17 Jan 2010
11 comentários

Decisão e decepção

Pessoal

Eu não me considero uma pesoa orgulhosa, mas em compensação, sou bem cabeça dura… Quando cismo com uma coisa, ninguem tira da minha cabeça oque quero! Diz a minha irma que eu sempre consigo oque quero… mas acho que mais que sorte, quando quero alguma coisa, eu realmente quero essa coisa. E quando eu quero, eu corro atras.

Pois bem. Minha ultima cisma-obcessao tinha sido a maratona de Londres. Me engajei, planejei, pesquisei ONGs, treinei. Conseguir a vaga foi uma missao semi-impossivel, ocupando varios fins de semana de pesquisa, e-mails, formularios e ligações para diferentes ONGs; entao quando finalmente as respostas comecaram a chegar, pude inclusive me dar ao luxo de escolher qual ONG queria, qual causa me identificava mais e tal. O primeiro grande passo, dos 42 km da maratona tinha sido dado.

Desde o começo eu sabia que seria dificil. Tudo. Treinar e conseguir correr/andar/engatinhar/rolar os 42 quilometros era na verdade a parte mais facil…

E eu sabia tambem que angariar os fundos para a ONG seria a parte mais dificil, e quando decidi correr a maratona sabia dos riscos de nao conseguir nem um centavo, e caso isso acontecesse teria que arcar com o custo do meu bolso.

Ia ser pesado, mas estava encarando o custo/gasto como o preço da experiencia… como se fosse o custo de uma viagem, e já estava embutido no meu “orçamento”. Alem disso, tomada a decisao, e com o contrato assinado, nao tinha volta… ou eu angariava todo dinheiro, ou eu pagava do meu bolso.

Até que semana passada eu recebi um e-mail da Oxfam, e entre varias outras coisas sobre a maratona, eles incluiram um “aviso” que devido a grande procura por vagas esse ano, caso alguem nao pudesse correr, ou tivesse se machucado treinando, eles deram um prazo ate dia 16 de Janeiro para possiveis desistencias.

Primeiro eu ignorei totalmente a mensagem, e nem captei a mensagem.

Mas nos dias seguintes, outras coisas aconteceram, o extrato dos gastos na viagem pro Brasil chegaram, e uma possivel mudança ainda esse ano causaram uma reviravolta nas nossas finanças e resolvi tomar uma decisao: desistir da maratona!

Sem exagero, passei 3 dias de pura insonia. Simplesmente nao conseguia dormir (caracteristica da cisma-obcessao) pensando em como poderia achar alternativas…

Mas o problema é o tempo. Pra conseguir angariar esse dinheiro pra Oxfam (sem sair tudo do meu bolso) eu teria que dedicar um tempo, que de agora ateh abril, simplesmente nao tenho. Tenho alguns amigos que vao correr, ou jah correram a maratona e a energia e tempo investido em planejar os eventos de arrecadacao sao um problema. Alem disso, eles gastam muito dinheiro, pra conseguir arrancar dinheiro das pessoas! Um deles, alugou um pub inteiro (de seu proprio dinheiro), comprou varios premios, comidas e bebidas e tal para organizar uma quiz-night, onde cada convidado pagará uma entrada para jogar, comer e concorrer ao premio. No fim das contas o lucro vai ser pequeno, mesmo se todo mundo aparecer, e ele tem varios eventos desse tipo planejados ateh abril. Sem falar na namorada que todo fim de semana fica assando bolos e cookies pra ele vender no escritorio, fica batendo ponto em lojas pedindo patrocinio e produtos pra sortear e fazer rifa, etc.

Ou seja, no fim das contas ele vai gastar praticamente a mesma coisa, mas na verdade ele gosta é justamente dessa coisa toda de organizar fund raisings, eventos, rifas etc. Tempo, energia, e dinheiro que no momento nao tenho.

Entao dei meu aviso que nao vou correr esse ano. Eles me deram a opcao de devolver meu dinheiro da inscricao e cancelar minha vaga, ou reservar minha vaga para a maratona de 2011. Como nao sei oque vai ser da minha vida ate 2011, preferi reservar a vaga. Vai que nenhum dos planos mirabolantes que temos se realiza, certo?

Entoa na verdade nao desisti totalmente do “sonho” de correr a maratona, mas vou ter que esperar ateh ano que vem e ver no que vai dar…

A pagina de doacoes esta fechada ate segunda ordem, mas as (poucas) pessoas que já fizeram sua doação, podem ficar tranquila, pois seu dinheiro jah esta com a Oxfam, e tenho certeza que sera muito bem usado!

Para quem quiser e puder ajudar a Oxfam em sua missao de ajuda no Haiti, por favor cliquem AQUI.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. helo - 17/01/10 - 12h47

    putz dri, imagino q deve ter sido dificil mesmo tomar essa decisao! sou meio q nem vc, corro muito atras do q quero. mas quem sabe nao corremos juntas em 2011??? : )
    esse ano quero participar de varios 5k, 10k e de uma meia maratona… bora??? bjao

    Responder
  2. Edna - 17/01/10 - 14h27

    Adriana.
    Que pena eu ja estava me organizando pra ajudar na doação agora em fevereiro.
    Mas dará tudo certo e vc conseguirá em 2011 e estarei aqui pra ajudar como puder.

    Beijos

    Responder
  3. Juliana - 17/01/10 - 14h52

    Ah, se tem que ser assim é melhor né? Às vezes insistir numa coisa que vai te tirar tanta energia, não é bom… Era pra ser um desafio, uma conquista, mas se dá pra adiar pra uma hora que vais ter mais “recursos” e tempo, é melhor, pra não se tornar um fardo…

    O mais importante é que você se deu conta disso e tomou a decisão certa, sem ser cabeça dura!!

    bjs!!

    Responder
  4. Thaís Nascimento - 17/01/10 - 21h04

    Ai que chato.. Também sou assim do estilo “quando quero não sossego até conseguir” e é TÃO ruim quando algo além da sua capacidade de resolver acontece e você tem que adiar (ou desistir completamente) de um sonho.. =/
    Mas que no próximo ano as coisas estejam melhores pra ti, e você consiga correr! O ponto positivo é ter mais tempo pra se preparar né? 42km não é brincadeira hehehe
    Bjus

    Responder
  5. viviane martins - 18/01/10 - 04h19

    fiquei triste….
    mas se eh melhor assim neh!?
    ano que vem a gente vai fazer uma baderna do bem nos blogs para arrecadar, ok!?
    bj

    Responder
  6. Leticia - 18/01/10 - 14h16

    Dri, vc não pode só se escrever e correr?
    Precisa desse esquema de ONG ou vc queria unir as duas coisas?
    Bj

    Responder
    • Adriana - 18/01/10 - 14h27

      Oi Leticia,
      Infelizmente nao. A maratona de LOndres eh um evento puramente “Fund raising”, portanto a intencao eh que todo mundo que corre a maratona vai angariar fundos para alguma ONG.
      Ateh existem vagas “gratiz” que sao sorteadas on line – esse ano eles receberam mais de 200 mil inscricoes e pouco mais de 20 mil vagas; ou seja, eh impossivel conseguir uma vaga “livre” e eu nem sequer consegui me inscrever, pois o site lotou no dia seguinte ao evento de 2009.
      E mesmo quem consegue a vaga de graca, eh “de bom tom” que vc participe de uma ONG ou evento de caridade, e os organizadores da maratona cobram memso isso das pessoas – tanto que um dos criterios para alguem conseguir uma dessas vagas ou nao, eh quem jah esta afiliado com uma ONG.

      Entao nao me sobraram muitas opcoes.

      Responder
  7. Letícia R. - 18/01/10 - 14h40

    Oi, Dri
    Tô meio atrasada pra comentar esse post, nem sei se você vai ler… mas quero dizer que fiquei, como você, decepcionada. Acompanho essa história desde o princípio e queria muito ver sua vitória na maratona (porque participar é, claro, uma grande vitória!). E a decepção para por aí! Porque, saindo, você ó mostrou o verdadeiro espírito esportivo… ei, para de rir, é sério hahaha! Coragem pra voltar atrás é prova de maturidade. Conte com minha torcida para os próximos projetos!
    Bj!

    Responder
    • Adriana - 18/01/10 - 15h23

      Pois eh, nao foi uma decisao facil, nem tampouco tomada de sopetao.
      Mas como a intencao da maratona eh de fato arrecadar dinheiro para ongs e caridades em geral, a atitude responsavel seria dar meu lugar para alguem que possa se dedicar melhor a isso, e consequentemente consiga dar mais dinheiro pra ong e para aqueles que precisam.
      Querer ficar, soh pra correr, seria capricho pessoal, e um ato egoista, que por si soh foge ao conceito da maratona de Londres.

      Responder
  8. Dedeia - 18/01/10 - 14h44

    Poxa migu…que pena….
    Bem, no proximo ano voce corre! Ou entao pode pedalar no Cambodia e fundraise pra Village Focus, a ong para a qual eu faco trablho voluntario!
    Beijooo

    Responder
  9. Flavia - 18/01/10 - 22h58

    Putz, que saco neh? Mas… 2011 estah ai!!

    Responder