14 Nov 2010
14 comentários

Bulgaria

Bulgaria, Dicas de Viagens

De uns tempos pra cá eu ando super encantada com o Leste Europeu, e querendo conhecer cada vez mais esse “lado B” do continente.

Não me levem a mal, a Europa Ocidental é encantadora, cheia de historia pra contar e um lugar mais bonito que o outro, com muita coisa pra conhecer e visitar.

E enquanto isso o Leste do continente é o “primo pobre”, que até pouquissimo tempo atras ninguem dava a menor bola, e pouca gente presta atenção neles.

Praticamente todos os paises do lado leste do continente ainda estao tentando se reerguer depois de anos, decadas e seculos de guerras, massacres, escravidão e conflitos em geral, e tudo isso ao mesmo tempo que lutam contra o preconceito e os estigmas que teem no lado oeste da Europa.

E é por isso mesmo que acho tao fascinante esse conjunto de pequenos paises que passaram toda sua historia lutando contra alguem ou alguma coisa, enquanto tentam manter sua propria identidade. E a cada novo pais ou nova cidade no leste Europeu que conheço, umas outras tantas surgem na minha lista.

E potencializando todo esse encantamento e conflito do leste Europeu, estão os paises dos Balkans. Porque se o Leste Europeu ainda é semi esquecido pelo mundo, os Balkans entao, pouca gente mal sabe onde fica e quem são… Afinal são uma meia duzia de paises que lutaram, se juntaram e separaram, trocaram de nome, de fronteira e de alianças a menos de 20 anos atras!

Voce lembra de estudar sobre a Checo-Eslovaquia? E a Ioguslavia?

E saberia identificar onde fica a Macedonia? A Bosnia? Montenegro? Kosovo?

Até uns 2 anos atras, eu não sabia. Até herdar a regiao “Balcanica” para gerenciar no trabalho e ter que entender como funciona a dinamica da região… Aprender que quando um gerente Grego se refere ao FYROM, ele quer dizer “Former Yoguslavian Republic of Macedonia” (antiga republica Ioguslavia da Macedonia – A Grecia não reconhece a idependencia da Macedonia), e que escrever um Job Description pedindo candidatos que falem Bulgaro E Romeno, é uma gafe quase tão grande quando dizer que Buenos Aires é a capital do Brasil…

Então fui vivendo e aprendendo, e a medida que fui aprendendo sobre a região, foi aumentando minha vontade de conhecer os Balkans.

Então a escolha da Bulgaria como destino (apesar dos olhos esbugalhados e narizes torcidos) foi facil: a EasyJet voa de Londres direto pra Sofia, e eu morria de vontade de conhecer a Bulgaria ha anos, desde que meu pai foi pra lá a trabalho no fial dos anos 90 e voltou cheio de fotos lindas!

E claro, muita coisa ainda esta destruida, caindo aos pedaços, e com o passar dos seculos sobraram muito menos coisas “turisticas” pra se ver e conhecer doque se compararmos Sofia com Paris ou Roma, por exemplo. Mas voltei encantada pela historia do pais, e varios outros paises entraram pra lista!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
14 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
14 comentários
  1. Carol G - 14/11/10 - 18h03

    Ansiosa para saber mais!! :)

    Responder
  2. Yasmin - 14/11/10 - 19h47

    Dri estou acompanhando seu blog ha uns bons 8 meses, entao deixei de ser ingrata e resolvi dar as caras !!

    Louca pra ver as fotos da Bulgária! :)
    .-= Yasmin ´s last blog ..tournierr- Formatura linda ontem amei a solenidade- estava lindaaaaaaaaa =-.

    Responder
    • Adriana - 15/11/10 - 09h06

      Hahahah!
      Seja benvinda!

      Responder
  3. Thais Mittmann - 14/11/10 - 22h14

    Aguardo ansiosamente mais sobre a Bulgária!

    Responder
    • Adriana - 15/11/10 - 09h06

      Pode deixar que hj de noite outro post entra no ar! (fiquei com preguica de terminar ontem…)

      Responder
  4. Patricia - 15/11/10 - 12h17

    Oi Dri,

    Também estou curiosa para saber mais! =)

    Bjs

    Responder
  5. antonia - 15/11/10 - 18h40

    Oi Adriana, a Bulgaria è linda, nao sei se voce sabe mas muitos brasileiros perseguidos pela ditadura militar se exilaram ali, e sendo muito jovens estudaram e se formaram ali, e hoje essa gente esta toda ligada ao governo de nossa presidenta Dilma.
    Dizem que os bulgaros chegaram tarde na divisao do mundo, e como tudo ja tinha dono Deus lhes deu um pedaçao do paraiso.
    Espero que voce se divirta , la faz um frio que te cagas como dizem em España.
    Um beijo e sote.

    Responder
  6. Gemária Sampaio - 15/11/10 - 20h17

    Olá!
    Estou amando o teu blog, faz uma hora que estou aqui passeando pelo mundo através dos teus olhos.
    Você é uma mulher de sorte, não veio o mundo a passeio ou melhor…veio?rs

    Estou te seguindo para vir aqui mais vezes, quero programar algumas viagens, vou aprender muito contigo.
    Te quero no Chá das Cinco
    Bjs linda
    Gemária Sampaio

    Responder
  7. mary - 20/11/10 - 21h24

    comecei a conhecer a europa pelo leste, depois verei o ocidente; concordo com seu post!

    Responder
  8. Zizi - 26/11/10 - 14h31

    Legal!

    A Bulgária foi bastante citada na campanh de Dilma.
    A cidade onde o pai dela nasceu, Gabrovo é na região onde foi filmado “Borat”, o que não nos faz ter vontade de conhecer.

    Mas como você disse, os tempos são outros e muitos paises do leste Europeu estão melhorando e tem boas hirtórias e coisas legais para mostrar!

    você é 10!

    beijos

    Responder
  9. Rodrigo Papov - 29/11/11 - 19h35

    Oláááá…

    Parabéns pelo material que está publicando aqui. Estou pesquisando sobre a história de minha família para escrever um livro da imigração e pretendo ir à Bulgária ano que vem. O governo búlgaro promove um congresso com patrícios de todo mundo a cada 3 anos e vou aproveitar para fundamentar melhor minhas pesquisas.

    Estarei sempre por aqui para pegar dicas e mais dicas.

    Abraço!

    Responder
  10. jordania - 01/05/12 - 16h03

    olá!
    Meu sogro é bulgaro, veio do comunismo… agora depois de 60 anos, vai voltar a sua terra natal para reencontrar sua familia. e claro, eu estarei junto.. ele também escreveu um livro contando como foi parar aqui no Brasil.. beijo!

    Responder
  11. Valdilene - 04/10/12 - 01h47

    Dri, fantastico seu blog, estou conhecendo o mundo. Parabéns!

    Responder
  12. Ana Audun - 09/07/13 - 10h12

    Olá Dri, estou planejando uma viagem a Bulgária, eu realmente senti a resistência do meu marido para ir, dizendo que não tem o que ver por lá, acabei de ler os 3 posts, super interessantes e as fotos estão lindas. Vamos para a praia em Nessebar, tomara que dê para fazer alguma das visitas que vc fez.

    Responder