De uns tempos pra cá eu ando super encantada com o Leste Europeu, e querendo conhecer cada vez mais esse “lado B” do continente.
Não me levem a mal, a Europa Ocidental é encantadora, cheia de historia pra contar e um lugar mais bonito que o outro, com muita coisa pra conhecer e visitar.
E enquanto isso o Leste do continente é o “primo pobre”, que até pouquissimo tempo atras ninguem dava a menor bola, e pouca gente presta atenção neles.
Praticamente todos os paises do lado leste do continente ainda estao tentando se reerguer depois de anos, decadas e seculos de guerras, massacres, escravidão e conflitos em geral, e tudo isso ao mesmo tempo que lutam contra o preconceito e os estigmas que teem no lado oeste da Europa.
E é por isso mesmo que acho tao fascinante esse conjunto de pequenos paises que passaram toda sua historia lutando contra alguem ou alguma coisa, enquanto tentam manter sua propria identidade. E a cada novo pais ou nova cidade no leste Europeu que conheço, umas outras tantas surgem na minha lista.
E potencializando todo esse encantamento e conflito do leste Europeu, estão os paises dos Balkans. Porque se o Leste Europeu ainda é semi esquecido pelo mundo, os Balkans entao, pouca gente mal sabe onde fica e quem são… Afinal são uma meia duzia de paises que lutaram, se juntaram e separaram, trocaram de nome, de fronteira e de alianças a menos de 20 anos atras!
Voce lembra de estudar sobre a Checo-Eslovaquia? E a Ioguslavia?
E saberia identificar onde fica a Macedonia? A Bosnia? Montenegro? Kosovo?
Até uns 2 anos atras, eu não sabia. Até herdar a regiao “Balcanica” para gerenciar no trabalho e ter que entender como funciona a dinamica da região… Aprender que quando um gerente Grego se refere ao FYROM, ele quer dizer “Former Yoguslavian Republic of Macedonia” (antiga republica Ioguslavia da Macedonia – A Grecia não reconhece a idependencia da Macedonia), e que escrever um Job Description pedindo candidatos que falem Bulgaro E Romeno, é uma gafe quase tão grande quando dizer que Buenos Aires é a capital do Brasil…
Então fui vivendo e aprendendo, e a medida que fui aprendendo sobre a região, foi aumentando minha vontade de conhecer os Balkans.
Então a escolha da Bulgaria como destino (apesar dos olhos esbugalhados e narizes torcidos) foi facil: a EasyJet voa de Londres direto pra Sofia, e eu morria de vontade de conhecer a Bulgaria ha anos, desde que meu pai foi pra lá a trabalho no fial dos anos 90 e voltou cheio de fotos lindas!
E claro, muita coisa ainda esta destruida, caindo aos pedaços, e com o passar dos seculos sobraram muito menos coisas “turisticas” pra se ver e conhecer doque se compararmos Sofia com Paris ou Roma, por exemplo. Mas voltei encantada pela historia do pais, e varios outros paises entraram pra lista!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Ansiosa para saber mais!! :)
Dri estou acompanhando seu blog ha uns bons 8 meses, entao deixei de ser ingrata e resolvi dar as caras !!
Louca pra ver as fotos da Bulgária! :)
.-= Yasmin ´s last blog ..tournierr- Formatura linda ontem amei a solenidade- estava lindaaaaaaaaa =-.
Hahahah!
Seja benvinda!
Aguardo ansiosamente mais sobre a Bulgária!
Pode deixar que hj de noite outro post entra no ar! (fiquei com preguica de terminar ontem…)
Oi Dri,
Também estou curiosa para saber mais! =)
Bjs
Oi Adriana, a Bulgaria è linda, nao sei se voce sabe mas muitos brasileiros perseguidos pela ditadura militar se exilaram ali, e sendo muito jovens estudaram e se formaram ali, e hoje essa gente esta toda ligada ao governo de nossa presidenta Dilma.
Dizem que os bulgaros chegaram tarde na divisao do mundo, e como tudo ja tinha dono Deus lhes deu um pedaçao do paraiso.
Espero que voce se divirta , la faz um frio que te cagas como dizem em España.
Um beijo e sote.
Olá!
Estou amando o teu blog, faz uma hora que estou aqui passeando pelo mundo através dos teus olhos.
Você é uma mulher de sorte, não veio o mundo a passeio ou melhor…veio?rs
Estou te seguindo para vir aqui mais vezes, quero programar algumas viagens, vou aprender muito contigo.
Te quero no Chá das Cinco
Bjs linda
Gemária Sampaio
comecei a conhecer a europa pelo leste, depois verei o ocidente; concordo com seu post!
Legal!
A Bulgária foi bastante citada na campanh de Dilma.
A cidade onde o pai dela nasceu, Gabrovo é na região onde foi filmado “Borat”, o que não nos faz ter vontade de conhecer.
Mas como você disse, os tempos são outros e muitos paises do leste Europeu estão melhorando e tem boas hirtórias e coisas legais para mostrar!
você é 10!
beijos
Oláááá…
Parabéns pelo material que está publicando aqui. Estou pesquisando sobre a história de minha família para escrever um livro da imigração e pretendo ir à Bulgária ano que vem. O governo búlgaro promove um congresso com patrícios de todo mundo a cada 3 anos e vou aproveitar para fundamentar melhor minhas pesquisas.
Estarei sempre por aqui para pegar dicas e mais dicas.
Abraço!
olá!
Meu sogro é bulgaro, veio do comunismo… agora depois de 60 anos, vai voltar a sua terra natal para reencontrar sua familia. e claro, eu estarei junto.. ele também escreveu um livro contando como foi parar aqui no Brasil.. beijo!
Dri, fantastico seu blog, estou conhecendo o mundo. Parabéns!
Olá Dri, estou planejando uma viagem a Bulgária, eu realmente senti a resistência do meu marido para ir, dizendo que não tem o que ver por lá, acabei de ler os 3 posts, super interessantes e as fotos estão lindas. Vamos para a praia em Nessebar, tomara que dê para fazer alguma das visitas que vc fez.