11 Aug 2011
62 comentários

Problema de Junta. Ou minha experiencia com o NHS

Pessoal, Vida na Inglaterra

Ontem de madrugada eu dei um susto no pessoal do Twitter quando fiz um “check in” no Hopsital Saint Thomas aqui em Londres. Obviamente o tal “check in” só foi feito quando eu já estava pronta pra voltar pra casa, sabendo que não tinha nada grave e “alegrinha” com morfina na veia e achando tudo zuzubem

Mas foram umas horinhas de suspense bem assustadoras, esperando na fila da emergencia de hospital publico, cercada de enfermeiras me espetando daqui e dali, e medicos me apertando e me examinando e “precisando” de uma segunda opiniao.

Mas afinal, oque eu tive? Nada! Ou um belo de um caso de problema de junta com uma pitada de frescurite aguda… #ClasseMediaSofre

Tudo começou ainda em Paris, quando acordei com uma dorzinha nas costas e me sentindo meio “incomodada”. AInda fiz piadinha comigo mesmo, reclamando que dormi mal porque o Hôtel de Crillon não tinha o menu de almofadas do Plaza Athené

Passei a manha toda em entrevistas e reuniões e apesar de nao estar passando mal, tambem nao estava bem… Até que no meio do almoço fui arrebatada por uma dor inexplicável no abdomem, daquelas que quase te cega. Não era dor de barriga, também não era mais dor nas costas, e a sensação era de que meu “interior” estava todo se expandindo.

Voltei pro escritorio e quase desmaiei a caminho de uma reunião, que pedi encarecidamente pra cancelar e passei o resto da tarde deitada no sofa da recepção (o pessoal de Paris me acha super profissional né? Tirando uma “soneca” depois do almoço na recepção).

No aeroporto, fiquei deitada – no chão mesmo, já que não consegui ficar em pé nem sentada naquelas cadeiras desconfortaveis – esperando o embarque, e o vôo de uma horinha foi a experiencia mais torturante do mundo.

O Aaron foi me buscar no aeroporto, jé que eu mal conseguia andar e ficar de pé, e comprei uns remedinhos na farmacia, achando que “daqui a pouco passa”.

Foi um mal estar estranho, porque era uma dor arrebatadora, mas não doia em nenhuma lugar específico, sabe? Até que já tarde da noite, sem nenhum sinal de que a dor ia passar, o Aaron me convenceu a ir pro hospital.

Eu não queria ir pro hospital por dois motivos: o primeiro é que eu nem sequer conseguia descrever pra mim mesma a dor. Não era uma coisa do tipo “Dotô, dói AQUI”, então eu não sabia como responder nenhuma pergunta das enfermeiras. E segundo, era puramente preconceito contra o NHS – National Health Service, o serviço de saúde da Inglaterra.

Minha experiencia com o NHS aqui sempre foi das piores, e olha que eu nem nunca tinha ficado doente nivel serio por aqui. Mas sabe aquela coisa de mesa de bar, onde todo mundo acaba falando sobre o NHS – todo mundo tem uma historia cabeluda pra contar, todo mundo conhece alguem que sofreu na mão do serviço de saúde e o descaso generalizado.

Não me levem a mal, pelo menos temos acesso a saúde publica, e se você precisar MESMO, aqui terá acesso aos melhores tatamentos e melhores serviços sem pagar NENHUM tostão.

Mais na minha humilde opinião, o problema da saude publica Inglesa, principalmente na opinião de Brasileiros mal acostumados com serviço de saude particular do Brasil, é a falta da prevenção.

Ou seja, se você estiver na beira da morte, terá toda atenção do mundo. Mas se for só aquela coisinha de fazer check up, ou fazer uma revisão só pra garantir, já era. A filosofia por aqui é curar o problema. mas até você ter um problema, não espere muita atenção.

Exemplos: quando machuquei o joelho no KIlimajnaro e fui no medico, só porque entrei no consultorio andando, a enfermeira achou que meu caso não era grave, e portanto eu não precisava de tratamento. O Aaron teve um problema de pele, e o medico disse que era apenas acne, preventivo ginecologico só é feito a cada 3 anos, e varios outros examplos mais ou menos dramaticos.

Mas enfim, esse papo de NHS dá pano pra manga e daria pra escrever um blog inteiro só sobre isso!

Mas enfim, voltando ao meu piripaque, finalmente fomos pro hospital – que por si só foi uma experiencia muito melhor doque eu imaginava – e o primeiro passo é sempre ser atendido por uma enfermeira. Se ela(e) achar que seu caso realmente é grave, então você é passado pra cuidados medicos. Fiz varios exames (com as enfermeiras) e finalmente me mandaram pra ala medica.

Me deram um “quartinho” na area aberta do hospital, e fiquei no soro, onde esperei cerca de 2 horas até um medico poder me atender.

Ao longo de outras 2 horas, 2 medicos me examinaram e fizeram exames basicos de abdomem, pra descartar coisas serias e graves, como infeccção nos rins ou apendicite. Até que lá pelas tantas da manhã eles resolveram me mandar de volta pra casa, pois eu precisaria fazer um ultrasom abdominal, mas o hospital NAO tinha uma maquina de ultrasom!

Será que só eu sou fresca de achar isso um absurdo?!? Então falei pro medico que não queria ir pra casa, pois ainda estava sentindo muita dor e eles tinham que fazer alguma coisa – então foi aí que resolveram me dar morfina na veia pra me tirar de minha misery. Mais meia horinha pra fazer efeito e pronto, passei aa char tudo super divertido, fiz check in no foursquare e voltei pra casa mor felizona!

Mas o procedimento seria: o hospital manda o resultado dos exames e uma carta pra meu GP (General Practice, ou medico de familia do seu bairro), que demora alguns dias. Ai eu marco uma consulta pra ver meu GP (que com sorte, pode levar mais uns dias – ou semanas!). Ai o GP decide se realmente você precisa ver um especialista, e te dá uma recomendação pra ir ver um especialista (publico ou privado, se vc tiver plano de saude), que pode facilmente levar outros tantos dias ou semanas.

Por sorte eu tenho um plano de saude muito bom, que funciona tipo plano de saude Brasileiro, e portanto não preciso passar por essa saga do GP – hoje de manha bastou ligar pro medico que eu queria ver na listinha dada pelo plano, e na mesma hora consegui um horario pra hoje. E pasmem! O medico tinha uma maquina de ultrasom no consultorio dele! Amazing! (NOT!)

Bem, pra resumir a novela, os exames voltaram todos perfeitos, e o parecer final foi estresse e fadiga. Eu quase cai na gargalhada… Sabe aquela coisa que a gente ouve falar sobre os artistas que tem breakdown? Foi tipo isso.

Sinceramente, não me considero uma pessoa estressada, e nem sequer acho que trabalho tanto assim não… Mas segundo o medico, uma coisa não tem nada a ver com a outra, e por mais que minha cabeça consiga lidar com tudo isso, meu corpo não aguentou.

Então preciso de repouso, me alimentar melhor, beber mais agua.

Mas por via das duvidas, como vou ao Brasil daqui a umas 3 semanas, vou aproveitar pra fazer um check up geral e refazer todos os exames, e me certificar que esta tudo bem mesmo!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
62 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
62 comentários
  1. PatriciaUk - 11/08/11 - 22h33

    Com certeza… as vezes a gente vai no embalo do dia a dia e de repente o corpo da um piripaque e fala ‘chega’! Cuida de mim! rsrs Se cuida…. x

    Responder
  2. Ufa! Ainda bem que não foi nada grave hein…
    Mas dá proxima vez que vier ao Brasil, pode tratando de marcar todos os médicos possíveis pra fazer um belo check up aqui e não precisar fazê-lo ai!

    Beijos e melhoras! =)

    Responder
  3. Gustavo - 11/08/11 - 22h53

    Nossa, que saga! Pelo menos no fim, apesar da morosidade do NHS, tudo acabou bem, né? :)

    Mas dá um desânimo saber que até em Londres falta muito para um sistema ideal de saúde pública…

    Abraço!
    Gustavo

    Responder
  4. Sara - 11/08/11 - 23h48

    Baita de um susto, mesmo!! Eu não sei mas parece-me que esse serviço nacional de saúde é bem parecido com o nosso aqui (Portugal). Tem um funcionamento assim meio…estranho?…deficiente?…nem sei bem que nomes chamar.
    Uma pessoa que diz para a mãe de um BEBÉ doente “vá para casa, febre não é doença”, eu fico azul só de imaginar se me dissessem uma coisa parecida a mim. Mas enfim…
    Não consigo imaginar voltar de Paris para Londres com essa dor toda. Aguentar check-in, espera de embarco, voo, tudo! Coragem!! :)
    Mas fico contente por saber que não passou de um susto e que está tudo muito melhor.

    As melhoras! :)

    Responder
    • Adriana Miller - 12/08/11 - 12h14

      Exatamente! lembro que quando morava emPortugal (e tambem quando morei na Espnaha) era o mesmo esquema… voce tem seu medico de familia, que eh a primeira pessoa que te atende sobre qualquer problema medico, e soh depois, caso necessario voce ve um medico.
      Aqui eles recomendam paracetamol pra tudo! Tudo mesmo!
      Ate parto normal eles dao paracetamol em vez de epidural!

      Responder
      • Sara - 12/08/11 - 14h15

        Ahaha sério!? Chega até a ser cómico…paracetamol aí e brufen ou benuron aqui xD Cura tudo, não entendo! (Mas parto não, aqui ainda usam epidural mas com a crise não sei não, com estes cortes todos, acho que até na epidural qualquer dia poupam!)
        Aqui onde eu moro, se houver uma urgencia ninguém é atendido pelo médico de família, tudo depende da hora. Se não há consulta marcada, das duas uma: ou se vai directamente para o hospital ou centro de saúde e somos atendidos por um médico qualquer, ou então, nas chamadas vagas do médico de família (às 8 da manhã antes do médico entrar para o consultório), somos atendidos no meio do corredor mesmo. A dor é grave? Vá para o hospital!
        Neste momento, só queria fugir deste país =X

        (By the way, há um grande incêndio activo em Cinfães neste momento)

        **

        Responder
  5. José Luiz - 12/08/11 - 00h44

    Nossa, menos mal que aparentemente não foi nada sério!

    Mas esse papo de saúde na Europa ser incrível não é bem assim msm! Tenho parentes na Espanha e eles dizem exatamente o que vc argumentou, eles são muito bons quando se sabe o problema, mas a prevenção é bem fraca…

    Eles sempre me dizem que a tática lá é pagar um particular pra fazer todos os exames e descobrir a doença… sabendo isso, se for grave eles levam isso pro Serviço Público e logo é marcada uma operação ou algo assim…

    Responder
    • Adriana Miller - 12/08/11 - 12h12

      O sistema de saude publica da Europa eh bom sim, principalmente se comparado com os EUA (que nao existe saude publica) e Brasil (que eh sempre caindo aos pedacos), o problema da saude na Europa eh a filosofia medica, que eh bem diferente doque estamos acostumados, e bem diferente doque deveria ser!
      Aqui eles sao otimos pra curar qualquer coisa, sem te cobrar nenhum tostao (eu ja sai do hospital com uma sacolinha cheia de remedios que ganhei de graca), o problema eh que ninguem nem olha na sua cara, a nao ser que seu problema ja esteja num ponto grave.
      Eles nao previnem, apenas curam, oque eu acho muito errado.

      Responder
      • José Luiz - 12/08/11 - 12h30

        Concordo Dri,

        Mas só pra avisar, aqui no Brasil pelo menos ultimamente o governo tem fornecido diversos medicamentos gratuitos, sem contar os descontos gigantescos de farmácias populares…

        Falo com conhecimento próprio pois possuo parentes com Alzheimer e Esclerose Múltipla que recebem todos os medicamentos gratuitamente do governo, e meu pai tb recebe insulina, injeções, remédios pra pressão e talz tudo de graça do governo apesar de termos um plano de saúde privado.

        Responder
        • Fábio - 12/08/11 - 12h59

          Oi Adriana, como vai?

          Concordo com José Luiz, aqui em SP, o sistema de saúde não chega a ser excelente, mas é razoavel… Tenho plano de saúde, mas as vezes, deixo de ir a um hospital particular para ir ao público, pois além de a consulta ser aquela basicona ainda ganhamos os remédios.
          (tanto faz se é consulta particular ou nao, o médico nunca olhará na sua cara).

          Responder
  6. Maria Antonietta - 12/08/11 - 01h13

    Melhoras Dri! Tbem tive um “peripaque” desses de estresse e a sensaçao de nao saber explicar o que está acontecendo é horrivel mesmo! Descanse e se recupere, que tudo melhora!

    Responder
  7. Aline - 12/08/11 - 01h36

    Dri sumida! Qdo volta é pra falar sobre um “passeio” nada agradável!
    Eu tenho uma amiga médica que brinca dizendo “você teve o que a medicina chama de ‘Piti” …rsrsrs…

    Melhore rápido e volte a escrever logo.

    Bjs

    Responder
  8. Claudia Maria - 12/08/11 - 02h05

    Sem querer ser chata nem intrometida, mas por um acaso vc não esta próxima de ovular?

    Responder
    • Adriana Miller - 12/08/11 - 12h09

      Nossa, mas ovulacao nao doi neh gente?! Acontece todos os meses e nao sinto nada… :-)
      mas nem sei nao viu…

      Responder
      • Gabi N. - 12/08/11 - 16h35

        Oi Dri! Na verdade existe uma coisa chamada mittelschmertz (dor do meio, em alemão – do meio do ciclo) que é uma dor associada à ovulação mesmo. Algumas substâncias químicas que são secretadas na ovulação “irritam” tudo lá dentro. Em alguns casos pode ser bem intensa, apode té ser confundida com causas que requerem cirurgia, mas geralmente é uma dorzinha chata de intensidade moderada, nunca li que poderia causar mal estar generalizado assim como você teve.
        Então sei lá, mas de repente pode até ter sido, se tiver batido com o meio do teu ciclo!

        O importante mesmo é que passou né \o/ :)

        Responder
  9. denize - 12/08/11 - 02h11

    Dri sou leitora assidua do seu blog e levei um susto qdo li que vc estava mal.Olha, eu sei que eh chato esses “conselhos” mas um tempo aatras, do nada, tive mais ou menos os mesmos sintomas seus, dor nas costas, no abdomem,etc e depois de uma serie infinita de exames descobri que tenho duas pedronas na vesicula biliar. Pede para o seu medico, qdo vc fizer a ultrassonografia dar uma olhada, pq o seu relato foi muito parecido com o que eu senti. Bjs e melhoras

    Responder
  10. Larissa - 12/08/11 - 02h59

    Já te desejei melhoras pelo twitter, mas vai aqui tb: Fique boa logo! E tente desansar mesmo!
    Você vem ao Brasil??? Que maravilha! Só de rever a terra vai se sentir melhor, tenho certeza.

    Responder
  11. Caroline - 12/08/11 - 03h48

    Fiquei passada… eu tb pensei que a saúde pública dai fosse um exemplo para o resto do mundo…. Mas o que importa mesmo é que no final tudo ficou bem!!!!
    Venha para o Brasil e relaxe… vá a praia e ande em Ipanema…. garanto que vai voltar super “curada”… hahahaha

    Bjs Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 12/08/11 - 12h09

      Que nada!
      Nao eh que o sistema de saude seja ruim nao… ate acho que os profissionais sao muito bons, mas eh uma “filosofia” de saude muito diferente doque estamos acostumados no Brasil, oque eh bem estranho.
      Nao consigo me acostumar com essa politica de nao-prevencao… ninguemdeveria ficar doente a ponto de bater as botas pra precisar de cuidado medico – o governo gastaria menos dinheiro se rolasse uma politica maior de prevencao, check ups e afins.

      Responder
  12. Viviane - 12/08/11 - 03h59

    Dri, as vezes eu vejo suas mensagens no twitter sobre vc indo pra la e pra ca, hoje Paris, amanha London e depois de amanha India…ai penso: meu deus, como essa menina aguenta??? Eu normalmente fico acabada dp de uma viagem e preciso de dias pra recuperar, por isso sempre fiquei impressionada com o seu pique. Entendo perfeitamente que seu corpo de repente deu “tiuti”, pq nao deve ser facil levar esse ritmo! Espero que vc melhore logo e que nao seja nada serio! Btw, o sistema de saude publica aqui da Alemanha tb eh a meeeesma coisa, e quando comento que no Brasil eu tinha uma assistencia bem melhor ninguem acredita. Tb vou trocar pra um seguro privado em breve, acho que vale muito a pena pra manter o esquema que estamos acostumadas.

    Responder
  13. Flávia - 12/08/11 - 07h51

    Nossa, passei por uma dor estranha, praticamente igual a sua! Parecia que a dor “andava” pelo abdome, a coisa mais esquisita que eu já vi! Posição nenhuma dava jeito! Meu pai foi medir minha temperatura para ver se eu tava com febre e eu quase não dei conta de levantar o braço! Depois de horas de sofrimento a dor passou! Tenho consulta marcada e tô meio desconfiada que pode ser pedra na vesícula mesmo, igual foi falado aí em cima. Só sei que é uma dor insuportável, quase fui parar no hospital (só não fui porque moro numa cidade de interior, aí vc já imagina como é o hospital! Fiz de tudo para não ir!) Se vc vai vir no Brasil, vá mesmo ao seu médico, nada como uma pessoa de confiança e que nos escuta e leva a sério! Se eu descobrir o que tive venho aqui te contar! Bjo

    Responder
  14. Milena - 12/08/11 - 08h36

    Felizmente tudo vai bem! Muitas pessoas que conheci que moraram em Londres falavam mal do NHS… Mas aí vocês não costumam ir primeiro ao médico (seu médico generalista, por exemplo?). Aqui na França a gente faz tudo via o médico generalista. Cheguei do Brasil muito mal e fui direto ver o meu… Ir para o hospital, apenas se estivesse sentindo que iria morrer mesmo, ou se não conseguisse contato com meu médico ou nem um outro rapidamente! experiência de emergência acho que é sempre negativa!

    Responder
    • Adriana Miller - 12/08/11 - 12h06

      Sim, aqui voce tem que ir no GP primeiro, pra tudo e qualquer coisa.
      Como tenho um plano privado muito bom, nao preciso nem chegar perto do consultorio do GP do meu bairro. Mas como ja era tarde da noite, o GP ja estava fechado (soh funciona horario comercial, oque eh meio ineficiente) e o hospital particular onde normalemente vou nao tinha emergencia. Entao o unico jeito era ir pro hospital mesmo.

      Responder
  15. Jux - 12/08/11 - 09h33

    as meninas sugeriram investigar a possibilidade de ser pedra na vesicula. por outro lado, a sintomaatica q vc descreveu tem tudo pra ser uma crise renal. nao estou falando de infeccao nos rins e sim dos calculos renais – conhecidos pela alcunha de “pedra nos rins” (kidney stones). digo isso por experiencia propria: minha primeira crise foi exatamente como vc descreveu. eh uma dor absurda, que nao tem isso q vc disse “doto, doi aki”. simplesmente doi muito, de todo jeito, sem epicentro. qdo cheguei no hospital, bastou uma ecografia simples pra localizar 2 “pedras”, uma em cada rim, 5 e 7mm. minha irma teve uma crise renal no ano passado, mesms sintomas q vc descreveu e lah foram descobertas aS pedraS tb. nao descarte essa hipotese. beijukkka e melhoras.

    Responder
  16. - 12/08/11 - 10h42

    O Corpo também precisa de dar uma descansada de vez em quando menina!

    Aproveita essa descanso para virar dondoca por uns dias :)

    Depois já sei que vai voltar ao ritmo do costume: a mil à hora!

    Beijinho e melhoras

    Responder
  17. Marta F - 12/08/11 - 11h06

    Só para desejar as suas melhoras e dizer para se cuidar direitinho: fazer uma boa alimentação (cheia de vitaminas), beber muita água para evitar desidratação até fazer o check up no Brasil. Ainda quero curtir muito as suas viagens e ler muitos posts seus. Bj

    Responder
  18. Jux - 12/08/11 - 11h55

    entao, soh uma cousita (duas, alias):
    * dah uma investigada na possibilidade de ser calculo renal. Nao se trata de infeccao de rins, mas daquelas figuras conhecidas com a alcunha de pedra nos rins. Eu tenho e qdo descobri, a crise foi exatamente como vc descreveu. Essa dor absurda que nao comporta a frase q vc disse “Dotô, doi aki” eh bem assim. Qdo tive minha crise, foram descobertas 2 “pedras”, 5 e 7mm, uma em cada rim. E no fim do ano passado, minha irma teve uma siricuticu coloroso like yours e, guess what? 3 pedras grandes nos rins. Uma ultrassonografia simples, com bexiga cheia, mostra certinho.
    A outra cosita: muitas melhoras, com direito a paparico intensivo do maridao e paz no coracao!

    Beijukkkos

    Responder
  19. Waldilene - 12/08/11 - 12h25

    Oi Dri… que susto eim… te desejo melhoras e descansa menina… daqui a pouco vc está nota 10 de novo… rs… beijos e fica com Deus!!!

    Responder
  20. aline - 12/08/11 - 12h34

    Dri, existe dor de ovulação sim, mas não costuma ser tão forte como vc descreveu. Na verdade pode ser muitas doenças ou nada como o médico disse, só que não é bom vc ficar expeculando. Enquanto não vai ao médico particular de UK ou do Brasil, apenas siga as últimas recomendações, descanse e se alimente saudável. Espero que melhore logo! bjs

    Responder
  21. Andrea Dutra Le Fosse - 12/08/11 - 12h38

    oi Dri! foi visto se nao é pedra nos rins? ou na vesícula? pq o q vc sentiu no inicio, foi o q aconteceu com meu marido e era pedra nos rins.. as vezes ela estava se movimentando..vindo pra cá analise isso melhor!! bj gde!

    Responder
  22. fatima - 12/08/11 - 12h41

    Oi Adri,

    Ainda bem que já está tudo sob controle. Saúde é tudo! Que bom que vc vem para o Brasil em breve, assim pode ver seu médico, refazer todos esses exames e ficar mais tranquila. Fiquei preocupada em saber que vc não estava bem, desejo melhoras!

    Beijos,

    Responder
  23. Luciana - 12/08/11 - 12h56

    Dri, curiosidade, qual é o seu convênio? Tenho pensado mt em fazer um por aqui pq pra mim é beeem dificil essa filosofia deles de ‘se importarem qdo vc está a beira da morte!’, teoricamente!! Ainda mais agora que estamos planejando ‘engravidar’..ui!!
    bjos Lu

    Responder
    • Adriana Miller - 12/08/11 - 13h13

      OI Luciana,
      Eu tenho o Allianz Worldwide, que da cobertura no mundo todo – entao mesmoq uando vou a medicos no Brasil o plano me reembolsa 100% dos custos e me da acesso direto a medicos particulares aqui no UK sem precisar de referral do GP. Ah! E tambem cobre maternidade e parto em hospital particular (aqui em Londres eh o Portland Hospital for Women and Children, que eh excelente!).

      Responder
      • Alessandra - 25/03/16 - 02h44

        Adri esse plano Allianz sai quanto por mês em libras. Tb tenho
        Um one Health top
        Aqui que me dá direito 100% ao Einstein, mas aí só me cobre 6 meses, depois vou trocar. Me oriente. Bjos

        Responder
        • Adriana Miller - 30/03/16 - 08h57

          Oi Alessandra, o preco final vai depender de coisas tipo idade e estilo de vida, doencas pre existentes etc (voce pode fazer uma simulacao no site da Allianz pra ter uma ideia), mas o plano individual com o adicional de gravidez e parto custa cerca de 500 a 600 libras por mes.

          Responder
  24. dani - 12/08/11 - 13h59

    nossa eu ia ter um troço em ter que esperar tanto assim…acho que aqui a gente tá tão acostumado a pagar pelo plano de saúde que já nem reparo mais nisso.E aí marcamos os exames todos e prontos. Imagina se é uma coisa séria e vc tem que esperar isso tudo de tempo? Deus me livre..
    Quanto a dor, pelo que vc descreveu parece muito com uma coisa que tive um tempo atrás chamada síndrome do intestino irritável. É uma dor insuportável onde vc até se dobra e mal consegue falar. Não tem uma localização mesmo específica, é no meio da barriga mesmo..E os exames não dão nada pois a causa dessa síndrome é justamente o stress ou em alguns casos comer alimentos q seu intestino não toleram bem (mais na maioria das vezes é stress mesmo, somatização sabe?). Quando vier ao Brasil marca uma colonproctologista e conversa com ela sobre isso. Como não é doença, não tem remédio, na verdade o lance é mesmo diminuir o ritmo, tomar cuidado com o que come e tentar relaxar..espero ter ajudado. Beijos, Dani

    Responder
  25. Gabriela Lorenzet - 12/08/11 - 14h14

    Oi Dri,tudo bem? Quando li seu relato eu ja estava pensando em escrever pra dar um conselho de voce checar se não são pedras nos rins, como ja foi escrito pelas leitoras do blog. Eu tive exatamente isso que voce teve, e tbm foi em Paris, só que em Canes. Eu estava pronta pra ir a praia e de repente aquela dor veio e fui parar na emergencia do hospital (sem falar uma palavra em Frances e nao tinha como explicar onde era a dor!!). O médico de lá, clinico geral, não me confirmou, mas disse que 95% de chances de serem pedras. Quando voltei a Londres, fui no GP e ela disse que eu estava com infecção urinaria e nao pedras nos rins. Sabe como ela diagnosticou? Por que eu era jovem e magra. Quase surtei! Ela me deu antibióticos e disse que ia passar. Uma semana depois eu tive outra crise e aí fui pra emergencia do Free Royal Hospital, lá fizeram tudo como foi feito pra voce, só que de manha antes de me liberarem, fizeram aquele exame que colocam todo teu corpo numa maquina (Desculpe, mas nao lembro o nome) e acharam as pedras. Nunca mais tive nada, mas sei que uma continua dentro de mim. Meu tio que é urologista, no Brasil, disse que muitas vezes se a pedra for pequena ou dependendo da comoposição dela, o ultrassom nao consegue ver. Não quero com este comentario fazer teu diagnostico, mas como tive as mesmas dores e a mesma experiencia com GP aqui, resolvi escrever. Beijos e melhoras.

    Responder
    • Adriana Miller - 12/08/11 - 15h28

      Pois eh, ja fiz todos os exames possiveis e imaginaives pra pedras no rins e visicula, infeccao urinaria e renal, ovario policistico etc, etc – fui examinada por 3 medicos, fiz 3 exames de sangue e 2 de urina, e voltou tudo bem. Entao essas hipoteses todas foram descartadas,
      Ate porque agor aja voltei 100% ao normal, sem dor nem incomodo nenhum, entao realmente estou achando que foi uma caso serio de piripaque de frescurite! :-)

      Responder
  26. Daiane - 12/08/11 - 14h58

    Pessoal tenho que dizer que eu também morava em Portugal,mas ao contrário de muita gente eu sempre fui suuuper bem servida pelo Sistema de Saúde! Uma ou outra vez tive problemas, mas no geral eu corria pro centro de saude de manhã e sempre conseguia ser atendida pelo meu medico de familia… A tarde ja estava no hospital (publico) fazendo exames. Tudo bem que sempre rola uma taxinha moderadora mas 9 euros nao são nada quando vc tem uma crise alergica ou quebra um pé! Minha mãe teve cancer e o estado pagava até os taxis pra Quimioterapia (160 km ida e volta!). Agora aqui no Brasil, estou ha 6 meses a espera de um ginecologista do SUS …

    Responder
  27. ernesto, o pato - 12/08/11 - 16h14

    Que bom que não era nada de grave!

    Responder
  28. Gislene Moreira - 12/08/11 - 16h55

    Eu sempre passo por aqui mas raramente comento mas dessa vez fiquei feliz em saber que vc está melhor e se possível aproveite esse final de semana pra repousar e repor as energias pra vida corrida de sempre.
    E qdo vc vier ao Brasil não deixe de fazer uma avaliação com algum médico de confiança em vc e no Aaron também.
    Gostaria de aproveitar e te falar que eu te enviei um e-mail (nada daquelas furadas sobre Londres, planilhas e qualquer coisa do gênero) que acho que vc vai gostar. É um relato de agradecimento por informações postadas nesse blog tão rico!!
    Fique em paz, com muita saúde e repouso hein menina!!!

    Responder
  29. Claudia Maria - 12/08/11 - 18h15

    Só pra encerrar: ovulação não dói na grande maioria das vezes,mas……. algumas mulheres sentem um “incomodo”, outras podem até sangrar durante a ovulação, outras em algum ciclo podem fazer “folículo hidrópico”, que grosseiramente seria um grande cisto prestes a romper (ovular), que dá muuuita dor (tem relatos de mal conseguir andar) e que após o rompimento (dor mais aguda ainda)progressiva e rapidamente vai passando. Para diagnóstico: história clínica e Ultrassonografia transvaginal.
    Bjos.

    Responder
  30. Flavia Julião - 12/08/11 - 19h39

    Descanse, mocinha! Sei que faz parte da sua rotina, não ter rotina, mas vc se desloca muito, pelo seu trabalho e a lazer mesmo ! O corpo pede socorro ! Vc está sempre em avião, viajando, querendo ou não, se preocupando ! O corpo pode responder dessa forma ! Cuide-se

    Responder
  31. Rômulo Wagner - 12/08/11 - 22h26

    Eu pensei que você iria terminar o post dizendo que tava grávida.. heahehehheh

    Responder
  32. Wanessa - 12/08/11 - 22h50

    Menina, melhoras!
    Acho que uns dias de descanso aqui no Brasil vão lhe fazer muito bem mesmo!

    Responder
  33. Bruna - 13/08/11 - 00h50

    Menina que susto heim? Mas passei só para parabenizar, pois eu não aguentaria, se com cólica normal nem saio da cama, imagino como você conseguiu aguentar aeroporto, check in, voo!! Mulher de ferro!!!

    Responder
  34. Mariana - 13/08/11 - 04h58

    Mas você tem que ir pro hospital público mesmo tendo seguro de saúde? não tem hospital particular?

    Responder
  35. Isabel Moura - 13/08/11 - 11h38

    Grande consultório médico que vc arrumou aqui no blog…:) tudo preocupado com vc e mandando palpite!;)
    Se todos os exames foram feitos e nada encontrado, só lhe resta mesmo sossegar um pouco, levantar o pé e relaxar….e nada que os miminhos dos papás, no RJ, não resolva!;) se cuide!!

    Responder
  36. PatriciaUk - 13/08/11 - 12h48

    Posso dizer que depois de 14 anos aqui, 2 gravidez, 2 partos e 2 criancas, nunca tive nenhum problema com o NHS, Ja fiquei 1 semana internada com septocemia, ambos meus meninos precisaram ser operados e tudo 100% e de gratis! Em teoria ne porque pagamos impostos! x

    Responder
  37. Menina que susto hein?
    Mas o estresse faz coisas que nos pega de surpresa! Tem que cuidar mesmo…
    Aliás, só de ter aguentado encarar o vôo de volta a Londres, vc foi super guerreira!

    Responder
  38. Letícia R. - 13/08/11 - 16h01

    Bom saber que você já está 100%. Se cuida. Beijo!

    Responder
  39. myiska - 13/08/11 - 23h01

    Felizmente já está melhor e desejo q indo p o Rio acabem as dúvidas c os médicos daqui. Tb já tive problema fora e foi c médico aqui q deu tudo certo. Mas acho q esses comentários demonstram como tem amigos virtuais!
    Abç

    Responder
  40. Simone - 15/08/11 - 20h33

    Dri se te consola, é a mesma coisa por aqui. Meu marido diz que brasileiros congestionam o sistema de saúde com qualquer dorzinha no dedao, eu já acho que sentiu alguma coisa, nunca se sabe, melhor prevenir, mas eles por aqui acham prevenção é bobagem.

    melhoras.

    beijao

    Responder
  41. elisa - 22/08/11 - 17h57

    Ahhh Adriana, eu acho que o sistema de saúde no Brasil é bem parecido com o Europeu! Quando vc está com uma dor de garganta, ou uma gripezinha qualquer é quase um parto para ser atendido pelo SUS. Enquanto isso, se vc precisa de um transplante, tratamento de AIDS, câncer entre outras doenças, o SUS está melhorando muito.
    Meu pai fez transplante cardíaco e tudo foi pago pelo SUS, e a secretária dá todos os remédios necessários!

    Melhoras para você!
    Beijos

    Responder
  42. Simone - 23/08/11 - 10h58

    Elisa, minha mãe é atendida pelo SUS, apesar de ter convênio médico (que no caso declarou falência quando ela mais precisou e passou a carteira de clientes para outra empresa, que fez a maior bagunça no agendamento das consultas), enfim ela se descobriu diabética, o SUS fez todo o atendimento, forneceu os aparelhos de medição em casa, as doses necessárias, treinou eu e meu pai para aplicar e saber como medir as taxas e o que fazer em caso de estar muito alto ou baixo (a enfermeira foi a nossa casa). Ela já deixa pré agendada as consultas todos os meses e temos o agente de saúde que marca as nossas consultas em casa, checa pressão, conversa com a familia. Meus pais moram em São Paulo, não sei como o SUS funciona em outros lugares do Brasil, mas até já escrevi sobre isso no meu blog, na minha região funciona super bem, 10 x 0 no sistema daqui, que é bem caro por sinal.

    beijao

    Responder
  43. wilma - 28/08/11 - 16h49

    Nossa Adriana!! só agora fiquei sabendo desses infortúnios pq passou, estava aqui pesquisando, até precisando fazer um seguro saúde pra viajar e me interessei por este post. Muito estranho toda essa dor ser apenas um estresse, mas muito possível na minha opinião e nas circunstâncias que aconteceu, em viagem, tudo toma maior proporção, principalmente uma dor. A dor é a linguagem q tem o corpo pra dizer q algo não está bem, é preciso sim uma certa rotina, descanso, boa alimentação e água, embora sua mente suporte, talvez o corpo grite, eu confesso que nem consigo acompanhar todo esse seu ir e vir, é muita emoção, e ela é que nos derruba muitas vezes, as boas e as más. Cuide-se, viu?!!

    Responder
  44. Vanessa Sotto - 15/03/14 - 15h05

    Oi Dri, tudo bem? Estou pensando em adquirir um plano de saúde aqui em Londres e vi que o seu plano é o Allianz Worldwild ne? O plano principal cobre maternidade ou para isso tem que ter o plano maternidade tambem? O Allianz tem varios planos, os principais, os ambulatoriais, os de maternidade….voce tem todos esses??

    Responder
  45. Vanessa Sotto - 15/03/14 - 15h06

    Oi Dri, tudo bem? Estou pensando em adquirir um plano de saúde aqui em Londres e vi que o seu plano é o Allianz Worldwild ne? O plano principal cobre maternidade ou para isso tem que ter o plano maternidade tambem? O Allianz tem varios planos, os principais, os ambulatoriais, os de maternidade….voce tem todos esses?? Obrigada! Xxx

    Responder
    • Adriana Miller - 17/03/14 - 15h16

      Nao sei qual o nome o dplano especifico, ja que contratei atravez de minha empresa, mas eh o “nivel” Platinum da versao Worldwide, e inclui isso tudo que voce enumerou (nao eh um programa que tem um ou outro).
      Maternidade (pre natal, parto e pos natal) sao incluidos (com 30% de co-pay) e nunca tive que requisitar um plano diferente por causa disso.

      Responder
  46. Veronica - 05/10/14 - 11h39

    Olá, Adriana. Sou brasileira e estou em Londres para cursar um LLM de um ano na King’s College London. Tenho lido o seu blog desde quando estava preparando as viagens e acho extremamente informativo!
    Por isso, decidi fazer uma pergunta. Como meu visto é por mais de 6 meses, tenho direito ao sistema NHS e já me registrei com um GP da faculdade. No entanto, tenho dúvida se seria melhor contratar um plano de saúde particular durante este período. Li você falar sobre exame ginecológico de 3 em 3 anos e sobre prevenção e fiquei preocupada (pois sempre tenho problemas relacionados a isso, nada grave mas que incomodam bastante). Tenho conversado com o meu marido sobre a possibilidade de pagar um plano particular por um ano. O que você acha? Muito obrigada desde já e parabéns pelo blog.
    Bjs,
    Veronica

    Responder
    • Adriana Miller - 07/10/14 - 17h10

      Sim! Acho uma ótima ideia, só por precaução.
      Mas é preciso entender que plano de saúde aqui funciona muuuuito diferente do que no Brasil e não mudara nada seu “dia a dia” de saúde.
      Ou seja, mesmo com plano, você ainda tem que se consutar com seu GP e só se ele(a) achar que você precisa ser vista por um especialista é que te dará uma recomendação (tipo uma receita médica) que te dá acesso ao um médico particula do seu plano. Então você só pode se consultar com um médico particular, mesmo pagando plano, se tiver um “caso” recomendado por um médico público.
      Então no seu exemplo, o preventivo aqui é só de 3 em 3 anos, mas ter aplano particular não muda isso (pois você teria que ir no GP, dizer que quer fazer um preventivo. Ai eles vão ver na sua ficha quando foi seu último exame, vao ver que foi a menos e 3 anos e vão te dizer que você não tem indicação pra ir num ginecologista…).
      É um sistema bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, mas é bom saber que quando precisamos, ele funciona.
      Mas seria uma boa fazer um plano particular sim, por num caso de emergência, pelo menos você tem uma segurança a mais.

      Responder
  47. Larissa Lyra - 08/10/14 - 02h16

    Sério, Adriana?! Tô impressionada agora! Realmente é MUITO diferente do Brasil. Mas e se você quiser / puder pagar por um especialista? Aí dá pra ir direto, né?

    Responder