13 May 2011
31 comentários

Guia conciso de comida Indiana para frescos e medrosos

Delhi, Dicas de Viagens, India

Antes de viajar eu fiz umas piadinhas no Twitter sobre nossa dieta de engorda pre viagem – ja que sabia que iriamos passar 17 dias a base de curry apimentado vegetariano!

Eu nao tinha nada contra comida Indiana, mas esta longe de ser minha preferida. E isso porque sempre achei que o problema era mesmo de meu paladar, pois afinal, Londres eh considerado um dos melhores lugares de mundo pra se comer um curry autentico!

Mas eu estava enganada em duas cosias importantissimas: primeiramente, que a comida do Nepal e do Sri lanka sao muuuuito diferentes da comida Indiana (entao nao foram tantos dias assim imersos em curry!), e principalmente – voce nunca comeu curry ate comer na India!

Nao adianta o quanto digam que Londres tem alguns dos melhores restaurantes Indianos do mundo – Eu so consegui passar a gostar mesmo de curry depois da primeira refeicao na India!

As opcoes eram sempre muitas, e o principal problema eh sempre saber oque escolher no menu! Entao aproveitei a boa vontade dos guias e o Ingles precario dos garcons e explorei a fundo os menus e as especialidades servidas por la. Entao esse mini guia/menu tem algumas de minhas escolhas preferidas (com links para receitas!) que sao uma boa introducao a essa culinaria.

Logo no dia que chegamos, na estrada a caminho de Jaipur, paramos pra comer numa birosca na beira da estrada que era de arrepiar. Enquanto lia o menu, tentava recaptular onde estava o estoque de remedios pra dor de barriga que tinha comprado, e acabei pedindo uma opcao facil e segura, que reconheci na hora: Tikka Masala Vagetariano com arroz Basmati.

Tikka Masala

O Tikka Masala eh um prato tipico Indiano e muito popular na Inglaterra, que involve marinar os vegetais (ou frango, na versao Britanica) em curry e especiarias numa base de tomate, coentro, curry e yogurte, cozido num forno Tandoor (forno de barro tipico Indiano).

Eh um prato que eu como bastante aqui em Londres, e acho bem gostosinho. Mas nossa! Como foi diferente!! De-li-ci-o-so!! E foi exatamente oque precisava pra perder o medo e experimentar um pouco mais a mesa durante a viagem!

E pra completar, o prato veio acompanhado com pao Naan de alho de chorar de delicioso! (e acabou virando nosso acompanhamento obrigatoria em todas as refeicoes durante a viagem!)

Pão Naan com alho (MUITO alho)

 Entao passado o receio original, resolvi comecar a explorar outras opcoes que apareciam no cardapio e eu nunca soube oque eles eram extamente.

Uma otima descoberta (que depois tambem foi repetida algumas vezes) foi o arroz Biryani, que tem como base de seu tempero acafrao e sementes de mostarda, com nozes e cebola frita por cima pra dar uma textura.

Arroz Biryani

E apesar de que eu pedi que meu Biryani nao fosse muito apimentado, eles serviram o prato com molho Raita, feito de iogurte e muito comum em pratos de curry, pois o iogurte “refresca” a pimenta.

Molho Raita

 Esse raite em especial foi muito bom, pois em vez de ser o Raita comum que tem como ingrediente principal penino e menta, esse era quase que uma versao de molho vinagrete Indiano, com pepino, menta, tomate cebola e alho!

E olha que geralmente nao sou muito chegada em molhos cremosos e a base de leite/iogurte, mas esse tava tao bom que perdi o medo!

Depois de algumas refeicoes super bem sucedidas, o Aaron resolveu se aventurar um pouco mais e perdeu o receio de provar o tal do Paneer, que foi terrivelmente traduzido como queijo cottage, mas que depois que provamos eu achei que era super parecido com nosso queijo coalho!

Paneer

Paneer eh o principal substituto de proteina em pratos vegetarianos e vc encontrar Paneer em tudo! Ate o McDonalds tem uma selacao incrivel de McPaneer substituindo o hamburger de vaca! Mas a versao mais comum eh sempre o simples Paneer com curry.

Jalfrezi

 Quando estavamos em Agra, jantando com a vista do Taj Mahal a noite, eu resolvi provar o Jalfrezi, que eh outra maneira de preparar curry que eh tipica da regiao, e foi desenvolvida pelos Mugals, tribo de origem Bengali que foram os principais artesaos responsaveis pela construcao do Taj.

Eu adorei o Jalfrezi vegetariano, pois apesar de ser predominantemente um prato a base de curry, o tempero eh bem mais leve e menos marcado doque num curry comum.

Mas uma coisa que me surpreendeu foi que apesar de ser predominantemente um pais vegetariano, nao foi impossivel achar carne nos menus.

Talvez tenha sido pelo simples fato de que nos acabavamos sempre sendo levados nas opcoes mais turisticas (menu em Ingles ajuda, mas eh o primeiro sinal de que vc esta longe de estar num restaurante “autentico”!), mas sempre tinha uma ou outra opcao com frango, e nas cidades maiorzinhas (ou em Delhi) vimos varios menus com carne de vaca.

O problema eh que voce se sente muito errado de estar comendo um animal na India!

Eh muito impressionante esse respeito que eles tem com a vida, por menor e mais insignificante que ela paresce ser… Por exemplo, enquanto eu ficava louca com as moscas e mosquitos e ficava me abanando e tentando matar as desgracadas desperadamente, nosso motorista ia calmamente “encaminhando” cada uma das moscas pra fora da janela do carro, sempre com uma paciencia e precisao de Gandhi pra se livrar de cada uma delas.

Mas o pricipal motivo mesmo de termos optado por seguir o vegetarianismo enquanto estavamos la (que pro Aaron era uma ideia incincebivel ate entao!) eh ver a condicao em que os animais vivem na India. Afinal, se eh proibido matar vacas, da onde saiu essa carne do seu hamburguer?! Sabe?

As vacas, galinhas, porcos, javalis e cabras estao em todos os cantos, sempre largados, sujos, magros, comendo lixo na beira das estradas.

Por mais que voce nao necessariamente associe as vacas gordinhas e saudaveis do Pampa Argentino com a picanha na sua churrasqueira, quando vc passa o dia todo vendo vacas magras e doentes comendo lixo na entrada da favela, impossivel nao pensar que voce nao quer que aquilo ali chegue nem perto do seu prato!

Entao ser vegetariana por 2 semanas foi muito mais facil doque imaginei, e nao senti falta nem um pouco de carne nenhuma!

McDonalds sem Hamburguer!

 Mas quando estavamos esperando uma conexao no aeroporto de Delhi, nao resisti em tirar uma foto do menu 100% sem carne vermelha!

E quer saber, nao passamos mal nem ficamos doentes nenhuma vez por causa da comida!

Claro que tivemos muito cuidado com agua, frutas com casca e coisa assim (cuidados normais em qualquer viagem!), mas eu ja tinha ouvido tanta historia cabeluda sobre tudo na India ser tao sujo, tao sem higiene, tao isso, tao aquilo…. achei tudo um belo exagero!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
31 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
31 comentários
  1. Rezinha - 13/05/11 - 12h14

    Nossa, fiquei com água na boca… acho que não é tão dificil ser vegetariana num lugar com tantas opções, muito pelo contrário, dá vontade de provar tudo né? Acho que eu adoraria o Panner e o Arroz Biryani.

    Adriana, li no blog do apresentador Zeca Camargo que uma das piores experiências dele em aeroportos, foi na primeira viagem que ele fez a India em 86… Você vai contar sobre sua experiência?

    Responder
    • Adriana - 13/05/11 - 12h21

      Nossa, porque sera?
      Se bem que 1986 foi ha uma outra encarnacao atras neh?!
      Chegamos na India via Delhi e voltamos via MUmbai e ambos os aeroportos foram OTIMOS, nenhuma reclamacao!
      Viajamos de Jet Airways, que eh uma empresa Indiana, e foi uma das melhores cias aereas que ja voei! Aviao novissimo, otima comida, super organizados, nem 1 segundo de atraso, otimo servico!
      Os aeroportos super novos, modernos, free shop enorme, muitas lojas legais, wifi de graca… primeirissimo mundo! Digno de Maraja!

      Responder
  2. CarlaZ - 13/05/11 - 12h36

    Muito bom esse post!
    Gostei da forma que foi apresentada…comida e medo! Porque eu me sinto exatamente assim e todo mundo me critica porque tenho medo de comer umas coisas hehe
    Sou muito fresca pra comer e esse manual já ajuda a encarar com mais facilidade as comidas, apesar da India não estar nos meus planos…já o Nepal…ai!!! mais uma coisa pra pensar
    Bjo

    Responder
    • Adriana - 13/05/11 - 14h11

      Eu gerealmente sou meio aventureira pra comer, e nao tenho a menor frescura de comer em barraquinha de rua na Tailandia, na praia no Rio (que pra gente eh normal neh, mas pros gringos eh um horror!), mercado em Marrocos etc, mas fiquei com medo memso na India!
      Antes de ir pra la soh tinha ouvido historias horriveis de gente passando mal por causa da agua e da comida, e realmente o pais todo eh muito sujo! Eh lixo em tudo quanto eh canto, nunca vi igual!
      Mas na verdade a comida eh deliciosa, e nao tivemos problema NENHUM de dor de barriga, indigestao, etc. (eu levei um necessaire gigante SO com remedio de dor de barriga de todos os tipos! Hahahha! Nao usamos nenhum….)

      Ja no Nepal, nossa a comida eh MUITO boa!
      Na regiao das montanhas a comida eh bem diferente doque eh normal em Kathmandu, pois eles sao mais isolados do mundo e tem menos influencia cultural da India, e praticamente comi prato de peao todos os dias!
      A comida Nepalesa me lembrou muito a comida Brasileira! Eles comem um arroz com lentilha, que eu juro eh igaul comer arroz com fejao! Comi a mesma coisa por 2 vezes por dia, durante 8 dias! Amei!

      Responder
  3. Danybc - 13/05/11 - 12h54

    A comida Indiana e deliciosa. Meu Marido e chef de um restaurante londrino, o Balans, onde o dono e indiano e o menu inclui alguns pratos indianos. Eu amo!! Claro que nao se compara comida Indiana feita por um brasileiro nos USA com uma feita na India, deve ser bem melhor. Mas eu teria o mesmo preconceito se eu fosse na India. Nao pela comida, mas sim pela higiene. Nunca fui a India, mas pelo cheiro das pessoas imagino o mesmo cheiro no gosto das comidas. ( nao tenho preconceito nenhum com indiano, inclusive tenho um grande amigo de la, mas a quimica do cheiro deles nao bate com a minha). Isso e so impressao minha ou esse cheiro existe???

    Responder
    • Adriana - 13/05/11 - 14h06

      Sim, as pessoas tem um cheiro diferente, mas nao eh por causa de sujeira, e sim por terem diferentes habitos de alimentacao.
      A alimentacao deles eh praticamente 100% a base de curry, temperos fortes, pimentas e condimentos, e isso influencia demais seu odor! Sabe que tanto eu quanto o Aaron percebemos (um no outro! Hahahhaha! Comedia!) que nossas axilas ficaram com cheiro de curry depois de uns dias?! Mesmo depois do banho, limpinhos e com desodorante… mas o cheiro dos temperos vem de dentro, por isso eles tem esse odor caracteristico.
      Mas o engracado eh que uma vez uma amiga (uma chinesa e uma indiana) contou que na Asia muita gente pensa o mesmo da gente, principalmente dos Europeus, e sao vistos como sujos e fedorentos, porque assim como os Indianos “fedem” a curry pra gente, nos “fedemos” a leite e queijo pra eles (ou seja, cheiro azedo de um ingrediente que nao faz parte da alimentacao deles). Uma amiga Chinesa disse que quando vemos turistas Asiaticos usando mascara em Londres, nem sempre eh por causa da poluicao, e sim porque eles nos consideram fedorentos!
      Eu achei isso hilario!
      Mas eh questao de habitos e costumes!

      Responder
      • Danybc - 13/05/11 - 14h26

        Que engracado, nunca tinha pensando por esse ponto de vista. Eu devo ter um cheiro sinistro!! Como queijo e tomo leite, como curry e muita pimenta, que medo!!!!

        Responder
        • Adriana - 13/05/11 - 14h44

          Hahahahaah!
          Se vc sentar no metro do lado de um Indiano e ele torcer o nariz, nao estranhe!

          Eu tenho um amigo (Americano) que eh Vegetariano/Vegano xiita, e ele (que eh solteirao, I wonder why…) sempre diz que nao consegue namorar mulheres que comem carne, porque elas fedem demais! (??)
          HAHAHAH
          Quando ele foi pro Brasil no meu casamento (muito regado a churrasco!) achou que os brasileiros tinham um cheiro “estranho”… E passou fome coitado! Incrivel como o Brasil nao foi feito pra vegetarianos!

          Ainda bem que o Aaron eh tao carnivoro quanto eu, entao ficamos os dois no fundunco juntos!

          Tudo uma questao de ponto de vista! :-)

          Responder
  4. Nathalia Tosto - 13/05/11 - 13h21

    Definitivamente eu ia sofrer!
    Além de ser super fresca pra comer, não como nada e tenho um paladar quase infantil!
    Ia voltar 10kg mais magra e ia direto queimar no mármore do inferno por querer comer as vaquinhas magricelas sempre! ahhahahaha

    Beijos

    Responder
    • Adriana - 13/05/11 - 13h59

      Mas nao era pena de comer as vaquinhas por serem magrinhas nao, era nojo das vacas mesmo!
      Vaca na India eh que nem cachorro vira lata de rua! Sujo, magro, com doenca… de jeito nenhum colocar aquilo no meu prato! Hahahah

      Responder
  5. Valéria - 13/05/11 - 14h24

    Olá Adriana!

    Queria registrar aqui que hoje oficialmente terminei de ler TODO seu blog, do primeiro ao último post (levou pouco mais de um mês). Sei que váaarios já falaram isso, mas me empolguei bastante com seus relatos e foi bem viciante ir lendo tudo como se fosse um livro e querendo saber as “aventuras do próximo capítulo”, hahaha! E aqui repito o coro: você devia considerar escrever um livro com suas histórias, seria bem bacana!
    Me identifiquei com muita coisa, pois apesar de que por um lado somos bem diferentes (sou bem mais tímida; viajei pra praticamente lugar nenhum – mas estritamente por falta de tem$$$po), por outro lado também adoro viagens e fotografia, além do fato de que temos a mesma idade – mas ainda fazemos muita palhaçada!
    Encurtando o “testamento”, desejo tudo de bom pra você e boas viagens! :)

    Responder
    • Adriana - 13/05/11 - 14h33

      Meu Deus! Que corajosa! :-)
      (e que vergonha de saber que ainda tem gente que le meus primeiros posts…)
      Muito obrigada!

      Responder
  6. Camila Navarro - 13/05/11 - 15h30

    Apesar de todos os meus receios sobre a Índia, a comida é uma das partes com a qual eu não precisaria me preocupar. Sou vegetariana e ter várias opções no cardápio é um luxo que eu tenho apenas raramente. Poder pedir pratos sem medo, sabendo que no meio dos legumes não há perigo de haver bacon ou presunto, é meu sonho de consumo. ;)

    Responder
    • Adriana - 16/05/11 - 10h23

      Voce ia tirar de letra!
      Mas os pratos sao tao bem balanceados que nao da mesmo pra sentir falta de carne!
      Se engana quem pensa que vegetarianismo significa comer alface 24 horas por dia! oque nao faltam sao boas opcoes!

      Responder
  7. Dedeia - 13/05/11 - 15h39

    Muito bom o post, Migu!
    Aproveito e deixo esse video “temático”:
    http://www.youtube.com/watch?v=eboOeLHWZ4M&feature=player_embedded#at=55

    hehehe

    beijosssss!

    Responder
  8. Luciana Bordallo Misura - 13/05/11 - 17h43

    Eu gosto de todos esses pratos, nao ia ter problema nenhum por la ;-) Voces nao comeram nenhum prato com molho Korma, Vindaloo ou Madras? O molho Korma e cremoso com pouca pimenta e leva castanhas ou amendoas, creme e/ou iogurte e leite de coco, bom pra principiantes. O Vindaloo e o Madras sao a base de curry e podem ou nao ter bastante pimenta (o vindaloo e de origem portuguesa, regiao de Goa!). A minha sogra, que e americana e muito menos acostumada com coisas estranhas e comidas de rua, tambem nao ficou doente com a comida na India. Entao eu penso logo: se ela que e americana sem anticorpos pra essas coisas nao passou mal, a gente que e brasileiro e come comida de praia/rua nao precisa ter tanto medo assim (claro que tomando as precaucoes basicas que voce falou).

    Responder
    • Adriana - 16/05/11 - 10h19

      Ja conheciamos esses molhos, mas na verdade o UNICO prato indiano que eu tinha certeza absoluta que nao gostava eh justamente o Korma!
      Nao suporto comida que mistura molhos adocicados com carne e tals…

      Mas no geral eu achei que foi bem tranquilo comer na India. Tomamos os cuidados normais que se toma em qualquer lugar diferente (mas o cuidado princiapl foi apenas com a agua. Soh bebiamos agua mineral, e NUNCA da torneira, que nao faco nem no Brasil…) e nao tivemos problema nenum!

      Responder
      • Luciana Bordallo Misura - 19/05/11 - 00h47

        Pois e, eu acho que muita gente fica doente nessas viagens justamente por causa da agua, principalmente os americanos que estao acostumados a tomar agua da torneira e muitas vezes esquecem que nao devem. Como nos no Brasil nao tomamos agua da torneira mesmo, nao e o nosso habito, entao pra gente nao deve ser tao dificil assim…

        Responder
  9. Wilma Rocha - 13/05/11 - 17h50

    Hummm esse arroz Biryani e Paneer seriam meus preferidos,que delícia!! Carne vermelha é minha última opção, portanto ia bem por aí. Quanto aos cheiros exalados pelas pessoas já li algo confirmando que alguns especiarias/condimentos ingeridos da disgestão vão para células e são eliminados pela respiração e saem pelos poros. Dizem que até o ar da Índia cheira a curry, ou seria lenda? rsrsrs Mas deve ser uma aventura comer num país como a Índia!!! Adorei o post!!!

    Responder
    • Adriana - 16/05/11 - 10h16

      Nao eh lenda nao! Como comentaram em algum outro post, a India tem um cheio de curry com incenso e lixo, tudo junto e misturado!

      Responder
  10. Rosa Monica - 13/05/11 - 20h18

    Dri deu água na boca!!!!Fiquei com vontade de provar tds os pratos, aquele pão deve ser uma delicia!!!! Sim eu tb vi os comentários do Zeca Camargo sobre a India…Bjss

    Responder
  11. aline - 13/05/11 - 21h58

    Dri,

    E o Chai indiano, provou? Gostou???

    Responder
    • Adriana - 16/05/11 - 10h10

      Tomei Baldes de Cha todos os dias!
      Mas cha bom mesmo sao os do Nepal!

      Responder
  12. Americo Luz - 16/05/11 - 16h39

    Sua Tia Inês não ia concordar em nada se lesse isso. Nem meu pai, que come tudo, gosta da comida indiana por causa das pimentas. Eu acho que ia gostar…

    Tinha que ver a cara dela quando eu, meu pai e meu irmão encaramos um macarrão no café da manhã lá na China. Foi hilário!!!

    Quando eu for a Londres, podemos encarar um indiano se a Bianca topar. Ela é meio fresca tb.

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 16/05/11 - 17h06

      Hahahah!
      Verdade!
      Eu lembro que tia Ines levava papinha de bebe e miojo na mala quando ia pra China e India! Hahahahha
      Nossa, tinha completamente esquecido isso!
      Eu adorei comida Indiana! :-)

      Responder
  13. isabel Moura - 17/05/11 - 09h01

    Acabo de tomar pequeno almoço e já tou com vontade de comer..e tudo por culpa sua: essas fotos aliciam!!:)

    Responder
  14. Elaine Guimarães - 17/05/11 - 16h13

    Dri, que crueldade!!! ( que fome que Deu, affff)
    OMG senti até o cheirinho com essas fotos, parece tudo maravilhoso…
    Essa viagem por mais que vc descreve a sensação que tenho é que é indescritivel, maravilhoso #power #euquerotambem

    Responder
  15. Lena - 20/05/11 - 03h27

    Muito bom! :-)) Um guia desses destrinchado é tudo! :-)

    Responder
  16. Guta - 20/05/11 - 16h51

    Fiquei aguando de ver essas comidas! Q delicia! E olha que eu sempre tive o preconceito de que os restaurantes de lá eram imundos, e que dor de barriga era uma certeza, e como uma carnívora convicta, ia sentir muita falta de carne por lá, mas nao é q seu post me fez repensar tudo isso?! Alias, como eu ja disse, uma viagem p/ India, que estava lá atras na lista de lugares p/ se ir nesse vida, esta subindo várias posições com o seu relato! To adorando!
    bjus

    Responder
  17. […] do mundo, fui descobrindo e desmistificando certas coisas e chegando as minhas proprias conclusoes: seja a comida na India ou o comportamento do Chineses. E claro, uma viagem ao Japao nao poderia ser […]

    Responder
  18. […] local realmente não é das melhores – e olha que não sou nada fresca com essas cosias! Vide aqui e Aqui, por exemplo). O país é bem pobre e as noções de higiene não são as mesmas que vemos no […]

    Responder