15 Jan 2010
19 comentários

Eletrodomesticos embutidos

Dia a dia, Dicas para Morar em Londres, Lar doce lar, Vida na Inglaterra

Aqui na Inglaterra, uma das vantagens de morar alugado eh que voce nao precisa de nada. Se nao quiser, nao precisa gastar nem um centavo com moveis, eletrodomesticos etc. A maioria das casas, se vc quiser, jah vem com tudo.

E mesmo as casas/flats que vc aluga sem nada dentro (moveis, decoracao, e etc – como foi meu caso) eles sempre veem “montados”.

Nunca vi por aqui uma casa/flat de aluguel que tenha vindo sem armarios embutidos (a nao ser os imoveis que realmente nao tenham armarios – oque eh bem comum!) e toda estrutura de cozinha, como geladeira, maquina de lavar/secar roupa e lava-loucas (na maioria, mas jah morei em varios que nao tinham).

Mas oque eu acho interessante mesmo sao que nos apartamentos e casas mais “moderninhos” os eletrodomesticos “grandes” da cozinha sao “embutidos” nos moveis.

Essas fotos soa na verdade, do meu apartamento antigo, mas o novo – que nunca tirei fotos da cozinha – segue a mesma logica de eletrodomesticos embutidos. Nessa foto acima dah pra ver bem a porta que “esconde” a geladeira no lado esquerdo (o freezer eh a porta de baixo), o forno e fogao separados na bancada, e portinha “vertical” ao lado do forno eh a lava-loucas.

Quando vc abre essa portinha vertical… surpresa! Maquina de lavar loucas!

Entao vc nao comprar o forno/fogao inteiro: o forno eh uma peca totalmente separada do resto, quepode ser instalado em qualquer lugar da cozinha (nao necessariamente embaixo do fogao), e o fogao (que pode ter boca de gas, chapa de vidro, chapa eletrica, etc) pode ser instalado em qualquer outro lugar da bancada da cozinha.

O mesmo pra maquinas de lavar roupas e loucas e geladeira.

Mais uma foto que dah pra ver o fogao embutido, a porta do lava loucas, e embaixo da pia, na portinha da direita esta escondida a maquina de lavar/secar roupa.

Eh rarissimo por aqui ver uma casa que tenha uma geladeira “inteira” plantada no meio da cozinha. Geralmente as geladeiras sao tambem imbutidas nos armarios, e disfarcadas por portas.

Entao nos jah recebemos visitas lah em casa que naquela de “pode ficar em casa e se servir na geladeira” voltara dizendo que “mas a sua geladeira fica aonde?!”, porque a olhos nus, a cozinha nao tem geladeira, nem maquina de lavar!

Eu particularmente acho isso super legal, pois deixa a cozinha com uma cara mais “arrumada”, sem um monte de eletrodomestico de amontoando, e fic amais facil de fazer com que todas as pecas se combinem entre si – jh que na verdade mesmo se nada combinar com nada, nem dah pra ver!

Nem o microondas escapa, que tambem fica encaixado no armario.

O unico problema eh a manutencao dessas pecas. Como os eletrodomesticos nao sao “inteiros”, se alguma coisa quebrar, jah era.

Atendimento ao cliente eh praticamente inexistente nesse pais, e mao de obra eh carissima! Ou seja, pra consertar qualquer coisa, muitas vezes vale mais a pena comprar uma nova! E alem disso, como voce jah aluga o apartamento com tudo dentro, pra que gastar uma fortuna pra consertar algo que nao eh seu?

Porem eu soh parei pra pensar nisso, no sabado antes da nossa viagem pro Brasil. Como se nao bastasse o fiasco da neve, voos cancelados e afins, alguns minutos antes de sair de casa pra voltar pro aeroporto, o Aaron resolveu verificar se nao tinha ficado nenhuma sobra de comda na geladeira, e PLOFT!! A porta saiu inteira na sua mao!

Na verdade oque quebrou nao eh a geladeir em si, e sim a dobradica da porta de madeira do armario que “camufla” a geladeira. Soh que com essa peca desencaixada, a porta de galadeira nao fecha, e logo a geladeira toda esta quebrada.

E ai como concerta? O problema nao eh da geladeira, jah que oque quebrou foi a porta do armario. O marceneiro diz que nao foi ele que intalou e nao pode se responsabilizar caso danifique a geladeira (propriamente dita) ao tentar consertar a porta de madeira.

E no meio disso tudo tem a proprietaria do flat, que eh super gente boa, mas esta viajando e ainda nao conseguimos fazer contato.

Resultado? Estamos a 3 semanas sem geladeira, sem poder comprar nada que precise de refrigeracao (a nao ser garrafas e tal, que colocamos na varanda!) nem podemos cozinhar nem ter sobras de comida nenhuma!

Saco!

E nessa fico pensando se nao seria mais facil ter a boa e velha geladeira tradicional, que era soh ligar pra garantia da Brastemp e resolver tudo!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
19 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
19 comentários
  1. glau - 15/01/10 - 10h48

    oi adriana, adorei mt seu blog, mt mt mt informativo e cheio de dicas. Estou acompanhando. Esse seu flat era igual o meu q saudade da minha cozinha =(
    mas vc foi mais sortuda pq o meu n tinha nem dishwasher nem microondas, nem maquina de lavar =(
    continue escrevendo, adoro seu posts.

    Responder
  2. Tati brow/ Laurinha - 15/01/10 - 11h31

    Brow, vou ter q comentar: vc tirou estas fotos ANTES de mudar???
    mas que lugar limpinho e arrumadinho…
    lol

    Responder
    • Adriana - 15/01/10 - 11h54

      Hahahahah!
      Aaaa…. Laurinha vai me sacanear, soh pq sou zoneira?!?!?! Vai dizer que vc nao gosta de fazer bagunca na minha casa? hahahaha
      Mas de fato as fotos foram tiradas ANETS da mudacan pro flat antigo… hehehe

      Responder
  3. Tati brow/ Laurinha - 15/01/10 - 12h40

    hahahahahah
    Sabia!!
    Adoro sim fazer baguncva na sua casa…eh como ir na casa de avo, ninguem briga!! ahahahahahha

    Responder
    • Adriana - 15/01/10 - 13h41

      Hahahaha
      Mamma Salla te educa, e eu des-educo!

      Responder
  4. cadu1981 - 15/01/10 - 13h08

    Isso cá em Portugal ja existe ha anos!!!

    Responder
    • Adriana - 15/01/10 - 13h40

      Aqui tambem, mas em paises como Brasil e EUA por exemplo, nao existe: os eletrodomesticos sao pecas “inteiras” e avulsas na cozinha de casa.
      E na verdade nunca tinha parado pra pensar muito no assunto ateh ter um problema de manutencao! :-)

      Responder
  5. Fabi Castro - 15/01/10 - 13h20

    E salve IKEA!!!! rsrsrs

    Responder
  6. Fernanda-Peru - 15/01/10 - 14h17

    Que cozy esta cozinha…deveria ser legal cozinhar…hehehe.
    Tá virando moda estas cozinhas disfarcadas…gostei!!

    Responder
    • Adriana - 15/01/10 - 15h06

      “cozy” eh uma maneira muito simpatica de dizer “minuscula”! hahahahaha! E minha atual cozinha entao… super cozy… tao cozy que caberia dentro de um armario!

      Responder
  7. Eliane Pechim - 15/01/10 - 15h34

    Aqui nos EUA existem eletrodomésticos embutidos, mas não são comuns como parecem ser aí na Inglaterra e costumam ser bem caros. Geralmente, as casas que têm foram customizadas pelos donos, que por uma razão ou outra gostam desse estilo, mas não é algo que os americanos em geral parecem curtir. Parecido com aí é o fato de que toda casa/condo/apto. já vem com eletrodomésticos e voce só os troca se quiser modelos mais bonitos ou novos. Quanto ao forno separado eu já amo, acho super prático, né, não tem de ficar abaixando. É muito comum aqui o double oven, mas novamente, não é toda casa que tem e geralmente as pessoas colocam isso como um acréscimo, durante a reforma (meu caso), porque na maioria das vezes o forno é do jeito tradicional, vem com o fogão. Adorei esse post, beijo.

    Responder
    • Adriana - 15/01/10 - 15h37

      No geral as casas Inglesas sao BEM menores que as americanas, principalmente os apartamentos Londrinos (que conseguem ser menores que os apartamentos cariocas!). Entao acho que essa “moda” de eletrodomesticos embutidos eh uma maneira de apliar, visualmente, o espaco util da casa.

      P.S. Double Oven eh meu sonho de consumo! MInha cozinha atual mal cabe 1 forno, quando mais 2! :-)

      Responder
  8. lucia - 15/01/10 - 16h21

    Dri, faz o seguinte: Pega um cooler, compra o necessario de coisas de geladeira e deixa la na sua varanda. O bom do frio agora eh isso.

    Ja morei em 4 lugares diferentes aqui (alugados), mas alem deles terem tudo que precisamos sem termos que comprar, nada era embutido assim. Tb acho super bonitinho! bjos

    Responder
  9. Sandra - 15/01/10 - 17h43

    Putz Adriana q

    Responder
  10. Sandra - 15/01/10 - 17h45

    Putz Adriana que perrengue ficar sem geladeira!
    Ainda bem que está frio e assim da pra ir quebrando um galho sem geladeira…
    Boa sorte com a manutencão!!
    Amo as cozinhas que ja vem com lava loucas…hehehe

    ps: Seu blog está lindo!!

    Abracos!!

    Responder
  11. Alessandra - 15/01/10 - 18h07

    ohh jà tive esse mesmo problema.. jà tive q trocar a geladeira e a maquina de lavar, ambas embutidas.. foi uma chatice, pq pra piorar, ambos eletrodomesticos eram menores do tamanho padrao.. no final, comprei uma geladeira nova e maior(tamanho normal), mas nao embuti nem nada e a geladeira velha continua là, como uma continuaçao do armario, senao ficaria um buraco, hahaha. ja com a maquina de lavar foi ainda pior, pq foi dificil encontrar uma mini lavadora e quando achei nao estava disponivel no momento.. foram bem 3 semanas lavando roupa fora!! adoro o estilo de embutir os eletrodomesticos, mas quando da um problema, salve-se quem puder!! espero q vc resolvam logo esse problema com a sua geladeira, sei mt bem como eh ficar sem geladeira!=P

    Responder
  12. Natalia - 15/01/10 - 18h38

    Sinceramente, esse tipo de projeto de cozinha é muito bonito, tudo com um aspecto “clean”, arrumadinho, morderninho, mas na hora que algo quebra, como por exemplo a porta de madeira que nada tem haver com a geladeria, já era…Por isso ainda acho muito mais prático a boa Brastemp no meio da cozinha, mas quando der algum problema é só chamar o mecanico e pronto.

    Responder
  13. Adriana/blush27 - 15/01/10 - 19h27

    Aqui em Portugal nos apartamentos/casas mais novas os eletrodomésticos também já são assim embutidos. Eu acho bem bonito!
    Bjo!

    Responder
  14. Samantha - 16/01/10 - 00h18

    Amei o post..so uma correção

    vc escreveu ”E ai como concerta?” o certo é conserta
    bjs,amo seu blog

    Responder