Chegamos na Lituânia ontem de manha e ficamos por aqui ate hoje de noite, quando vamos pra Riga, na Letônia.
Por enquanto a viagem tem sido meio azarada pois peguei uma gripe muita chata enquanto estava na Espanha trabalhando e o clima chuvoso (e super humido!!!) do Báltico não esta colaborando pro nosso passeio!
Mas como sempre fazemos limonada com nossos limões da vida, nosso primeiro dia na Lituânia foi assim:
Saímos de casa ainda de madrugada pra pegar um ônibus que nos levou ao aeroporto de Luton. Lá pegamos nosso vôo WizzAir para Vilnius, que como pode-se imaginar foi péssimo…
Quando finalmente chegamos a Vilnius o tempo só foi piorando, piorando e a chuva apertando. Eu sabia que o clima por aqui não seria dos melhores, mas não imaginava que seria tão ruim!
Então acabamos sendo obrigados a passar a tarde toda trancafiados no hotel…
Quando a chuva deu uma aliviada, pegamos uns guarda-chuva emprestado na recepção e fomos desbravar o centro antigo da cidade. Simpático…
Como saímos de Londres as 8 da manha e ficamos presos no albergue ate as 4 da tarde, a providencia número um era achar um lugar pra comer!
Mas como a chuva voltou a cair feia, emendamos o almoço com varias taças de vinho, enquanto consulta amos nosso guia pra ver se realmente estávamos perdendo alguma coisa de bom… A conclusão foi que não… Nosso papo de mesa de bar estava muito melhor que andar por Vilnius na chuva!
Mas quando a chuva diminuiu só um pouquinho, então resolvemos sair pra passear, e pelo menos trocar de bar…
E foi justamente oque aconteceu… Uns minutos depois de andar pelas ruas históricas de Vilnius, a chuva voltou com tudo e não refugiamos o resto na noite em outro restaurante!
Pra quem gosta de um garimpo vintage e gosta de roupas, moveis e objetos cheios de historia pra contar, Londres é um prato cheio!
Volta e meia alguem me pede dicas de brechós e afins pela cidade, mas na verdade eu sou uma negação pra essas coisas! Não tenho o menor talento nem paciencia para antiguidades nem peças vintage, mas admiro demais quem tem, e sei que Londres é um paraíso pra isso!
Então juntei umas dicas e endereços mais legais e conhecidos, mas sem esquecer que Londres tem lojinhas desse tipo em tudo quanto é bairro! Basta ter paciencia…
Bem, pra começar, brechós!
A indicação mais obvia é o Leste de Londres, nos arredores de Brick Lane e Shoreditch, que é reduto dos moderninhos indies da cidade.
– Absolut Vintage:
A maior loja/brechó vintage de Londres é a Absolut Vintage, escondida numa das ruas entre a Commercial Road e o mercadinho de Brick Lane.
Mas se prepare, porque a loja é um supermercado de peças vintage! Todos os tamanhos, todas as cores, todas as marcas.
É uma loja um tanto quanto caótica, com todas as paredes cobertas de peças e quinquilharias e prateleiras e araras abarrotadas.
Mas eles são organizados, e fica tudo organizadinho por cor e tamanho. Mas exige talento viu… Chegue com tempo e muita paciencia até achar quela peça unica que mereça um novo dono…
Endereço: 15 Hanbury Street, London. E1 6QR
E eles acabaram de abrir uma nova filial no Soho: 79 Berwick Street, London. W1F 8TL
A Blondie também faz parte do grupo “Absolut Vintage” e fica na Commercial Road, já pros lados do Spitafields Market e tem umas peças mais “arrumadas” – boa opção pra quem estiver procurando roupa de festa ou umas peças mais espalhafatosas. Fique de olho nos móveis/vitrine dentro da loja, onde ficam guardado as peças de designers, como bolsas Gucci e Dior vintage, sapatos Chanel e Ferragmo e afins.
Bem menor e mais organizada doque a loja-mãe (ficam quase na mesma esquina), então tem uma speças mais selecionadas e mais fáceis de achar.
Endereço: Unit 2, 114-118 Commercial Street, E1 6NF
A Rokit é outra loja enorme, bem no coração de Brick Lane e tem araras super recheadas, e é um pouco menor, porém mais organizada que a Absolut.
Eles deram uma cara mais de “loja”, com etiquetas e “departamentos”, que reduz um pouco aquela sensaçnao de confusão. Oque denuncia que não é uma loja normal, é o fato de que cada peça é unica.
Mas tem a parte dos oculos (grau e sol), bijouterias, sapatos, acessorios, e um lado inteiro dedicado a peças masculinas.
Tem um clima muito mais de “boutique” doque brechó.
Mas pra quem gosta meeeesmo de brechós que quer ir atrás de lojinhas menores, com peças mais selecionadas e sem o clima de atacadão, ali mesmo nas redondezas de Brick Lane tem mais um monte de opções (a Cheshire Street, uma das perpendivulares de Brick Lane tem praticamente uma do lado da outra!):
Mas se oque você gosta mesmo não são roupas vintage e sim peças e moveis antique para decorar sua casa, LOndres tem dois endereços imperdiveis:
O primeiro e mais turistico é o mercado de Portobello Road, em Notting Hill que acontece todos os sabados. Mas como quase tudo que vira modinha e ponto turistico, o mercado é lotado de gente e preços inflacionados. Ainda assim as melhores lojas vintage, de antiguidades e brechós da cidade estão por ali, mas é preciso uma dose extra de “talento” para achar alguma coisa boa entre a multidão de turistas.
– Alice’s Antiques
86 Portobello Road, Notting Hill, W11 2QD
E o grande segredo mesmo, conhecido dos entendedores, mas escondido dos turistas é o Bermondsey Market, que fica nas redondesas de Tower Bridge.
O mercado funciona todas as sexta-feira de manhã e atrai colecionadores do país todo que vem atrás de barganhas e achados historicos, e faz a festa dos decorados e DYIers.
Mas durante a semana, a redondeza é lotada de lojas de moveis e objetos de decoração vintage e de antiguidades que valem a pena serem visitados:
Eu já trabelhei ali pertinho e aloja recebe mercadorias praticamente todos os dias, e sem falar que sempre tem uma equipe de televisão na porta gravando algum programa de decoração e reforma…
Endereço: 71 Tanner Street SE1 3PL
E não posso esquecer claro do mercado de Camden, que acontece todos os domingos e é outro bairro cheio de lojas diferentes e muitos brechós!
Planejando sua viagem para Londres?
Alem de todas as dicas para aproveitar o maximo de Londres que voce encontra aqui no Blog, planeje tambem sua viagem com servicos e recomendacoes testadas e aprovadas:
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver. Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai. Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller, 35 anos, economista, casada e mãe da Isabella. Atualmente morando na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por aí. Viajante incansável e apaixonada por fotografia e história.