04 Nov 2011
13 comentários

Dia de Guy Fawkes. Ou, Bonfire Night

Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Eventos, Inglaterra, Parques, Tradicoes Inglesas

Aqui na Inglaterra não temos o costume de comemorar Halloween, mas em compensação o fim de Outubro/Inicio de Novembro tras uma festa tipicamente Inglesa: o dia de Guy Fawkes, também conhecida como Bonfire Night, ou o dia das fogueiras!

Não é exatamente um feriado (já contei outras vezes como o Inglaterra é pobrinha de feriados…), mas sempre rolam umas comemorações, principalmente se cair num fim de semana, como será esse ano.

O dia de Guy Fawkes é no dia 5 de Novembro, e é o dia que os Ingleses comemoram a derrota de Guy e do grupo Gunpowder Plot no dia 5 de Novembro de 1605, durante oque os Britanicos consideram o primeiro ataque terrorista da história (mas como falhou, eles comemoram).

O Gunpoweder Plot era uma organização anti-religiosa, que tentou assassinar o Rei James I, quando ele quis nomear sua filha, Princesa Elisabeth (que na epoca tinha apenas 9 anos) a ser a chefona da Igreja Católica no Reino (oque acabaria com a recém fundada Igreja Anglicana na Inglaterra, em 1534).

Guy Fawkes, que era um respeitável militar do alto escalão Naval Inglês, e o resto do grupo Gunpoweder (pólvora) invadiram o porão do Parlamento e colocaram cerca de 46 barrís de pólvora, prontas para serem explodidas durante a abertura da temporada parlamentar, matando o Rei e os Commons e Lords que estivessem presentes – além de claro, destruir completamente o predio.

Então devido a uma denúncia anônima, Guy foi encontrado no porão do parlamento, quase a meia noite do dia 4 de Novembro, prontopara sua missão suicida e explodir o parlamento e assassinar todos os principais políticos do Reino.

Guy foi logicamente preso e recebeu a sentença de pena de morte, e a maioria dos outros Integrantes do Gunpowder Plot fugiram do país.

Originalmente, esse “feriado” tinha um caracter religioso, comemorando a tolerância e liberdade da Igreja Anglicana (em comparação da Igreja Católica do século 16), oque também acabou gerando um fase de perseguição, intolerância e inquisição contra católicos no pais (principalmente quando Elisabeth I – que era criança na época) subiu ao poder.

Mas hoje em dia o dia de Guy Fawkes perdeu quase todo seu cunho religioso e acabou virando o Bonfire Night, ou a noite das fogueiras, que a maioria das pessoas aproveita pra soltar fogos de artificio e arganizar fogueiras e churrascos que comemoram o começo do inverno e a abertura da “temporada” de festas.

A grande maioria dos parques de Londres (e de todo país) organizam queima de fogos e mercados/feiras com varias atividades, parques de diversões e muitas atividades.

Ano passado nós fomos assistir a queima de fogos no Battersea Park e foi definitivamente uma experiência interessante!

Para 2011 a Time Out preparou uma boa lista de lugares pra assistir a queima de fogos, e muitos bares e restaurantes com boa “vista” da cidade também fazem festas especiais (o Madison Roof Bar é um bom exemplo e estão preparando uma festa pra assistir a queima de fogos amanha). E alguns parques vão repetir a comemoração também no sabado dia 12 de Novembro.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
13 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
13 comentários
  1. Sara - 04/11/11 - 14h12

    Eu ia adorar essa festa! :) Pena que nós aqui em Portugal temos pouca ou nenhuma cultura nesse sentido…

    Responder
    • Adriana Miller - 04/11/11 - 14h13

      Ah… mas os Portugueses tem a festa de São João!
      Pelo menos na minha época era super animadona!!

      Responder
  2. Claudia Beatriz - 04/11/11 - 14h18

    Este post é pra mim né? :) Eu coloquei a festa no meu roteiro, depois da sugestão de um amigo londrino. Mas eles fazem mesmo se chover? porque vi na previsao do tempo que vai estar chovendo amanha.

    Responder
    • Adriana Miller - 04/11/11 - 14h45

      Ah é?! Então aproveita mesmo, porque as fotos sempre ficam lindas!
      Bem, se chover, choveu… os Londrinos não se deixam abalar por agua caindo do céu…. :-)
      Claro que a chuva atrapalha as fotos, mas as festas e a queima de fogos continua.

      Responder
  3. Romara - 04/11/11 - 19h50

    claudia ja va preparada , capa de chuva, sombrinha e galochas :).xx

    Responder
  4. Fernando Braz - 04/11/11 - 22h32

    Uhuuuu!!! Vai ter queima de fogos no parque aqui na frente de casa, no Southwark Park… Serei obrigado a prestigiar este evento, hehe ;)

    Responder
  5. Daiane Cipriano - 04/11/11 - 23h52

    Fotos de fogos de artificio são as mais dificeis de tirar e as suas ficaram ótimas!

    Responder
  6. Mile - 05/11/11 - 20h28

    Em que modo vc usa sua camera para as fotos de fogos ficarem tao lindas? As minhas sempre ficam feias.
    Bjoks

    Responder
    • Adriana Miller - 05/11/11 - 23h04

      Modo manual, assim cada situação de luz/foco dá pra usar os settings diferentes da camera.

      Responder
  7. CarlaZ - 09/11/11 - 23h16

    Adorei a foto com os fogos e sombra das pessoas, de costas.
    E mais um pouquinho da história da Inglaterra pra conhecer ;)

    Responder
  8. Marina - 29/11/11 - 11h11

    Ei Dri! Seu site foi um achado para o sucesso da organização de minha viagem à Londres onde já estive em 2009, porém, por poucos dias. Desta vez ficarei mais. Por isso, se possível, gostaria de dicas sobre o dia 25 de dezembro (dia em que chego e gostaria de jantar num lugar bacana) e sobre o REveillon. Não faço a MENOR ideia de onde ir! Help me! Obrigada, Marina

    Responder
    • Adriana Miller - 29/11/11 - 14h11

      Oi Marina,
      Na categoria “ano novo” tem algumas dicas mais especificas sobre o revellion em LOndres, como assistir os fogos e tal. E na categoria “Bares e baladas” e “restaurantes” tem varias dicas de lugares pra jantar no dia 24/25 de Dezembro.
      Infelizmente nao tenho nenhuma dica super especifica sobre essas datas pois tanto o natal quanto o ano novo geralmente sao celebrados em familia pelo Ingleses entao nao sei de nenhum lugar que seja “famoso” por suas celebracoes.
      Mas as festas de revellion rolam em todos os bares e baladas de Londres, dos mais pequenos aos mais badalados (mas geralmente sao festas bem caras, entao vc tem que estar disposta a abrir a carteira…).

      Responder
  9. […] Na verdade a comemoracao do Outono aqui na Inglaterra eh bem diferente do que muito gente imagina, e nao eh tao “Americanizado” quanto nos filmes e seriados. A verdadeira comemoracao por aqui – que inclui aboboras decoradas, festas a fantasia, fogueiras nos parques e fogos de artificio, eh na verdade o dia de Guy Fawkes, ou “Bonfire Night” (noite da fogueira) que ja contei aqui nesse post de uns …. […]

    Responder