01 Oct 2010
14 comentários

Dia 3: Kikelelwa a Mawenzi

Dicas de Viagens, Kilimanjaro, Tanzania

O Kilimanjaro nao faz parte de nenhuma cordilheira, mas na verdade eh uma montanha que tem 3 picos principias: Shira a cerca de 3500 metros de altitude, Mawenzi tem 5000 metros de altitude e Kibo, com 5895 metros, que é a montanha onde esta o pico Uhuru, que eh o ponto final e geralmente referido como “O” Kilimanjaro (ja que ninguem esta nem ai pros outros picos: oque importa mesmo eh chegar a Uhuru!).

Em nosso 3º dia de escalada fomos ate o acampamento base do pico Mawenzi, que eh o segundo maior pico do Kili e altamente impressionante! Quem se aventurar a escalar Mawenzi, precisa tirar uma licenca especial, fazer um treinamento especial, pois eh uma escalda altamente tecnica e muito perigosa!

Esse dia, nossa caminhada seria relativamente “facil”, afinal seriam apenas 4 horinhas de trilha… Mas em compensacao foi tambem o dia mais inclinado, onde esperavamos ganhar cerca de 750 metros de altitude em 4 horas, e precisamos usar nossas maos pra ajudar na subida boa parte do tempo.

Mas acabou que a escalada foi muito mais difícil doque imaginamos, e nem todo mundo conseguiu acompanhar. Do grupo de 9, 4 pessoas (os mais velhos) estavam jah se sentindo muito mal com os efeitos da altitude, com fortes dores de cabeca, enjoo e varios outros desarranjos, alem de muito cansaco (afinal ja foram 2 noites mal dormidas, seguidas de dias bem puxados). Tivemos que fazer varias longas paradas pelo caminho, que nao estavam previstas, ou simplesmente andando mais devagar doque o ritmo normal, para que todo mundo no grupo pudesse continuar junto.

Entao, oque era para ter sido feito em 3 ou 4 horas, acabou levando mais de 6, e chegar no acampamento Mawenzi (a 4.330 metros de altitude) foi como chegar num oasis! E o engracado eh que esse acampamento eh caracterizado por um laguinho no meio das pedras, entao realmente foi um oasis!

Achavamos que iamos poder ir direto para nossas barracas, mas na verdade ainda tivemos que fazer mais uma caminhada de aclimatizacao ate 4.500 metros de altitude!

Para mim essa foi a pior parte…. Quando chegamos no acampamento eh jah tinha meio que “desligado” mentalmente e nao estava preparada para passar mais 1 hora subindo pedregulho (essa parte foi “escalada” mesmo, usando maos, cordas e nossas bengalinhas para ajudar) bem na hora que a chuva comecou a cair pesada! Foi difícil conseguir me concentrar na escalada, na respiracao, no caminho que o guia estava fazendo (com o nevoeiro, mal conseguiamos ver quem estava caminando na nossa frente!) com aquele temporal que escoooorre no seu rosto… Colocamos a prova nosso equipamento a prova d’agua e por dentro fiquei seca, mas foi bem desagradavel… (o washy-washy quentinho que veio depois nunca foi tao bom!).

Essa noite eu custei para pegar no sono, pois os Escoceses na barraca ao lado nao paravam de tagarelar!! Entao em vez de ir dormir no horario habitual de 8 horas… acho que acabei pegando no sono as 10:00…

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
14 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
14 comentários
  1. helo - 01/10/10 - 12h21

    dri, o q e esse remedio q vc tomou (diamod)??
    e o q vc quer dizer com desarranjo? rola uma caganeira mesmo??? e a turma vai cagar no matinho?? puuuutz, q foda!!!
    .-= helo´s last blog ..Em Bolonha =-.

    Responder
    • Adriana - 01/10/10 - 12h30

      HAHAHAHAHHAHA!!

      Eu tentei ser uma moca fina, mas vc nao tah deixando…!!!
      Isso, um dos efeitos secundarios do Diamox eh caganeira! E quando bate ja era… era uma correria pro matinho! (isso quando tinha matinho nhe?! Porque a cada dia os matinhos iam ficando cada vez menores…).

      Eu dei muita sorte de nao ter efeito NENHUM (soh um formigamento beeem levinho), ate porque soh tomei um comprimido por dia, enquanto que o pessoal estava tomando uma dosagem de 3 a 4 comprimidos por dia. Os sintomas geralmente sao formigamento e dormencia nas estremidades do corpo (maos, pes e nariz), enjoo e diarreia.
      Se nao me engano o Diamox eh um remdio pra Glaucoma, mas que descobriram por acaso que sua composicao quimica e efeito diuretico e laxativo ajuda o corpo a processar e eliminar as toxinas causadas pela falta de oxigenio no organismo e assim evita as dores de cabeca, enjoos, alucinacoes, edema pulmonar e afins causado pela alta altitude.

      Responder
  2. Viviane - 01/10/10 - 12h28

    Show de imagens Dri! É verdade que para scalar um lugar de alta altitude é necessário ficar indo e voltando para a regiao, percorrendo as areas mais próximas e tal com o intuito de ir acostumando o organismo e nao ir sofrendo com a falta de oxigenio? Estive este ano no Teide, o ponto mais alto da espanha, situado em Tenerife, nas ilhas Canárias, um santuario de beleza, vale muito a pena visitar, e daí meu noivo e eu estamos pensando em ir escalar o dito cujo em breve, e me lembro de ter visto alguém fazer esse comentário. Xerocas flor, força no Diario!

    Responder
    • Adriana - 01/10/10 - 12h57

      Isso, eh isso mesmo.
      E por isso todo dia faziamos uma escalada de aclimatizacao ate um ponto mais alto, ficavamos por lah um tempinho, e depois voltavamos pro acamapamento; e essa tecnica “engana” o corpo a absorver mais oxigenio do ar.

      Responder
      • Juliana P. Galvão - 03/10/10 - 02h05

        Quando rolava o “desarranjo” o grupo todo tinha que esperar o fulano sair da moita??? Ou o povo continuava a caminhada e o fulano seguia depois, já aliviado???

        Responder
        • Adriana - 03/10/10 - 07h23

          Hahahaha!
          Quando alguém passava mal, todos os outros esperavam… E aproveitavamos pra descansar, sentar um pouco, beber água e tals.

          Responder
  3. Viviane - 01/10/10 - 15h19

    Ah, tem sentido sim, vamos ver no que vai dar. É isso ai, Dri tbm é fisiologia! Bjinhus flor.

    Responder
  4. Dani - 01/10/10 - 16h43

    Que fotos lindas! Mas tem que ter muita coragem para bancar uma aventura destas…
    Bjs

    Responder
  5. Luciana Bordallo Misura - 01/10/10 - 17h31

    Ai, essa escalada de aclimatização deve ser um horror. Todo mundo doido pra ficar no acampamento e ter que passar direto é que nem roubar doce de criança ;-) Maldade!

    Dri, te mandei um email sobre o Mundo Pequeno, você recebeu?
    .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Julia e a escola =-.

    Responder
  6. Renata Assis - 01/10/10 - 18h39

    fiquei com vontade ir soh pelas fotos!!!! mas depois, pensando bem nesses piriris que vc ta contando “de leve” “sendo moca fina” hahahahaha me deixa meio preocupada!!! mas eu sonho mesmo um dia ir fazer isso…
    :) beijo e parabens!

    Responder
  7. carol - 01/10/10 - 19h31

    O que acho mais legal nas suas fotos é que vc está sempre de bom humor e sorrindo… Se fosse eu numa viagem dessas de perrengue teriam várias fotos com cara de cansada, algumas vezes emburrada de mau humor hehehe

    Responder
  8. […] This post was mentioned on Twitter by Clarissa Comim, Carolina Rodrigues. Carolina Rodrigues said: Li no Google Reader: Dia 3: Kikelelwa a Mawenzi http://goo.gl/fb/tiwgc […]

    Responder
  9. Si - 02/10/10 - 00h57

    E esses Escoceses nao estavam exaustos? Eu so de ler to morta. rsrsrs

    Responder
  10. Bete - 02/10/10 - 02h55

    Oi Dri
    Além do passeio maravilhoso, voltaram super elegantes.
    Eu to achando vcs dois mais magrinhos, qtos quilos vcs perderam nessa maratona?

    Responder