09 Jul 2010
17 comentários

Kilimanjaro – Treinamento

Dicas de Viagens, Kilimanjaro, Preparativos, Tanzania

Alem da falta de banho, a unica coisa realmente preocupante sobre a viagem ao Kilimanjaro eh meu prepraro fisico. Nao tenho menor problema em acampar, nao ter banheiro, dormir em barraca, estar no meio do mato…

Post it com o lembrete "next trip" que minha asisstente colou no mapa ao lado da minha mesa, pra me aimar todos os dias!

Nao estou exatamente fora de forma, ando muito todos os dias, e tenho realmente muita energia.

Mas desde que desisti de correr a maratona, meu ritmo de corridas e academia diminuiu assim uns 100%! Sempre tem uma desculpa, neh?

Quando tah frio eh porque tah frio, quando tah calor eh porque tah calor; quando tinha aulas era porque tinha que estudar, e depois que terminei o mestrado era porque jah nao tinha que estudar!

Ateh que ha umas semanas atras, finalmente resolvi colocar em pretica tudo que andei pesquisando sobre treinamento e condicionamento fisico para esclar o Kilimanjaro!

Cenas da corrida hoje de manha: o

Comprei alguns livros, muitos web sites, e principalmente conversando e pedidndo dicas e conselhos de quem jah foi.

Como contei no outro post (mais varios detalhes nos comentarios que acabaram virando um outro post por si so!) a parte fisica nao eh assim extamente super dificil, porque o Kilimanjaro nao eh uma escalada “tecnica” – ou seja, nem sequer rola escalada, eh apenas um trekking/hikking.

Entao teoricamente, eh claro que precisamos estar em forma, porque nao eh qualquer pessoa que aguanta passar 7 dias caminhando uma media de 5 horas por dia no meio do mato numa subida! Mas essa parte nao me assusta mesmo, e 5 horas de caminhada por dia eh MUITO menos doque eu faco nas nossas viagens! (que as vezes passamos mais de 10 horas andando sem parar, com subidas, descidas, escadas, multidao, etc).

O problema esta em um unico detalhe: Altitude.

Uma coisa eh caminhas por Paris, por 12 horas no nivel do mar. Outra coisa eh cominhas por 4 horas a 3.000 metros de altitude! E por isos que eh tao importante que nao apenas estarmos em forma, mas com um otimo condicionamento fisico. Nao adiante nada ter pernas fortes e pulmao fraco!

Entao a intencao do treinamento eh justamente condicionar nossos pulmoes a consumiu menos oxigenio, mas nao tem formula magica…

E estar “em forma” tambem nao quer dizer ficar horas puxando ferro na academia e ficar saradona – muito pelo contrario! Li uma pesquisa que estatisticamente, pessoas mais “saradas” teem mais dificuldade pra se adaptar em altas altitudes porque como seu corpo tem mais musculos, o organismo usa mais oxigenio que uma pessoa “normal”.

E o pior eh que parece mesmo ser verdade! Das 4 pessoas que eu conheco que jah escalaram o Kili, foi justamente um saradao que passou mal a viagem toda, e mal consegiu chegar no topo!

Alem disso, a preparacao e treinamento ajudam bastante, mas sao apenas preventivos paliativos, pois nao dah pra saber como meu organismo vai reagir quando eu chegar lah em cima e meus pulmoes soh receberem cerca de 50% da quantidade de oxigenio que eles recebem numa respiracao normal…

Pontes vazias, antes dos milhares de

Entao seguindo recomendacao de ex-Kilimanjaros, o leader do nosso grupo, do Aaron e de varios sites e livros, eh mais ou menos isso que tenho feito:

Corrida: Pura e simplesmente. Nada condiciona melhor o pulmao que corrida. Nao tem misterio: coloco meu tenis e saio pra rua. Adoro correr, me da uma liberdade enorme, penso melhor, limpo os poros e reflito na vida. Saio correndo pelas ruas de Londres e quando me dou conta jah estou correndo ha 1 hora e preciso voltar pra casa.

Gosto de correr na academia porque acho masi consistente, mas na verdade acho que correr na rua eh bem mais dificil, e portanto me forca mais, entao ultimamente tenho evitado ir pra academia (ateh porque tem feito muito calor e o ar da academia nao dah conta)

Caminhada inclinada: Essa foi a dica do Lider da nossa escalada – e esse cara jah subiu e desceu o Kili um gazilhao de vezes. Segundo ele, o unico exercicio que de fato te preprara pra um trekking eh…. trekking! Como nao tenho montanhas aos meus pes todos os dias, a solucao eh ir pra academia, colocar a esteira na inclinacao maxima, e colocar a velociadade no maximo que eu aguente sem correr!

Eh de MATAR! Fico uma poca de suor e com as pernas bambas! A medida que vamos chegando mais perto da viagem vou tentando aumentar o tempo que fico na esteira, mas se a academia estiver cheia, nao posso ficar monopolizando a esteira por horas sem fim… ateh porque ficar andando olhando pra parede eh muito chato!

Maquina de remo: Essa dica foi do Aaron, que antes de virar alpinista, passou toda sua adolescencia num time de remo! Outro desafio da escalada eh carregar nossas mochilas! Nao a mochilona normal, onde carregamos nssas roupas, saco de dormir, barraca e tal, pois essas cosias mais pesadas sao carregadas pelos “porters” da equipe (que sao os ajudantes do guia). Mas mesmo assim temos que carregar uma “day pack” todo dia, o dia todo. Uma mochila que sera nossa bolsa do dia, onde temos que carregar nosso estoque de agua, barras de energia, camara fotografica, filtro solar, muda de roupa extra e qualquer outra coisa de uso pessoal. Pode estar leve ou pode estar pesada, mas eh importante se acostumar a andar com a mochila nas costas, e pra fortalecer meus ombors os trapezio, quando vou pra academia, faco tambem uns 15 minutos de remo, e ai fico dolorida uns dias…

Se acostumar com o equipamento: Tanto a mochila quanto a bota sao duas cosias que podem fazer sua vida na montanha muito mais facil, ou um inferno. Minha bota de trekking nao eh nova, e jah usei varias vezes, entao nao tenho que me preocupar muito em “gastar” antes da viagem – mas mesmo assim umas 4 semanas antes da viagem tenho que trocar meu tenis pela bota e voltar a acostumar meus pes e dedos a passar muitas horas por dia ali dentro.

E a mesma coisa com a mochila. Nao soh pelo peso extra, que carregar muito mais os musculos da perna edas costas, mas tambem temos que nos acostumar coma as “areas de contato” da mochila, principalmente nos ombros e lombarpra evitar ficar com a pele machucada ou os musculos doloridos e ficar com a mochila pesando todo dia o dia todo.

O museu Tate Modern antes de abrir suas portas e ser invadido por milhares de turistas

E como minha academia tem uma piscina, acho que vou comecar a nadar um pouco nos fins de semana, que tambem eh um exercisio otimo pra todos os musculos do corpo e pra respiracao

Falando assim parece “simples”, mas eh dificil achar tempo no meu dia pra conseguir cumprir um treino decente… Comecei muito bem ha umas semanas atras, depois acabei parando por mais um tempo… e essa semana finalmente voltei com toda forca! Afinal faltam penas 7 semanas pra nossa viagem!!!

P.S. As fotos foram tiradas hoje de manha na minha corrida. AMO sair pra correr pela “orla” de Londres, e o “calcadao” de Southbank ocupa o espaco no meu coracao que pertence a praia de Ipanema! Mas eh uma missao impossivel correr por lah durante o dia ou de noite, porque esta tudo sempre lotado de turistas tirando fotos, com mapas abertos, artistas de ruas, etc… Entao a unica solucao eh colocar meus pes pra fora de casa as 6 da manha, quando esta tudo vazio…. antes das massas de turistas chagarem!)

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
17 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
17 comentários
  1. Claudia - 09/07/10 - 13h48

    Leio muitas vezes os teus posts e posso dizer que voce consegue mexer comigo, porque voce esta fazendo coisas que eu fiz quando morava em Londres. Eu ainda sinto muitas saudades nao de Londres em si, mas de certas rotinas que eu podia fazer somente quando estava ai, uma delas era correr na orla do Thames.
    Obrigada por trazer parte disso ! :)

    Responder
  2. Fe - 09/07/10 - 13h51

    É engraçado como que a gente não se dá conta do trabalhão que é a preparação para escaladas!!
    No final das contas é óbvio que a preparação leve tempo e que seja cansativa, mas mesmo assim assusta ler tudo o que tem que ser feito com tanta antecedência e quais os detalhes que devem ser considerados.
    Boa sorte no treinamento!!

    Responder
    • Adriana - 09/07/10 - 13h53

      Voce ainda nao viu nada!!
      Ainda tem a lista de coisas que tenho que comprar e a lista de vacinas a tomar e remedios a estocar!!! jah estou ficando desesperada que nao vai dar tempo de treinar + preparar tudo + ainda trabalhar full time e ter uma vida “normal” enquanto a viagem nao chega….

      Responder
  3. cris - 09/07/10 - 14h49

    E ainda não sei como vc consegue tempo para tanta dedicação a esses blogs.
    Parabens

    Responder
    • Adriana - 09/07/10 - 15h01

      Ah…. porque o blog eh minha diversao… meu hobby… Entao eu sempre acho um tempinho! Tem gente que gosta de assistir novela, tricotar, bater papo no telefone… eu gosto de ler e escrever blogs! :-)

      Responder
  4. Bia - 09/07/10 - 22h51

    Guerreira vc hein, Dri!! So de falar em ficar sem tomar banho, eu ja tinha caido fora! hahaha!

    bjs
    .-= Bia´s last blog ..Na minha opinião profissional =-.

    Responder
  5. - 09/07/10 - 23h31

    Dri…q coragem a sua de enfrentar um desafio desse!!!
    Boa sorte pra vcs!!!
    =)

    Responder
  6. CarlaZ - 10/07/10 - 16h05

    Vai dar tudo certo sim! So nao relaxe com os treinos…
    Essa da mochila nao tem como escapar…vai ter que levar mesmo…
    Beijos

    Responder
  7. Renata - 10/07/10 - 17h42

    AHHH, falando assim não parece nada “fácil” não Dri… Já tô cansada só de ler…. hahahahah

    Responder
  8. Li - 11/07/10 - 02h29

    Fiquei encantada com tamanha força de vontade. Eu não poderia fazer uma viagem dessas, os contras já começariam antes do embarque…acordar cedo e as 6 da matina estar leve e linda correndo, é demais para mim.

    Responder
    • Adriana - 12/07/10 - 11h52

      Hhahaahah!
      Sabe que eh pura questao de costume?
      Meu dia rende muito mais, e quando a preguica bate e nao vou correr de manha eu acabo acordando assim mesmo, pois meu corpo jah acostumou…

      Responder
  9. Anderson - 12/07/10 - 12h22

    Olá Dri,

    Eu e minha familia aqui das terras baixas (Holanda), acompanhamos diariamente seu blog, que é excelente e com certeza supera de longe muitas revistas de viagem :-)

    Boa sorte no seu trekking no Kilimanjaro, como você já sabe não é uma escalada técnica, e seria talvez um pouco mais complicada logisticamente em relação a Machu Pichu por exemplo que é algo bem mais turístico.

    Em 2001 estive em La Paz (3650 metros) na Bolivia e em seguida no Lago Titicaca (3800 metros) no Peru, com o objetivo de ascender até Machu Pichu, entretanto tive sérios problemas com a altitude, tais como dores de cabeça, tontura, labirintite, falta de apetite.

    A viagem tinha data de ida e volta marcadas o que não me permitiu realizar algo chamado aclimatação, uma forma de ajudar com que seu corpo se adapte a altitude.

    Resumindo, estavamos em 5 pessoas, quatro sentiram alguns sintomas de forma passageira e comigo isso persistiu durante todo meu tempo em altitude… melhorando 100% assim que cheguei em Lima (nível do mar), sem nenhuma seqüela.

    Não sei bem se isso é um conselho ou não, mas inclua ao menos 2 ou 3 dias em sua agenda pensando numa possível pausa para aclimatação (em Altitude) ou o que é melhor, faça uma subida leve e gradual bem espaçada… é importante que o grupo sempre siga o ritmo do individuo mais lento (quando possível), fora isso, muita agua, e pouco esforço físico.

    E é claro, aproveite bem o passeio e tire muitas fotos pois todos estão curiosos para ver…Ultimo toque… leve um carregador de baterias solares ou leve baterias reservas… afinal se você ficar lá por 7 dias irá precisar !

    Alguns livros que já li: (Recomendo ler na seqüencia)
    Sobre homens e montanhas (Não sei o título em Inglês)- John Krakauer
    No Ar rarefeito – “Into the thin Air” – John Krakauer

    Boa viagem !

    Responder
    • Adriana - 12/07/10 - 12h46

      Oi Anderson,
      A viagem já progrmada pra ser assim mesmo. A subida (em relacao a distancia percorrida) poderia ser toda feita em 1 ou 2 dias, mas o guia espaça os dias de ascenção o maximo possival, justamente para termos tempor pra aclimatar bastante.
      Alem disso, todos os dias subimos ateh uma certa altitude, passamos o dia lá no alto, mas descemos mais um pouquinho pra sempre dormir numa altitude mais baixa doque a que passamos o dia.
      Dizem que esse é o segredo do Kilimajaro, pois é uma montanha que tem uma geografia que permite fazer isso, e caminhamos a montanha inteira, do nivel do mar até lá em cima, que é BEM diferente das viagens turisticas na Bolivia e Peru, que os turistas já chegam por lá numa altitude super alta e nao sobra tempo nenhum pra se acostumar.

      Responder
      • Anderson - 12/07/10 - 12h54

        Oi Dri,

        É muito bom ter este suporte de pessoas que conhecem muito bem a montanha e melhor que isso, conhecem muito bem os efeitos da altitude, e por isso claro estão colocando as pessoas em primeiro lugar.

        Pelo que vc tem escrito vcs estão realmente em muito boas mãos,

        Mais uma vez, ótima viagem !

        Responder
  10. Thais Mittmann - 12/07/10 - 15h36

    Adriana, desde que eu comecei a namorar meu marido nunca mais fiz nenhum trekking, escalada, rapel… nada. Bateu saudade agora. Tira bastante foto para gente ver essa aventura!!! bjs

    Responder
    • Adriana - 12/07/10 - 15h50

      Pode deixar que vou levar varias baterias extras!

      Responder
  11. rosa gonçalves - 23/07/10 - 22h48

    ola, adriana! o meu nome e rosa, tenho 28 anos e moro na ilha da madeira, portugual, sou tecnica de farmacia e adoro viajar, claro que nao viajo tanto quanto voce, mas adorava viajar muito mais… estou a lhe enviar este comentario para lhe dar os parabens pelo blog espetacular que voce tem e pelas coisas interesantes que publica, ja para nao falar nas fotos sao espetaculares! a serio, muitos parabens, vou tentar apartir de agora acompanhar sempre voce nas suas viagens e acontecimentos na sua vida,te desejo muitas felicidades para voce e o seu marido, ate breve, rosa ;)

    Responder