09 Dec 2009
33 comentários

Roteiro de viagem Berlin

Alemanha, Berlin, Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Roteiros de Viagem

Berlin é provavelmente a cidade mundial que teve um dos maiores impactos na historia mundial recente. É a cidade que por uma representa tudo de ruim que aconteceu ao mundo no seculo 20, e ao memso tempo é o simbolo de trasformação e reinvenção. Poucos lugares do mundo conseguiriam se reconstruir e se reinventar, se transformando numa grande potencia mundial num periodo tao curto de tempo.

Pelo menos pra mim, Berlin nao foi uma surpresa, e sim tudo exatamente como imaginei: uma super metropole multi-cultural que balanceia perfeitamente o super antigo, com o ultra moderno; enooorme, mas sem perder o ar provinciano de parques e feiras; o orgulho e vergonha da historia que se exapande por centenarios.

Berlin definitivamente não é uma cidade pequena e muito menos compacta. É uma daquelas capitais que tem uma infinidade de cosias pra ver e pra fazer. É tanta arte, tanta cultura, TANTA historia, que parece praticamente impossivel ver tudo em apenas alguns dias. E é. Muito dificil!

Então para conseguir aproveitar a cidade com poucos dias disponiveis é preciso planejamento e definir prioridades: oque vc tem que ver, oque quer ver, e oque seria legal de conhecer?

No meu caso, decidi deixar os museus pra lá. São muitoa espalhados pela cidade, de arte moderna, renascentista, arqueologia, design etc, mas numa cidade como Berlin, com poucos dias na mao, e poucas horas de luz disponivel (afinal estamos no auge da escuridao do inverno! Vejam como as fotos estão escuras), e realmente numa cidade como Berlin, a cidade é o proprio museu! Então me concentrei em ver a cidade, e ficar batendo perna na rua o dia todo, e esse foi o segredo.

Então esse foi o roteiro que usamos, adiconando mais algumas coisas que nao deram tempo, ou sequer sabiamos da existencia antes da viagem. No total passamos 2 dias por lá, num ritmo BEM intenso. Se vc vai ficar mais tempo ou menos tempo, aí é uma questão de ir adicionando ou retirando cosias pra encaixar no seu tempo e/ou disposição.

Começamos a viagem pelo lado extremo Leste do centro da cidade, na praça de AlexanderPlatz, que foi totalmente  bombardeada pelos aliados na 2a guerra mundial, e totalmente reconstruida. Hoje em dia, além de ser uma dos principais centros comerciais da cidade, é tambem a “sede” da Fernsehturm, a enorme torre de communicacao que suportamente iria virar o simbolo da RDA (Republica Democratica da Alemanha comunista). A praça não é assim super turistica, mas é um otimo ponto de partida!

Daí pra frente o resto do reoteiro é praticamente uma linha reta! A avenida Karl Liebknecht Stasse se estica infinitamente, mudando de nome mais umas 3 vezes. Nessa primeira parte da Avenida esta tamebm a fonte de Netuno (Neptunbrunnen), um presente do Kaiser Wilhem II em 1891, com uma estatua feminina que representa os 4 grandes rios Alemaes: Reno, Oder, Elbe e Weichsel.

Segundo a Karl Liebknecht Stasse se chega na Catedral de Berlin, a imponente igreja Berliner Dom, construida segundo o modelo da Catedral de Sao Pedro em Roma. A Catedral foi parcialmente destruida durante a guerra, e totalmente abandonada por varias decadas, tendo sua restauracao iniciada apenas em 1974, e ainda nao completa.

A praça gramada em frente a Catedral, Lustgarten foi nomeada para ser um “jardin de prazer”. Ali ficava o enorme palacio de Berlin, Berliner Scholss que foi totalmente destruido pelos bombardeios aliados – a unica coisa que sobrou foi a estatua do “Grande Elector” que agora esta em frente ao Charlottenburgh Scholss.

Mas ainda na Lustgardten estão importantes museus da cidade, 5 museus-ilhas que formam o Museumsinsel.

Esta praça marca também o inicio da uma das avenindas mais famosas da cidade, a Unter den Linden, que significa “embaixo das arvores Linden”, e é caracterizada pelo “calçadão” no centro da avenida, rodeado por arvores Linden por todos os lados. Essa parte da cidade era o centro da antiga Berlin Imperial do seculo 18 e é repleta de predios neo-classicos e barrocos de cair o queixo! Uma dica de que a Unter den Linten começou? Repare nas milhares de lojas de carros (Aaron ficou babando – boys will be boys – e completou dizendo que a Unter den Linten está para os homens (carros caros e rapidos!) como a Champs Elysees esta para as mulheres (roupas! Joias! Bolsas! Sapatos!).

A partir daí seu roteiro tem duas opções: entrar na rua Friedrichstrasse e o bairro Mitte (centrão da guerra fria!), ou seguir em frente e terminar a Unter den Linten.

Por agora, seguiremos em frente. No final da Unter den Linten esta a ampla Pariser Platz onde fica a imponente Brandenburger Tor, o Portão de Brademburgo.

A praça Prizer Platz foi mais uma parte da cidade prticamente totalmente destruida durante a guerra. Ironicamente, quando foi contruida em 1791, tinha como objetivo ser o “portão da paz”, usando como modelo o Partenon de Atenas, assim como o Arco do Triumfo em Paris, era usada pelos Keiser Alemaes pra comemorar suas conquistas – tendo seu mais famoso momento em 1933, quando Hitler e o exercito Nazista fizeram uma procissão a luz de velas passando pelo arco, dando inicio ao Terceiro Reich.

No alto do Portão esta uma estatua da Deusa Viktoria, que só foi adicionada ao portão em 1806 – e roubada por Napoleão depois da derrota Alemã na Prussia. Quando a estatua foi recuperada, cerca de 1 decada depois, Karl Friedrich adicionou varios adornos a coroa da deusa Viktoria.

Travessando o portão, você tem mais 2 opções no roteiro: virar a direita e ir ao Reichstag (Parlamento Alemão), ou seguir em frente na avenida Strasse des 17 Juni e cruzar o parque Tiergarten (que significa “Parque de animais” pois era usado para caça pelos aristrocatas da Prussia) até a gigantesca Siegessaule (Coluna da Vitoria). Originalmente a coluna ficava em frente ao Parlamento, e comemorava a vitoria das tropas Prussias contra Dinamarca, Austria e França. Depois que foi relocada para o meio do parque, dizem as mas linguas que o canhão no topo dos 67 metros da coluna esta virado na direção de Paris – uma afronta proposital em comemoraçnao da derrota de Napoleão. (e eu acgava que só os Ingleses tinham birra dos Franceses…).

Porem dependendo da epoca do ano que voce for a Berlin, se seguir esse roteiro ao chegar na Brandenburger Tor já vai estar quase de noite, e não sei se é recomendavel passear pelo parque durante a noite…. Foi isso que aconteceu com a gente, então seguimos pro Reichstag, o repaginado Parlamento Alemão.

Mas se prepare. Apesar de entrada gratuita e ficar aberto até bem tarde, a qualquer hora do dia, e qualquer dia do ano a fila pra entrar na cupula do parlamento vai estar dobrando o quarteirão. Nós chegamos lá já no fim da tarde, um frio descraçado, uma chuva chata, e a fila estava relativamente pequena (pequena o suficiente para terem removido as estruturas de metal que organizam as filas quilometricas), mas mesmoa ssim o tempo medio de espera era de 1 hora, por causa das medidas de segurança redobradas! Entao se vc faz mesmo questão de entrar e ver a cupula, se prepare pra chegar bem cedo, e provavelmente passar o dai todo fazendo isso. A muito contra gosto, o Aaron me convenceu a a desistir, e depois de 20 minutos sem a fila andar 1 centimetro (tirando as pessoas na nossa frente que tb desistiram!) fomos embora.

Uma pena, estava mesmo a fim de ver a cupula por dentro, que foi totalmente construida apenas em 1993 pelo arquiteto Ingles Sir Norman Foster. O predio original, que teve sua estrutura externa preservada, foi construido em 1894, mas foi parcialmente destruido por um incendia em 1933 e oque sobrou foi bombardeado durante a segunda guerra. Apenas em 1973 a nova admistraçnao federal reiniciou a restauraçao, e aprimeira sessão simbolizando a unificação da Alemanha foi realizada aqui, em 1990.

Hoje em dia, a ampla e moderna cupula de vidro simboliza um governo democratico aberto. Ali do lado, na jardim do parlamento, bem do lado da lojinha de souvernir tem uma exposicão a ceu aberto mostrando fotos holograficas do antes e depois de Berlin que é realmente impressionante – Incrivel pensar que em pouco mais de 1 decada a cidade foi totalmente reconstruida (as fotos comparam 1990 e entre 2003 2 2005).

No segundo dia do passeio o foco fica na lado leste/Ocidental da cidade e na historia mais recente da Alemanha.

Desde que fomos a Awschevitz na Polonia, fiquei ainda mais fascinada pela historia da 2a guerra mundial e a guerra fria, e passamos horas e horas lendo os paineis, folhetos e livros explicando um pouco sobre tudo que aconteceu no mundo entre aqueles poucos quarteirões da cidade.

O melhor lugar pra ver bem o muro de Berlin é na East Side Galery, onde mais de 1,3 km de mudo estão perfeitamente preservados e serve como uma galeria a ceu aberto onde artistas e pintores do mundo todo usam o muro como pano de fundo para suas obras. A galeria fica um pouco afastada do centro da cidade, mas é facilemente acessivel pelo metro (S-Bahn).

Mas se o tempo estiver curto, ainda existem algumas partes do muro, que cruzava toda cidade, preservadas na região de Mitte.

Então comece seu roteiro na Friedrichstrasse – nao se distraia pelas inumeras lojas tentadoras (!) e siga na direção do Check Point Charlie, que era a “fronteira” entre a Berlin Ocidental e Oriental, controlada por tropas Francesas e Americanas de um lado, e Alemaes e Russas do outro. OS paineis fotograficos que “decoram” a rua sao impressionantes… a estrutura da rua pouco mudou, os predios ainda sao os mesmos, mas é impossivel olhar para a rua consumista, com H&M, Galeries Lafayete e afins e imaginar os tanques Americanos e Russos apontados um pro outro, enquanto que o exercito Alemao tinha ordens de “atirar pra matar” qualquer pessoa nao autorizada que tentasse cruzar a fronteira.

Logo ao lado do Check Point Charlie esta a Niederkirchnerstrasse que ainda tem um enorme pedaço do Muro de Berlin original. Digo Original pois foi exatamente ali, naquele quarteirao que a populaçao Alemã se juntou na noi te de 9 de Novembro de 1989 para derrubar o muro.

O pedaço que sobrou de pé é relativamente pequeno, apenas alguns metros, que agora esta cercado por uma grade – oque sobreviveu as manifestacoes de 1989 estava sendo destruido nas maos dos turistas! Imaginem os milhoes de turistas que passavam por ali todos os anos, e (quase) todos tentavam tirar um pedaço do muro. Entao o pouco que sobrou esta parcialmente destruido, sem as pinturas caracteristicas e cheios de buracos…

Por sorte, uma pequena parte do muro foi conservada, longe das garras dos turistas, com as pinturas e manifestações originais.

O legal dessa parte do muro é que ali começa a marca deixada pelo muro no chão da cidade, que se estende atééé onde o muro iria.

Ali do lato esta tambem o museu/exposicao ao ceu aberto Topographie des Terror, com fotos e historias sobre o passado recente da Alemanha.

Seguindo a Niederkirchnerstrasse, suba a Stresemannstrasse (muito complicado escrever o nome dessas ruas! haha) até a Postdamer Platz, onde esta o grande Sony Center. O super moderno predio virou uma dos simbolos da nova super moderna Berlin, mas como deixamos pra Domingo (que nao parava de chover um segundo!) estava tudo fechado!

Na mesma praça tambem esta o museu Gemaldegalerie, que contem mais de 2.700 pinturas de renomados artistas Europeus, incluindo Rembrandt, Caravaggio e Bruegel. E pra quem é fan de design e arte moderna fica ali tambem o Bauhaus-Archiv, que conta a historia do design Alemão.

Ou entao, a partir do Check Point Charlie volte pela Friedrichstrasse até a Gandarmenmarket, que é uma praça neo-classica (que nesse fim de semana estava ocupada com uma das maiores feiras de natal da Europa central!) ocupada pelo teatro Konzerthaus e pelas catedrais “gemeas”, construidas em lados opostos da praça – a catedral Francesa (Franzosischer Dom) e a Catedral Alema (Deutscher Dom).

Para fechar o dia (e o roteiro) um outro grande marco e simbolo de Berlin eh o castelo Charlottenburgh Scholss, que é o antigo palacio real Alemão.

O Palacio, contruido em estilo rococo demorou mais de 100 anos para ser finalizado, e apezar de ficar ligeiramente fora do centro da cidade, do outro lado do Tiergarten, era considerado afastado o suficiente para ser a residencia da familia real, e é considerado uma dos jardins mais bonitos da Alemanha. (e sede do maior e mais bonito mercado de natal de Berlin!)

Outras atrações que valem a pena, se voce for pra berlin com mais tempo:

– Neue Sinagoge: A nova Sinagoga de Berlin foi contruida no mesmo local onde estava antiga Sinagoga, que foi totalmente destruida pelos Nazistas e onde mais de 500 mil Judeus foram reunidos antes de serem deportados aos compos de concentracao.

– Zoologischer Garten: o Zoologico de Berlin tem entre seus famosos inquilinos alguns ursos polares e urso panda

– Campo de Concentração Sanchsenhausen: Teoricamente fica fora da cidade, mas esta a apenas 1 hora por transporte publico. Esse campo de concetracao serviu de prisao temporaria para prisioneiros de guerra de mais de 18 nacoes. Inicialmente contruido para ser uma prizao politica, ao londo da decada de 30 e 40 comecou a ser ocupada por judeus que eram expulsos da grande maioria das cidades Europeias. Hoje em dia o campo tem um museu que mostra fotos e alojamentos dos prisioneiros – aparentemente nem tudo eh original, pois o campo foi parcialmente destruido pelos Nazistas para eliminar provas no fim da guerra, mas muitas coisas foram reconstruidas para servir de museu.

Pra quem já conheceu Berlin e queiser deixar novas dicas, sintan-se avontade!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
33 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
33 comentários
  1. mi - 09/12/09 - 20h09

    tenho fotos muuuuito parecidas com as tuas de Berlin pq tbém visitei no inverno (uma semana em jan 99). Um vento, um frio, e a gente subiu lá na Siegesäule, tinha q rir pra não chorar daquele vento cortante na bochecha hahahahaha mas foi muito divertido, adorei a cidade tbém :-)

    Responder
  2. karine - 09/12/09 - 20h19

    Adorei Berlim. :) Fiquei uma semana e nem vi tudo. O Charlottenburg Scloss fica lindo a noite! (eu fui de dia)
    Eu fiz um walking tour grátis (mas aceitam gorjetas) de 3 horas que foi muito legal e eu achei que valeu a pena. Sai da Pariser Platz, vai até o Check Point Charlie, a Gendarmenmarkt, a Bebelplatz e termina na ilha dos museus. Os guias são jovens estudantes (a minha era uma americana fazendo mestrado em street art), contam a história e dão ótimas informações e dicas. Tem em inglês, alemão e até espanhol. Eu fiz o New Europe Tours (http://www.neweuropetours.eu/), mas tem muitos outros.
    Tem o monumento do Holocausto que fica passando o Portão de Bradenburgo para esquerda, é uma praça enorme com blocos de concreto em diferentes tamanhos e embaixo tem um museu. O Hackescher Markt e bem legal também, tem uma feira de comida e artesanato perto da estação de metrô. E o Hacksacher Hofe é um conjunto de prédios com pátios internos com lojas e bares.
    O onibus 100 saí perto da Alexanderplatz e vai até a Kaiser-Wilhelm-Gedachtniskirche (uma igreja destruída da segunda guerra) que é perto do zoologico e no caminho passa pelo Reichstag, o Tiergarden, a Sigsessaule.
    A Oranienburg Strasse (a rua da Sinagoga) tem várias galerias de arte, street art e restaurantes.
    É uma cidade que está num ótimo momento. :)

    Responder
  3. Bia - 09/12/09 - 20h59

    Oi Dri, Berlin é um lugar que eu tenho muita vontade de conhecer (depois que visitar a Itália), ainda mais sendo “colado” aqui na Suiça!

    bjs

    Responder
  4. Adriana/blush27 - 09/12/09 - 22h36

    Adoro suas dicas de viagem, são super completas! Parabéns!
    As fotos estão lindas!

    Bjos!

    Responder
  5. […] depois que postei as fotos do fim de semana em Berlin, surgiram algumas perguntas sobre meu sobretudo e as botas, entao esse foi o […]

    Responder
  6. Isabel O., Portugal - 11/12/09 - 21h12

    Na sua descrição revi a nossa estadia, em Abril do ano passado. Gostámos imenso de Berlin. Fomos, por exemplo, ao campo de concentração referido, ao Novo Museu Judaico (muito, muito interessante), à Orquestra Filarmónica de Berlin… e a bairros restaurados do lado leste. A subida à cúpula vale muito a pena. Talvez mais na meia-estação, com o entardecer, mas ainda a ver-se a cidade a “crescer”, à medida que vamos trepando plea cúpula acima.
    Para quem domina inglês há uns itinerários pedestres muito engraçados, guiados por ingleses, que nos revelam promenores que se encontram menos nos guias escritos.

    Responder
  7. CarlaZ - 14/12/09 - 06h41

    Sou doida pra conhecer Berlin…espero que na próxima viagem a Europa eu consiga…
    E esses seus roteirinhos são show! Eu sou bem desse estilo gosto de dias bem movimentados…e andar bastante!

    Responder
  8. Claudia Liechavicius - 15/12/09 - 12h10

    Rever Berlim nas suas palavras e fotos foi uma delícia. Mas, nessa época o frio está pegando forte!!!
    Bj
    Claudia

    Responder
  9. Wanessa - 15/01/10 - 22h30

    Adriana, estou “estudando” Berlim e achei seu roteiro ótimo, muito didático. Já estou até conseguindo me localizar melhor no mapa, (mas é um sufoco acostumar com os nomes das ruas)!

    Responder
    • Adriana - 15/01/10 - 23h09

      Quando voce chegar lah, vai ver que eh facinho, facinho. Eh cidade eh toda bem planejada, entao impossivel se perder!

      Responder
  10. marcelao - 21/01/10 - 17h14

    valeu as dicas, to indo pra la no fim do mes.
    fiz o tour na irlanda da neweuropetour e achei bem legal, vou fazer o deles la tbm….
    bjka

    Responder
  11. Betânia - 29/06/10 - 01h22

    Oi, estou indo para feira de jeans wear em Berlim no domingo e gostaria de saber se você teria alguma dica para noite, baladas etc….

    Responder
  12. […] de museus, só quer sentar e comer, etc) hahaha. Se você procura um roteiro prático, recomendo este! A intenção vai ser sempre só relatar um pouquinho da experiência mesmo ! […]

    Responder
  13. Juliana - 15/03/11 - 00h40

    Oi Adriana,
    estou indo para Berlim e gostaria de saber se vc tem uma sugestão da melhor região para eu me hospedar…
    Estou procurando um super hotel…

    Obrigada

    Responder
    • Adriana - 15/03/11 - 09h10

      A regiao de Mitte ou Alexanderplatz sao bem centralizadas e tem otimas opcoes de hoteis.

      Responder
  14. […] responsavel pela reforma do Parlamento Alemão e a constução da cuúpula de vidro do Reichstag em Berlin, a Millenium Bridge que conecta o Tate Modern a Saint Paul’s Cathedral em Londres e o predio […]

    Responder
  15. Hortencia - 20/10/11 - 20h32

    Oi Dri.
    Parabéns pelo belo post.
    Estive em Berlim em abr/10 e tb adorei !!! É uma linda capital e realmente é impregnada de história. Meu post dessa viagem ficou super longo pois acabei me empolgando e não consegui resumir muita coisa. Detalhes e fotos no link abaixo
    http://zanzandopelomundoafora.blogspot.com/2010/04/abr10-europa-com-leste-europeu.html
    Além do Campo de Concentração Sachenhausen eu visitei tb o Palácio de Sansoussi – local onde se passou a Conferência de Potsdam que se deu entre Stalin, Churchill e Truman…olha eu me empolgando novamente…rsrsrsr
    bjs. Hortencia

    Responder
  16. Aline Paola - 05/11/11 - 00h25

    Oi Adriana, adorei o post!
    Estamos organizando uma viagem a Berlin em janeiro e a maior preocupação é com o frio- e com que tipo de roupa levar! O que você recomenda? No site diz que a mínima é de -3 e a máxima de 2. Achei que o frio fosse mais rigoroso e estamos bastante na dúvida. Vi o post o que você usou em Berlin e a primeira pergunta que surgiu foi: “ela não passou frio”???? Você acha ser necessário comprar sapatos especiais??
    Obrigada e parabéns pelo site!

    Aline

    Responder
    • Adriana Miller - 05/11/11 - 08h02

      Oi Aline,
      Já vi que voce achou os posts sobre como se vestir no inverno :-)
      Bem, sentir frio em Berlin eu senti sim, mas realmente ele não faz tanto frio assim (a media que vc mencionou, entre -2 e 2 graus parece normal, e até mais baixa do que eu esperaria….).
      SAber se vestir bem é muito importante, mas não é necessário comprar sapatos especiais.
      É necessario usar botas/sapatos apropriados para frio (de preferencia de couro com solado de borracha, e se possivel até com forro de pelo ou feltro), mas definitivamente não precisa daquelas botonas especiais de inverno/neve porque Berlin definitivamente não faz tanto frio assim.
      Um sapato/bota “especial” de inverno só seria necessario de voce fosse pros Alpes, ou algum lugar que tivesse muita neve o tempo todo, que não é o caso de Berlin, que na verdade, raramente neva.

      Responder
  17. Aline Paola - 05/11/11 - 00h27

    Ah, corrigindo. Não foi no seu site que eu vi sobre a temperatura :)

    Responder
  18. Aline Paola - 05/11/11 - 09h12

    Oi Adriana, obrigada pelas dicas!! Já achei seus posts sobre roupas de inverno e agora estou bemmmmmm mais tranquila quanto às roupas!!

    Abraços,

    :)

    Responder
  19. Aline Paola - 19/11/11 - 23h39

    Oi Adriana, como vai?? Vi no site de Berlin que existe um passe http://www.visitberlin.de/en/welcomecard Berlin Welcome Card, que dá direito a visitar vários lugares e aos passes de trem, porém não especifica quais seriam esses lugares. Estou com medo de comprá-lo e ele não valer para alguns pontos turísticos. Você tem alguma informação sobre ele??

    Obrigada!!!!

    Aline Paola

    Responder
  20. Fabiano - 08/02/12 - 10h21

    Olá Adriana, parabéns pelo blog, gostei muito! Essas fotos de Berlim ficaram muito boas. Qaal câmera vcs utilizam? Com lente padrão da máquina ou alguma especial? Obrigado!

    Responder
  21. Raphaela Zugliani - 08/03/12 - 21h22

    Oi amiga! Não sabia que tinha um super blog! Quem me falou foi a Bi! Gente, eu adorei e achei muitissimo interessante, parabéns! Voc~e sempre foi supreendente mesmo! Estou indo fazer o circuito “Leste Europeu” agora em abril e suas dicas serão muito úteis! Obrigada!! Bjão! “kisses tiu”.rs

    Responder
  22. Rafael - 25/03/12 - 19h24

    Belissimo blog, foi esclareceder para mim que embarco amanha p Europa e ficarei 3 dias em Berlim e pouco sabia sobre o local, muito obrigado !!! Parabens

    Responder
  23. Fábio Rossi - 17/05/12 - 15h00

    Olá, será que vale a pena me arriscar e ir para a Alemanha, Áustria e leste europeu em dezembro em pleno início de inverno? É o único mês que tenho para tirar férias. Parabéns pelo blog.

    Responder
    • Adriana Miller - 18/05/12 - 10h37

      Se vc estiver disposto e preparado para as poucas horas de luz do dia (pior parte dessa epoca do ano) e o frio, entao sim, vale a pena, pois tambem eh uma epoca super bonita nessa parte do continente.

      Responder
  24. Juliano Pietsch - 05/09/12 - 06h30

    Ola belas fotos tive o prazer de conhecer Berlin tambem!!

    Responder
  25. Rosali - 09/12/12 - 21h33

    Adorei as dicas ,eu e uma amiga passaremos alguns dias Em Berlim no início do ano que vem…ja estou me preparando e sonhando com a nova viagem.

    Responder
  26. Fernando - 16/12/12 - 00h48

    Atualizando – A visita ao reichstag precisa agora ser agendada no site budenstag.de . Arquitetura legal tem no bairro restaurado que fica depois do rio a direita logo apos a berlim domo (indo p alexanderplatz)

    Responder
  27. Raúl - 28/04/13 - 02h42

    Oi Karine!
    Obrigado pela dica do walking tour grátis em Berlim. Pode me ajudar? Estes tours guiados por estudantes também acontece nas épocas de férias?. Minha esposa e eu estamos programando uma estadia em Berlim em Agosto/2013 em viagem de Maceió-Al/São Paulo com destino Berlim, Praga, Viena, e Varsovia e gostaríamos aproveitar esse tour. Você diz que este tour sai da Pariser Platz e percorrem alguns lugares de interés e termina na Ilha museus. Este endereço do NewEurope (http://www.neweuropetour.eu/) corresponde ao endereço destes guias? Como estaremos apenas 2 dias em Berlim agradecerei qualquer informação para facilitar nossa estadia, Grato
    Raúl

    Responder
  28. Paula - 16/07/13 - 23h24

    Adorei o artigo!!!!!

    Responder
  29. […] depois que postei as fotos do fim de semana em Berlin, surgiram algumas perguntas sobre meu sobretudo e as botas, entao esse foi o […]

    Responder