30 Jun 2010
71 comentários

Kilimanjaro: Como tudo comecou

Dicas de Viagens, Tanzania

Alguns de voces jah viram as mensagens no Twitter (@DriMiller) e aqui no blog sobre a confirmacao da viagem pra Tanzania em Setembro e varios leitores me mandaram e-mails e comentarios perguntando sobre a viagem, oque era, onde era, oque iamos fazer e varias outras reacoes que nos classificaram como loucos de pedra.

Entao, a medida que vamos nos aproximando da viagem, vou fazer uma seria de posts explicativos e de dicas, porque realmente escalar o monte Kilimanjaro eh o tipo de viagem que precisa ser muito bem planejado, pesquisado e preparado. E depois de mais de 2 anos planejando essa viagem, finalmente falta menos de 2 meses para que eu e Aaron tentarmos chegar no topo da Africa!

Entao eh assim, soh pra resumir inicialmente qual’eh da viagem, pra quem nunca ouviu falar o Montanha Kilimanjaro eh a montanha mais alta do continente Africano e a montanha “free standing” mais alta do mundo (ou seja, montanha que nao faz parte de nenhuma cordilheira, como os Andes ou Himalaia).

O Kilimanjaro (ou Kili, para os intimos) fica na Tanzania, quase na fronteira do Kenya e eh cercado de savanas e florestas por todos os lados – sendo um vulcao ainda bastante ativo!

Mas porque resolvemos encarar essa viagem?

Bem, como alguns leitores mais atentos (e que jah leem o blog ha muito tempo) reparam, eu jah mencionei algumas vezes que o Aaron eh (era) alpinista (semi) profissional. Ele jah escalou, na unha, montanhas como o Matterhorn na Suica e Mont Blanc na Franca, Illimani na Bolivia e mais uma outro infinidade de montanhas nos EUA (quase todas do Colorado – que sao muitas! – outras tantas no Alaska, Seatle e afins).

Aaron to topo do Matterhorn na Suiça

E eh uma coisa que apesar de jah quase nao ter tempo de fazer mais hoje em dia, ainda eh sua atividade fisica preferida (depois de altero-garfismo). Jah eu por outro lado, sinto medo ateh de subir na escada pra trocar lampada, entao escalar qualquer montanha sempre esteve longe da minha ideia de diversao.

Ateh que uns anos atras, quando ele foi pra Bolivia com um grupo de amigos, eu fiquei me contorcendo de vontade de ir. Nao estava nem ai pro monte Illimani e a qualidade da neve no topo no dia do Summit, mas queria memso era ir pra Bolivia! Infelizmente, por N fatores, a viagem mixou pro meu lado e ele foi sozinho.

Aaron to topo do Mont Blanc, na França

Poucos meses depois um grupo de amigos resolveu ir pra Tanzania, e o Aaron queria ir junto – como eu ainda nao teria nem tempo nem dinheiro pra encarar a viagem, ele me fez uma tentadora proposta, e aceitaria adiar a viagem por um tempo se eu prometesse ir com ele.

Aceitei na hora! Sem nem saber exatamente oque era… Soh fiquei pensando… “Africa… Tanzania… Diferente… Safari… Fotos… Historias pra contar….”. Ok!

Ainda no mesmo ano comecei a pesquisar que diabos era o Kilimanjaro (eu sou a mais anti-alpinismo do mundo, e nunca tinha ouvido falar! Afinal, who cares qual a maior montanha da Africa?!) e ai que me dei conta do problema…

Definitivamente ainda queria ir, mas sei lah neh? Definitivamente nao no topo da minha lista (interminavel) de viagens.

Ai o tempo foi passando, e todo nosso tempo e dinheiro ficou em funcao do casamento. Depois foi a lua de mel, que mais uma vez nos custou muito tempo e dinheiro, e ano passado o tempo foi passando e perdemos o prazo da temporada de escalada.

E em alguma montanha do Colorado, EUA...

Entao ha uns meses atras, o Aaron me deu um ultimato! TINHA que ser em 2010, e se eu fosse ficar enrrolando, ele irir sozinho (foi uma cosia meio crise pre-aniversario de 35 anos).

Mas eh obvio que eu queri a ir!!!

Soh que nao dava pra negar, que sem sombra de duvidas eh uma viagem que vai custar caro, um grandissimo esforco fisico e em condicoes ultra mega basicas.

E pra confessar o verdadeiro motivo que eu fiquei enrrolando tanto tempo pra marcar logo a viagem nao eh a escalada em si! Eh passar 7 dias acamapando no meio da Africa sem banheiro e sem tomar banho!!!!

Coitado do Aaron… foi logo casar com uma perua que tem medo de altura…!

E esse vai ser o clima da viagem… acamapndo na selva, sem tomar banho, passando sufoco a 4.000 metros de altitude…

No total vamos passar 2 semanas viajando; a primeira semana vai ser toda no Kilimajaro, levando um total de 7 dias de escalada (5 dias subindo e 2 dias descendo), e a segunda semana vamos passar na reserva florestal de Serengueti e Ngorongoro fazendo Safari.

Eu queri muito ter incluido uma passadinha final pela Ilha Zanzibar, pra fechar a viagem (e acabar com o perrengue) com um pouco de luxo e peruagem, mas as 1.000 libras extras por 3 dias na praia nao compensaram no final…

Entao a medida que vamos nos preparando pra viagem, treinamento, vacinas, vistos, equipamento etc, vou contando por aqui!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
71 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
71 comentários
  1. Dedeia - 30/06/10 - 23h22

    Que máximo!!! Que bom que voces conseguiram fechar essa viagem de vez!!!
    Vai comecando a correr na beira do rio e fazer escalada indoor pra ficar mais familiarizada com a coisa!
    Vai ser fodaralhaco!
    Muak!

    Responder
  2. Carol P - 30/06/10 - 23h44

    Adriana,
    Acho legal a tua espontaneidade na hora de escrever os posts. Realmente o que a gente nao faz por amor, nao eh. Muita sorte e paciencia nessa viagem.
    Bjs
    .-= Carol P´s last blog ..London -amp Kids- Greenwich =-.

    Responder
  3. Renata - 01/07/10 - 00h16

    Caracaaaa Dri, com essa vc se superou!!!! Eu sou louca pra ir pra Africa, ir a safaris, até topo acampar… Mas alpinismo não rola.. Morro de medo de altura!!! E 7 dias sem banho tb é uma baita de uma aventura!!! Ainda bem que temos vc pra fazer essa viagem louca e nos contar tim tim por tim tim!!! hahahaha E outra coisa: coitado do Aaron que nada, sortudo ele de ter uma companheira topa tudo como vc, mesmo que tendo que vencer algumas barreiras!!!
    Bjs, Renata

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 09h06

      Pois eh!
      mas a parte do “alpinismo” do Kilimanjaro eh bem tranquila, e nao tem nenhuma escalada tecnica como o Aaron costumava fazer. A escalada eh na verdade um trekking… serao varios dias de caminhada ingreme e nada mais! Se nao, realmente nao toparia! (e nem me permitiriam no grupo, sem treinamento adequado)

      Responder
      • Renata - 01/07/10 - 12h48

        Pois é, escaladas mais sinistras exigem muito preparo. Nossa, essa experiência vai ser FANTÁSTICA!!!!

        Responder
  4. Gabriela - 01/07/10 - 00h49

    Uma passeio super diferente mesmo! Mas muito interessante.
    Viajar sempre traz as melhores lembranças seja pra onde for, sempre tem uma história pra contar.
    Nem imagino como seja ficar 1 semana sem banho… rs
    Bjinhos.

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 09h05

      Nem eu imagino!!
      Mas ainda bem que foto nao tem cheiro, entao soh quem vai ter que aguentar eh meu marido! (e vice versa!)

      Responder
  5. Lucia - 01/07/10 - 01h03

    Nossa, eu acabei de postar no meu blog ontem que a viagem dos meus sonhos eh fazer um safari na Africa do Sul. Estarei aqui super ansiosa pra ver as fotos, tenho certeza de que vai tirar um montao!!! Eu nao vejo a hora de fazer isso, voce nem tem ideia – mesmo so podendo ir depois de comprarmos nossa casa ano que vem, ja tenho muita coisa planejada, rs.

    Agora escalar… eu gosto muito; eu faria no Colorado ou lugares parecidos, mas nao encaro um frio desses por 7 dias nem que me paguem! Ja fico com vontade de chorar quando a temperatura desce aqui pra abaixo de zero no inverno e eu tenho que sair de casa, imagina dormir la fora entao! Boa sorte e se mantem super agasalhada e quentinha, nao eh minha ideia de fun, rs. bjos

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 09h04

      Mas nap vai estar frio nao Lucia! Muito pelo contrario, vou ter que ficar dias e dias sem tomar banho no calor, caminhando o dia todo e carregando uma mochilona nas costas! Sem banho!
      Se fosse frio o tempo todo, pelo menos eu iria suar menos… hehehehh
      Soh pegamos frio nos ultimos dias da escalada, e frio com neve mesmo soh no ultimo dia, mas nao dormimos lah nao… no mesmo dia do Summit jah comecamos a descer…

      Responder
      • Lucia - 01/07/10 - 16h51

        Ah, entao assim ta bom. E como voce mencionou acima em um dos comentarios, se for so tipo um hiking, melhor ainda. Essa experiencia vai ser fantastica, so nao gostaria da parte de nao poder tomar banho, rs. bjinhos

        Responder
  6. Luciana Bordallo Misura - 01/07/10 - 01h08

    O Kilimanjaro eu dispensava, mas Serengueti e Ngorongoro sao dos melhores lugares pra fazer safari no mundo, entao a viagem esta valendo so por isso ;-) Mas Dri, a pergunta que nao quer calar, e seguro escalar o Kilimanjaro, principalmente pra voce, alpinista de primeira viagem? O Aaron ja deu pra ver que se garante, mas comecar logo com a montanha mais alta da Africa, uia…
    .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Mais livros em português =-.

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 07h58

      Pois é! Já estamos preparando nosso equipamento fotografico pras fotos maravilhosas que vamos fazer por lá!
      mas olha, o Kilimanjaro é a unica montanha “de verdade” que é segura de ser escalada por amadores, pois nao tem nenhum parte de escalada tecnica, ou seja, nao vou ter que escalar “na unha” nenhuma parte da montanha. E por isso é sempre a montanha escolhida por celebridades, grupos de caridade e afins… porque teoricamente é super facil, não exige nenhuma tecnica e é bem segura.
      Logicamente é importante estar com bom preparo fisico, mas a parte mais dificil é conseguir lidar com a altidude da montanha, porque o dia a dia da escalada sao apenas caminhadas íngremes, por umas 4 ou 5 horas por dia, que é moleza!
      Depois vou escrever tambem sobre o treinamento que estamos fazendo…

      Responder
      • Luciana Bordallo Misura - 01/07/10 - 17h27

        Ah, OK, entao e caminhada puxada mas nao e alpinismo mesmo de ficar pendurado em ganchos e cordas…assim faz mais sentido ;-) Realmente a altitude e que deve complicar bastante as coisas, espero que voce nao se sinta mal com o ar rarefeito!
        .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Mais livros em português =-.

        Responder
  7. mi - 01/07/10 - 01h28

    realmente loucura DEMAIS pro meu gosto, mas tu q sabe neh?? eu teria deixado ele ir sozinho na boa, e combinava de me encontrar com ele na segunda semana soh pra pegar o safari hahahahaha
    .-= mi´s last blog ..Combatendo a umidade relativa da alface =-.

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 07h53

      HAHAHAHAH!
      E eu ia perder uma chance dessa?! De jeito nenhum!
      Se ele aguenta meus albergues de 5 dolares, eu tb aguento uns dias sem banho…. :-)

      Responder
  8. viagem afora - 01/07/10 - 02h00

    Nossa que coragem… Mas deve ser uma experiencia show !! Parabéns e coragem !!
    Bjs

    Responder
  9. Mary - 01/07/10 - 02h02

    lembro desse kilimanjaro qdo estudava pras provas do vestibular, sempre caia algo sobre ele.Boa viagem!

    Responder
  10. Raquel Oliveira - 01/07/10 - 02h09

    Olha, Dri, soa muito legal e tudo, mas… [i]sete[/i] dias sem tomar banho?! Ui! Sem dúvidas vai ser uma grande aventura… força, amiga! Hahahahaha!

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 07h52

      Essa parte vai ser horrivel, mas acho que a viagem como um todo vai compensar!

      Responder
      • Raquel Oliveira - 02/07/10 - 03h45

        Sem dúvidas! A minha teoria é que os perrengues sempre rendem ótimas histórias. Se não as melhores, pelo menos as mais insólitas:)

        Responder
  11. nicole - 01/07/10 - 05h37

    olha.. corajosa!

    Responder
  12. Jessi - 01/07/10 - 07h30

    Concordo que a pior parte é em relacao a higiene intima para nos mulheres. Mas hoje em dia existem muitas opcoes para as mais aventureiras.

    Tem um site com otimos produtos http://www.traveljohn.com/index.html

    Leia este comentario em um dos produtos:

    “Hi Traveljohn! As a tour leader on a Mt. Kilimajaro climb, my clients laughed when I told them about your product, but I had the last laugh when I stayed snug in my tent at night while others had to venture outside in the freezing cold at night for their nocturnal pee runs! I will not do any adventure trips without your product. I have tried others but yours is the best! Thanks, A.G”

    http://www.amazon.co.uk/TravelJohn-Disposable-Urinal-Pack-3/dp/B0019M7VE6

    http://www.amazon.co.uk/Whiz-111-012-A-ATD-Freedom-Purple/dp/B001ANQDVG/ref=pd_sim_d_4

    http://www.amazon.co.uk/Travel-John-Disposable-Urinal-pack/dp/B00395XCQW/ref=pd_sim_d_8

    Boa viagem

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 07h51

      Eu vi vendendo varios produtos com a mesma “finalidade” nas lojas de acampamento e escalada por aqui, mas acho que ainda prefiro a bom e velho xixi no mato! :-)

      Responder
  13. Grace OLsson - 01/07/10 - 08h23

    Adriana, eu vou está no Klimajaro no dia 29 de setembro. Eu vou sair de Nairobi, ao parque Amboseli…O local de onde se ver a vista do Monte, exposto na fotod e seu pots… Ainda nao fui lá como fotografa…Irei , agora…As pessoas podem achar isso tudo muiton louco, mas nao é…Eu já estive lá uma vez, e vou voltar.
    A minha paixao pela Africa é, simplesmente, inexplicavel..

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 09h02

      Nessa data jah estarei de volta!
      Eu sei bem que eh uma viagem meio louca, mas estou super ansiosa e muito, MUITO animada!

      Responder
  14. Grace OLsson - 01/07/10 - 08h26

    ADRIANA,

    vc d everia fazer um esforco e ir a Zanzibar..
    para isso, vc precisa sair de onibus de Arusha para DAr. E de lá, pegar um ferry to Zanzibar..sao duas horas..Ou s e arriscar a pagar 230 dolares aerea..de Arusha para ZAnzibar…uma hora e vinte minutos.
    Zanzibar é o paraiso na terra..Eu prometi que voltaria lá..Voltarei…em outubro, deste anos…
    Gosto de natureza mas estou indo para fotografar villages around the klimajaro…
    .-= Grace OLsson´s last blog ..Esther and Ove – the first baby =-.

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 09h01

      Dessa vez nao vai dar mesmo. Alem do custo, nao teremos mais dias suficientes de ferias, entao temos a desculpa perfeita pra um dia voltar!

      Responder
  15. Liana - 01/07/10 - 09h32

    NOSSA!! fantástico! aventuras mil, imagino só os posts com vc contando os perrengues do sufoco pra escalar, sem tomar banho hahaha. mto bom!
    tu podia fazer um post com a lista de viagens a fazer ainda e as que ja fez em ordem de preferência. li quase todas nos posts aqui e a que mais curti ate entao foi a de israel q tu contou tudo com tantos detalhes, e israel tb eh interessante pra mim. adorei. parabens por manter o blog sempre tão ativo e interessante!

    ps: matterhorn eh realmente mt famoso pelos “esportistas” aqui na suíça. aaron ta de parabens! esquiou tb? tens que conhecer gstaad (http://elaeamericana.blogspot.com/2010/03/gstaad.html)
    .-= Liana´s last blog ..Todo dia ela faz tudo sempre igual =-.

    Responder
  16. helo - 01/07/10 - 10h30

    xixi nao eh problema!!!! eu quero ver vc contar aqui no blog como foi dar um “long drop” no mato!!! ahahahaha! doidja, vc devia ter ido fazer um intensivao em glasto com a quezia!!!!!
    .-= helo´s last blog ..Nunca é demais- =-.

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 10h33

      Vou planejar uma prisao de ventre pra semana toda!

      Responder
  17. jacq - 01/07/10 - 11h07

    : OOOOO

    leitores pegos de surpresa!
    q legal essa viagem! boa sorte!!
    Jacq

    Responder
  18. PatriciaUk - 01/07/10 - 12h10

    ahh agora entendo porque as celebs daqui estao fazendo sempre escalada no KIlimanjaro! Nao sabia que era ‘facil’ rsrsrsr 1 semana sem banho vai tranquila, nada como uns lencos umedecidos no suvaco e na perseguida nao resolvam! rsrsr

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 12h13

      Pois, eh, ou voce acha que a Cheryl Cole eh assim tao radical?! Hahahaha
      Duvido que ela encarasse qualquer coisa que corresse o risco de quebrar a unha!
      POis eh! Agua termal em spray pra molhar, lenco umedecido pra ensaboar e mais agua em spray pra enxaguar!
      Lavou ta novo!

      Responder
      • g. - 01/07/10 - 13h17

        adorei tudo isto! no início pensei que era escalada mesmo.. tb não encarava!
        mas uma caminhada com emoção é bacana.
        mas me lembro uma vez que fui fazer uma caminhada pelo parque da tijuca e ela era classificada como LEVE!!!! e voltei acabada e na época eu fazia esportes e coisa e tal. concluíndo meu raciocínio… vc esta se preparando neste sentido? como é o treinamento para esta aventura?
        outra coisa ótima para tudo: lembra do óleo de bebê da Johnson? é super eficiente!
        bjs

        Responder
  19. Gabriela - 01/07/10 - 12h52

    Oi Adriana,

    Bom, esse é um programa que eu prefiro ler sobre do que fazer, mas eu sou meio devagar mesmo para essas coisas mais “aventurísticas”.
    Minha irmã está indo para o Kenia em agosto. Ela gosta é mais chegada numa aventura do que eu.
    Queria lhe pedir uma gentileza: meu cunhado (mais mulher e filha) vão para Portugal neste mes. Vão ficar 5 dias no Porto e 5 em Lisboa. Já aproveitei as tuas dicas do Porto (e aquele post dos leitores também foi bárbaro).
    Será que você poderia fazer uma convocaçãozinha aqui para dicas em Lisboa?
    Algumas dicas imperdíveis e coisas que só quem vive no lugar sabe.
    Já morei em Lisboa, mas faz séculos. De lá para cá quantos restaurantes novos abriram, lugares interessantes e novidades.
    Se alguma leitora do blog e você tiverem alguma dica para dar, eu ficaria muito agradecida.
    Desculpe-me fugir do assunto do post, mas não deixa de estar no tema “viagens”.
    Obrigada e um beijo

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 13h09

      OI Gaby,
      Voce cohece o Viaje na Viagem?
      Esse blog eh recheado de dicas dos “locais” e tem muitas informacoes sobre Lisboa tambem. Da uma olhadinha por lah!

      Responder
  20. Elaine - 01/07/10 - 13h02

    Adriana,
    vc é muitooo corajosa!! eu acho q nao toparia esta viagem…
    me tira uma dúvida, please? vc nao trocou de emprego agora, como vai fazer para viajar em setembro?
    bjos

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 13h08

      Bem, na verdade isso eh bem comum por aqui. Ao contrario do Brasil, todos os funcionarios comecam a acumular ferias desde o primeiro dia de trabalho (2 dias por mes, 25 dias por ano), entao qualquer pessoa pode tirar ferias jah no primeiro mes de trabalho.
      No meu caso, a viagem jah estava marcada, entao desde a primeira entrevista eu avisei que precisaria tirar 2 semanas em Setembro, e eles aceitaram numa boa.
      Logo que comecei a trabalhar no Barclays ha uns anos atras fiz a mesma coisa, e passei 3 semanas no Brasil!

      Entao como nao quero gastar todos os meus dias de ferias pro resto desse ano E ano que vem logo de cara, eu negociei com eles que vou tirar licenca nao remunerada nessas duas semanas – e assim posso viajar a vontade e o banco nao precisa arcar com minha ausencia.

      Responder
      • Elaine - 01/07/10 - 13h15

        q máximo! ah, se no Brasil tbem fosse assim!
        obrigada pela resposta!

        Responder
  21. Fe - 01/07/10 - 13h32

    Cara!! Agora que veio cair a ficha que tipo, é verdade! Não vai rolar nem de tomar banho!!!
    Boa sorte com a preparação.

    Responder
  22. Roberta - 01/07/10 - 14h09

    Demais Dri!!!

    Super concordo com você, vai valer super a pena!
    E parabéns pela coragem, fiquei feliz por você =)

    beijos da Ro!

    Responder
  23. ISABEL CELIA ALVES - 01/07/10 - 14h14

    mais tu tem coragem hem mulher…so podia ser Brasileira mesmo…admiro por isso…bjs e boa viagem. TERESINA/PI

    Responder
  24. mi - 01/07/10 - 14h20

    agora q tu explicou q a escalada não é tão radical assim, a coisa muda de figura né? eu tava mais achando loucura pelo perigo e tal, mas assim até eu faria esse esquema (mas minha parte predileta continua sendo o safari) hahahahhaha boa sorte!
    .-= mi´s last blog ..Combatendo a umidade relativa da alface =-.

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 14h38

      Bem, minh aparte predileta realmente tambem eh o safari! Sem duvidas!

      Responder
  25. RoCosta - 01/07/10 - 14h36

    Adriana está aí uma coisa que não conseguiria fazer: acampar… detesto hehehe
    Mas a beleza africana vai compensar tenho certeza.
    Beijão!
    .-= RoCosta´s last blog ..Hein- =-.

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 14h38

      Bem, acamapar esta longe de ser minha atividade preferida do mundo, mas jah acampei muito na vida, e acho que tem seu lado ludico… uma coisa assim meio que brincar de casinha… acho divertido!

      Responder
  26. Daniela - 01/07/10 - 14h53

    Adriana,
    Essa viagem deve ser o máximo! Só espero que vc não viaje pela South African Airlines. Viajamos em abril e eles perderam a mala do meu marido, e nós ficamos por 15 dias na Africa do Sul, fazendo safári, e tivemos que comprar tudo por lá. Até hoje a mala não apareceu e eles ainda nos fizeram perder o voo de volta. Cuidado também nos aeroportos. Até o segurança veio me pedir dinheiro!

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 15h25

      Pior! Nos vamos pela Kenya Airways!
      Bem malas podem ser perdidas em qualquer cia area…. nao dah pra escolher nem discriminar!
      Jah perderam minhas malas na British Airways, na Varig, na Air Italia, na Air France…. hoej em dia, elas sao todas iguais!

      Responder
  27. Fernanda - 01/07/10 - 15h01

    Oi Dri!!! Um curiosidade: Já tive experiencias em altitude acima de 3000 mts, nao escalei mas dormi e tive muita dor de cabeca e uma baita insonia que é uns dos efeitos colaterais do tal mal da montanha pela falta de O2. No Peru, tomávamos chá de coca pq a folha melhora a dor de cabeca e enjoo mas, para mim nao surtiu um super efeito. Ouvi falar do Diamox, que os alpinistas tomam. Qual será a conduta de vcs??

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 15h24

      Pois, esse eh o principal “prigo” do Kilimajaro, jah que o pico esta acima dos 5 mil metros de altitude.
      NEu decidi que vou tomar Diamox (depois conto mais aqui no blog), apesar de entre os alpinistas isso eh meio mal visto, pois eles acham que isso eh “trapacear” a escalada. O Aaron sempre escalou sem, e o unico lugar onde passou mal (mas conseguiu escalar) foi na Bolivia, entao eel ainda nao decidiu se vai querer tomar ou nao.
      Pra mim oque vale eh a experiencia, e conseguir escalar ateh o final. Se existem remedios que ajudam o corpo a se adaptar, entao porque nao, certo?

      Responder
  28. Fernanda - 01/07/10 - 16h02

    Concordo com vc, pois se existem remédios que podem ajudar alguém a se sentir melhor nao vejo problema algum. Pior é passar mal e nao curtir! Eu lembro que quando fui a Cusco(3500mts) na primeira vez, nao tomei remédio algum porque dei ouvidos a um papo que nao deveria tomar nenhum tipo de remédio ,só o mate de coca para ajudar a aclimatar. Depois fui ao Lago Titicaca(3800mts), quase enlouqueci por causa da insonia, e quando dormia era um sono leve e com muitos pesadelos. Retornei a Cusco depois disso e já desci do aviao com remédio na mao-confesso que foi bem melhor!

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 17h14

      A diferenca entre uma viagem ao Peru ou Bolivia ee scalar o Kilimanjaro eh que a ascencao eh devagar, entao o corpor tem “tempo” de se acostumar aos poucos, e dizem que o impacto nao eh tao grande.
      Teoricamente a escalada poderia ser toda feita em 2 dias, mas os guias optam por espalhar o maximo possivel, subir bastante, passar umas horas na altitude alta, e voltar pra fazer acampamento numa altitude mais baixa. E assim, nesse sobe e desce, o corpo vai se adaptando.
      Oque eh beeeem difernte doque jah descer de um aviao a 3 mil metros de altitude! Tanto que foi por isso que o Aaron passou mal na Bolivia, pois foi a primeira vez que ele “subiu” tao rapido. E disse ele que o aeroporto de la Paz eh todo abastecido com bombinhas de oxigenio, e ele viu turistas “fora de forma” desmaiando enquanto esperavam a bagagem!

      Tenho certeza que vai ser dificil, mas estou me preparando fisicamente, psicologicamente e com certeza jah decidi que vou tomar Diamox!

      Responder
      • Fernanda - 01/07/10 - 20h18

        Leagl, Dri! Nao tinha “me tocado” que vcs vao se aclimatando aos poucos, pq realmente descer de um aviao vindo do nível do mar e pousar em 3500mts é outra história!! Depois, na sua volta, vou querer saber do Diamox!!
        Boa sorte!

        Responder
  29. myiska - 01/07/10 - 16h03

    Adriana – cada vez te admiro mais; vc faz tudo fácil,encara tudo tão bem, prioriza as decisões,planeja e é mto corajosa. boa sorte e tenho certeza q teremos mta fun c sua descrição e fotos.

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 17h15

      Obrigada!!

      Responder
  30. Tamara - 01/07/10 - 17h20

    OLá!!!
    Puxa, adorei saber de sua nova aventura!
    E super me identifiquei com voce! O esporte preferido do meu namorado é escalada (com equipamentos, etc), e eu tb tenho medo de subir na escada! Fora os perrengues de acampar dias, que não me atraem em nada!
    Mas vou te contar que as (ainda poucas) vezes que fui com ele fazer trekking em montanhas foram experiencias maravilhosas! Apesar de no meio do caminho eu ter exigido mta paciencia dele, com reclamações, dores e “eu quero voltaaarr”, a chegada ao destino final é sempre uma delícia! Uma sensação incrivel de liberdade e de superação de limites!
    Acho mesmo que voce vai amar!
    Sei que a subida do Kili é um trekking puxado, que não exige equipamentos (cordas e cadeirinha estou fora! mto medo! rss!), e penso em ir tb um dia!
    Aguardo ansiosa suas impressões para tomar minha decisão de fazer ou não essa proposta de viagem ao meu namorado!
    Bjoss!

    Responder
    • Adriana - 01/07/10 - 17h28

      Pois eu soh escalei de verdade (com corda e tal) com o Aaron uma vez, e apesar de ter sido soh uma pedrinha de 50 metros, eu fiquei pavorada na hora de descer, chorei, bateu panico mesmo!

      E apesar do Kili nao ser assim, jah avisei que vai ser o teste de fogo: se nosso casamento sobreviver as minhas reclamacoes durante a viagem, eh sinal de que vamos ficar juntos pra sempre mesmo! Pq sei que a altitude vai me deixar enjoada, a falta de banho vai me deixar de mau humor, as dores musculares e etc… Se ele me aturar ateh o final, isso sim que eh amor! :-)

      Responder
  31. Tatiana - 01/07/10 - 17h54

    Adriana, admiro seu espírito aventureiro, mas depois de ler tudo isso aqui: falta de banho, risco de se sentir mal, acampar, comer mal, ficar com dores musculares, calor, altitude… isso me parece qualquer coisa, menos férias! hahaha Mas claro que cada um tem um gosto, então aproveite!! e se cuida por lá!

    Responder
  32. cris - 01/07/10 - 19h05

    Parabens! isso é que é prova de amor!!! Aproveite.

    Responder
  33. Karina - 01/07/10 - 19h58

    Oi! Acompanho seu blog sempre e achei o máximo essa novidade! Parabéns pela iniciativa de acompanhar o maridão, casamento é isso mesmo, o gosto de ambos deve ser respeitado, ainda que eles tenham gostos estranhos rsrsrsrs. Eu acho o máximo essas viagens “exóticas”, admiro muito quem tem coragem. Eu sou peruona assumida, adoro um conforto, viagens para lugares civilizados, com cama gostosa e chuveiro quente, mas tenho muita vontade de experimentar coisas diferentes. No fim do ano vou para o deserto do Atacama, vai ser a primeira tentativa! Se eu sobreviver, com certeza virão próximas. Escalar ta meio out pra mim, sou preguiçosa demais mas, um safari é uma coisa que tenho muuuuuuita vontade de fazer. Aproveita muito!!

    Responder
  34. Priscila - 01/07/10 - 20h42

    Nossa mt legal ja estou aguardando as fotos…imagina um lugar q poucos consegem chegar…deve ser uma sensação unica…
    O meu marido nunca da iniciativa de nada de viagem ai qdo ele quer fz alguma coisa eu respiro fundo e topo..faz parte do casamento…e aposto q ele vai te aguentar reclamando e tudo ele vai ta tao feliz de ta subindo e vc do lado dele q nao vai nem ligar…
    Contagem regressiva…

    Responder
  35. Elaine (Nani) - 02/07/10 - 01h35

    Nossa Dri, que Aventura!!!! Adorei a ideia, Bryan iria morrer de inveja se tivesse lido este post. Bryan ama esportes assim tb, ele jah escalou um Monte na California, esqueci o nome, e alguns no Colorado (ele tb eh de lah) pendurado por cordas e tudo, aquelas mais dificeis (eu nao faria por medo de altura tb), mas esse que voce ta falando que nao eh escalada, mas sim um Hiking mais ou menos, eu toparia na boa. Se bem que eh bem alto neh, haha. Bryan e eu estavamos assistindo a serie do Everest. Nossa, emocionante. Eh verdade, a altitude pode trazer muitos perigos, entre eles essa dor de cabeca, que pode ser sinal de Edema Cerebral. Mais outro motivo pelo qual tenho medo.

    Eu jah fiz uma “escalada” fraquinha no Grand Canyon com Bryan uns anos atras. Na verdade a maior parte eh hiking. Primeiro descemos numa trilha ingreme e o resto do caminho eh hiking mesmo. No total umas 5 horas. Agora a volta eh que o bixo pega, pois temos que hike e no final subir o Canyon. Demorou muito mais tempo. Era bem ingreme, mas nao precisamos de equipamentos p escalar, era mais uma “subida” mesmo. Demorou horas… mas valeu muito a pena.

    Acho que voce vai adorar. Nao vejo a hora de ver as fotos e o post seu contando como foi, haha.

    beijosss
    .-= Elaine (Nani)´s last blog ..Dai-me paciencia- =-.

    Responder
  36. Camila - 02/07/10 - 02h53

    Oi Adriana!!!
    Que máximo essa sua viagem… Uma conhecida minha já fez e adorou… Fez fotos lindas por lá…
    Imagino que vc já deve ter visto nas lojas de alpinismo por aí, mas existe uma blusa feita de fios de prata (nanotecnologia) que controla a proliferação de bactérias que causam o odor do suor durante o exercício.
    Não sei se funciona… Eu nunca experimentei, mas reza a lenda que dá pra usar essa camiseta por mais de 7 dias seguidos… O nome dela é Solo Ion Lite. Seria perfeito para essa sua viagem…
    Bom… dicas à parte, o jeito é começar a contagem regressiva e aguardar as suas fotos e depoimento dessa sua aventura!!!!

    Responder
    • Adriana - 02/07/10 - 11h31

      Ja vi dessas blusas vendendo por aqui, hoje em dia jah existem varias marcas. Fiquei apavorada quando o vendedor falou na maior naturalidade que eu poderia usar essa blusa por 7 dias, sem tomar banho e nao me preocupar com mau cheiro! HAHAHAH! Como assim, neh?

      Responder
  37. Te - 02/07/10 - 11h35

    Oi Dri, ha muito tempo q acompanho o seu blog e gosto mto das suas viagens e do seu estilo.Agora Africa, maravilha voce vai adorar,mas eu estou deixando tb omeu alerta, venha como se viesse para o fim do mundo, onde nao vai encotrar nada do q precisa, aquelas coisinhas basicas de q ali no virar da esquina tem, pois em africa pode nao ter, e mais quando forem para a montanha levem cell de preferencia c/gps, azares acontecem e aqui eh lindo maravilhoso mas o pessoal as vezes nao eh tao competente assim,eh importante q alguem saiba na embx ou agencia por onde voces vao.Desculpe se fui chata mas o ano passado aconteceu um triste episodio no Malawi.Africa eh o continente do futuro e voces vao adorar!
    Boa sorte!Fico a espera das fotos sempre otimas!

    Responder
    • Adriana - 02/07/10 - 11h39

      OI Te, eu sei como eh, e estamos bem preparados pra isso.
      Por isso memso, pela primeira vez na vida vamos fazer uma viagem 100% por agencia, e pode soar preconcenito, mas procuramos justamente uma agencia Britanica (e nao local), e tambem tive recomendacao de 3 amigos que jah viajaram pra Africa com a mesma empresa, sem problemas.
      Quanto a nao encontrar nada doque precisamos nao serah exatemente um problema pois a viagem vai ser das mais basicas das basicas, domrindo em barraca, fazendo xixi no mato e comendo a comida dos locais.
      Claro qeu vamos tomar todos os cuidados necessarios, tomar todas as vacinas e to das precaucoes extras! Seguro de saude, seguro de viagem, etc, etc.
      A grande diferenca do menino que morreu em Malawi ano passado eh que ele estava viajando e mochilando totalmente sozinho no meio da Africa sub-Saariana, oque definitivament enao sera nosso caso.

      Responder
  38. Helena - 03/07/10 - 01h56

    Que máximo! Adorei, adorei, adorei! Estou só imaginando as fotos maravilhosas que vcs. vão tirar!

    Responder
  39. Stephanie - 03/07/10 - 02h51

    Meu Deus Dri! Sério, vc é a pessoa mais louca-aventureira que eu tenho conhecimento. Sou sua fã!!!
    5 dias sem banho…hum…prepare o estoque de lenços íntimos umidecidos.rsrsrs Banheiro acho que vc vai tirar de boa. Já acampei algumas vezes e acho que o mais chatinho mesmo é essa coisa de banho, mas com lencinhos a gente até que consegue se manter limpinha, na medida do possível, é claro…hahaha
    Só uma coisa que pensei aqui, quando vc vai viajar a gente vai ficar só na espectativa para os posts quando vc voltar. Pq acho que nunca viagem como essa vai ser meio difícil postar durante a viagem, como vc fez na viagem pro Egito. Mas é bom que quando voltar vai ter história pra 1 mês.
    :-)))

    Parabéns! Beijos!!!!

    Responder
  40. CarlaZ - 05/07/10 - 03h37

    Oi Dri,
    só agora vi o post e fiquei surpresa com a quantidade de comments afinal eu achando que eu “a super-curiosa-da-aventura-na-Africa”…mas enfim continuo super curiosa e vou ficar esperando ansiosa seus posts sobre Kilimanjaro…o que levar…aclimatação etc…
    Depois que vc lançou essa sementinha no twitter fiquei com muita vontade…e como namorado entra nas minhas ondas de viagem facil agora esta definitivamente na listinha.
    Também terei, como vc, que esperar anos…mas enquanto isso vou me divertindo com leitura de montanhas…por livros e blogs!!!
    Beijos

    Responder
  41. Adriana Lima - 06/07/10 - 06h07

    Que engraçado :) Pode ficar tranquila, você não precisará escalar, só caminhar… é tranquilo, sou escaladora, sei o que estou falando. Uma dica que posso te dar é beber muita água e levar lenços umedecidos de neném. Os lenços te darão uma sensação de limpeza ao final da caminhada e isso te dará ânimo! Não esqueça de comprar um bom anorak e use sua bota de caminhada ANTES da viagem, muitas vezes, evitando assim bolhas ou qualquer desconforto na subida. Vc vai achar graça desse seu post na volta da viagem!
    Boa sorte!

    Responder
  42. Cristiane Esther - 08/07/10 - 19h29

    Olá Dri(desculpe a intimidade,mas é assim que está no blog):
    comecei a ler seu blog,deve fazer no máximo 10 dias por causa do blog da Vic
    (dia de beaute),que era o único que eu lia,agora,sou sua fã nº 1,eu quero ser vc qdo crescer(só na outra vida né,pois já estou velhinha pra começar agora).
    Admiro sua coragem de morar fora,se arriscar em novas aventuras,não temer o novo mas, Kilinmanjaro????Já estou tensa e nervosa por vc(vcs).Saiba que vcs já entraram na minha lista de orações,estou aqui torcendo e aguardando anciosa as novidades,e vcs formam um dos casais mais lindos e entrosados que já ví,parabéns.Linda,boa sortee Vai,que o Kili é seu!!!

    Responder