14 Mar 2011
20 comentários

Bled

Dicas de Viagens, Eslovenia

Bled é o principal ponto turistico da Eslovenia e seu principal cartão postal.

E é facil entender porque: a cidade fica aos pés dos Alpes, com vistas para os picos Stol e Triglav a sua volta, e um lago de agua glaciar impossivelmente cristaliana no meio. E pra completar, no meio desse lago tem uma ilha, onde uma igreja foi prontamente construida. Parece um cenario impossivel? Então adicione um castelo medieval construido tão na beirada do penhasco que mal dá pra acreditar que ele estai ali, intacto e desafiando as leis da fisica ha tantos seculos.

A descrição parece ser um lugar irrieal, mas só quando voce chega lá é que entende, porque esse cidadezinha consegue, sozinha, atrair mais turistas para esse mini pais doque muita cidade peso pesado pelo mundo.

Mas nós demos azar, muito azar na nossa viagem a Bled. Sabado, enquanto passeavamos em Ljubljana o sol estava azulzinho, e o dia uma delicia. E quando acordamos no domingo o ceu estava um pouco nublado, mas que foi abrindo pouco a pouco a medida que subiamos os Alpes, até que finalmente chegamos a Bled com um sol a pino e ceu azul! E logo de cara vimos que realmente a cidade era tudo aquilo e mais um pouco!

Mas estava muito mais frio, então resolvemos parar pra tomar um café e acordar, enquanto nos preparavamos pra enfrentar a neve não planejada. Foi questao de 20 minutos, mas assim que voltamos pro lago, o sol já tinha ido embora e dado lugar pra um super nuvel preta!

Como eu fiquei de mau humor! Porque? Porque resolvemos parar pelo caminho (a ideia não foi minha, dai o mau humor!)??

E não vou falar falar que a cidade fica bonita de qualquer jeito, porque seria mentira. Bled é linda, mas com o ceu limpo e azul a cidade é inacreditavelmente linda, quase irreal… e muito doque faz com que essa cidade seja tão magica, é facilmente escondido pelas nuvens – já não víamos os Alpes a nossa volta, a agua do lago trocou seu verde esmeralda por tons de cinza, e a ilha no meio do lago ficou parcialmente escondida pela neblina…

Mas isso faz parte de viajar (principalmente viagens na baixa temporada e no inverno) e nunca dá pra prevenir oque vamos realmente conhecer, independente do quanto voce tenha planejado, ou de quantas fotos já tenha visto do lugar.

Mas por outro lado, o cenario estava perfeito!

A neblina encobrindo a ilha no meio do lago, o castelo com um ceu quase preto ao fundo, e o chao branquinho de neve…

Tão cenográfico quanto a paisagem ceu-azul do cartão postal, e nao menos magico e impressionante!

Bled fica a cerca de 2 horas de Ljubljana, e é super simples chegar até lá. A maneira mais facil é ir de onibus (a cidade tem uma estacão de trem, mas fica longe do lago e do centro da cidade), que saem a cada hora, na estação central de onibus de Ljubljana (em frente a estação de trem).

Voce pode comprar seu ticket no guiche da estação (recomendavel pra alta temporada – no auge do inverno e no auge do verão) ou direto com o motorista, e custa 14 Euros ida e volta.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
20 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
20 comentários
  1. Juliana P. Galvão - 14/03/11 - 14h28

    Dri,

    Como é que vc descobre estes destinos??? Indicação de amigos, ou de revista de turismo, ou vc aponta no mapa um país e saí pesquisando a respeito dele?

    Que lugar mais lindindo…

    As fotos ficaram lindas! As duas em que vc aparece sozinha ficaram muito legais, ainda mais com esse cenários meio cinza. Vc deu uma cor nas fotos!

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 14/03/11 - 14h56

      A maioria das “descobertas” eh por acaso memso, fuxicando em sites, livros ou revistas de viagens. E muitas vezes soh depois de achar uma passagem bem barata pra algum lugar (como foi o casa da Eslovenia) eh que eu comecei a investigar oque tinha pra ver/fazer por lah!
      Foi uma bela surpresa! :-)

      Responder
  2. aline - 14/03/11 - 16h56

    Dri, fiquei com frio soh de ver as fotos, aquele frio de doer a testa e as bochechas, mas eh mto bonito msm. No verao deve ser coisa de filme.

    Responder
    • Adriana - 15/03/11 - 09h16

      Eu nao estava esperando tanto frio (em Ljubljana esta bem tranquilo… com sol…) e morri de frio! Deixei meu gorro na mala e fiquei o dia todo com dor de ouvido por causa do vento congelado!

      Responder
  3. Mariana - 14/03/11 - 20h43

    Dri, os modelos “tradicionais” de Uggs são adequados para se usar no inverno com neve, ainda que não seja muita neve? Ou, melhorando a pergunta, são adequadas para o inverno londrino (dez, jan e fev)???
    Beijos

    Responder
    • Adriana - 15/03/11 - 09h13

      Sim, perfeitos! Principalmente pra invernos tipo de Londres, que faz frio mas nunca chega a temperaturas extremas (ou quase nunca…).
      Mas os modelos mais tradicionais da Ugg (aquele que parece que o pe esta engessado!) muitas vezes nao eh feito de material impermeavel, entao se vc usar numa regiao com muita neve ou chuva, pode acabar com os pes molhados.

      Responder
      • Mariana - 16/03/11 - 01h40

        Então, o que vc me recomenda para esse período em Londres (dez, jan e fev)?? Não tenho grana para gastar com várias botas, nem modelos muito caros… Queria comprar uma bota só, que me fosse útil e adequada para esses 3 meses que pretendo passar em Londres…

        Responder
        • Adriana - 16/03/11 - 10h53

          Se for só pra Londres, uma Ugg (ou suas versão genericas) é a melhor opção!

          Responder
          • Mariana - 17/03/11 - 01h45

            Pretendo fazer pequenas viagens por países da Europa ainda não definidos no período de Natal/Ano Novo… E pretendia/pretendo passar três meses usando a mesma bota todos os dias! HAHAHAHAHA

            Responder
            • Adriana - 17/03/11 - 11h27

              Ah, entao a UGG eh mesmo a melhor opcao!

              Responder
              • Mariana - 17/03/11 - 20h39

                Dri, muitíííssimo obrigada pela ajuda!
                Seu blog é leitura diária obrigatória! E graças a você tenho conhecido mais sobre o lugar em que pretendo passar o final do ano, me inspirado para as pequenas viagens no período de natal e me apaixonado cada vez mais por Londres! Seu blog realmente tem sido uma ajuda e tanto!!!
                Muito obrigada! :) Beijos

                Responder
  4. Carol - 15/03/11 - 00h40

    Já fui a Bled no verao e tenho que concordar: é um dos lugares mais lindos que já vi nessa vida!
    A água é verde esmeralda, o céu é azul… Quando mostrei a foto para alguns amigos, eles chegaram a pensar que eu tinha feito photoshop! Rsrsrs
    Mas as fotos ficaram lindas mesmo com o tempo ruim =)
    Bjao!

    Responder
    • Adriana - 15/03/11 - 09h11

      Blad no inverno nao fica tao bonita, mas em compensacao dah um outro charme, neh? A neve nos alpes fica lindo!

      Responder
  5. Ariane Tavares - 15/03/11 - 23h37

    Que Lugar lindo e romantico. Perfeito para namorar :-)S2

    Responder
    • Ariane Tavares - 15/03/11 - 23h38

      Adoro seu Blog, viajo sem sair do lugar :-/….

      Responder
  6. José Luiz - Viver a Viagem - 02/04/11 - 22h43

    Dri, te entendo totalmente quanto ao clima! Não tem nada que me deixa com mais ódio que um dia feio justo nas viagens/férias!

    Eu fiquei 1 mês em Floripa agora em março e peguei só 5 dias de sol… o resto foi só tempo fechado!! E pior, ainda fiquei doente justo em 2 dias dos 5 de sol!!!

    Odeio Murphy, São Pedro e a moça do tempo!!!

    P.S: Para piorar, descubro que agora tá um sol lindo em Floripa… argh!!

    Responder
  7. ISABEL CELIA ALVES - 08/04/11 - 22h00

    Dri q lugar lindo e echarp de oncinha deu um charme nas fotos, rs…bjs

    Responder
  8. Fernanda - 03/11/14 - 00h06

    Oi Dri, tudo bem? Estou indo na segunda quinzena de janeiro/2015 para Itália + essa parte do Leste Europeu (Eslovenia, Croácia, Sérvia, Bósnia e Montenegro), no auge do inverno, você acha que vou pegar esse tempo fechado de qualquer maneira? Não vamos conseguir nenhum céu azul com sol? Eu e meu marido adoramos viajar nessa época do ano pois amamos o frio, mas a combinação frio + sol + céu azul é maravilhosa né? Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 03/11/14 - 09h39

      Bem, impossivel prever como estara o tempo exatamente, ne?
      Mas esse eh o principal risco de se viajar no inverno, e as chances de pegar tempo ruim sao bem maiores do que as chances de pegar tempo bom…
      Claro que frio com ceu azul todo mundo adora, mas infelizmente nao eh a realidade do inverno… hehehehe

      Responder
  9. Maisa Costa - 02/02/15 - 18h32

    Estou fazendo um cruzeiro mediterrâneo do Brasil para Veneza ficarei 3 dia em Veneza estou pensando alugar um carro e conhecer Bled,depois voltarei para Veneza irei fazer Ilhas gregas de navio no final irei para Portugal de avião para conhecer a parte norte desta terrinha.
    Estou lendo todas as dicas do seu blog.

    Responder