02 Feb 2010
18 comentários

Feedback cara de pau

Recursos Humanos, Trabalho

Um post-pergunta:

Voces se sentem confortaveis de dar feedback honesto com seus chefes e colegas?

Eu pergunto isso como pura curiosidade de prefissional de RH, e tambem como uma pessoa naturalmente cara de pau.

Logicamente nem sempre foi assim, e acho que com a experiencia fui criando mais confianca em mim mesma e aprendi a dar valor a importancia de ser honesta e compartilhar suas opinioes num ambiente de trabalho.

Essa semana passei por duas situacaoes interessantes sobre esse mesmo tema, uma relacionada a mim mesma como funcionaria, e outra com uma menina que tinha recrutado ha uns meses atras.

No caso dela, apesar de ultra super capaz tecnologicamente e profissionalmente, sua personalidade simplesmente nao “bateu” com o chefe: ela eh bem timida, daquelas pessoas que teem medo de estar incomodando, e vai deixando os nos na garganta pra depois. Ele (o chefe) bem simpatico e falador, mas por falta de experiencia em gerenciar outras pessoas, nao soube lidar com a diferenca de personalidade dos dois que acabou numa situacao bem feia. Situacao essa que poderia facilmente ter sido evitada e contornada, se um dos dois (ou de preferencia os dois!) tivessem dado um feedback honesto desde o principio da situacao.

No meu caso, eu tenho uma relacao pacifica com minha atual chefa. Tambem temos personalidades completamente diferentes, mas nunca tentamos forcar a barra e virar BFFs. O dialogo sempre foi aberto, e assim fomos melhorando individualmente e como time (nao soh comigo, mas o time todo).

Ano passado aconteceram umas coisas que me deixaram bem desanimada e chateada no trabalho, e isso tirou toda minha energia e vontade de fazer meu self-appraisal. Mas como ela pressionou, resolvi escrever meu feedback.

Acabei escrevendo tanto, mas tanto, que nao coube no sistema de avaliacao, entao copiei tudo num documento Word, escrevi um pouco mais e mandei pra ela por e-mail.

As meninas que trabalham comigo ficaram horrorizadas com minha “coragem” de ser tao sincera e dar um feedback assim tao honesto e direto (por e-mail ainda por cima! Sem ter o “disfarce” do sistema – como se mudasse alguma coisa).

Mas a verdade eh que voces nao teem ideia de quantas coisas podem ser evitadas com o simples gesto de sermos abertos com outros no trabalho. Se minha chefa nao for honesta e cara de pau comigo, me dando uns puxoes de orelha de vez em quando, dizendo na minha cara em que preciso melhorar, onde fiz besteira e tal, eu nunca vou aprender. Se as expectativas dela (e consequentemente da empresa) nao estiverem claras, como vou saber oque precisa ser alcancado, e assim ultrapassados?

E da mesma maneira, se eu nao falar pra ela abertamente como me sinto, minhas frustracoes, dificuldades e development needs, como ela vai saber em que e como me ajudar, me treinar e me desenvolver?

Ainda nao tive meu appraisal final, mas obviamente, depois que mandei minha auto-avaliacao de mais de 3 paginas pra ela ontem de manha, do nada ela quis marcar uma reuniao. Diz ela que ainda nao tinha tido tempo de “nem abrir” meu e-mail, mas coincidentemente acabou mencionando tudo que eu tinha escrito… como se jah estivesse me preparando para oque vem pela frente.

O feedback que ela me deu, apesar de ter algumas cosias negativas, nao me deixou nem um pouco chateada, e acho (espero!) que o feedback que eu dei a ela seja igualmente bem captado.

Se a outra menina tivesse feito isso, a situacao poderia ter sido facilmente resolvida, justamente porque ninguem ia ficar numa situacao de “mas eu nao sabia de nada disso… Porque vc nao falou antes?!”.

E acho mesmo que a grande maioria das dores de cabeca num ambiente de trabalho podem ser resolvidas, desde que todas as expectativas sejam bem estabelecidas, desde o inicio do jogo.

Aff. Falei, falei e nao disse nada.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
18 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
18 comentários
  1. Fê Costta - viaggio mondo - 02/02/10 - 15h51

    Ei Dri!!

    Eu também acho que é melhor um feeback sincero do que arrastar rusgas ao longo de um ano inteiro. Resolve ali na hora e não fica guardando aquele rancor!

    E aí, já tá de malas prontas?? Insha Allah!! rsrs

    Bjos!!

    Responder
    • Adriana - 02/02/10 - 16h05

      Quase quase!
      Ainda falta decidir mais algumas coisas e responder seu e-mail!! :-)

      Responder
  2. Juliana de Castro Malacco - 02/02/10 - 16h56

    Ei, Dri.
    Eu concordo e sou assim também. Pra mim é melhor uma verdade que doa do que uma mentira que doa muito mais depois.
    Sempre fui muito sincera e sempre falei o que achava – quando era perguntada e nos momentos certos – mas percebi que isso é bom para quem sabe receber a verdade. No meu trabalho as pessoas não gostam muito da verdade, não. Preferem a hipocrisia, o sorrisinho falso do que uma conversa verdadeira e sincera. Exatamente por isso achei melhor não falar mais nada. Afinal, se é pra me queimar, melhor ficar calada, né!?
    E outra. Percebi que as pessoas só queriam saber a verdade para medir o que elas estavam imaginando, e não estavam a fim mesmo de promover mudanças. Então, as conversas de feedback serviam apenas para queimar o filme dos funcionários verdadeiros e encher a bola dos puxa saco!

    Uma pena, né!?
    Um beijão.
    Ju Malacco

    Responder
  3. Laís - 02/02/10 - 17h04

    Oi Adriana, já comentei no beautyeverywhere que adoro os blogs e que iria tentar comentar mais, porque acho os seus posts muito interessantes.
    Então, eu faço faculdade e lá existe um sistema de feedback de cada disciplina duas vezes por semestre. Enfim, no começo eu tinha um pouco de vergonha de escrever as coisas que me chateavam e bem como a turma, mas com o tempo eu fui aprendendo que se a gente não falar, ninguém vai mudar nem ver o outro lado. O problema é que em instituições públicas o aluno nunca está certo, e as conversas sobre as respostas dos questionários sempre são controversas e truncadas. No nosso caso, principalmente nas disciplinas mais problemáticas, quase nunca nossos anseios e questionamentos são bem recebidos. Quando não somos punidos por tal (absurdo né?). Acho que em locais onde impera o bom senso o feedback é sim a melhor maneira de evitar futuros problemas e resolver os que ainda existem. Então eu sou bem cara de pau na hora de escrever, mesmo sabendo que pouca coisa vai mudar, pelo menos estou fazendo a minha parte né?

    Beijos!

    Responder
  4. Fabi Castro - 02/02/10 - 17h38

    Concordo com vc, e acrescento que o feedback deve ser feito/recebido inclusive (e principalmente) na vida a dois. Honestidade com respeito e educação é bom, e cabe em qq lugar.

    Responder
  5. Hilda - 02/02/10 - 21h16

    Dri,
    Cara de pau, a maioria vezes, eh muito bom. Ate hoje se nao fosse o fato de conversar abertamente com meus ex-chefes eu teria perdido muitas das melhores oportunidades e, thank you God, conversar foi a maneira de mostrar a eles o quanto eu seria mais util em outra area ou o quanto estava insatisfeita com certas coisas que estavam acontecendo.
    Nao se preocupe. Depois conta para gente o que aconteceu na reuniao, se vc puder.
    Bjs

    Responder
  6. Carla - 02/02/10 - 21h30

    Eu me sinto confortavel em ser honesta sim. Afinal, os feedbacks foram feitos para uma finalidade – improvements. Entao, se nao houver honestidade, vira puro bla bla bla. Procuro sempre ser direta sem ser agressiva, e junto a um ponto negativo, um outro positivo. Neste sentido o grupo Toastmasters** (conhece?) me ajudou muito, isto é, a criticar positivamente!

    **Clube espalhado mundo afora (tem ai em UK tambem) cujo objetivo é ajudar as pessoas a melhorarem suas capacidades de fala em publico, comentarios criticos, comunicacao interpessoal, etc

    Responder
  7. Maariah - 02/02/10 - 21h39

    Olá Adriana, eu inicialmente ( e confesso que ainda às vezes) tenho alguma dificuldade em ter essa “coragem” mas a verdade é que isso resolve muito coisa e evita outros tantos e mal-entendidos.

    Eu tenho a sorte de ter um chefe que me deixa à vontade e confortável para lhe dar esse feedback. Além disso enquanto “líder” de uma outra equipa também eu tenho de o fazer. No final do ano passado por modificações internas apercebi-me que um coloborador meu tinha dificuldade em falar comigo, quando o fez, apercebi-me que eu não estava a ter com ele a melhor atitude. Engraçado porque é como referes, não permitia que ele evoluisse e nem me apercebia. Todos nós somos diferentes e o que funciona bem com uma pessoa não funciona com outra. Eu tinha com ele a mesma atitude que tenho com o colega dele, mas ele precisa de ser mais acompanhado e tinha dificuldade em dizer-me. Ele não estava a fazer bem o trabalho dele e consequentemente nem eu. Depois dessa conversa as coisas ficarem bem melhores.

    Responder
  8. Flavia - 02/02/10 - 21h47

    Estou no maior perrengue no meu trabalho por ter sido honesta com minha chefe, mas ela eh uma louca mesmo e nao entende que ha um problema SIM no escritorio, entao deixa pra lah ha, ha, ha. Quem sabe meu proximo chefe nao vai ser menos defensivo?

    bjs

    Responder
  9. Claudia Acourt - 02/02/10 - 21h59

    SAbe o “diabinho” da crise? Ele fica assim no ouvido: vai, abre a boca e diz o que vc pensa e amanha tem outro no seu lugar! …rs
    O negocio è que tem muita gente mal preparada no mercado, tanto no comando como na execuçao.

    Responder
  10. Fernanda Soares - 03/02/10 - 00h40

    O problema é ver como é o chefe. O meu só aceita elogios. Ele vê todas as críticas como se as pessoas tivessem inveja dele. Como lidar com chefes vaidosos que não aceitariam nunca esse tipo de feedback que você deu para a tua chefe? Queria até ver a tua opinião, já que você trabalha com RH e deve ver muitos desse tipo por aí…

    Responder
  11. Lis Silva - 03/02/10 - 02h59

    Olá Adriana,

    Gosto muito quando vc escreve sobre RH, pois esta é minha praia.Concordo em parte com vc de sempre ser sincera nos feedback, tanto para o chefe como para colegas de trabalho quando precisamos avaliar o desempenho de alguem, mas o resultado disso depende da empresa em que estamos e da maturidade do chefe. Eu, em particular procuro sempre diz o que penso neste momento, mas já vi muita gente em apuros e até demitido por querer ser muito sincero.

    Parabéns pelo Blog, é muito bom mesmo!!!
    Um Abraço,
    Lis

    Responder
  12. lucia - 03/02/10 - 04h34

    Olha, eu acho isso meio complicado, pois depende muito da pessoa e do lugar onde trabalha. Ja fui 100% honesta profissionalmente, o que mais me prejudicou do que ajudou. Hoje em dia eu fico na minha, faco o que tenho que fazer da melhor maneira possivel, me dou bem com quem trabalho, falo algo se esse algo precisa ser dito e SO! Nao me abro completamente como antes e principalmente nao me relaciono com ninguem do meu trabalho fora de la.

    Acho que isso eh porque alem de estar mais esperta com experiencias passadas, esse emprego pra mim eh algo temporario. Um lugar que esta me ajudando a chegar onde quero e quando assim acontecer, sera algo do passado. Se fosse uma compania com a qual gostaria de “grow with”, talvez pensaria um pc diferente, mas mesmo assim ainda continuaria com a cautela que tenho hoje em dia.

    bjos

    Responder
  13. Jacqueline - 03/02/10 - 10h43

    ao contràrio Dri,
    falou, falou e disse tudo.
    tbm sou de acordo que a melhor maneira de conhecer, melhorar e evoluir no trabalho è falando! Nao gosto de coisas que ficam “no ar”…
    Eu teria feito o mesmo!
    Ah! Vou votar no blog com certeza!
    bjo
    Jacq

    Responder
  14. Ana - 03/02/10 - 14h39

    Dri,
    eu acho que cada um tem que avaliar como o chefe vai receber o feedback, conhecendo a persolidade dele, pensar em como ele vai reagir. Talvez não valha a pena dizer tudo se isso pode te deixar numa situação muito desconfortável no trabalho.

    Feedback é importante, mas as pessoas tem que ter maturidade para receber. Meu chefe é péssimo para dar feedbacks, mas me sinto à vontade para dar meu feedback a ele (face to face). E quando falo, já pontuo o que acho que ele não vai concordar, mas que considero importante.

    Eu fico muito contente quando dou feedback para meus funcionários e vejo que eles conseguem absorver aquilo e buscar de alguma maneira melhorar. Teve um caso que o cara até foi num psicólogo e numa fono, pois ele estava com muita dificuldade de se expressar em situações de pressão (travava animalmente e alimentava sonho de virar gerente – como ser gerente se não sabe se comunicar??) e desanimado em geral com a vida.

    Porém eu percebo que no geral subordinados têm dificuldade de dar feedback para seus superiores. Eu recebo muito pouco feedback dos meus, mesmo estimulando-os muito! Paciência, uma pena!

    Beijos

    Responder
  15. Gabi - 03/02/10 - 20h56

    Oi Dri, sempre entro aqui pra ler sesu posts mas nunca tinha me manifestado até agora… Bom, vc conhece a minha irmã, a Helô que mora ai em Londres! Bom, decidi fazer um comentario porque ontem mesmo o nosso diretor nos chamou a todos do departamento para uma “skip level meeting”, ou seja, uma reunião pra falar do nosso manager diretamente com o diretor (que é o chefe direto dele), sobre o que pode melhorar, sobre o relacionamento do time com o chefe, etc. É uma novidade que a empresa resolveu incoprorar no ultimo ano e eu acho otimo. Tambem sou a favor da cara de pau e sinceridade, e achei a iniciativa otima. No começo pode parecer meio complicado, porque muita gente não vai abrir a boca pra fala mal do chefe pro diretor, mas se o responsavel pela reunião (neste caso o nosso diretor) souber levar bem a reunião podem sair coisas interessantes e bons comentários para a melhora das relações no departamento.
    Ups, já escrevi demais. Fica aqui meu comentario. E parabens pelo blog, especialmente pelos posts de viagem e de dicas de Londres. Beijinhos

    Responder
  16. David - 01/02/13 - 23h52

    Oi Adriana!
    Passei há pouco tempo por uma situação semelhante, tomei a iniciativa de dar um feedback ao meu manager(!) e após o choque inicial do mesmo, acabou por dar-me razão em grande parte dos pontos. Eu puz o “dedo na ferida” e poderia ter lidado com o pós da situação de forma diferente. A minha pergunta é, na hora procurar um novo emprego, quando a nova empresa contactar a pedir referências, acha que poderá trazer consequências? :S

    Agradeço antecipadamente! :)

    Responder
    • Adriana Miller - 02/02/13 - 12h55

      Depende da Empresa e do pais.
      Aqui na Inglaterra e na empresa que eu trabalho por exemplo, é proibido dar referencias de “caracter”, que incluam qualquer opinião pessoal sobre o (ex) funcionário. Então as referencias que damos apenas incluem fatos, como datas, títulos e cargos, salário etc.
      Mas como disse, isso vai depender do profissionalismo de seu gerente (um profissional nao prejudicaria o outro de propósito) e sãs regras de sua empresa.

      Responder