25 May 2011
13 comentários

Dal Bhat – A Comida Nepalesa

Annapurna, Dicas de Viagens, Kathmandu, Nepal

Uma das coisas uqe mais me surpreendeu no Nepal – e que ue mais gostei tambem – foi a comida!

Depois de uns dias 100% a base de curry na India, eu ja estava meio apavorda achando que ia ficar isolado no meio dos Himalaias comendo curry todos os dias!

A culinaria Nepalesa ainda tem muita influencia da India, e consequentemente, curry. Mas eles tambem sofrem bastante influencia das China (Tibet) e entao a culinaria local eh meio uma mistureba dos dois.

Mas principalmente, apesar dos visinhos peso-pesados, o Nepal eh um pais bem individual, e cheio de particularidades, entao por mais que esteja esmigalhado entre as duas principais potencias da Asia (e do mundo!) o Nepal tem uma principal influencia: Os Himalaias!

Entao sao justamente as montanhas que determinam o estilo de vida e a cultura Nepalesa, e independente de qualquer outra coisa, impacta diretamente no que eles comem.

Momo

‘O pais tem um mistura entre Hindus e Budistas, sendo que muita gente acredita mais ou menos nas duas religioes (nosso guia era engracado, qualquer templo que aparecesse pela frente, la ia ele fazer sua oferenda e dar uma rezadinha – fosse o templo Budista Nepales, budista Tibetano ou Hindu!), entao isso significa que nao eh tao impossivel achar carne, por exemplo.

Mas por outro lado, 90% do nosso tempo e nossas “experiencias gastronomicas” foram nas montanhas, oque por si so, ja faz com que tudo seja bem diferente. Entao por mais que uma familia seja budista e tenha vacas no quintal por exemplo, isso nao significa que les vao querer matar a vaquinha pro almoco. A vaca vai ajudar a arear a terra, vai dar leite, vai carregar mercadoria entre uma vila e outra e afins.

Entao oque vimos por la foi que intencionalmente ou nao, a grande maioria das pessoas eh vegetarian. As vezes rolava um frango aqui ou ali no menu, mas meio raro.

Refeição Completa!

Mas a culinaria no Nepal tem dois carros chefe: “Dal Bhat” e “Momo”.

Eu cnheco uma menina aqui em Londres que eh Nepalesa e a primeira coisa que ele me disse foi “Prove Momo!”, entao essa foi a primeira coisa que eu fiz!

Momo eh tipo um dumpling de massa de arroz, com recheio de vegetais, queijo ou frango e pode ser um dumpling ensopado (meu preferido) ou frito. Ele nada mais eh doque um mini pastelzinho, mas que vem com um molho meio apimentado, meio de curry, que eh uma delicia!!

Foi facil achar Momo nos vilarejos que passamos, mas como a comida era sempre “da terra”, acabamos desistindo do MOmo porque demorava muito pra preparar (elas iam moer o arroz pra fazer a farinha, misturar a massa, colher os vegetais pro recheio, preparer os temperos, cozinhar etc… Zzzzzz….).

E alem disso, precisavamos de sustancia pra andar 8 horas por dia ladeira acima e ladeira abaixo, entao comiamos sempre o memso que o guia e o carregador pedissem: Dal Bhat!

A maneira mais facil de descrever o Dal Bhat eh falar que Dal Bhat esta para o Nepal, como o arroz com feijao esta pro Brasil e a batata cozida esta pra Portugal.

Eh o basico da culinaria, eh a comida que todo mundo tem acesso, cresce o ano todo, eh barato e enche barriga.

Mas pra completer, o Dal Bhat realmente eh como arroz e feijao!

Dal = Lentilha, Bhat = Arroz.

Entao os nepaleses comem todos os dias, 365 dias por ano, arroz com lentilhas. 

Dal Bhat

E a maneira como eles preparam eh igualzinha ao feijao preto Brasileiro, cheio de temperos, alho e cebola refogada, e cozido na panela de pressao!

Logo na nossa primeira noite, quando eu senti aquele cheirinho “de feijao” no ar e ouvi o barulho da panela de pressao foi um déjà vu muito bizarro…

E o gosto tambem eh muito parecido! Delicia!

Molho de Pimenta verde

Eu comi Dal Bhat TODOS OS DIAS com o guia, de chagar ao ponto de ja virar piadinha, e eles ficavam falando que eu ja podia pedir minha nacionalidade Nepalesa no fim da viagem. Ja o Aaron nao conseguia entender porque eu gostei tanto daquela comida sem grace… eh soh arroz e lentilhas e feijao… Ele ficava falando que eu ia VIRAR uma lentilha de tanto comer Dal Bhat!

Mas nao adianta, nesses lugares assim, se vc quer comer bem e evitar ziqueziras estomacais, tem que comer oque os locais comem e ponto final!

O Aaron nao aguentou o ritmo de comer arroz e lentilha 2 vezes por dia, por 10 dias e sempre que a Tea House tinham opcoes diferentes, ele pedia alguma coisa nova, entao acabamos comendo pizza, batata frita, pasta etc. Resultado? Nenhum desses pratos estava bom, e no fim da viagem o Aaron se sentiu meio mal… Sabe-se la quando que a Tiazinha desceu pra civilizacao pra comprar aquele pacote de macarrao, certo?!

Entao quando me perguntam quantos quilos emagreci nessa viagem, a resposta eh: nenhum!

Parada pro almoço!

Eh verdade que gastamos muitas calorias todos os dias, mas tambem comemos super bem, e ninguem aguenta o ritmo fazendo dieta nem comendo que nem passarinho. Nossa alimentacao foi mesmo pra repor energia, entao cada refeicao era um pratao de peao, e apesar de pagarmos uma media de 1 dolar por refeicao, quando mais voce come, mas elas te servem! Enquanto vc nao dizer “chega” elas continuam servindo “refill” e seu prato nunca fica vazio.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
13 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
13 comentários
  1. julia - 26/05/11 - 17h40

    Que delícia!
    Esses bolinhos momo parecem o guioza japonês. adoro! deu vontade de experimentar.
    beijos

    Responder
    • Letícia R. - 26/05/11 - 21h26

      Também achei parecido com o gyoza! Ai, que fome. :)

      Responder
      • Adriana - 27/05/11 - 08h13

        Eh isso mesmo! Bem parecido, mas acho que a massa do Momo é um louco mais leve, e o molho é diferente; mas a ideia é a mesma!

        Responder
  2. Izabela - 26/05/11 - 18h18

    Que delícia! Adorei você ter contado em detalhes como era a comida do Nepal, estava super curiosa sobre o assunto. Sempre que leio sobre viagem, já penso no que o pessoal come lá… A sua dica de que comer como os locais é certíssima, eu também sempre faço isso. Afinal, a comida é um aspecto muito importante da cultura de cada país.

    Responder
  3. mel - 26/05/11 - 20h29

    dri, no outro post você falou sobre as gorjetas que deixava nas tea houses. você poderia dizer quanto deixava? era proporcional, tipo 10%, ou deixava tipo USD 10 quando a conta era na verdade USD 1? sempre fico na dúvida de quanto pagar nessas situações. é até motivo de briga com o meu namorado! eu quero deixar mais e ele acha que é errado e pode ofender.
    e ainda no tema $, você pagava as refeições do guia e do carregador ou isso já estava incluso no pacote?
    obrigada! adoro os posts!

    Responder
  4. Simone - 26/05/11 - 20h36

    Deu agua na boca essa comida nepalesa. Alem de ter uma carinha de brasileira. Como vegetariana fiquei feliz em saber que as pessoas nao criam o animal somente com o intuito de come-lo.

    beijos

    Responder
  5. Isabel O., Portugal - 26/05/11 - 22h58

    Olá
    Eu estava à espera do fim dos posts para lhe dizer quanto adorei lê-los. Mas hoje já não resisti mais. Obrigada pela partilha – os textos e as fotos estão mesmos interessantes e apetecíveis. Só me apetecia largar a escola e partir Nepal fora.
    Como esta viagem foi nitidamente menos sofrida e mais prazerosa que a africana, os textos assim o refletem. Transmitem alegria e encantamento.
    Como dificilmente poderei fazer esta viagem, fico-lhe grata por me ter lá levado.
    Beijinho

    Responder
    • Adriana - 27/05/11 - 08h13

      Oi Isabel!
      Poxa obrigada!
      A viagem foi bastante dificil fisicamente (bem mais dificil doque eu imaginei), mas realmente, no geral, foi beeeeeem mais proveitosa doque a viagem ao Kilimanjaro.
      Que bom que voces gostaram!

      Responder
  6. Lu Francesa - 27/05/11 - 00h07

    Que bacana comer coisas diferentes! :) Parece com o q vejo no Pékin Express! :)

    Responder
  7. Jo - 27/05/11 - 10h34

    Ola Dri!
    Nossa preciso experimentar a comida Nepalesa, estou com a agua na boca so com as fotos. Tenho a impressao de ser uma comida parecida com a a da vovo. Tudo caseiro, ingredientes locais e fogo a lenha! Agua na boca! hahahaha
    Bjs

    Responder
  8. Ana - 29/05/11 - 04h09

    Oi Dri,amei o seu blog e é a primeira vez que escrevo para vc!adoro o jeito que escreve parece que realmente vc fala e faz o que vc gosta.Parabéns por ele,estou indo para Londres em Agosto e já li os posts que vc escreveu sobre Londres e sobre o tanto que Londres possui varias aereas.Estou super em duvida de que bairro ficar? recebi recomendações de ficar em mayfar,chelsea mas achei os hoteis um pouco caros.Irei ficar 3 dias em Londres.Posso te mandar um email,se puder qual é? obrigada e parabéns.

    Responder
    • Adriana - 30/05/11 - 16h03

      Oi Ana, realmente essa area de West London é otima, mas definitivamente bem cara e posh. Eu recomendaria que vc procirasse alguma coisa na região de Southwark, ou Soho (Piccadilly, Oxford Street), que são super centrais, mas menos “chiques” e portanto mais acessiveis.

      Responder
      • Ana - 30/05/11 - 19h03

        Obrigada pela dica!!posso te mandar um email? bjs

        Responder