31 Jan 2012
8 comentários

Bali Noroeste: Roteiro e passeios

Bali, Dicas de Viagens, Indonésia

O norte de Bali é sem duvidas a região mais isolada e “original” da ilha. São quilômetros e mais quilômetros de estrada sem ver ninguém, as placas e nomes em Inglês somem, e finalmente cai a ficha de que na verdade, Bali, na verdade não passa de uma pequena ilha de pescadores…

E o dia que resolvemos explorar essa parte desconhecida da ilha, ao mesmo tempo que tivemos a oportunidade de conhecer um lado novisíssimo e inexplorado da ilha, também caimos em uma das maiores armadilhas para turistas da vida!

Bem, antes de embarcarmos, fizemos várias pesquisas sobre oque fazer, oque conhecer na ilha, e principalmente onde estaríam as melhores oportunidades para fotos incriveis, até que o Aaron achou umas fotos (mega photoshopadas) dos tais golfinhos na praia de Lovina.

Lovina fica no extremo norte da Ilha, a cerca de 3 horas de Seminyak, e a ideia de chegar até lá a tempo de assistir o nascer do sol com os golfinhos deixou nosso motorista mais cético… mas como o roteiro estava por nossa conta, ele se encarregou de organizar um barco só pra gente, e as 3 da manha, em ponto estava nos esperando na porta do resort.

A viagem foi longa e torturante, com muitas curvas e longuíssimas 3 horas (isso sem transito algum, já que era no meio da madruga!) até chegar na praia de Lovina.

Sabe aquela voz conselheira que te ajuda a sair das roubadas? Pois é, não ouvi a minha… Mas algo não ia bem. Os barcos mega barulhentos, e navegando em bandos de dezenas de cada vez… Gente, se os golfinhos estão entre os animais mais espertos, eles certamente não se meteriam naquela roubada de ir “nadar” perto dos turistas.

Ok, ok, eu sei que é possivel, e sei que vai aparecer algum aqui falando de como eles tiveram essa experiência incrivel, bla bla bla… e inclusive eu depois achei uma foto (verdadeira e não-photoshopada da Dri Setti – vai láaaaaa no final do post –  que prova que a experiencia é possivel).

Mas convenhamos que dezenas de barcos, com os motores mais ensurdecedores do planeta se amontoando, espantariam até o mais burro dos animais. Mas enfim, vimos uns 2 ou 3 golfinhos, que prontamente fugiram assim que começaram a ser perseguidos pelos barcos, e muito mais rapidos que as lentes de nossas cameras…

Mas não foi uma experiência desperdiçada, pois assistimos um nascer do sol incrivel e tivemos a oportunidade de andar no barco tradicional Balines (tem que achar o lado bom né?!).

Então seguimos no nosso dia exaustivo (afinal o dia começou as 2 e meia da matina!) determinados a conseguir aproveitar essa parte da ilha.

A primeira parada foi o templo Brahma Vihara Arama, uma dos poucos, e o maior templo Budista de Bali (Bali é maioritariamente Hindu, mas tem uma pequena população de Budistas e Muçulmanos).

O templo é super isolado, e bastante desconhecido (o Roby, nosso motorista, nunca tinha ouvido falar, e foi um saco conseguir achar a estradinha certa…) e tivemos o privilégio de ter o templo inteirinho só pra gente, uns dois monges cuidando do jardim e umas menininhas super fofas que ficaram hipnotizadas pela nossa presença!

O templo Vihara Arama não é um local turistico, mas o monge nos deixou entrar sem problemas, e ainda nos emprestou duas cangas para que cobrissemos nossas pernas e pudéssemos entrar nas partes sagradas do templo.

Depois de um tempinho naquela paz toda, eu já tinha até esquecido da raiva e cansaço de ter acordado as 2 da manha!

A volta para o sul da ilha foi pela região dos lagos centrais de Bali, onde estão os 3 lagos: Danau Buyan Pancasari, Danau Tambligari e Danau Bratan.

Que são os lagos vulcânicos formados aos pá da caldeira do vulcão Gunung Catur, e uma região montanhosa linda, cercada de campos de arrozais e plantações de morangos.

(Segundo nosso motorista, foi ali naquela região que gravaram as cenas de Bali em “Comer Rezar Amar” para fingir ser uma Ubud mais tranquila e remota)

Entre os muitos templos da região dos lagos de Bali, o mais bonito e principal é o Pura Ulun Danau Bratan, que pra mim era o sinônimo de Bali!

O templo fica dentro do lago Danau Bratan, que é o maior da região e considerado de aguas (e terrenos em volta do lago) mais férteis, e portanto o lago foi construído em honra da Deusa Balinesa Dewi Danu, deusa das aguas, lagos e rios e também ao Deus Shiva, que é considerado uma dos principais deuses do hinduísmo tradicional.

E esse templo não poderia ser mais fotogênico: além da tipica arquitetura Balinesa, as guas tranquilas do lago, cercado de flores e folhas de lotus, tendo as montanhas e o vulcão como pano de fundo!

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
8 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
8 comentários
  1. Ana Luisa - 01/02/12 - 00h21

    Apesar do seu périplo “madrugal”, considerei este o post mais empolgante sobre Bali… Parabéns. Fotos lindas demais.

    Responder
  2. Sayuri - 01/02/12 - 00h43

    Nossa, adorei seu roteiro :D
    Estive na thailand, mais nao pude ter a oportunidade de conhecer templos como este que voce conheceu.. Amo muito, o mistico, a cultura, é muito legal conhecer outros lugares.. Suas fotos estao lindas..

    Responder
  3. Michelle D. - 01/02/12 - 13h33

    Pena que os golfinhos resolveram nao aparecer pra voces. Mas oh… ha tantos lugares com oportunidade de nadar com golfinhos, se chateia nao. As fotos do templo ficaram lindas!

    Responder
  4. Vanessa - 01/02/12 - 17h56

    Eu achei o templo Brahma Vihara Arama,muito lindo, legal de não ser tão turístico, nenhuma gift shop na saída?kkkk,Bali é muito lindo, as fotos estão lindas parecem verdadeiras pinturas,e o legal de saber que em Bali não é só praia e ponto(eu particulamente não curto muito essa idéia de ficar na praia e a viagem se resume nisso),existem lugares para você visitar culturalmente e isso é máxima, Parabéns por mais uma maravilhosa viagem bjos!!!

    Responder
  5. Marília Lucena - 01/02/12 - 23h54

    Fotos belíssimas, Dri!!

    Responder
  6. Luciana - 02/02/12 - 18h29

    Comentário aleatório e nada pertinente com o local, que por sinal é belíssimo, mas qual câmera e lentes vocês usaram para as primeiras fotos dos templos e estátuas?

    Responder
    • Adriana Miller - 02/02/12 - 19h31

      As mesmas cameras e lentes que uso sempre (Sony Hx100-v), mas as fotos foram editadas usando Lightroom.

      Responder
  7. […] O templo Pura Bratan é um dos mais importantes de Bali. Foi construído em uma pequena ilha no lago Bratan para que as cerimônias garantissem o suprimento de água para todos os agricultores de Bali. Nós infelizmente não conhecemos, mas a Adriana Miller foi e contou um pouco aqui. […]

    Responder