14 Aug 2011
0 Comentários

Forto Dvaras: Dica de restaurante “medieval” em Vilnius

Dicas de Viagens, Lituânia

Quando nós fomos a Tallin, acabamos descobrindo por acaso um restaurante medieval super legal, que foi sem duvida um dos pontos altos da viagem a Estônia, e que vários amigos e leitores já foram provar e tambem aprovaram!

Então pensamos que Vilnius provavelmente teria alguma coisa parecida, e seria a solução pra matar umas horinhas do dia e fugir da chuva.

Vilnius não tem nada tão histórico nem tão autentico quando Tallin, mas numa das (muitas) vezes que subimos e descemos a Pilies Gavte (a rua principal da cidade antiga de Vilnius) demos de cara com o resturante Forto Dvaras bem na hora que a chuva começou a cair!

O restaurante faz parte de uma cadeira de reustaurantes tipicos Lituânos e se aproveitou a arquitetura antiquissima do predio na cidade antiga e criou toda aquela aura medieval tipica dos Bálticos.

A comida tipica Lituâna segue a linha culinária do centro-norte da Europa: espere MUITA carne de porco em todos os formatos, pedaços anatômicos e formas de cozimentos, muita batata (os menus geralmente tem uma seção especial só para os pratos feitos com batata – a panqueca de batata é quase uma iguaria local…), picles e vegetais de longa duração (repolho, milho, vagens e afins).

Os pães são quase sempre pretos e com muitos gãos, e o aperitivo e prato de entrada principal em qualquer refeição (do café da manhã do hotel ao restaurante chique da praça da prefeitura) é justamente pão preto multi-grão cortado em fatias e frito (bem seco e duro) com um molho de alho que espanta até os vampiros da Transilvânia!

Mas quer saber? Uma de-li-cia! Tivemos que fazer um acordo sem-beijo, mas a iguaria realmente é bem boa!

Como eu não como carne de porco, minha solução foram os pescados de agua fria, servidos em abundância: salmão, caviar vermelho, bacalhau fresco etc.

Então aproveitamos o excesso de tempo livre em Vilnius (apesar de termos ficado apenas 1 dia e meio) pra comer bastante, muito bem e pagando muito pouco!

Um jantar pra duas pessoas no Forto Dvaras com entrada, prato principal, cerveja em quantidade industrial e vinho branco local siu por cerca de 30 Euros!

O Forto Dvaras fica na rua principal da cidade Pilies Gavte, praticamente em frente a Igreja de São João.

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!