber disso, e se ficar obvio, ninguem vai querer te entrevistar.

O problema eh que quando vc senta numa sala de entrevista e chega com sua carta de apresentacao copy/paste, usando chavoes e cliches pra descrever sua experiencia e as respostas ensaiadas na ponta da lingua, todo mundo percebe, e eh o maior queima filme.

Como eu jah mencionei aqui outras vezes, eh super importante se “dedicar” a cada uma das vagas.

Muito mais que um curriculo exemplar, formacao de primeira, curso disso e daquilo, na reta final oque conta mesmo eh ser diferente! Voce, como candidatdo, pode ateh nao estar nem ai sobre qual emprego vai arrumar, desde que pague suas contas, mas pra pessoa do outro lado da mesa, te entrevistando, eh importante ver que aquela pessoa (vc, candidato!) respondendo suas perguntas quer trabalhar para e com voce!

Quem trabalha em RH, esta acostumado e nao nasceu ontem, mas geralmente a decisao final nao eh de RH e sim do gerente que esta recrutando (ou seja, o chefe da vaga em questao), que eh uma pessoa que nao eh entrevistador profissional, e com sorte faz uma ou outra entrevista por ano. Por isso, mais que um curriculo top, um terno bem cortado e um aperto de mao firme, eh muito importante rolar uma empatia, uma sintonia e ter a impressao de que aquele candidato realmente esta interessado na empresa, na vaga e na oportunidade. E mais que isso, saber que para aquele gerente (entrevistador) aquela pessoa do outro lado da mesa vai facilitar sua vida, vai participar do seu time, e ainda por cima, vai ser uma pessoa sua legal de se trabalhar, afinal voces vao pasar 8 horas por dias, 5 dias por semana, nos proximos muitos e muitos anos.

Pensa soh, fazendo analogias simplistas: Voce vai sair pela primeira vez com um menino/menina que seus amigos querem te apresentar. O candidato eh cheio de potencial: bonito, inteligente bla bla bla. O curriculo perfeito. Mas ai, quando vc dah de cara com o cidadao, descobre que ele(a) anda por ai jogando a rede (CV) pra tudo quanto eh lado, mal sabe quem voce eh, oque faz, e mal presta atencao noque vc esta falando.

Qual vai ser sua reacao? Provavelmente nao rolara o menor interesse, por mais que seja o Brad Pitt do outro lado da mesa.

Ontem entrevistei um cara assim. On paper ele era perfeito. Daqueles curriculos que eh dificil de aparecer, mas quando aparecem sao a solucao dos seus problemas! O cara chegou e estava tudo perfeito: bem vestido, simpatico, bom eye contact, tom de voz, a educacao, seus empregos anteriores, etc, etc.

Porem, ele era um candidato robotico! Ele esta desempregado ha uns meses, e assim como outros milhares de Ingleses nao esta conseguindo arrumar outro emprego durante a crise, mesmo tendo um CV exemplar.

O problema eh que por estar fazendo centenas de entrevistas o tempo todo ele virou um entrevistador profissional e perdeu todo sua personalidade, seu dferencial. Suas respostas sao ensaiadas, e ele jah responde sem nem prestar atencao, sem nem ouvir a pergunta ateh o final. Qualquer pedido de detalhes ou perguntas fora do normal, ele se atrapalhava todo. Respondia, e bem, mas nitidamente desconfortavel, pois nao para isso que ele estava “preparado”.

Outro problema de fazer entrevistas em “serie” e perder o controle de quem eh quem, quem faz oque, e tal.

Eh super importante estar preparado para cada entrevista individual, assim como eh importante se preparar para cada CV enviado.

Geralmente as cartas de apresentacao copy/paste sao bem obvias, cheias de enche-linguica que falam, falam e nao dizem nada. No meu ultimo period job hunting eu criei uns 4 ou 5 tipos de carta de apresentacao diferentes (e os respectivos CVs), dependendo do perfil da vaga e da empresa para qual eu queria aplicar. E no fim das contas, dei de cara com uma vaga que eu achei que perfeita pra mim, escrevi um e-mail direto e personalizado pro recrutador/agencia me apresentado e explicando o porque de querer aplciar praquela vaga (que na verdade eh como toda carta de apresentacao deveria ser). Nao deu outra: no dia seguinte ele me ligou, na semana seguinte fiz minha primeira entrevista e duas semanas depois recebi a oferta de emprego.

Soh pra servir como um pequeno exemplo de que as vezes, uma certa personalizacao faz toda a diferenca.

Mas voltando ao candidato robotico de ontem , e tantos outros que tenho visto nessa epoca de crise e de muitos desempregados topando qualquer coisa.

A principal problema da performance dele eh que ficou obvio durante toda a entrevista que, apesar de super bem qualificado, e sem sombra de duvidas super competente pra desempenhar a funcao, ele mal sabia doque a vaga se tratava e oque a empresa fazia.

Logo, por nao estar preparado especificamente para esse entrevista suas respostas nao eram especificas e relevantes para a funcao, e acada pergunta feita tinhamos que fazer outras 3 ou 4 para poder conseguir arrancar todos os detalhes dele e ver se ele acordava do transe candidato-entrevistador.

Eu nao canso de repetir o quanto eh importante se preparar antes de qualquer entrevista. Pesquisar sobre a empresa, a industria, os concorrentes, como esta o mercado, a estrutura do time, etc, etc. Enfim, mostrar um interesse genuino por aquela vaga, ainda que seja apenas o meio para conseguir pagar as contas no fim do mes.

Tenha perguntas preparadas, pois fazer perguntas mostra interesse,  e apenas candidatos bem preparados e interessados teem duvidas genuinas sobre a empresa e a vaga. Mesmo que sejam perguntas bem bobinhas, sobre a estrutura do time, os planos para o futuro, ha quanto tempo o tal gerente trabalha na empresa, ou seja lah oque for.

Investige o site da empresa na internet, veja no Google se existe alguma noticia atual sobre eles, algum press release, ou qualquer outra coisa que possa te dar indicacoes de quem sao, e oque fazem.

No fim das contas o candiato robotico foi embora sem ter tirado um monte de nossas duvidas, pois ele estava tao distraido em suas resposats padroa, que qualquer coisa a mais doque jahe stava ensaiado na cabeca dele virou uma operacao arrancar leite de pedra. mas ao mesmo tempo, ele veio com otimas recomendacoes da agencia de recrutamento e tem um perfil bem raro de ser encontrado.

Entao tive que ser bem sincera no feedback, pra dar uma chacoalhada nele e ver se na proxima entrevista ele acorda e se prepara antes de vir.

Mas infelizmente nem todos os candidatos tem uma segunda chance. Numa entrevista oque vale MESMO sao as primeiras impressoes. Voce tem apenas 1 hora pra mostrar oqeu tem a oferecer e causar uma boa impressao, entao quanto mais preparado estiver melhor!!

E voltando a minha analogia simplista, conseguir um emprego eh mais ou menos como conseguir um namorado!

Se vc sair por ai mandando seu curriculo pra tudo quanto eh canto, o interesse diminiu. Se vc for pra um encontro (entrevista) despreparado, sem se importar em sabaer mais sobre a outra pessoa, sem ter um interesse genuino que nao seja a beleza ou algo a mais (no caso o salario no fim do mes), nos mostrar seu lado charming, suas qualidades e diferencial, nao fizer perguntas interessantes mostrando seu interesse pela outra pessoa, as chances de que esse relacionamento de em alguma cosia, sem bem reduzidas.

Sempre que dou treinamento de entrevistas e recrutamento para novos gerentes eu falo que job hunting (ou no nosso caso, candidate hunting) eh um relacionamento como outro qualquer. Voce tem que se mostrar atraente, mas sem fazer falsas promessas. Tem que se mostrar interessado, sem estar desesperado, e mais que nada, tem que rolar uma empatia, e uma quimica comum. Afinal uma carreira bem sucedida eh um relacionamento mais exigente e provavelmente mais duradouro que qualquer outro que vc tenha na vida!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
24 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
24 comentários
  1. Carolina - 12/11/09 - 18h06

    Eu sempre dou uma espiada no seu blog e só agora vi que o domínio antigo tinha “morrido”, que coisa ein. Ainda bem que você conseguiu recuperar tudo.
    Legais as dicas para entrevista.
    Um abraço

    Responder
  2. Melanie - 12/11/09 - 18h16

    Amei as dicas..to com uma duvida.to na fase de procurar um estagio e pela primeira vez na minha vida to preparando o meu CV. gostaria de saber se na carta de apresentacao, è bom colocar o porque eu escolhi aquela empresa?ja na carta mesmo demonstrar o que eu sei deles e porque preferi me candidatar logo pra eles? ou na carta de apresentacao o que importa mesmo è so falar das minhas qualidades e experiencias?

    Responder
    • Adriana - 13/11/09 - 07h57

      Se vc esta aplicando para um empresa especifica e sabe bem o porque vc quer trabalhar pra eles, pode escrever na carta de apresentacao sim, mas nao esqueca tambem de falar de voce mesma!
      E nao escreva uma carta longa demais!

      Para estagios é um pouco diferente, pois geralmente estagios sao bem “gerais” entao essa regrinha nao se aplica, mas o importante da carta é salientar a conexao entre o candidato E a vaga. Se conseguir incluir a empresa tambem, otimo, mas nao adianta ser a empresa dos seus sonhos, se vc nao tiver nada a ver coma vaga em si.

      Responder
  3. Flavia - 12/11/09 - 20h31

    E creio que nessas entrevistas o feeling é de grande importância, juntar todas as experiências vividas e aplicá-las naquele momento, mostrar os eu melhor.

    Responder
  4. Gabriel - 12/11/09 - 20h55

    Dri,

    Muito bacana. Ser espontâneo é essencial. A primeira coisa que normalmente os entrevistadores fazem são perguntas nada óbvias, até porquê precisam se certificar como um candidato vai resolver imprevistos na área profissional. Seja você mesmo, vá bem arrumado e não tem erro. Se não der, não deu, possivelmente pode ser por falta de qualificação ou perfil(isso inclui perfil psicológico)… :P

    Agora, não saber sobre a empresa que está entrevistando… nossa, se sou eu que to selecionando a pessoa rola a cabeça na hora. Isso é básico, google tá ai pra isso, e saber ler e interpretar informações é básico também.

    Desculpa se foi “mais do mesmo” do que você falou, mas só pra concordar mesmo, como profissional “do outro lado” que participa de entrevistas. Belo trabalho, teus posts tem sido bem bacanas e instrutivos sobre o mercado de trabalho.

    Responder
    • Adriana - 13/11/09 - 07h54

      POis é, mas fico impressionada com a quantidade de gente que nao aplica o “obvio” em entrevistas, e depois se perguntam porque passam meses desempregados.
      Vc nao imagina a quantidade de pessoas que chegam pra entrevistas sem nem saber oque a empresa faz, com curriculos recheados de mentiras e sem a minima postura profissional…

      Responder
  5. Alessandra - 12/11/09 - 22h17

    Adoro essas dicas sobre empregos/entrevistas/curriculos que vc dà.. è pra ler e reler sempre que preciso!! =)

    Responder
  6. Juliana - 12/11/09 - 23h28

    Olá Dri =]
    Vim deixar meu testemunho sobre o seu blog.
    Definitivamente demais! Adorei as dicas sobre suas viagens.
    Estou morando em Londres e estava no google procurando algumas informações sobre viagens pela Europa e acabei chegando até aqui.
    De forma simples e divertida você passa as informações necessárias.
    Sempre que possível vou tentar visitá-la aqui.
    Parabéns!!
    Sucesso…

    Beijos

    Ju

    Responder
  7. Bete - 13/11/09 - 00h06

    Dicas excelentes!
    Bjos

    Responder
  8. Luciana Castro - 13/11/09 - 02h35

    Drii!!!
    Adoro suas dicas!!
    Você poderia dar/mostrar um exemplo de uma cover letter??
    Ano que vem estou indo pra Londres e pretendo ficar uns bons anos e desta vez focar na minha área mesmooo (psicologia).
    beijooo

    Responder
    • Adriana - 13/11/09 - 07h50

      Oi Luciana,
      De uma olhada nos posts antigos na categoria “Recursos Humanos” que jah falo de cover leters.
      Nao esqueça de pesquisar bastante os requerimentos de legalizacao e trabalho para psicologos, que geralmente sao bem diferentes de um pais pra outro.

      Responder
  9. Raquel - 13/11/09 - 13h01

    Dri,

    O blog continua a aparecer grande demais na tela do computador e extremamente lento a carregar.
    Não sei se o problema é daqui, mas isso só acontece neste blog.

    Bj

    Responder
    • Adriana - 13/11/09 - 13h20

      Oi Raquel,
      Pra diminuir o tamanho o banner na sua tela, clique Ctrl + F5 (ou Command + R se vc usar MAC) e o set up novo atualiza. Ou entao pode ser um problema/incompatibilidade da fonte da sua tela mesmo.
      Quanto a demora pra carregar pode ser um problema da memoria do seu computador, ou da conexao e velocidade da sua internet, etc… e alem disso, independente do novo template e endereco, o blog tem muitas fotos mesmo, entao de certo modo isso eh normal.
      Eu nao estou tendo problema nenuma nem no Mac em casa nem no OC carroca que uso no trabalho….

      Responder
  10. Erika - 13/11/09 - 14h56

    Gostei muito. SEmpre eh interessante ler as dicas de quem esta do outro lado.. Sempre me sai muito bem em entrevistas, mas desde cedo fazia isso. Estudava a empresa como se fosse uma prova. O que eles fazem? O q gostam? Como eh o ambiente de trabalho? Quem eh o entrevistador? faco resuminho e tudo. Espero q seja uma dica pra alguem.

    Sou bem cara de pau e me mostro do jeito q sou, afinal, se eu fingir pra conseguir um trabalho aonde nao seja o ambiente ideal pra mim, quem vai se dar mal sou eu mesma q vou ser infeliz profissionalmente.

    A unica coisa q ate hj nao consegui fazer foi essa cover letter. Ja li suas dicas, ja li na internet algo, mas… nao sei mesmo como seria uma legal. Nao gosto de ficar me “elogiando” em palavras escritas. Meio q me elogio na entrevista, mas de uma forma + indireta….

    Se um dia, vc quiser voltar ao assunto da cover letter (sei q eh redundante.. sorry) eu vou adorar… :)
    beijossssss

    Responder
    • Adriana - 13/11/09 - 16h50

      Pois eh, mas nao esqueca que entrevista eh puro marketing pessoal, entao tem que vender seu peixe!
      Tem que saber medir para que nao acabe virando “propaganda enganosa” ou soar pretencioso demais, mas se vc nao acreditar em voce mesma, quem vai, certo?

      Qualquer dia desses falo sobre cover letters de novo, mas eh tao dificil pra mim porque cada candidato eh diferente e as necessidades de cada vaga sao diferentes, e fica muito dificil “resumir” todas as possibilidades… Alem disso, os exemplos que tenho sao todos em Ingles! E fico com preguica de traduzir… :-)

      Responder
  11. Renata - 13/11/09 - 15h31

    Nossa Adriana, estou em Madrid faz um mês e estou fazendo um mestrado na Complu na area de MKT, e como nunca trabalhei especificamente com marketing antes, estava sendo um sofrimento-tira-sono conseguir elaborar meu CV, e o professor do curso jà pediu, vai enviar às empresas que contratam para fazer practicas ou estàgios… realmente seu blog é something also, ajuda em todos os sentidos a minha vida!
    Obrigada e continue sempre!
    Bjos
    Re

    Responder
  12. Erika - 14/11/09 - 01h30

    “nois entende ingreis!” manda q o google traduz pra quem nao sabe! oba! (se quiser eu ajudo tb.(Logico q somente qdo vc puder/ quiser.) Li q seu fim de ano ta bem atarefado, especificamente as sextas-feiras.. Muito boa sorte, paciencia e q nao role muito pepino pra vc resolver!

    Beijossssssss

    Responder
  13. Sandra - 15/11/09 - 15h16

    Não podemos esquecer que há também recrutadores sem noção. Eu sou formada em psicologia e trabalhei em RH e certa vez fui em uma empresa para participar de um processo seletivo para a área de seleção e o cara que colocaram pra falar sobre a vaga e etc… era completamente despreparado para tal função, na verdade ele era de vendas, como vendedor parecia ser excelente mas para RH… só sei que no final das contas ele ficou vendendo a empresa como se fosse a melhor do mundo (não era) e disse que ganhava muito bem e que podia viajar de férias todos os anos para o nordeste e ficar nos melhores hotéis, até ai sorte dele, mas isso não tinha nada haver com a vaga em questão.
    Sem noção!
    Abraços!!

    Responder
  14. Pri - 16/11/09 - 15h08

    Dri, adoro o seu blog. Todas as suas dicas são super válidas!Vou colocar nos meus favoritos, pois já virou leitura diária pra mim! Um beijo e muita paz!

    Responder
  15. lucia - 16/11/09 - 15h40

    Excelentes dicas e eh assim mesmo que eu sempre fiz pra conseguir os empregos que ja tive ate hoje. Concordo que ser diferente faz toda diferenca e alem dos meus curriculos, eu sempre personalizei tb cada cover letter que escrevia. Mas olha… nao estou satisfeita com meu emprego atual, vou sair de la em breve, mas cansei de entrevistas. Cheguei numa fase que nao quero mais passar por isso ou trabalhar pros outros, por isso resolvi comecar meu proprio negocio. E do jeito que eu o vejo expandindo, eventualmente eu terei que tb entrevistar candidatos pra trabalhar pra mim… Nunca fiz isso e nem sei fazer, vou lembrar ou talvez ate reler mais a respeito, alem das suas dicas, quando chegar o momento. Voce ficava nervosa entrevistando os outros no comeco?

    bjos

    Responder
    • Adriana - 16/11/09 - 16h12

      Ficava e ainda fico! E principalmente os hiring managers, que geralmetne tem pouca experiencia em entrevista ficam sempre suuuuper nervosos! Eh normal!
      Mas geralmente os candidatos nem prestam atencao, pois estao mais nervosos ainda!
      Mas eu sempre acho um pouco intimidante entrevistar alguem super senior, ou entao de uma departamento/cargo com o qual nao tenho muito contato, e entao nao conheco a vaga muito bem (fico com medo de perguntar besteira! hahahaha)
      Compra uns livirinha de “interviewing skills for interviewers” na Amazon, dao altas dicas tiro e queda!

      Responder
  16. Adriana Barreto - 16/11/09 - 21h49

    Adriana,

    Nooossa hj entrevistei três caras assim. Normalmente vem de multinacionais que costumam oferecer serviços de recolocação quando demitem um executivo, e as dicas que eles dão “engessam” muito o candidato. Tenho uma Consultoria de RH e passo sempre por isso. Ótimo post.

    Responder
  17. Isabel - 05/02/11 - 20h27

    Oiiii Adriana ( :

    Dei com o seu blog, enquanto navehava pela internet, adorei… mas este post é particularmente interessante e realmente é um shake it a muitas pessoas cristalizadas mas também a quem procura um emprego pela 1ª vez.

    Beijos de Portugal ( :

    Responder
  18. Sara - 20/01/12 - 15h43

    Oi Dri! :)

    Eu sei que este post já é meio antigo, mas desde há muito tempo que eu tenho feito um rewind no seu blog e ler posts que eu nunca li porque ainda não tinha descoberto o blog. E acho estes posts sobre trabalho e dicas super interessantes. Então como eu estou numa fase de entrevistas e de procurar trabalho, e pra você que tá maaaais do que habituada a fazer entrevistas e seleccionar candidatos, eu tenho uma questão que para mim é um tanto ou quanto importante:

    Eu não sei se você faz esta pergunta ou não aos seus candidatos, mas aqui em Portugal é o pão nosso de cada dia, daí que quando você faz ou se fizesse aquela típica pergunta: “O que é que você me pode dizer sobre si ou acrescentar, que me possa fazer escolhê-la para a vaga?”…Que tipo de resposta você espera? Qual seria a resposta ideal?

    Beijo

    Responder